Gol Rallye, em quarta versão, e a novidade Track
A Volkswagen termina de atualizar sua linha Gol lançando o modelo
“aventureiro”, o Rallye (acima, à esquerda), agora em sua quarta versão. Só que ele chega
acompanhado do Track (idem, à direita), que pretende atrair pela simplicidade e menor preço.
Enquanto o Rallye parte de R$ 45.850 e tem apenas motor 1,6, o Track traz
motor 1,0, “decoração” mais simples e preço a partir de R$ 33.060.
Como quase todos os “aventureiros”, a inspiração vem mais do
marketing do que da engenharia.
Tecnicamente, os dois novos Gol só diferem dos
modelos convencionais devido a sua maior altura do solo. Enquanto o novo Track
tem 23 mm
a mais de vão livre do solo (vem com aros de 14 pol. pneus de perfil 70 ), o Rallye é ainda mais
elevado (28 mm
a mais de altura) devido a suas rodas maiores, de aro 16-pol com pneus 195/50R16. Curiosamente, o novo Track
traz pneus de uso misto (algo como 60% asfalto e 40% terra), enquanto o Rallye
tem pneus para asfalto. Ou seja, como se trata de uma versão mais acessível, a
Volkswagen acredita que o Track será mais ferramenta de trabalho ou terá real uso em estradas
de terra, o que raramente ocorre com os “aventureiros urbanos” e até com os utlitários esporte.
Ambos têm a nova frente da family face VW, assim como a
recente arquitetura eletrônica que permite recursos adicionais como o pisca-3 (com um toque na alavanca, a seta dá três piscadas e pára, útil numa mudança de
faixa, por exemplo) ou o acendimento automático e intermitente das luzes de freio em frenagens de emergência (iguais ou superiores a 0,7 G de desaceleração) e, se o carro vier a parar, acende-se o pisca-alerta.
Altura de rodagem maior vai bem nessas condições |
Existe ainda o ECO Comfort, um conselheiro profissional que dá dicas preciosas
no painel, no estilo “não acelere o carro parado” e outras pérolas de sabedoria
automobilística. Felizmente é um opcional.
Dinamicamente, pouco muda nestes aventureiros. A Volkswagen, como de
hábito, trabalhou bem as suspensões mais elevadas, inclusive colocando barras
estabilizadoras de maior diâmetro na dianteira de ambos, o que diminui a rolagem (inclinação da carroceria em curvas). Assim, quase anulou este efeito
que se torna mais evidente em carros com suspensão elevada.
Como vai ser obrigatório no próximo ano, os dois também saem
de série com freios ABS e bolsas infláveis.
Motores e relações de transmissão continuam os mesmos, tanto
no Rallye 1,6 (104 cv a 5.250 rpm e 181 km/h de máxima, usando apenas álcool), como
no Track 1,0 (76 cv a 5.250 e 160
km/h , também com álcool).
Como na terceira versão do Rally, de 2010, continua opcional o câmbio robotizado ASG (foto ao lado), por mais R$ 2.730.
Há mais opcional complementar para este câmbio, um volante
com borboletas para trocar as marchas.
O restante é decoração, como faixas, faróis auxiliares e até
uma grade exclusiva no Rallye. Aliás, esta versão mais cara teve maiores
privilégios, desde o tecido dos bancos, sapatas de pedais especiais e também uma frente
mais caprichada. A dianteira do Rallye praticamente reproduz a da Saveiro
Cross, com grandes faróis auxiliares com duplo facho. Ou seja, existe alto e
baixo, respectivamente de longo alcance e neblina, a boa solução surgida com o CrossFox em novembro de 2011.
E assim o Gol Rallye
teve uma boa "cirurgia plástica facial", deixando o carro bastante intimidante e imponente. Aliás,
o conjunto ficou agradável independente dele se destinar ao “fora de estrada leve”. O Rallye também combina bem com o asfalto, salvo pela suspensão
elevada. Acho que Volkswagen deveria pensar num opcional inverso para o Rallye: uma
suspensão rebaixada. Assim, este Golzinho lembraria um pouco os saudosos GTS e
GTi, ainda mais se tivesse outra opção, a de um motor mais fortinho.
A maior altura de rodagem no Track é bem visível |
Já o Track também teve uma decoração de bom gosto, inclusive
com aerofólio assim como o Rallye, apesar de ter uma aparência mais simples.
Mas, é uma estratégia de marketing válida, a de se ter um “aventureiro” de
entrada para buscar consumidores com contas bancárias não tão gordas. E a
diferença de preço do Track para um Gol realmente básico se justifica por um
interior mais charmoso e até pelos faróis auxiliares um tanto tímidos. Afinal,
para se chegar ao Rallye, considerado o topo da linha Gol, a diferença de R$
12.800 é bem puxada.
A intenção da VW é conseguir uma fatia de 12% no mix do Gol
com estes “aventureiros”. Uma meta ousada, já que o CrossFox representa de 8% a
10% dos Fox.
Mesmo assim, é bom lembrar que a liderança do Gol por 26 anos
tem suas razões. Uma delas é a de se manter sintonizado com o consumidor
normal, ainda que boas parte dos entusiastas não se entusiasmem tanto com
carros “altinhos”. Eu sei, eu sei... tem muita gente que realmente precisa de
uma suspensão mais alta, devido aos caminhos que percorre ou ao uso que faz do
veículo.
Para estes consumidores, a Volkswagen oferece mais estas duas opções,
carros com uma boa decoração, mas um visual quase clean em matéria de
penduricalhos de plástico.
FICHA
TÉCNICA VW GOL RALLYE E TRACK
|
||
Rallye (I-Motion)
|
Track
|
|
MOTOR
|
||
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
|
Configuração
/ N° de cilindros / n° de mancais
|
Em linha / 4 / 5
|
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
76,5 x 86,9
|
67,1 x 70,6
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.598
|
999
|
Taxa de
compressão (:1)
|
12,1
|
12,7
|
Potência
máxima (cv/rpm)
|
101/5.250 (G), 104/5.250 (A)
|
72/5.250 (G) 76/5.250 (A)
|
Torque
máximo (m·kgf/rpm)
|
15,4/2.500 (G), 15,6/2.500 (G)
|
9,7/3.850 10,6/3.850
|
N° de
válvulas por cilindro
|
Duas, atuação indireta por
alavanca-dedo
|
|
N° de
comandos de válvulas / localização
|
Um, correia dentada / cabeçote
|
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no
duto
|
|
Gerenciamento
do motor
|
Magneti Marelli 9GV
|
Bosch ME 17..5.24
|
Combustível
|
Gasolina comum e/ou álcool
|
|
TRANSMISSÃO
|
||
Rodas
motrizes / câmbio
|
Dianteiras
/ manual (robotizado)
|
Dianteiras
/ manual
|
Número de
marchas
|
5 à frente + ré
|
|
Relações
de transmissão (:1)
|
1ª 3,455; 2ª 1,954; 3ª 1,281; 4ª 0,927; 5ª 0,740; ré
3,182 (1ª 3,455; 2ª 2,250; 3ª 1,517; 4ª 1,026; 5ª 0,740; ré 3,182)
|
1ª 4,167; 2ª 2,300; 3ª 1,433: 4ª
0,975; 5ª 0,776; ré 3,182
|
Relação
do diferencial (:1)
|
4,188
|
4,929
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente, McPherson, mola
helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 20 mm Ø
|
|
Traseira
|
Eixo de torção, mola helicoidal e
amortecedor pressurizado
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
hidráulica
|
|
Diâmetro
mín. de curva (m)
|
10,8
|
|
Relação
de direção (:1)
|
14,9
|
|
N° de
voltas entre batentes
|
3
|
|
FREIOS
|
||
De
serviço
|
Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido
|
|
Dianteiros
|
Disco ventilado de 256 mm Ø
|
|
Traseiros
|
Tambor de 200 mm Ø
|
|
RODAS
E PNEUS
|
||
Rodas
|
Alumínio 6Jx16
|
Aço 5Jx14
|
Pneus
|
195/50R16
|
175/70R14
|
PESOS
(kg)
|
||
Em ordem
de marcha
|
1.018 (1.030)
|
974
|
Carga
máxima
|
432 (420)
|
440
|
CONSTRUÇÃO
|
||
Tipo
|
Monobloco em aço, hatchback 4
portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
|
|
AERODINÂMICA
|
||
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,369
|
0,346
|
Área
frontal (m²)
|
2,08
|
2,03
|
Área
frontal corrigida (m²)
|
0,768
|
0,702
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
||
Comprimento
|
3.924
|
3.907
|
Largura
com/sem espelhos
|
1.659 / 1.898
|
1.659 / 1.893
|
Altura
|
1.491
|
1.488
|
Distância
entre eixos
|
2.468
|
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.434/1.410
|
1.440/1.418
|
CAPACIDADES
(L)
|
||
Porta-malas
|
285
|
|
Tanque de
combustível
|
55
|
|
DESEMPENHO
|
||
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
10,6 (G) e 10,3 (A); (11,1 (G)
e 10,9 (A))
|
14,4 (G) e 14,1 (A)
|
Aceleração
0-1.000 m
(s)
|
32,4 (G) e 32,1 (A) (33,3 (A) e
32,9 (G))
|
36,1 (G) e 35,6 (A)
|
Retomada
80-120 km/h,
5ª (s)
|
15 (G) e 14,8 (A); (15,2 (G) e
15 (A))
|
20,6 (G) e 19,6 (A)
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
179 (G) e 181 (A) (179 (G) e
181 (A))
|
158 (G) e 160 (A)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
||
v/1000 em
5ª (km/h)
|
35,5 (35,5)
|
28,8
|
Rotação
em 5ª a 120 km/h
|
3.380 (3.380)
|
4.170
|
Rotação
em vel. máx., 5ª
|
5.100 (5.100)
|
5.550
|
Melhor seria se a VW apoiasse competições regionais de rally e de pista onde inúmeras equipes usam seus carros e ainda levam o logotipo mesmo sendo absurdamente ignoradas.
ResponderExcluirEsse Rallye é bom pra SP. Andar rápido em SP com essas valetas, lombadas e ondulação que pega até no assoalho, só assim mesmo.
ResponderExcluirOliveirajc, concordo plenamente, para andar em São Paulo uma suspensão mais alta é fundamental. Não cabe pensar como europeu aqui. São Paulo tem um pavimento diferente de asfalto, é parecido, mas muito, muito pior. A única discrepância da versão track é ter pneus caríssimos em um carro de entrada, e aposto que este preço não deve incluir ar condicionado.
ExcluirPneu caro pra quem - como eu - não espera chegar no TWI fica complicado. Esse Rallye ainda bem não ter pneu de uso misto.
ExcluirE o carro um pouquinho mais alto não afeta tanto assim pra quem gosta de andar rápido em estrada.
Pavimento de concreto é perfeito pro Brasil. Praticamente não requer manutenção. Ops... O problema é que é mal executado, então só duraria 6 meses.
ExcluirInfelizmente é a nossa realidade. E cada região de SP é de um modo, uns piores, outros piores ainda, são raros os mais ou menos. Acho que é por isso que a PM daqui usa Palio Adventure.
ExcluirDeveria haver uma etapa do WRC aqui em SP. Vou mandar um e-mail com a sugestão.
não é so culpa das montadoras, é do consumidor que prefere pagar mais para ter adesivos de aventura ao invés de pagar mais com carros com algum tempero como era os Gols GTS/GTi e os equivalentes da concorrência. Assim como matamos as peruas em favor de aberrações como strada CD e a provável futura saveiro CD , matamos os carros que realemnte valiam os reais a mais. Agora moda é roda grande e adesuvo de aventura de gente que nem sabe a diferença entre conduzir no asfalto ou na terra/lama
ResponderExcluirCara, realmente a Strada CD é bizarra. Desenho Horrível. Tenho uma. Parece um remendo. Mas vemos aos montes por ai, pois é o único carro no país, por menos de 50 mil que se consegue carregar 4 pessoas + tralhas e tranqueiras. Infelizmente é isso, seria ótimo que tivésse concorrentes pois pagar quase 50 mil pra dirigir um palio é dureza.
ExcluirMuitíssimo bem colocado. Compartilho da mesma opinião.
ExcluirUma boa perua poderia levar 5 pessoas + tralhas e tranqueiras.....
ExcluirExperimenta levar umas latas de tinta na mala de uma perua pra ver o que acontece.
ExcluirNão entendi a colocação, Gustavo. Já carreguei latas de tintas em Celta, Clio, Classic e na Palio Week. Todos alugados, obviamente. Mas sempre foi uma coisa bastante tranquila. Será que você queria dizer de latas abertas? Mas aí a caminhonete só ajudaria a não fazer bagunça dentro do carro quando a tinta vazasse, e como caçamba também tem que ser limpa, o trabalho seria quase o mesmo. Ou seria para fazer entregas? Nesse caso, não é melhor a cabine simples ou uma moto?
ExcluirNão falei aberração quanto ao desenho ou me desfazendo da camioneta, A strada cabine simples sem duvida nenhuma é a melhor pick-up pequena que temos. Mas a CD não carrega 4 pessoas com o "conforto" que uma perua faz e não têm caçamba que uma pick-up normal têm, é muito reduzida tirando o fato que não teria altura e alguns ângulos para comportar a carga um pouco maior, uma perua mesmo das mais pequenas têm o porta mala = da strada cabine dupla. Para o trabalho já pensei numa dessas pois tenho dois carros, uma pick-up para o trabalho e uma carro normal para a familia que acaba rodando muito pouco e tinha pensado nela para unificar, mas desisti. E pelo menos aqui não vi nenhuma CD trabalhando, maioria que vejo a imensa maioria é strada Simples e a saveiro em menor numero. As pessoas que vejo com a strda CD são geralemnte aqueles que compram Adventure e os equivalentes da concorrência.
ExcluirQue que custa, nem precisa enfeitar muito, não deve ser difícil dar um tempero leve num motor da linha para uns pangarés a mais, algum bom ajuste de suspensão nada de complicado e caro, cola uns adesivos e pronto versão TS e pode lucrar 10mil reias a mais bem fácil...
ResponderExcluirCom tanta buraqueira e lombadas, a suspensão elevada é uma necessidade para quem usa o carro diariamente.Sempre tive autos gol, atualmente uso um g4 com suspensão mais alta e numca mais aconteceu de bater carter ou escape.
ResponderExcluirFera
ExcluirÉ isso mesmo
Tambem ando a milhao na cidade (sempre apertado de tempo) e prefiro suspenssao mais alta. Muito mais facil de passar lombada , subir em calcadas e guias e nao se preocupar com buracos.
Acho que essa é uma tendencia sem volta das montadoras. eles fazem muitas pesquisas e sabem o que a maioria dos consumidores querem num carro.
Isso aí.. carro agora tem que subir em calçadas e ser apto a "andar a milhão" em ruas da cidade.
ExcluirPor pessoas assim que o trânsito brasileiro encontra-se desta maneira.
Eu então teria q ter 2 carros. Um só pra selva (cidade) e outro só para a civilização (estrada).
ExcluirInteressante que os compradores destes carros nunca vão usar suas "joias " na terra ou lama, acham que estão em um carrão chique e seria um sacrilégio sujar a maravilha na lama, além do que são feios pra caramba altos, pneus de camionete e cheios de faixas de gosto duvidoso. Mas tem quem compra !!!!!!!!
ResponderExcluirAté porque esses são aventureiros urbanos, como o CrossFox. Colocá-los na lama é o mesmo que destruí-los.
ExcluirTenho uma dúvida e agradeceria se alguém pudesse elucidá-la. Quando tirei minha carteira, só se podia utilizar o pisca alerta quando o veículo estivesse parado e fora da pista. Caso contrário era considerado infração e multa. Faz algum tempo que noto que cada vez mais motoristas, ao frearem, também acionam o pisca alerta. O que eu achava ser ilegal. Não nego que em alguns casos essa prática possa ajudar mas, em outros pode ser desastrosa. Imagino que numa situação de neblina, ao frear e acionar o pisca alerta, você possa induzir um motorista que venha atrás a acreditar que seu veículo está parado no acostamento e que ele está saindo da pista, jogando seu carro na contra mão e, talvez causando um sério acidente. Pois bem, esclarecendo minha dúvida, hoje em dia não é mais infração ligar o pisca ao frear? Se ainda for infração, não podemos ser multados ao conduzir o novo gol, que liga os piscas sozinho? Se alguém puder esclarecer, obrigado.
ResponderExcluirPosso estar equivocado, me corrijam caso eu esteja, mas creio que o pisca-alerta deve ser usado apenas com o carro parado, mas não necessariamente fora da pista. Caso ocorra uma emergência e seja necessário parar na pista acho prudente acionar o pisca.
ExcluirO Gol aciona pisca após parada completa, já Bravo, Jetta e muitos outros pisca alerta ao frear forte/urgência.
ExcluirRubens Fezter
ExcluirA regra de uso do pisca-alerta é em imobilizações ou situações de emergência (Art. 40, V, alínea a do Código de Trânsito Brasileiro), e nada é dito sobre o carro ter de estar fora da pista. Há dois tipos sinalização de emergência em freadas fortes, a em que o pisca-alerta é imediatamente acionado, e a que primeiro acendem-se as luzes de freio de maneira intermitente, acendendo-se automaticamente o pisca-alerta se o carro vier a parar (tipo do Gol). Um exemplo de situação de emergência é o carro ter um problema qualquer e precisar ir lentamente para o acostamento. O pisca-alerta pode e deve ser ligado nessa situação, pois o carro se torna um obstáculo. Portanto, ninguém poderá ser multado em carros que tragam esse sistema de segurança, qualquer que seja o tipo.
Obrigado Bob, agora vejo que faz tempo que não faço o melhor uso do pisca-alerta. Nada como um blog como o seu para ajudar a todos numa condução cada vez melhor e mais segura.
ExcluirNunca me passou pela cabeça a situação de eu estar numa neblina e achar que alguém a frente esteja no acostamento só por estar com o pisca ligado. Se vejo a frente algum pisca alerta ligado a frente, reduzo a velocidade redobrando a atenção para não sair da pista e nem colidir com ele, pois pode ter acontecido qualquer coisa, inclusive ele estar na contra-mão.
ExcluirAqui na terra onde todos os habitantes são apaixonados por carro (é o que diz a propaganda), o pisca-alerta serve para você fazer várias coisas:
Excluir- Parar em fila dupla;
- Parar no meio da rua para a dona fofa descer;
- Deixar o carro na calçada enquanto você vai na padaria rapidim.
Daniel
ExcluirEu tambem utilizo bastante nas estradas.
Quando dirijo com neblina e quando faco uma freada mais forte.
abracos
Dirigir na neblina com pisca-alerta ligado NÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!
ExcluirQuando em situações de neblina encontro alguém com pisca-alerta tenho logo a providência de ultrapassar ou distanciar-me do indivíduo. Na maioria das vezes o veículo encontra-se a uma velocidade perigosamente baixa por que os sacos de lixo que ele colocou nos vidros pioram ainda mais a situação.
ExcluirA acuidade visual diminui bastante, e a intermitência das luzes resultam na perda da noção de distância.
A mesma coisa acontecem com veículos parados, à noite e/ou com neblina, onde desligam as luzes de posição (que tem justamente este fim) e ligam o pisca alerta ???!!!!.
Pisca-alerta somente em situações de emergência, e andar em neblina não é emergência.
Anônimo 16/05/13 17:43
ExcluirCara, pisca alerta na neblina é horrível para que vem atrás.
Acho que você deveria usar só se parar na neblina.... Vide o "A Maldita Neblina"
Anônimo 16/05/13 17:43 por favor, na neblina, use apenas seus faróis (de neblina também, se os tiver). Esqueça o pisca-alerta. Chuva forte também.
ExcluirRachei de rir com a descrição do ECO Comfort...
ResponderExcluirEu sempre achei uma palhaçada de marqueteiro esse ECO Comfort... imagino os Engenheiros VW 'da antiga' tendo que engolir isso a seco para satisfazer a galera 'descolada' do Dep Marketing.
ExcluirVersão "aventureira" tem de montão, mas um Sportline e um GTI que é bom nada.
ResponderExcluirOs carros estão muito bonitos e bem construídos ,porem suspensão elevada eu não gosto,nunca tive um carro assim e não pretendo ter,com suspensão igual dos blue motion ficaria legal e um motor 2.0.
ResponderExcluirExatamente, a suspensao da linha ''bluemotion'' ja ajudava. Alias, alguem sabe nos informar o que muda? Somente molas e amortecedores?
ExcluirFilipe_GTS16/05/13 13:40 Ótima pergunta,Bob se puder responder ou que tiver a informação,agradecemos.
ExcluirNo Gol nada, apenas pneus verdes e calibragem dos mesmos.
ExcluirJá Fox e Polo altura, amortecedores para compensar pneus mais duros por conta da calibragem (são verdes e mais estreitos e altos.
não sei se estou correto.
Filipe GTS e Speedster
ExcluirNão tenho como dizer nada agora, preciso conversar com a engenharia para ver o "grau de desarrumação" ou se houve correção pela maior altura de rodagem..
Há TRACK 1,6?
ResponderExcluir"acendimento automático e intermitente das luzes de freio em frenagens de emergência" - este dispositivo faz parte do ABS, tenho um Gol com a nova arquitetura eletrônica, pisca três entre outras coisas, mas a função acima não existe devido carro não ter freios com ABS.
Anonimo 16/05/13 13:33
ExcluirTrack só 1 litro. Não se o ABS está associado ao dispositivo de piscar luzes de freio, pois ele é baseado em desaceleração, não em atuação do ABS. Mas vou verificar junto à Volkswagen.
Sim, mas acredito que o módulo do ABS e sensores nas rodas é que medem a desaceleração, independente do ABS atuar ou não. Por isto meu carro não tem. (deve funcionar quando detectada desaceleração à partir ou maior de valor estipulado, mesmo que tenha desacelerado bastante mas ainda sem precisar acionar ABS) - Não deve estar vinculado à velocidade apenas do "painel" e sua abrupta diminuição.
ExcluirSei que neste modelo o ABS é de série, mas em outros textos aqui do AUTOENTUSIASTAS que falam dos novos Gol/Voyage/Saveiro deu a impressão que independente destes novos modelos terem ou não ABS eles teriam a função, parece que na prática não é isto.
Eu gosto do pacote visual destes dois modelos, o que me desagrada, entretanto, são as especificações técnicas "aventureiras".
ResponderExcluirOs faróis auxiliares ressaltados, proeminentes, os arcos de roda com acabamento plástico nas extremidades, o contraste causado pela confluência dos materias, até os grafismos, todos são elementos que poderiam cair muito bem em uma versão esporte (e até aqui eu poderia estar tanto descrevendo este novo Gol quanto um XR3 ou GTi) sem essa apelação descabida ao fora-de-estrada.
Até o nome Rallye poderia ficar num Gol assim, afinal, rali é a primeira forma existente de competição automobilística e não necessariamente remete ao terreno dificultoso, enlameado, como se configurou no imaginário popular. Faz sentido mesmo que fora do contexto "off-road" que estes aventureiros urbanos querem transpirar. Não vamos longe para mencionar as versões de homologação dos próprios carros de rali, com seu caráter de rua infinitamente mais esportivo do que fora-de-estrada.
É uma pena que a VW (e outras marcas inseridas no mesmo segmento) destinem os seus mais interessantes e bem pensados interiores e arremates a estas versões pretensiosas, enquanto que o mesmo esmero poderia ser dado à civilidade dos automóveis "de estrada". O carro esporte de entrada virou o aventureiro, e quem não é otário fica condenado a chupar o dedo.
Bob,
ResponderExcluirO TRACK tem rodas aro 14, pela foto são do mesmo modelo opcional para o Gol 1,0 "normal", e na ficha técnica confirma aro 14.
Lógica estranha uma versão RALLYE com aro 16 e perfil de pneu mais baixo, é cada coisa. Um aro 14, 15 no máximo seria melhor para conforto e para enfrentar os tais caminhos que supostamente o carro encontrará. Pedras e este perfil acho que não combinam, por mais que tenham evoluído os pneus.
Anônimo 16/05/13 13:46
ExcluirVocê tem toda razão, mesmo que os nossos pneus sejam muito resistentes de flanco atualmente.
"A Volkswagen, como de hábito, trabalhou bem as suspensões mais elevadas, inclusive colocando barras estabilizadoras de maior diâmetro na dianteira de ambos, o que diminui a rolagem (inclinação da carroceria em curvas)."
ResponderExcluirFica a dica para quem quer dar uma melhorada na suspensão de seu G6 "comum", bastanto instalar estas novas barras e ficar com o melhor do carteado nas mãos.
Ou, ainda, uma idéia para quem quiser colocar molas e amortecedores do G6 comum no Rallye e ganhar um visual interessante e de quebra ter o melhor interior.
PS: Uma dúvida que tenho é se o Fox Bluemotion já é lugar comum ou é coisa sendo lançada. Vi um ontem saindo de uma CSS VW e achei bem interessante, até porque não vi nenhum outro nas ruas.
Imagina o que ficou duro com aros 16, perfil baixo e novas barras, deve ser ótimo...
ExcluirSe com aro 13 já eh duro ! O estranho é ser duro e ter uma rolagem de carroceria descomunal ao contornar curvas.
ExcluirJá lançaram o Gol "G6"?! Nossa, pularam 3 gerações então...
ExcluirPoxa, vim quente ler este artigo levado pelo nome "Track" que a VW deu pro Golzinho, aí descubro que é uma versão de suspensão elevada e 1.0? Quanta decepção! Pra mim um gol "pista" ia vir no mínimo com suspensão rebaixada e alguma pimentinha no motor... Ô inocência...
ResponderExcluirFilipe Scalioni
ResponderExcluirPensei a mesma coisa quando soube da versão, mas há dirt track e tarmac track...
Por que Track? É p/ concorrer c/ o Tracker da GM, aquela versão off-road do Celta VHC...
ResponderExcluirAham.
ExcluirUm cambio manual no Rallye caia bem, gostei da relação do cambio automatizado.
ResponderExcluirA relação não é a mesmíssima do manual?
ExcluirSpeedster e anônimo logo abaixo
ExcluirExiste manual no Rallye, está na ficha técnica. As relações do ASG estão em negrito. Primeira quinta e diferencial são iguas, 2ª, 3ª e 4ª do robotizado são mais curtas.
O que mata são esses nomes "family face" "ECO". Tudo modinha, sem sentido algum pra automóvel.
ResponderExcluirJoão Paulo
Sinceramente podiam ter sido dispensados os contornos de caixa de roda em plástico preto à moda Uno 1.6 R e Corsa 94... Transmite-me uma leve impressão de visual datado, de anos 90, mas enfim.
ResponderExcluirNo mais, vejo que as duas versões podem conviver (assim como Strada Trekking e Adventure) - uma versão mais econômica, outra mais sofisticada, mas ambas com (quase) o mesmo propósito...
O asfalto fica ruim? Coloca mola mais alta. O asfalto piora? Aumenta mais ainda. Colocou lombada e quer passar com tudo? Mola mais alta! Ah, as molas estão mais altas, então eleva as lombadas (mesmo pq nenhuma parece seguir a normatização).
ResponderExcluirNão sei se esse ciclo tem fim, ou se daqui alguns anos estaremos todos rodando de "big foot".
Pior no meu caso, carro europeu baixo, tenho que trafegar com cuidado e quando freio numa lombada quase batem na traseira e ainda têm a pouca vergonha de me criticar, como se eu fosse culpado pelos problemas viários e não tivesse o direito de desviar ou frear neles.
O pior é que a turminha não aprende. Quer o carro alto para passar voando na lombada. Depois reclama que a suspensão não dura nada... Povo estranho este!
ExcluirHugo16/05/13 16:10 Pois é, logo vai ser preciso uma escada para entrar nesses carros, e o carro com cada vez mais uma aerodinâmica pior.
ExcluirHoje, infelizmente, um carro um pouco mais alto é interessante para qualquer capital, com suas valetas, buracos e alagamentos, ou estradas federais cuja administração permaneça com o Dnit. Particularmente, cansei do Gol! Já tive quase todos os modelos. O mercado brasileiro está melhor pelo menos neste ponto: quantidade de modelos disponíveis.
ResponderExcluirSabe que também cansei do Gol? Com R$ 45.000,00 eu não ficaria com "mais do mesmo": experimentaria um Peugeot 208.
ExcluirEsse tipo de carro é ideal para utilizar como carro de trafego urbano e misto no exercito.
ResponderExcluirMilitar Anonimo
Achei essa combinação do painel mais escurecido da versão Highline com as colunas e tetos revestidos em preto muito interessante, poderia ser estendida para toda a linha talvez como opcional, para não desagradar aqueles que preferem cores mais claras para ampliar a sensação de espaço. Além de serem mais belos (ao meu ver), também imagino que sejam mais, vamos dizer, tolerante à sujeira, ainda que o teto seja uma parte difícil de se sujar.
ResponderExcluirProblema que não existe só o Sul e o Sudeste no Brasil. Pegue um carro com interior todo preto e entre nele depois de o mesmo passar toda a tarde no sol...
ExcluirDavi Reis16/05/13 18:32 Carro com interior todo preto deve ser desagradável,se você vivesse um pouco dos anos 80 e visse os acabamentos em marrom, não falaria isto,abraço.
ExcluirSim sim, concordo com ambos, por isso seria interessante apenas como opcional, pra quem gostaria assim, do mesmo jeito que antigamente existiam diferentes opções de cores para o interior dentro da linha Volkswagen mesmo. Um exemplo que eu não me esqueço nunca é o Gol GL 1.8 91/94 que tinha a opção de ser todo preto mesmo (como um que temos aqui em casa), o que até cansa um pouco mesmo, e um bege ou creme, algo assim. Acho que no modelo novo do Gol não cansaria tanto como os modelos antigos por causa dessa tonalidade dupla no painel, com azul na parte superior e no acabamento das portas.
ExcluirNos dois motores, curso maior do que diâmetro. Bleeergh...
ResponderExcluirMelhor torque em baixa é ruim?
ExcluirNão condiz com uma sigla " RALLYE ". O Peugeot 106 europeu era Rallye. Até o nosso Fiat 147 era Rallye. Não é regra que apenas um maior curso resultará em maior torque. Este é um artifício de engenheiros preguiçosos. Ao meu ver sempre será um motor frágil e que gosta de ficar "parado" , é um motor que não se pode passar dos 3500 RPM. Tudo bem para carros de uso urbano pesado, mas não manchem as siglas !
ExcluirAce
ExcluirComo é que é? Não pode passar de 3.500 rpm!!!?? A 6.500 rpm a velocidade média de pistão é de apenas 18,8 m/s! Reveja seus conceitos.
Acho que é por isso que o trânsito não anda...
ExcluirA VW continua a padecer do velho problema: faz ótimos veículos e tem péssimos preços. Só vende bem ainda pela qualidade e pela fama. Mas como perdeu mercado nos últimos anos....
ResponderExcluirNão vejo nada de interessante nesse farol de milha/neblina da VW, só serve para você perder um dos 2 na hora que eles se fazem necessarios...
ResponderExcluirA porpósito, não é lei que hajam 2 e não apenas 1 luz de ré?
Paulo Freire,
ExcluirAcha cabível usar os dois tipos de farol simultaneamente? Não há como, é uma situação ou outra. Luz de ré, mínimo uma, conforme Resoluções 227 e 383 do Contran.
Andar numa estrada de terra a noite, quanto mais luz melhor Bob. E na estrada também [claro, sabendo fazer a comutação para não pertubar quem vem em sentido contrário].
ExcluirO Rallye é bem interessante: proposta aventureira "calçada" em pneus Pirrelli P7; excelentes somente no asfalto... É aparentar o que não é, apenas. Se rebaixasse a suspensão e trocasse a decoração, teríamos o GTI. Se colocasse o 2.0 do Golf, ou seja, conseguindo do disponível na linha de montagem atual, já estaria muito bom.
ResponderExcluirO Track é interessante; acredito que o 1.0 dá conta do recado... Mas não entendo porque a VW não disponibilizar o 1.4 na linha de passeio, não limitando-o somente à Kombi.
Luiz Felipe,
Excluirsegudo a VW, o 1.4 ficaria com o mesmo preço do 1.6, o que é bem plausível, pois se tratam do "mesmo" motor e ficariam na mesma faixa de tributação.
Qual é a marca/modelo de pneus que estão usando nesses modelos? Já que é uma versão pseudo-aventureira, porque não colocaram uns desses pneus que tem os logotipos pintados de branco tipo um Pirelli Scorpion ATR ou BF Goodrich T/A...
ResponderExcluirNa foto 5 é Scorpion Atr, como é aro 14 logo a medida é 175/70r14, só exite esse modelo com letra branca (para carros de passeio) na medida 205/60r15. Ja o aro 16 é P7, pura ironia da Vw!!! O Scorpion aro 16 não existe nessa medida usada, apenas 205/60r16...
ExcluirPernenta
ExcluirOficial: Pirelli Scorpion ATR no Track e Pirelli P7 no Rallye.
Sinceramente pagar 45 mil e um Gol para passar rápido em lombadas é engraçado. Existem ofertas muito melhores no mercado por esse valor: Ford New Fiesta SE 1.6 16V, Peugeot 208 Allure, Citroën C3 Tendance 1.5 e Punto Sporting 1.8 16V
ResponderExcluirSó gostei da grade e das rodas do Rallye. Prefiro comprar um Trend 1.6 2 portas e colocar essas rodas e grade nele e ainda sobra um bom trocado.
ResponderExcluirisso só faz os seguidores do gol parar de compra,só faz um ano que comprei o meu
ResponderExcluire agora já saiu outro deixando o meu mais barato quando for trocar vou comprar outro que não mude tão rápido fazendo o meu dinheiro render mas
Saí de um GOL G4 (zero que rodei por 3 anos) com a certeza que não compraria o geração 5 (carros que utilizo para trabalho na empresa) pois sinceramente o carro é muito "descompassado" .Tirei o GOL TRACK em Agosto de 2013, confesso que quando vi pessoalmente (branco) me apaixonei pelo carro, como muitos dos meus amigos me dizem: (não parece ser um gol). Estou chegando a primeira revisão do carro agora em Fevereiro extremamente feliz e satisfeito. Muitas coisas mudaram e uma delas é o silêncio no interior, o conforto em dirigir com o câmbio fantástico, o acabamento e o ar condicionado que gela muito e não fica toda hora desligando com o acionamento do acelerador (coisas irritantes que a versão 4 e 5 tem). Paguei 37 mil pelo carro com todos os opcionais incluindo sensor de estacionamento com informação de distância no rádio, rodas de liga leve etc). Esta semana mais uma surpresa (após os 6 mil rodados) o carro começou a ter outro consumo de combustível chegando as seguintes médias: etanol com ar (8,5 cidade 9 cidade/estrada e 10,5 estrada) etanol sem ar na estrada (11:5) e olha que não o testei com gasolina ainda. Resumindo, fora os números excelentes, ser o carro de maior comércio e um dos menores em desvalorização o carro realmente me surpreendeu. Espero ter ajudado.
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