COGGIOLA T-REX

O T-Rex ao lado de um Range Rover

Antes de mais nada, devo deixar claro que nada tenho contra os carros do tipo SUV (Sport Utility Vehicles), ou apenas utilitários esportivos. Como em qualquer categoria de carro, sempre há os sublimes e os ridículos, e acredito que todos têm sua função.
Entrando no assunto desse post, o Paulo Keller começou a falar de SUV e o Bitu prosseguiu, então tenho o direito e a obrigação de chutar o balde, lembrando do Coggiola T-Rex, apresentado em Genebra, no Salão do ano 2000.
Esse carro deverá ser, muito provavelmente, o ápice do exagero de tamanho e massa deslocada para carregar pessoas, e dadas as tendências de policiamento e reclamações da mídia não especializada e da população manobrada, não será jamais superado nesses quesitos.
A Coggiola é uma empresa de engenharia e design, que trabalha com projetos, modelos de estilo e soluções de arquitetura e empacotamento para versões novas sobre carrocerias já existentes, e protótipos e conceitos inteiros, trabalho esse menos frequente. É pouco conhecida pelo nome, mas de seus estúdios saíram por exemplo, os conceitos do primeiro Renault Mégane e o Chrysler Portofino, que gerou os modelos cab-forward da marca da estrela de cinco pontas, como o Stratus.
Para aparecer e propagandear a empresa na onda do ano 2000, um Hummer H-1 foi utilizado como doador de mecânica, e uma carroceria com desenho mais no padrão comercial foi desenvolvida, carregada de amenidades eletrônicas de conforto.
O pequeno monstro ficou com três filas de bancos. Na primeira, motorista e passageiro separados com uma distância similar à encontrada no Hummer, devido ao motor dianteiro ser posicionado bastante para trás, quase podendo ser considerado um entre-eixos dianteiro.
A segunda tem dois bancos individuais atrás dos dianteiros, em um nível de assoalho mais alto. Por fim, na terceira, mais alta ainda, um banco onde mais dois passageiros podem sentar mais próximos um do outro. E ainda um porta-malas atrás de tudo isso, em que se pode subir por um degrau que surge ao se dobrar para baixo a parte central do para-choque traseiro.
Algumas dimensões explicam bastante coisa, e complementam o que podemos ver nas fotos.
Comprimento: 5,35 m
Largura: 2,27 m (sem contar os espelhos)
Altura: 2,22 m
Distância entre eixos: 3,30 m
Altura livre do solo: 0,40 m
Peso em ordem de marcha: 3.200 kg
Carga máxima: 1.600 kg
O desempenho é apenas suficiente, com velocidade máxima de 134 km/h, alcançada após o motor diesel com 195 hp colocar todos esses relativamente poucos cavalos para correr, através de uma transmissão automática de 4 marchas.
Resumindo, muito parecido com o monstruoso H1. Força bruta, não velocidade pura.
Pois é, não reclamem comigo sobre SUVs no AUTOentusiastas. Não fui eu quem começou.
O Smart, com apenas 2,70 m de comprimento, cabe inteiro no entre-eixos do T-Rex !
JJ

12 comentários :

  1. Creio eu que tenha uma dimensão incorreta. Tem somente 2,27 de largura, creio que esteja incorreto. Não conheço o carro, mas, acho que está muito estreio.

    Sds,

    Critiano.

    ResponderExcluir
  2. JJ,
    Nda contra essa polêmica sobre SUVs, mas desde que para o uso adequado. Mas em SP há um monte de "peruas" que "pilotam" esses monstros sozinhas no carro e aí o absurdo. Interpelando uma, a resposat foi que ela se sente mais segura. Um absurdo total!
    Entusiasta ou não, carros como qualquer outrobem devem ser utilizados de acordo com a necessidade básica, e segurança no transito não me parece ser uma delas.
    Abr
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Cristiano,
    não está errado os 2,27 m. Um carro de passeio normal tem menos de 2 metros considerando os espelhos.

    Dranger,
    esse é o ponto de problema. O uso equivocado de determinados tipos de carros.

    ResponderExcluir
  4. O nome não poderia ser mais apropriado... O bicho é mesmo gigantesco!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo Laranjo13/09/09 13:02

    2,27m de largura POUCO? Tá usando drogas. Um Landau tem exatos 2 metros de largura e é um monstro!

    ResponderExcluir
  6. VanderBilt13/09/09 17:23

    O carro é imenso...

    e a morenona da foto é uma gata...

    Influência brasileira ?

    Autoentusiasta tb gosta desses "outros assuntos"... hehehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Carlos Galto14/09/09 09:58

    Uma vez uma menina de uns 20 e poucos anos ficou agarrada na entrada do estacionamento da Infraero no aeroporto Santos Dumont aqui no RJ. E ficou reclamando com o rapaz da guarita que era um absurdo uma entrada tão estreita num estacionamento daqueles... Calmamente o rapaz a perguntou se não seria um absurdo uma menina tão nova, teoricamente pouco experiente no volante, tentando passar enviezada num estacionamento no centro da cidade com uma DODGE RAM CABINE DUPLA???

    Com certeza vocês receberam uns emails com as fotos de uma SUV monstruosa usando por base um caminhão da Ford, acho que um F-11000, que um empresário do Mato Grosso usa em seus deslocamentos diários pela cidade. Essa aberração é montada por uma empresa americana, americano adora essas papagaiadas, existem até Harley Davidson de fábrica montadas com enormes side cars ou como tricículos, como os nossos antigos Renha.
    As nossas noções de valores andam muito deturpadas...

    ResponderExcluir
  8. Mister Fórmula Finesse14/09/09 10:16

    Trapizonga sem sentido e com harmonia nula, se é para andar com algo grande eu preferiria uma Veraneio da última fornada com o motor S4-T Plus, com bancos em veludo, direção Servotronic, sem grandes frescuras e com uma plataforma útil para levar muita coisa para a praia.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Laranjo,

    Não uso drogas. Somente achei o carro estreito para o porte nas fotos, pois ao lado da Range Rover ele está enorme. Acho que você, talvez, esteja sobre efeito de algo.

    Cristiano.

    ResponderExcluir
  10. Esse é o T-Rex que eu gosto, http://www.youtube.com/watch?v=38TFetQAe2o

    ResponderExcluir
  11. Galto,
    essa menina com a Ram dupla está certa, os estacionamentos devem comportar todos os tamanhos de carros. Erradas são nossas ruas, estradas, estacionamentos e garagens de casas e edifícios, não os carros.

    ResponderExcluir
  12. Magnum Fissor, trapisonga do mesmo naipe, creio que puxada por motor V6, 3 litros de Alfa- Romeu 164!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.