HANS-JOACHIM STUCK E O GTI

Encerrando (talvez) o assunto SUVs aqui no blog, acredito que muitos leitores perceberam quem é que estava ao volante do BMW X5 Le Mans: ninguém mais ninguém menos do que Hans-Joachim Stuck.

Filho do legendário "rei da montanha" Hans Stuck, é dono de uma carreira invejável, que inclui um período de 5 anos na Fórmula 1 (1974 a 1979), duas vitórias na 24 Horas de Le Mans (1986 e 1987) e três vitórias na 24 Horas de Nürburgring (sendo este seu primeiro campeonato, aos 19 anos de idade). Foi também campeão do Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM) em 1990 pela Audi e de lá pra cá teve grande sucesso pilotando para Porsche e BMW. Desde 2008 é responsável pela Volkswagen Motorsport.


"Nós sempre tivemos um GTI na família, da primeira geração até a quinta. Sem discussões. Mesmo quando eu tinha contrato firmado com a BMW eu preferia guiar até Nürburgring em um GTI. Foi num GTI que perturbei pilotos de 911 no Nordschleife. Essa era a genialidade deste carro e ela permanece desta forma até hoje."

Hans-Joachim Stuck

29 comentários :

  1. Concordo com o Stuck em gênero,número e GTI´s

    ResponderExcluir
  2. Errrrrrr,
    gosto não se discute, lamenta-se.

    ResponderExcluir
  3. Ta explicado, esse gosta de dirigir SUV mesmo, esse novo GOLF ja é quase um SUV.

    ResponderExcluir
  4. Uma pena a evolução ter trasido mmuitos kg.

    Hans Joachim Stuck sabe das coisas.

    ResponderExcluir
  5. Que o GTI é um bom carro não se discute. Agora, usar um quando se temos melhores caros do mundo à disposição, já é demais. Mas tem doido no mundo todo. Aqui o pessoal não põe 20, 30 mil num gol caixinha?

    Abraço

    Lucas

    ResponderExcluir
  6. Lucas

    Acredito que HJ Stuck se referiu à capacidade do automóvel, aliado ao fator diversão.

    Não se esqueça que o Nordschleife tem trechos onde um GTI pode sim incomodar ícones esportivos. E é o que de fato ocorre, ainda mais quando um cara como ele está ao volante.

    FB

    ResponderExcluir
  7. Coisas que se faz e que se diz para garantir o pão do dia-a-dia, não?
    Um Golf R32 tem lá sua razão se ser como carro esporte. Mas quando se vê o preço, essa razão se perde. O primeiro Golf GTI tem seu espaço na história , junto com Peugeot 205, etc, como carrinhos quentes.. mas é só.
    Posso ser simplista, mas sem tração integral ou traseira, não dá para considerar um carro como carro esporte de verdade.

    ResponderExcluir
  8. Eu Chueco

    GTI e R32 são bichos distintos:

    http://www.germancarblog.com/2007/12/vw-golf-gti-vw-golf-r32-comparison-test.html

    A título de comparação, um amigo meu preferia o GTI MkIV VR6 24V (aquele de 99 unidades produzidas para o mercado interno, tração dianteira) ao Audi S3 (4 cilindros turbo e tração integral reativa Haldex).

    E não é só ele que prefere essa configuração.

    FB

    ResponderExcluir
  9. Felipe,

    Seria muito pedir uma explanação do porque dessa preferência pelo GTI VR6 ?

    ResponderExcluir
  10. mlucchezi

    O sistema Haldex do Audi S3 é reativo, ou seja, ele só traciona as rodas traseiras quando o sistema percebe a perda de tração nas rodas dianteiras. É diferente de um sistema proativo como o Quattro do resto da linha Audi, com motores longitudinais.

    Ele é mais indicado para pisos de baixa aderência e não para performance pura. Há quem diga ainda que o S3 é suscetível ao "spider bite", quando o eixo traseiro perde tração no meio da curva e o sistema envia mais torque para as rodas dianteiras, desestabilizando o veículo.

    Além disso, adiciona ainda mais peso ao conjunto, um dos motivos pelo qual o amigo preferiu ficar com o VR6. Outro amigo do Audi Club disse a mesma coisa, há situações em que o A3 comum se sai melhor do que o S3.

    A questão GTI x R32 não se resume ao sistema de tração, mas também ao motor. A tocada do 4 cilindros turbo é bem diferente do 6 cilindros aspirado.

    FB

    ResponderExcluir
  11. Guardo meu exemplar nacional com alma alemã para passeios e viagens solitárias aqui no sul ... capô embolhado, freios descentes e depois do remapeamento e upgrade de central dos 99-2000 o carro ficou muito melhor do que os 96-98. A unica coisa inadmissivel foi deixar a direção deslocada 3cm pra direita do assento!

    Brasill il il

    abraço!

    ResponderExcluir
  12. Comparar um GTi Mk1 a um GOL GTi, seja ele qual for, é heresia kkkkk. (e olha que tive GTi 16V, hein) :o)

    ResponderExcluir
  13. Carlos Galto14/09/09 10:17

    Tem um vídeo do Stuck fazendo a pole nu BMW M3 GTR no Nordschleife que é um orgasmo acústico... O motor 6 em linha esgoelando e, principalmente, a cantoria da caixa de câmbio.
    Não vejo como um Golf GTI careta de qualquer geração poderia dar um calor em um 911 pós 993 em Nurburgring.

    ResponderExcluir
  14. Mister Fórmula Finesse14/09/09 10:26

    Stuck é um sujeito sábio, não nasceu ontem, com certeza ele poderia dar um calor em pilotos apenas medianos no Ring com esse volks que já virou lenda.

    Já escrevi uma crônica sobre o Gol Gti na época da Clássicos QR com ele na capa.

    A sigla Gti é muito cara para a volks, e existem motivos para que ela seja respeitada, pena que a nova geração do gol não conhcerá a sua variante mais emotiva (sempre os custos...)

    ResponderExcluir
  15. Carlos Galto14/09/09 11:48

    Fórmula, eu nem considero nessa comparação um piloto fraco. Um cara que tenha uma noção boa de pilotagem de um Carrera 993 não vai tomar pressão do Stuck num Golf GTI 2009. Posso estar falando besteira mas gostaria de ver se isso seria possível...
    É claro que um mais ou menos num GTI e um pé-de-breque num 911Turbo de 500cv seria covardia para o GTI pois o chimpanzé não vai saber o que fazer com tantos cavalos do Porsche, provavelmente vai fazer merda...

    E, segundo as fofocas automobilísticas atuais, o Gol GTI está no forno para reviver uma sigla de respeito na família Gol.

    ResponderExcluir
  16. Em relação ao "Novo Gol GTi". Sim, provavelmente virá com "novas" rodas, bancos com revestimento diferenciado, meia-dúzia (senão menos) de besteirinhas visuais, incríveis 114cv (no álcool) e uns 20k a mais no preço final. *rs

    ResponderExcluir
  17. Carlos Galto14/09/09 13:30

    Deco, está cotato vir com motor 1.4 Turbo.
    Claro que só acredito vendo...

    ResponderExcluir
  18. Mister Fórmula Finesse14/09/09 13:32

    Carlos, é mais ou menos o que pode ter acontecido com muito de nós entusiastas, com um carro claramente inferior na mão, dando calor em gente bem melhor munida ao volante (e talvez melhores também no quesito responsabilidade).

    Claro que um porsche é inatingível para um Golf, mas todos sabemos que existem muitas peculariedades nesse sentido (a mim ele não pegava...rs)

    O Gol gti chegou a sair em teste de campo com o motor 1.4 turbo europeu, mas a fábrica suspendeu o programa pois consideram que o comprador iria migrar para golf ou polo (vai entender...uma pena).

    ResponderExcluir
  19. Carlos Galto

    O M3 E46 GTR é V8.

    Quanto à polêmica sobre o fato de HJ Stuck ser empregado da VW, lembrem-se sempre que ele NADA ganha falando a respeito de GTIs produzidos antes de 2008.

    O que realmente importa é o trabalho dele próprio no desenvolvimento do GTI Mk6 e do Scirocco. Aí sim se pode falar em VWs de tração dianteira com um dedo do Sr. Stuck, que pode (e deve) falar de boca cheia sobre suas crias.

    FB

    ResponderExcluir
  20. Mister Fórmula Finesse

    Procure no Youtube aquele vídeo da Sabine Schmitz a bordo do 911 x um rapaz em um Mini Clubman com motor Honda VTI 1.6.

    Aí você vai entender perfeitamente que em certos trechos do Nordschleife carros pequenos e leves dão uma bela canseira em monstrengos grandes e potentes.

    Guardadas as proporções, é como ver um Porsche 908 andando na frente de um Porsche 917: perfeitamente possível, dependendo do traçado.

    FB

    ResponderExcluir
  21. Mister Fórmula Finesse14/09/09 14:26

    FB, com certeza, o conhecimento prévio da pista também ajuda muito (e olha que a Sabine deve conhecer a pista melhor do que quase todo mundo);

    E isso que o 911 nem pode ser considerado grande, mas sei que essa pista ter curvas apertadas e a karussel dever ser mais apropriada a carros pequenos.

    Aliás a Sabine é aquela que com uma Transit tentou quebrar a barreira dos 10 minutos certo? Dando um sabão e J.Clarckson à bordo do seu Jaguar Station Diesel.

    Valeu a dica, vou acessar o vídeo!

    ResponderExcluir
  22. Mister Fórmula Finesse

    Você também não pode esquecer a linhagem: Hans Stuck (o pai) foi grande piloto. HJ Stuck (o filho) praticamente nasceu no Nordschleife, sendo campeão das 24 Horas de Nurburgring com apenas 19 anos em 1970.

    Ou seja, faz "só" 40 anos que ele conhece o traçado como a palma da mão dele. Quando a Sabine nasceu HJ Stuck já conhecia tudo na região.

    Dá pra medir força com um cara desses? Difícil...

    FB

    ResponderExcluir
  23. Alguns pontos.

    Golf GTI é no maximo um bom hot hatch. Na verdade a expressão foi cunhada pela primeira vez para esse carro. Isso é um carro agradavel de guiar, rápido, mas longe de ser uma maquina de guerra. É um carro que tem importancia histórica, mas nao é mais importante que o Peugeot 205 GTI.

    Dizer que Hans Stuck não foi imparcial nesse comentario é brincadeira... e daí? nao precisa ser parcial... mas é obvio que eh parte da campanha de lançamento. Todos os golfs lancados, desde do Mk5 evocam o GTI original. Talvez para se afastar da imagem de carro de suspensão anestesiada que o Mk4 teve na europa. A mim soa exagero falar que o GTI de qq geração é melhor que a serie 3 de geracao semelhante... mas enfim... cadum cadum...

    Qualquer um, que não seja piloto profissional, e dos bons, a bordo de 911 chesse tudo, toma pau do Hans Stuck num hatch melhorzinho como o GTI. Isso vai acontecer em qq autodromo. No laço norte de Nurburgring o cacete do 911 só vai piorar. A pilotagem no laço norte só fica proxima a pilotagem em autodromo depois de centenas de voltas... até lá o laço norte é uma estrada onde se anda rapido pra caramba. Tem astra que vira o mesmo tempo de Lotus Elise em track day em Interlagos. O que isso quer dizer? Absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  24. Mister Fórmula Finesse14/09/09 16:20

    Brincando com as possibilidades, um Golf GTi nacional faz Interlagos em 2:09 nas mãos de Ricardo Maurício, Stuck com certeza não o faria melhor, digamos que faça o mesmo tempo....será que é preciso ser um piloto profissional para a bordo de um 911 traçado (só para encrencar mesmo) para conseguir andar abaixo desse tempo e botar tempo no grande piloto alemão? considerando os dois como novatos na pista...Stuck pode começar a andar melhor devido a intimidade com as peculariedades de andar em pista, mas acho que um entusiasta pode muito bem atingir um ritmo muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Mister Finesse.

    De todas as geracoes de Golf GTI que existem, as duas piores foram as que nós tivemos aqui no Brasil.

    2:00 é tempo de porsche forte de rua na mao de meros mortais em interlagos (GT3 e Turbo).

    ResponderExcluir
  26. Mister Fórmula Finesse14/09/09 16:57

    Vic, foi o que imaginei....será que o Europeu consegue tirar uns 8 segundos ali?

    ResponderExcluir
  27. MF.

    Em interlagos nao consegue tirar não.

    2 mim de porsche não é com o mais bobo dos mortais não... um cara que nunca andou vira mais de 2:09.

    Mas nurburgring eh diferente... nurburgring para desavisados não eh como autodromo.
    Veja meu relato:
    http://autoentusiastas.blogspot.com/2008/12/pista-est-localizada-na-cidade-de.html

    ResponderExcluir
  28. Mister Fórmula Finesse15/09/09 08:24

    Excelente relato Vic....ainda ando em uma pista de verdade (só andei em uma oficial de kart e em Guaporé de bike) e quem sabem o velho Ring um dia. Obrigado pelas excelentes informações!

    ResponderExcluir
  29. Eita...já meteram um 1.8T no cofre do novo Golzinho brasileiro...

    http://img41.imageshack.us/img41/4311/imagem186.jpg
    http://img34.imageshack.us/img34/5203/imagem178i.jpg

    Parece que é de S.J. do Rio Preto...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.