O Ka prata parado é de um casal, ela enfermeira, que prestou os primeiros socorros ao motociclista |
Acabou de acontecer, colisão de carro (o Kia Sorento preto, com sacos de lixo nos vidros laterais) contra moto ou vice-versa. A foto foi tirada do meu apartmento no 18º andar e o local é Alameda dos Maracatins com Av. Jamaris, bairro de Moema, em São Paulo. Nesse momento em que escrevo chegaram dois motociclistas-bombeiros para o primeiro atendimento à vítima. Passaram-se mais de 20 minutos e ambulância, nada. Muito menos polícia. Já passa de 17h00.
Vamos ao porquê do título.
Irresponsabilidade da CET no sentido de o semáforo deste cruzamento estar com defeito há mais de 30 dias! Entra em amarelo piscante nas duas direções. Aí vem um(a) marronzinho(a), abre a caixa de controle e zera o sistema em poucos segundos, voltando o semáforo a funcionar corretamente. Às vezes fica bom um dia ou dois e volta o problema. Em outras ocasiões, mal o(a) fiscal se vai, dá-se o defeito.
O mais incrível é que agentes da CET são clientes habituais da padaria Boston Bakery dessa esquina (parte do teto é visível na foto, embaixo), sabem do problema e poderiam de alguma forma contribuir para resolvê-lo.
Duas vezes na semana passada precisei ajudar senhoras idosas a atravessar a rua. Inclusive ontem um idiota não nos viu na faixa e houve certo perigo.
A burrice fica por conta do motorista brasileiro, que vê um semáforo em piscante e pensa "Oba! Não está vermelho, não tenho que parar, viva!!"
Aprendi numa viagem aos EUA que quando os semáforos entram nessa condição, eles passam a valer como placa "Pare" em quatro-sentidos. Mas nem precisa chegar a tanto, basta um mínimo de inteligência, algo que anda bem em baixa nesta terra brasilis ultimamente.
Está explicado o título?
BS
Atualização 17h35: a ambulância só chegou 40 minutos depois do acidente. A polícia, meia hora.
Atualização 17h35: a ambulância só chegou 40 minutos depois do acidente. A polícia, meia hora.
CET já não cumpre a obrigação de melhorar o trânsito a muito tempo,virou só mais uma empresa estatal desorganizada e custosa,onde a população e o anseio de um trânsito melhor fica só na vontade mesmo....
ResponderExcluirQuem me dera as pessoas cruzassem sem olhar apenas no amarelo piscante. Em Campinas semaforo vermelho não serve nem para que reduzam.
ResponderExcluirNa verdade, nos EUA, quando o semaforo esta em amarelo piscante significa que e preciso prestar atencao; quando esta em vermelho piscante, a parada e obrigatoria como diante de uma placa "pare". Em geral, o semaforo fica assim em vias menos movimentadas tarde da noite ou quando ha falta de forca. No entanto, geralmente fica amarelo piscante para a via principal e vermelho piscante para a via secundaria.
ResponderExcluir(v. http://bit.ly/YHEGzt )
Augustine
ExcluirFaz sentido o que você diz, mas quando eu estava na Califórnia em 1997, para andar no Prowler para a Autoesporte, um gerente da Chrysler, quando íamos visitar a coleção do Jay Leno, me disse isso quando numa grande avenida os sinais entraram em piscante. De qualquer maneira, depois que pus o post na rede, desci e conversei com a senhora do Sorento. Ela achou que por estar numa via de fluxo maior (Al dos Maracatins) não precisar olhar e nem diminuir. Eu disse a ela para não fazer mais isso, para o próprio bem dela.
Bob,
ExcluirAqui perto de casa tem um cruzamento de vias locais, uma sai de uma avenida e outra também, portanto os dois lado acham que "a sua" via é que é a preferencial. Mas uma tem placa PARE. Mas como a outra tem um sarjetão que quase obriga a parar - e placa de PARE é enfeite - a preferencia inverteu-se. Quando passo por lá quase sempre sou xingado, pois dou uma forçada para quem devia parar o fazê-lo.
Gostaria de aproveitar e pedir ao senhor, se tem alguma imagem da antiga placa de via preferencial que existia no código antigo. Existe algum país que ainda a adota?
Veja como as pessoas ignoram o significado da sinalização. De onde ela tirou isso de estar em uma via de maior fluxo? Falta de formação dos motoristas.
ExcluirBob, a resposta da motorista do Sorento traduz o que pensa a grande maioria dos brasileiros. Uma prima minha sofreu um acidente em uma esquina de bairro residencial, onde todos acham que a preferência é "dele". Dias depois, peguei carona com o irmão dessa prima acidentada, que passou pelo mesmo cruzamento sem diminuir, por achar que a preferência era dele. Engraçado que a preferência é sempre "dele", mesmo que esteja cruzando a esquina no outro sentido.
ExcluirNo trânsito, uso um ditado que meu avô sempre dizia: "É melhor dar passagem para um cachorro, do que ser mordido por ele".
André Andrews
ExcluirAchei o texto do Regulamento do Código Nacional de Trânsito (antigo, de 1966), que no Art.39 diz: "As vias, de acordo com a sus utilização, classificam-se em: ...II - Via preferencial, aquela pela qual os veículos devem ter prioriadade de trânsito, desde que devidamente sinalizadas".
Ainda não achei a placa, estou procurando, o mesmo no exterior.
Aqui no Planalto Paulista há uma situação idêntica, placa Pare diante de um cruzamento em que a transversal tem uma valeta.
Caro Bob,
Excluirna Aclimação há vários casos de prefernciais sem sentido. Este cruzamento é apenas um, mas emblemático: http://maps.google.com.br/maps?hl=en&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&pq=rua+cruz+e+souza,+182&cp=32&gs_id=4a&xhr=t&client=firefox-a&hs=mXN&rls=org.mozilla:pt-BR:official&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.dmQ&biw=1447&bih=723&q=rua+cruz+e+souza,+182,+sao+paulo&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=0x94ce599dae536347:0x3310cb20ec361ddc,R.+Cruz+E+Sousa,+182+-+Liberdade,+S%C3%A3o+Paulo,+01532-040&gl=br&sa=X&ei=Ag-VUaHHCKrD4APssICAAw&sqi=2&ved=0CCgQ8gEwAA
Usando o Street view, é possível perceber que a preferencial é a transversal com valetas, ao passo que a outra rua é uma ladeira. A sinalização, então, é quase criminosa... uma única placa de "Pare", colocada nas alturas, e tão velha que já não se pode distinguir as letras. Por experiência, sei que quem não transita pela região regularmente não consegue ver a placa, pois jamais estará olhando para cima, e sim para o cruzamento...
Fábio.
Anônimo,
ExcluirApesar que mesmo com sinalização, horizontal e vertical, PARE ninguém respeita no Brasil. Olhe esse video: http://www.youtube.com/watch?v=EWpPoRR-dJk
Olhe a sinalização que o carro preto ignorou e passou lotado: http://goo.gl/maps/ZMBBs
Bom isso não é monopólio ai de SP, aqui no interior do RS, geralmente as sinaleiras não dispõem de tecnologia de amarelo piscante...quando dão defeito apaga td... e quantas vezes já vi acidentes seja no cruzamento ou principalmente de um motorista consciente parando tal qual se estivesse vermelho e um imbecil apressado bate na traseira ou quando têm sorte da aquela frenada que evita a batida.
ResponderExcluirTenho conhecidos que têm pavor e ódio de sinaleiras chegam percorrer mais distancias e enfrentar cruzamentos mais complicados sem o auxilio de semafaros para não cruzar por elas e acabam perdendo mais tempo, não entendo essa repulsa a elas.
Eu entendo. É a infantil síndrome do umbiguismo, egoísmo, "eu sou o centro do Universo" do brasileiro médio.
ExcluirEssa questão do sinal amarelo piscando aqui no Brasil é absurda. Semana passada estava passando por esse local:
ResponderExcluirhttp://goo.gl/maps/tx4th
e no locam haviam dois carros que colidiram com o semáforo piscando amarelo. Nesse semáforo cada carro vê o outro uns 50 metros antes do cruzamento. A única explicação possível é que o amarelo piscando significa passe acelerando sem olhar.
O mais interessante era que 300 metros antes, os agentes de trânsito preparavam uma blitz com bafômetro e nem perceberam o acidente.
Lógico...
ExcluirAtender ocorrência de trânsito não gera lucro...
:/
E mais... A foto ilustra que aqui na cidade de São Paulo, todas as faixas de pedestres estão em local errado. Muito próxima das esquina. Perigoso para o pedestre e para o motorista.
ResponderExcluirÉ uma coisa que realmente acho complicado, principalmente com a falta de educação dos motoristas por aqui. Faixa na esquina e a falta de planejamento fazem muitas esquinas serem perigosas para o pedestre, tem certas ruas que é visível como se a estendessem por alguns metros, evitaria situações de falta de visão, tanto para pedestres quanto motoristas.
ExcluirBeltrano
ExcluirA localização das faixas obedece às normas de sinalização horizontal emitidas pelo Contran, está certa. A faixa tem de ser prolongamento natural da calçada. Pedestre não tem que andar mais para atravessar, isso não existe.
Bob, noticia para mais um Extra.
Excluirhttp://www.viomundo.com.br/politica/haddad-encerra-contrato-com-a-controlar.html
Bob,
ExcluirNa Alemanha TODAS as faixas de pedestre tem algum recuo em relação à via transversal... assim sempre cabe um carro "embicado" neste espaço sem ficar com a traseira sob risco ou atrapalhando o tráfego que vinha na sequência.
Ledoni
ExcluirNão é o que as imagens de satélite mostram e lá eu nunca precisei adentrar uma rua para chegar à faixa. Isso de faixa recuada é muito comum no Rio, péssimo, além de estar em desacordo com a norma. Isso que você argumentou de caber um carro embicado só tem sentido caso se trate de apenas um carro dobrando nessa rua, o que obviamente é raro. Para evitar essa retenção é que as faixas de pedestres devem ser semaforizadas.
Ledoni e Bob, estive em Lyon na frança e esse recuo da faixa de pedestre é bem comum.
ExcluirLá eu causei vários transtornos aos motoristas. Pois eu e os motoristas sempre paravámos nas esquinas na hora de atravessar. Eu como pedestre brasileiro não conseguia atravessar a rua enquanto não tivesse carro passando. E eles motoristas franceses não conseguiam passar a faixa enquanto eu não atravessa-se. Ficava sempre aqueles segundos eternos de indecisão minha. E os motoristas incrédulos tentando entender o que aquele pedestre fazia que não atravessava a faixa que é totalmente preferência dele.
Incrivel como o bloqueio mental do nosso trânsito de poucas leis aplicadas causa na pessoa...
Bob, concordo contigo que a faixa deve ser prolongamento da calçada, até porque, se fosse mais adentro aqui no Brasil nós teríamos muitos casos de pedestres andando fora da faixa. Mas dá uma olhada neste video (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=A0DHRBZ2GRI) feito numa cidade japonesa onde as faixas são mais para dentro (a partir de 2:02). Tudo bem que o fato de ser uma cultura diferente colabora com a situação e por aqui provavelmente não daria certo, mas é bem interessante.
ExcluirDepois de móveis e computadores, a CET vai pedir doação de faróis e radares para a população!
ResponderExcluirO mais curioso é o brasileiro na média dirigir mal pra caramba, não ter a mínima noção de direção defensiva... mas vive na internet pedindo "carros mais seguros".
ResponderExcluirPois é...
ResponderExcluirA "lei do Gerson", tupiniquim por natureza, nos prejudica muito. E me parece que essa coisa do "primeiro eu, depois o samba" não mudará tão cedo, ao menos não "nesta encarnação".
Vez ou outra eu costumo ir à Boston Bakery, para conversar com os amigos, a noite. Algum tempo atrás, o semáforo estava nesta condição de amarelo piscante e eu tentando estacionar naquelas vagas na lateral do local. Quase uma Amarok me acertou, pois entrou "bem rápido" na Jamaris, enquanto outro carro (não percebi qual) avançou rapidamente pela Maracatins...
A "Companhia de Extorsão no Trânsito" só serve mesmo para "passar o pires" e pedir doações...
"Boston Bakery"...? Só no Brasil mesmo...
ResponderExcluirSandro
ExcluirIncrível, não? Antes era Padaria e Confeitaria Alcântara...
Nomes em inglês são muito mais 'chic'!
ExcluirSandro14/05/13 21:24 Boston Bakery fica muito brega.
ExcluirSerá que Padaria e Confeitaria Alcântara seria bem visto em Boston???? heheh
ExcluirLeiam "Curioso caso de materialização", do Monteiro Lobato.
ExcluirJoão Paulo
Chic não PAulo Roberto, são muito In.
ExcluirLógica tupiniquim. A Boston Bakery é especializada em pão frances.
ExcluirMD
Sobre a demora do atendimento do SAMU, realmente, não era mesmo para ser tão demorado.
ResponderExcluirUma vez chamei o atendimento para um homem que passava mal na Av. Brigadeiro Luiz Antonio com a S. Carlos do Pinhal e a ambulância levou 55 minutos para chegar. Graças a Deus ele se recuperou com o tempo, mas imaginem algo muito mais grave, como um AVC ou enfarte. Uma vergonha tal demora.
Talvez a SAMU tenha tantos chamados que não consiga dar conta, por conta da irresponsabilidade dos motoristas, da CET e dos nossos administradores públicos.
Excluirimagina na periferia...
ExcluirÉ incrível como aqui no Brasil algumas pessoas não se dão conta do risco que é atravessar um cruzamento sem prestar MUITA atenção. Para piorar, dar passagem por estas bandas deve ser considerado por muitos como atestado de estupidez, pois cada um quer passar custe o que custar, dane-se o bom senso...
ResponderExcluirFazer intervenções estupidas no trafego e usar idéias toscas a CET faz ,agora nem para consertar semaforos ela tem capacidade,sugiro que mudem de nome para mulas da engenharia de trafego.
ResponderExcluirE precisava ser a CET?
ResponderExcluirA polícia não poderia avisar algum órgão público que tomasse as providências cabíveis?
CET só se mobiliza para multar, policial só se mexe quando há tiro. A proatividade e a competência do povo brasileiro é algo que tende para menos infinito.
Temos muitas qualidades, competência técnica certamente não está entre elas.
Nada é tão ruim que não possa ser piorado. Considerando as já mencionadas deficiências de educação do motorista brasileiro, é provável que tenhamos ainda mais acidentes com a medida da notícia abaixo, que já foi adotada no passado. Embora todo mundo vá justificar dizendo que é muito perigoso parar no semáforo à noite, na verdade o risco de morrer numa colisão em um cruzamento é bem maior que o de tomar um tiro.
ResponderExcluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/impresso,camara-libera-semaforos-no--amarelo-piscante-na-madrugada-,1031900,0.htm
Diógenes15/05/13 11:19 Diógenes ,o negócio é parar no semáforo ,olhar ,e logo em seguida sair o mais rápido possível ,melhor tomar uma multa do que um tiro.
ExcluirA CET é uma empresa de economia mista, com nítidos objetivos comerciais travestida de órgão publico para os menos avisados. Para conhecer melhor é sé ler seu estatuto no próprio site da empresa.
ResponderExcluirSeus interesses são outros que não os da coletividade, com por exemplo, transformar SP na Capital Mundial das Placas de Trânsito. Cui Bono? Quem se beneficia? A Máfia da Sinalização e seus comissionados, além de assegurarem doações para campanhas eleitorais. Nada de novo debaixo do sol. SP, pobre cidade rica, vive um circo de ilusões e é refém de todo tipo de Máfia.
Bob,
ResponderExcluirNão foi a CET que pediu, há pouco tempo, ajuda na forma de doações para substituir equipamentos "detonados" de sua sede?
Como pode a empresa (que deveria ser uma autarquia!)que controla, digamos assim, o trânsito de uma megalópole como São Paulo, viver sempre à míngua?
Nada funciona nessa terra? Controle de trânsito ineficiente (com CET e Cptran), ambulância que não chega, sinais obsoletos...
O sinal "embandeirado", piscante no amarelo, já deveria ter sido trocado há tempos; e concordo com você no entendimento de que o amarelo piscante deve ser entendido como um sinal de pare, claro; claríssimo!
Prezado Bob,
ResponderExcluirPouca gente sabe, mas os semáforos de São Paulo estão caindo aos pedaços os fios todos remendados, saber os " marronzinhos" sabem, mas agora nem abrir o semáforo e consertar por conta própria se pode pois há uma empresa para realizar este serviço, todos os marronzinhos estamos proibidos de mexer nos semáforos, quer mais uma HÁ mais de 100 viaturas no patio da Barra Funda paradas aguardando peças para reparo, detalhe as viaturas foram entregues no começo de 2012.
Mais uma amigos, as empresas ARC, ATHENAS, SWAT são todas de antigos funcionários da CET que dominam os serviços de Sinalização de Trafego em São Paulo, bem como os " marronzinhos fake". detalhe tem dono de algumas dessas empresas que é Pastor, nome = VALADÃO, é que é da mesma igreja e é ligado com o DONATO ( aquele da mafia do ISS ), é meu amigos sou ENG da CET e como disse um amigo Falar dos Marronzinhos é bater em Bêbado. A maioria dos cargos de chefia é comissionado e recebem os famosos JETONS, ( ACRÉSCIMO DE SALÁRIO ), ou seja fazem o que os DIRETORES QUEREM, POR QUE ? POR QUE O SECRETÁRIO GILMAR TATTO QUER, MAS NÃO PQ É CERTO MAS PARA MANTER SEUS CARGOS, A MAIORIA DOS GERENTES SÃO APOSENTADOS ( DEVERIAM SAIR ) MAS NÃO QUEREM PERDER A BOQUINHA. FALO PQ ESTOU LÁ DENTRO E SEI. DESCULPEM A CAIXA ALTA MAS É POR PURA INDIGNAÇÃO.
ResponderExcluirE ESTÁ PARA FICAR PIOR, POIS OS MARRONZINHOS MUITO PROVAVELMENTE SERÃO SUBSTITUÍDOS PELOS GCM NAS AUTUAÇÕES E OS MARRONZINHOS SERÃO SUBSTITUÍDOS PELOS TERCEIRIZADOS, OS ENGENHEIROS FICAM, OS DEMAIS RUA, MUITOS VÃO ADORAR PORÉM TEM UM PROBLEMA, O NUMERO DE GCM É MAIOR QUE OS MARRONZINHOS, IMAGINE TODOS ELES MULTANDO MAS COM UMA ARMA NA CINTURA, AHHHHHHHHHHHHHHHH VOU VER DE CAMAROTE, OS TUBARÕES GANHAREM MUITO DINHEIRO E OS CONTRIBUINTES GANHAREM MULTA.