Em julho de
1982 surgiu a Volkswagen Saveiro (ao lado), a picape derivada do Gol pioneiro, de 1980, e, como
ele, dotada do clássico motor boxer refrigerado a ar emprestado do Fusca. De
cara conquistou boa parcela de mercado, agradando quem queria um veículo de
trabalho e também atendendo a
então nascente/crescente cliente de picapes como veículos de lazer ou uso cotidiano.
Nova Saveiro Trooper |
Esta Saveiro em versão 2014, apresentada há três semanas pela Volkswagen, é uma modernização da pequena picape VW totalmente reformulada, mostrada em agosto de 2009, com a dura missão de superar a líder Strada. Conseguiu? Não, não conseguiu. Mas não há sombra de dúvida que a este atual modelo é uma dos melhores exemplares – senão o melhor – de seu segmento. E não é líder por qual razão? Uma resposta única não há: talvez o mais consistente argumento seria dizer que às Saveiro faltem versões múltiplas de carroceria e motor como tem a Fiat. As Strada estão disponíveis em versões de cabine simples, cabine estendida e até uma exótica cabine dupla.
Os preços são R$ 33.490 (cabine simples), R$ 36.610 (cabine estendida), R$ 43.390 (Trooper) e R$ 48.990, as duas últimas em carroceria de cabine estendida apenas.
Cabine como deve ser numa picape |
Seja como
for, a Volkswagen insiste na luta com a boa Saveiro em versão 2014 onde o
destaque é a parte frontal. Um capô e pára-lamas dianteiros redesenhados
associados a uma "cara" que enquadra a Saveiro na identidade visual
mais recente da empresa, já seguidas pelo Fox, Gol e Voyage. O pára-choque é
outro elemento importante, definido pelo marketing da empresa como "com
design esculturado exclusivamente para a picape, com uma 'musculatura'
adicional nas extremidades reforçando a robustez do veículo."
Esta frente nova é a parte que se vê. E na parte que não se vê há o que a Volkswagen define como "uma nova arquitetura eletrônica", que se materializa via funções de comodidade e/ou segurança. A exemplo disso está o detector de colisões, que em caso de acidente destrava as portas e ativa a luz-alerta. Também em freadas bruscas ocorre automaticamente o acionamento as luzes de freio de forma intermitente. No âmbito da comodidade se destaca o ECO Comfort, já conhecido em outros modelos da Volkswagen, que através de recomendações em uma pequna tela no centro do painel direciona a um comportamento mais econômico do motorista ao dirigir. Mas são novidades na Saveiro que já haviam sido incorporadas ao Gol e ao Voyage em julho do ano passado.
Caçamba larga, espaçosa; protetor de caçamba é de série em todas as versões |
Esta frente nova é a parte que se vê. E na parte que não se vê há o que a Volkswagen define como "uma nova arquitetura eletrônica", que se materializa via funções de comodidade e/ou segurança. A exemplo disso está o detector de colisões, que em caso de acidente destrava as portas e ativa a luz-alerta. Também em freadas bruscas ocorre automaticamente o acionamento as luzes de freio de forma intermitente. No âmbito da comodidade se destaca o ECO Comfort, já conhecido em outros modelos da Volkswagen, que através de recomendações em uma pequna tela no centro do painel direciona a um comportamento mais econômico do motorista ao dirigir. Mas são novidades na Saveiro que já haviam sido incorporadas ao Gol e ao Voyage em julho do ano passado.
Apesar de
não haverem mudanças estruturais face ao modelo introduzido em 2009, vale
lembrar que a Saveiro se vale da plataforma do novo Gol, adequada ao uso em um
utilitário que pode ser realmente empregado para o trabalho. Sendo assim,
rigidez estrutural e resistência à flexão em valores específicos para aturar má
pavimentação, peso variável na caçamba e a devida manutenção de um
comportamento dinâmico dentro de padrões de segurança, foram alvos básicos do
projeto.
E para tais objetivos, o uso de diferentes tipos de aço associado a um esquema que conseguiu viabilizar o uso de uma única plataforma para as versões de cabine simples ou estendida, variando a parede divisória sem necessidade de alteração estrutural significativa do assoalho.
E quanto às suspensões, na dianteira o sistema tipo McPherson conta com isolamento por subchassi que privilegia elevado nível de conforto, estabilidade e menor complexidade de montagem, premissas derivadas do trabalho realizado no novo Polo europeu, segundo a VW. Atrás, a mesma suspensão por eixo de torção com molas helicoidais que, assim como os amortecedores, possuem curvas de carga superprogressiva.
Invariavelmente, quadro de instrumentos "Wolfsburg" |
E para tais objetivos, o uso de diferentes tipos de aço associado a um esquema que conseguiu viabilizar o uso de uma única plataforma para as versões de cabine simples ou estendida, variando a parede divisória sem necessidade de alteração estrutural significativa do assoalho.
E quanto às suspensões, na dianteira o sistema tipo McPherson conta com isolamento por subchassi que privilegia elevado nível de conforto, estabilidade e menor complexidade de montagem, premissas derivadas do trabalho realizado no novo Polo europeu, segundo a VW. Atrás, a mesma suspensão por eixo de torção com molas helicoidais que, assim como os amortecedores, possuem curvas de carga superprogressiva.
Um destaque
merece a caçamba que, por conta do posicionamento das caixas de rodas,
possibilita a acomodação de um pallet (padrão europeu). Há quatro ganchos
de fixação na parte baixa da caçamba, postados nas laterais e não no assoalho. Na
borda superior há seis pontos de amarração, seja qual for o tipo de cabine,
simples ou estendida. Na versão Saveiro Cross, a mais cara e equipada, só
disponível em cabine estendida assim como o degrau abaixo, a Trooper, há uma
barra tipo Santo Antônio que percorre o perímetro lateral da caçamba. Nas
versões Tropper e Trend há, no teto, travessas laterais unidas por uma
barra/aerofólio que pode favorecer a amaração de pequena carga. Tal acessório
não está presente nas versões de entrada, reconhecíveis por terem pára-choques
pretos e não na cor da carrocçeria.
Por ocasião
do teste na apresentação da Saveiro 2014, na Praia do Forte, Bahia, um
breve roteiro onde apenas havia disponibilidade dos modelos mais elaborados,
Cross e Trooper, nos evidenciou o que já sabiamos desde 2009: a Saveiro é a
picape de sua categoria com melhor conjunto. Esqueçamos a perfumaria, ou seja,
os adereços de uma ou outra versão pois, na hora de guiar, a excelente parceria
formada pelo velho conhecido motor 1,6 associado ao transeixo MQ200 com câmbio de
cinco marchas mais ré com engates exatos, curtos e deliciosos – torna a Saveiro
a líder que só não é vendas.
A Saveiro Cross tem visual imponente |
Não que a
forte Fiat Strada seja ruim, não é isso, mas exato oposto: de tão boa, a
Volkswagen, em busca da liderança perdida, aproximou sua pick-up de um
comportamento que era patrimônio dos utilitários feitos em Betim, que
concilaram uma dirigibilidade de carro – Palio no caso – à necessária
praticidade e robustez esperada de um carro deste gênero. E a busca pelo aperfeiçoamento
agora faz notar que há itens nos quais a Strada deve forçosamente se inspirar,
como a tampa traseira dotada de amortecedor, uma excluisvidade do modelo
Volkswagen, que pode parecer "perfumaria" mas tem valor real no uso
contínuo.
Outro aspecto superior, ao menos nas versões testadas, é o acabamento cuidadoso do interior, que não invade um inoportuno (para o segmento) luxo, mas oferece qualidade perceptível aos olhos e tato, coisa que nos modelos de Betim vem deixando a desejar.
Outro aspecto superior, ao menos nas versões testadas, é o acabamento cuidadoso do interior, que não invade um inoportuno (para o segmento) luxo, mas oferece qualidade perceptível aos olhos e tato, coisa que nos modelos de Betim vem deixando a desejar.
O que
poderia ser melhor na Saveiro? Uma oferta de motores mais ousada, ter como opção algo
mais musculoso que os 104/101 cv (álcool/gasolina) do EA111, que oferecem bom
torque a rotação baixa (15,6/15,4 m·kgf a 2.500 rpm), o que em princípio é
adequado às versões mais simples, para o trabalho, mas que, tendo em vista a
validade estrutural desta picape e, especialmente, o público-alvo das mais
caras Trooper e Cross, talvez fosse atraido por mais vivacidade, um motor com
cerca de 130~150 cv.
Ao dar este upgrade à sua picape, a Volkswagen tornaria a Saveiro não apenas boa, bonita e moderna, mas sedutoramente esportiva como sua aparência e dirigibilidade induzem a crer. Talvez vendesse pouco, mas formaria uma imagem atraente, de objeto do desejo, quase cult talvez, exagerando um pouco. Sonhar não custa, assim como lembrar de ícones do passado (Passat TS, Gol GTI...) que hoje não encontram recíproca no catálogo atual da marca. Para algo mais apimentado, há que se gastar muito dinheiro...
Ao dar este upgrade à sua picape, a Volkswagen tornaria a Saveiro não apenas boa, bonita e moderna, mas sedutoramente esportiva como sua aparência e dirigibilidade induzem a crer. Talvez vendesse pouco, mas formaria uma imagem atraente, de objeto do desejo, quase cult talvez, exagerando um pouco. Sonhar não custa, assim como lembrar de ícones do passado (Passat TS, Gol GTI...) que hoje não encontram recíproca no catálogo atual da marca. Para algo mais apimentado, há que se gastar muito dinheiro...
Enfim a
nova Saveiro não é nova, mas um aperfeiçoamento daquela de 2009, e em breve –
está programado – traremos uma avaliação desta picape em uso real, ou seja,
fazendo o que dela se espera, levando gentes e coisas, pesadas de preferência,
para conferir se o que já reconheciamos como muito eficiente desde 2009 está
preservado nessa modernização etiquetada "2014".
RA
RA
FICHA
TÉCNICA NOVA VW SAVEIRO
|
|
VERSÕES
|
Cabine
Cimples 1,6, Cabine Estendida 1,6, Trooper 1,6, Cross 1,6
|
MOTOR
|
|
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
Configuração
/ N° de cilindros / n° de mancais
|
Em linha / 4 / 5
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
76,5 X 86,9
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.598
|
Taxa de
compressão (:1)
|
12,1,1
|
Potência
máxima (cv/rpm)
|
101/5.250 (G), 104/5.250 (A)
|
Torque
máximo (m·kgf/rpm)
|
15,4/2.500 (G), 15,6/2.500 (G)
|
N° de
válvulas por cilindro
|
Duas, atuação indireta por alavanca-dedo
|
N° de
comandos de válvulas
|
Um, correia dentada / cabeçote
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no duto
|
Gerenciamento
do motor
|
Magneti Marelli 9GV
|
Combustível
|
Gasolina comum e/ou álcool
|
TRANSMISSÃO
|
|
Rodas
motrizes / câmbio
|
Dianteiras / manual
|
Número de
marchas
|
5 à frente + ré
|
Relações
de transmissão (:1)
|
1ª 3,769;
2ª 2,095; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré 3,182
|
Relação
do diferencial (:1)
|
4,188
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente,
McPherson com subchassi, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
de 20 mm
Ø
|
Traseira
|
Eixo de
torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e
cremalheira, assistência hidráulica opcional p/ 1,6 C.S/C.E, de série p/
Trooper 1,6 e Cross 1,6
|
Diâmetro
mín. de curva (m)
|
11,9; c/ dir. assistida 11,5
|
Relação
de direção (:1)
|
21,2; com dir. assisitida 15,8
|
N° de
voltas entre batentes
|
4; c/ dir. assistida 3
|
FREIOS
|
|
De
serviço
|
Hidráulico,
duplo circuito em diagonal, servoassistido
|
Dianteiros
|
Disco ventilado de 256 mm Ø
|
Traseiros
|
Tambor de 230 mm Ø
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Aço 6Jx14; Trooper e Cross 6Jx15
|
Pneus
|
175/70R14T;
Trooper e Cross 205/60R15H
|
PESOS
(kg)
|
|
Em ordem
de marcha
|
1,6
C.S.1.020; 1,6 C.E. 1.035; Trooper
1.087; Cross 1.130
|
Carga
máxima
|
1,6
C.S. 715; 1,6 C.E. 700; Trooper 548;
Cross 605
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Tipo
|
Monobloco
em aço, picape 2 portas, 2 lugares, cabine simples ou estendida, subchassi
dianteiro
|
AERODINÂMICA
|
|
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
C.S.
0,378; C.E. e Trooper 0,359; Cross 0,368
|
Área
frontal (m²)
|
C.S., C.E. e Trooper 2,12; Cross
2,18.
|
Área
frontal corrigida (m²)
|
C.S.
0,801; C.E. e Trooper 0,761; Cross 0,802
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
|
Comprimento
|
C.S., C.E. e Trooper 4.493; Cross
4.511.
|
Largura
com/sem espelhos
|
C.S, C.E. e Trooper 1.708/1.893; Cross 1.729/1.898
|
Altura
|
C.S. e C.E. 1.497; Trooper 1.509 e
Cross
|
Distância
entre eixos
|
2.750
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.434/1.493
|
CAPACIDADES
(L)
|
|
Caçamba
|
C.S. 924;
C.E., Trooper e Cross 734
|
Tanque de
combustível
|
55
|
DESEMPENHO
|
|
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
C.S., C.E. e Trooper, 10,8 (G) e
10,5 (A); Cross 11,7 (G) e 11,3 (A)
|
Aceleração
0-1.000 m
(s)
|
C.S., C.E. e Trooper 32,6 (G) e
32,3 (A); Cross 33,3 (G) e 33 (A)
|
Retomada
80-120 km/h,
5ª (s)
|
C.S. 15,3 (G) e 15 (A); C.E. e
Trooper 15,2 (G) e 14,9 (A); Cross 18,1 (G) e 17,9 (A)
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
C.S. 174 (G) e 176 (A); C.E.e
Trooper 177 (G) e 179 (A); Cross 173 (G) e 175 (A)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
|
v/1000 em
5ª (km/h)
|
C.S. e C.E. 35,5; Trooper e Cross
37
|
Rotação
em 5ª a 120 km/h
|
C.S. e C.E. 3.380; Trooper e Cross
3.240
|
Rotação
em vel. máx., 5ª
|
C.S 4.960; C.E. 5.040; Trooper 4.840; Cross 4.730
|
EQUIPAMENTOS
NOVA VW SAVEIRO
|
1,6 C.S.
|
1.6 C.E
|
Trooper
|
Cross
|
EXTERIOR
|
||||
"Santo
Antônio" com função de aerofólio
|
T
|
T
|
S
|
–
|
"Santo
Antônio" com função de aerofólio e braços estendidos sobre as laterais
da caçamba
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Antena de
teto
|
–
|
–
|
S
|
–
|
Apoio
lateral para acesso à caçamba
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Bagageiro
de teto longitudinal
|
T
|
T
|
S
|
–
|
Capota marítima
com ganchos deslizantes
|
O
|
O
|
O
|
S
|
Carcaça
dos espelhos na cor "chrome effect"
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Chave-canivete
com controle remoto
|
O
|
O
|
O
|
O
|
Estepe
sob a caçamba
|
S
|
S
|
s
|
S
|
Faróis
duplos com máscara negra
|
T
|
T
|
S
|
S
|
Friso
lateral com inscrição "Saveiro Cross
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Grade
para a janela traseira
|
–
|
–
|
S
|
–
|
Iluminador
da caçamba na 3ª luz de freio
|
T
|
T
|
S
|
S
|
Maçanetas
na cor do veículo
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Moldura
nas caixas de roda
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Moldura
nas soleiras
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Molduras
alargadas na caixas de roda
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Novos
pára-choques off-road com logo "Cross" na grade do radiador
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Pára-brisa
com faixa degradê
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Pára-choques
na cor do veículo
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Pneus
205/60R15
|
–
|
–
|
S
|
–
|
Pneus
205/60R16 All-Terrain
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Protetor
de caçamba
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Repetidoras
do indicadores direção nos espelhos
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Revestimento
das portas com aplique em tecido
|
T
|
T
|
S
|
–
|
Rodas de
alumínio 15 pol.
"Stuttgart"
|
O
|
O
|
S
|
–
|
Rodas de
alumínio 15 pol.
diamantadas "Atacama"
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Rodas em
aço na cor prata com pneus 175/70R14
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Tampa da caçamba
com amortecedor e chave
|
S
|
S
|
S
|
S
|
INTERIOR
|
||||
Ajuste de
altura do banco do motorista
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Ajuste de
altura e distância do volante
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Ajuste
interno dos retrovisores externos
|
S
|
S
|
S
|
–
|
Alarme
keyless
|
O
|
O
|
O
|
S
|
Alça de
teto para o passageiro
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Aquecimento
e ar-condicionado
|
O
|
O
|
O
|
O
|
Ar-condicionado
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Bolsas
para bagagens nos encostos
|
–
|
–
|
O
|
O
|
Console
central com dois porta-copos
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Conta-giros
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Espelhos
externos com comando elétrico e orientaçào para baixo ao engatar ré
|
O
|
O
|
O
|
S
|
Inscrição
"Cross" em alumínio na soleira interna
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Janela
traseira corrediça
|
O
|
O
|
O
|
–
|
Janela
traseira corrediça com grade de proteção
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Luz de
aproximação e afastamento do veículo
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Luz de
leitura dianteira
|
O
|
O
|
O
|
S
|
Moldura
cromada nos instrumentos
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Novo
I-System
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Pára-sóis
com espelho e iluminação
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Porta-objetos
nas laterais das portas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Porta-revistas
atrás do banco do passageiro
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Quatro
alto-falentes e dos tweeters
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Rádio/toca-CD
MP3/USB/Bluetooth/interace iPod
|
O
|
O
|
O
|
O
|
Rede de
retenção de carga no painel tras. da cabine
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Revestimento
das portas c/ aplique couro sintético
|
–
|
–
|
–
|
O
|
Revestimento
dos bancos couro sintético Native
|
–
|
–
|
O
|
O
|
Sapatas
de pedais de alumínio
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Tamporizador
do limpador de pára-brisa variável
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Tomada de
12 V
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Tomada de
12 V adicional atrás banco do passageiro
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Travamento
central com controle remoto
|
–
|
–
|
O
|
–
|
Travamento
central com controle remoto do levantador do vidro, um-toque e
antiesmagamento
|
O
|
O
|
O
|
S
|
Travamento
central de portas
|
S
|
S
|
S
|
–
|
Travamento
central de portas com controle remoto
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Vidros
com acionamento elétrico
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Volante
multifuncional para rádio, telefone, computador de bordo e i-System
|
O
|
O
|
O
|
O
|
SEGURANÇA
ATIVA
|
||||
Bolsa
inflável do passageiro com desativador
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Bolsas
infláveis frontais
|
O
|
O
|
S
|
S
|
Direção
com assistência hidráulica
|
O
|
O
|
S
|
S
|
Faróis
auxliares de dupla função (neblina e longo alcance)
|
–
|
–
|
–
|
S
|
Faróis de
neblina
|
O
|
O
|
–
|
S
|
Freios
ABS
|
O
|
O
|
S
|
S
|
Luz
traseira de neblina
|
O
|
O
|
S
|
S
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
O
|
O
|
O
|
S
|
– não
disponível S de série O opcional T pacote Trend
|
||||
PACOTE
TREND (1,6 C.S.
e C.E. somente)
|
||||
"Santo
Antônio" com função de aerofólio
|
||||
Bagageiro
de teto longitudinal
(C.S. não)
|
||||
Bancos
dianteiros conforto com cobertura lateral
|
||||
Calota integrais
para aro 14 pol.
"Trophy"
|
||||
Carcaça
dos espelhos e maçanetas na cor do veíc.
|
||||
Chave-canivete
|
||||
Direção
com assistência hidráulica
|
||||
Emblema
Trend
|
||||
Faróis
duplos com máscara negra
|
||||
Friso de proteção
lateral na cor do veículo
|
||||
Grade do
radiador em preto Ninja com friso cromado
|
||||
Pacote
cromo - detalhes internos cromados
|
||||
Pára-choques
na cor do veículo
|
||||
Revestimento
das portas com aplique em tecido
|
||||
Revestimento
dos bancos em tecido (Tear Jacquard)
|
Se a Saveiro tivesse mesmo o motor EA113/2.0 do Golf já seria um canhãozinho! E atrairia muito publico.
ResponderExcluirAs Saveiros AP 2.0 já andavam demais tendo uma curva de potencia não tão favorável quanto ao do EA do Golf
Se eu fosse comprar uma picape desse segmento para uso pessoal, escolheria a Saveiro. Como pequeno empresário, fiz como a maioria dos frotistas, escolhi a Strada pelo preço, evidentemente levando em conta questões como seguro, consumo, robustez e outros aspectos importantes para quem roda muito.
ResponderExcluirAcabei comprando uma Strada com Ar, direção hidráulica, vidros elétricos, proporcionando maior conforto a meu motorista, que assim tem melhor produtividade, com menos cansaço, tudo pelo preço da Saveiro básica.
posso dar uma sugestão para a avaliação??? levem uma carga de uns 400~500 kg que tampe todo o vidro traseiro, impedindo a condução pelo espelho da cabine. Peço isso, pois trabalho na empresa de pallet do meu pai, e quando temos alguma carga pequena (até uns 20 pallets, cada um com 20kg) para cidades próximas, eu mesmo faço a entrega, mas fico sem poder manobrar pelo espelho da cabine, além do peso extra que tem na caçamba, que fica extremamente perceptível nas lombadas. Atualmente dirijo uma montana 1.4
ResponderExcluirUma pena que acabaram com a versão Trend. Temos uma aqui em casa, justamente nessa versão Trend, CE. Sem sombra de dúvidas,dos populares é o melhor carro que já dirigi. Anda muito bem, excelente estabilidade e troca de marcha precisa.
ResponderExcluirCom relação à essa remodelação fiquei decepcionado com a traseira, que não tiveram o trabalho nem de mudarem as lanternas, cujo desenho foi projetado para formas mais curvilíneas. Admiro a nova arquitetura eletrônica da VW, mas vá explicar para o Sr. Zé da venda que isso é melhor do que no da Strada, ou para aquele boy e sua Adventure que nunca viu terra na vida.
Há rumores de uma versão cabine dupla, o que do ponto de visto prático acho absolutamente desnecessário e fútil, visto que carregam-se 5 ou 4 pessoas com total desconforto, e que não é possível carregar cargas maiores. Utilidade essa que deveria ser suprida por uma Station Wagon, cada vez mais raras nas lojas.
E para uma gama maior de motorização é absolutamente possível a VW introduzir o 1.4 da Kombi nas versões de entrada, e o 2.0 EA-113 na versão Cross.
Yuri, penso exatamente o mesmo em relação a Strada Cabine Dupla e, possivelmente será o caso de uma Saveiro de mesma configuração. Elas não fazem bem nada a que se destinam. Seja levando pessoas a mais (banco traseiro desconfortável), seja levando carga (caçamba pequena devido ao maior espaço da cabine). Uma Station Wagon faria ambas funções muito melhor.
ExcluirJá pensaram uma nova Parati com o entreeixos dessasaveiro? :)
ExcluirO entre eixos de 2,75 numa Parati seria maior do que o da Passat Variant alemã...
ExcluirDepois do Courier, a dona da maior caçamba é a Strada (talvez a concorrente da Peugeot seja melhor). Some-se a isso a suspensão traseira por um robusto feixe de molas e um dos mais baratos (se não mais barato) custo de manutenção da categoria, temos os motivos da liderança da Strada.
ResponderExcluirA Volks, ao invés de agregar o que o competidor tinha de bom, apenas substituiu 6 por meia dúzia, enquanto a Chevrolet andou para trás.
nunca a strada ganhara da saveiro bolinha em materia de caçamba seu metro esta errado filho
ExcluirO problema aí é que, enquanto a Strada tinha cara de quem aguenta o tranco do dia-a-dia, a Saveiro ficou com cara de carro de boy para ir à balada.
ResponderExcluirGol, Saveiro e Celta.
ResponderExcluirOs três últimos carros nacionais com nome em português. Ou existirá mais algum?
Polo, Golf, Onix...
ExcluirViajante viajou...
ExcluirGol deriva de Goal. O nome não é exatamente em português, mas aportuguesado.
ExcluirPolo é o nome anglófono dado ao esporte de origem persa e Golf, o nome do jogo inventado na Escócia sem nenhum aportuguesamento.
Saveiro é palavra portuguesa, significa barco de tamanho pequeno e estreito movido ou não a vela, para pequenas travessias ou uso marítimo de proximidade à costa.
Celta é o nome português dado aos Kelts, conjunto de tribos europeu da idade do ferro e idade média que fala idioma de origem céltica.
Ônix é tipo de cristal, variedade de quartzo, de cor escura e composto de dióxido de silício. Palavra portuguesa, também, derivada de onyx, origem grega.
Dos que me lembro agora que também possuem nome em português:
Chevrolet:
- Prisma;
Fiat:
- Bravo (coincidência);
Volkswagen:
- Santana;
Hyundai:
- Santa Fé (coincidência);
- Sonata;
É, viajou mesmo....
ExcluirSe fossem Pólo e Ônix (a pedra) com acento, e Golfe ao invés de Golf, aí sim estariam em Português.
Ah, Prisma e Bravo também entrariam na lista.
Corcel... Esqueceram dele?
ExcluirTunco Maclovio.
Creio que quando o Anônimo11/05/13 16:39 mencionou os "últimos nacionais", quis dizer apenas os carros em linha atualmente.
ExcluirSenão, a lista aumentava: além de Corcel, Brasilia, Parati, Prêmio, Pampa...
Elba e Santana, apesar de parecerem nomes em Português, parece que foram inspirados em regiões geográficas, nomes de ventos ou correntes marítimas da Europa, pelo que já li.
Como todo VW custa mais caro do que os seus concorrentes e oferece muito pouco em agregados. Enquanto a VW BR teimar em querer empurrar carros pelados com preço de carro completo, vai continuar perdendo mercado. Nunca comprei e nem irei comprar um VW, pois meu suado dinheirinho exige mimos que a VW BR acha que são o suprasumo do luxo. Pegue um voyage 1.0 2014 completo e vc tera a grata surpresa de saber que ele custa mais caro do que um Grand Siena Dualogic 1.6 16v. Lembrando que o siena tem um motor de mais de 110 cavalos e corrente de comando... Já um gol 2014, com o mesmo motor 1.0 sai quase o preço de um palio atractive 1.4. assim fica dificil querer levar um VW das auto para casa...
ResponderExcluirAnônimo, disseste tudo. A VW continua dormindo nos louros passados.
ExcluirTambém acho. Se fosse comprar uma picapinha, ia de Strada.
Excluirmigão mas você comprou o sienão,essa máquina ao invés do voyage?Pois você está certíssimo,o preço é exatamente esse q vc falou mas...Fui de voyagera na alta,e foi só alegria...deve ser porque sou quebrado,e preferí pagar 38 mil e quinhentos conto no voyage 1.0 completo...mas ipva acredite se quiser 596 cruzeiro do que no sienão maquinão 1.6 e blá blá blá mas mecânica em geral e ipva...se você saber quanto é depois posta aquí p nós(reforçando sou quebrado)!!!
ExcluirNa verdade as atuais nenhuma têm cara que aguenta o tranco. tenho um conhecido que comprou logo que lançaram uma Amarok...fez alguma barbeiragem na manutenção e fundiu o motor...assustado com a conta agora usa a Amarok só para "status"...para a lida comprou uma saveiro, mas já estava assustado com o valor da manutenção da suspensão na ultiamvez que levantou para o chekp, ele dalhe pau e em brete não têm o que dure. Mas outros têm starda, Montana e a conversa não é diferente.
ResponderExcluirA quadradinha foi lider porque era a melhor...tinha bons motores a disposição desde o 1.6 da VW ou da ford,, tinha o vw 1.8 que era muito bom, além do nome VW e o baixo custo de manutenção que foi um dos grandes apelos da linha gol, parati, saveiro, voyage dos anos 80/90. Mas a Fiat chegou chegando com a trada, deu opções de motores que a Fiorino nunca teve e emcima da plataforma do palio.
Agora virou moda essa de cabine dupla...caçamba que não carrega nada e os passageiros de trás sem conforto nenhum. Não entendo o nosso mercado, estamos matando as peruas para ter essas coisa quem nem carro é muito menos pick-up de utilidade pratica.
Na minha lida ainda uso uma do tempo da autolatina, mecânica renault com motor/transmissão VW e carroceria ford.O Bom é que com exceção dos amortecedores(pelo menos comparados com o valor dos da saveiro da mesma época) o resto td é barato de se manter.
Concordo com você, estas cabine dupla não servem para nada, não tem caçamba que preste nem espaço para passageiros, além de serem feias pra caramba.
ExcluirMas quem tem acha que está com um carrão....
Esse é o brasileiro...ajudando a matar as peruas por causa dentre outras coisas dessas aberrações que agora vai virar moda, pick-up pequena CD...vem saveiro, depois Montana, a ford lança alguma outra e assim vai.
ExcluirNo mundo inteiro temos boas opções de peruas, aqui não. A Perua Palio deve ter o porta mala muito maior que a caçamba dessa Strada CD, e penso que os passageiros do banco traseiro deve se sentir mais a vontade.
Alias o que ninguém pensa em lançar é uma pick-up pequena com dotes para lama e barro...tal qual a pampa 4x4(só que sem as gambiarras e problemas...) Ai sim, muito mais utilidade que essas CD
ExcluirPode ser mais cara que a Strada, mas que é muito melhor isto é !!!!!
ResponderExcluirVelhinho com certeza,não adianta o povão ficar brabo não,é mais caro é pq é bom...e ponto final,é claro q há exceções,mas nesses casos entre gol e pálio,saveiro e strada,voyage e siena,a coisa fica fácil...é só lerem os compartivos!Fãn boys de fiat em 3...2...1!
ExcluirO homem gosta do quadrado, das quinas e arestas, já a mulher gosta de bolinhas, de formas ovais e lisas.
ResponderExcluirO homem moderno, pelo menos o brasileiro, só gosta de cerveja e futebol e se deixou dominar pela mulher, que é a nova mandante do pedaço. O resultado disso são esses novos carros e picapes redondinhos e lisinhos, quase amorfos e iguais.
Tunco Maclovio.
Gosto muito da Saveiro e não tenho dúvidas que é a melhor do segmento.... a rigidez da plataforma e o acabamento São muito melhores que os da concorrência.... mas para passar a Strada em vendas, acho que boas pedidas seriam um valor mais em conta nas versões de entrada, feixe de mola pelo menos nas versões para trabalho, mais opções de motores, câmbio I Motion e pq não uma versão apimentada?
ResponderExcluirPorque a Saveiro perde para a Strada? Além da já citada vantagemda Strada em número de versões e motores, essa tem reconhecida manutenção barata e rubustez, principalemente o eixo traseiro rígido. A Saveiro, ao contrário, desde gerações passadas tem um eixo traseiro de torção relativamente frágil, apesar de lhe dar um comportamento excelente quando vazia. Por último, e talvez o mais importante, o Custoxbenefício da Strada é muito superior ao da Saveiro, que como todo vw é caro e mal equipado.
ResponderExcluirNormalmente a Saveiro é associada a carro de playboy baladeiro. O próprio comercial não mostra como sendo um carro de trabalho.
ResponderExcluirJoão Paulo
Que pena, a dianteira do Gol se vai, para dar lugar ao design corporativo.
ResponderExcluirJJ
ExcluirJá eu, gostei.
como já disse a saveiro ainda é a melhor dá sua categoria. Isso levando Em conta motor e câmbio e Beleza. Dirigibilidade e consumo. A strada não e feia mas para quem procura um utilitário de entrada a working o motor deixa a desejar por ser fraco demais e consumir mais que a saveiro. Nos testes do inmetro a saveiro foi a unica que teve seu conceito A. Nenhuma strada conseguiu , no asfalto achei a working agradável mas em estrada de chão totalmente desconfortável , pula igual meu mille pois os dois tem feixe de mola . E o motor fraco parecendo meu uno. Tem que embalar muito em subida. A montana recheada de equipamentos pelo mesmo preço da saveiro completa e strada tendo mais equipamentos que as concorrentes eu descartei, acabamento inferior as concorrentes. Como preciso de uma gabine simples pelo plano mais alimento a melhor e mais equilibrada foi a saveiro só queria todos equipamentos que a montana oferece a mais.
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