Essa semana o Carlos Zilveti mandou para toda a equipe do blog uma notícia não muito agradável, veiculada através do site Automotive News: a General Motors descartou a hipótese de converter o Pontiac G8 em uma nova versão do Chevrolet Caprice.
O porta-voz foi ninguém mais ninguém menos do que Bob Lutz,, que deu a notícia através de seu blog. Apesar de afirmar que o Pontiac G8 é um carro cuja qualidades o fazem bom demais para ser simplesmente descartado, a atual situação financeira da GM, o preço da gasolina e as restrições impostas ao consumo de combustível fizeram com que a (boa) ideia fosse deixada de lado.
É realmente uma pena. Ainda mais quando se sabe que desde 1999 a General Motors dedica ao mercado do Oriente Médio um maravilhoso sedã chamado naquelas bandas de... Chevrolet Caprice.
O porta-voz foi ninguém mais ninguém menos do que Bob Lutz,, que deu a notícia através de seu blog. Apesar de afirmar que o Pontiac G8 é um carro cuja qualidades o fazem bom demais para ser simplesmente descartado, a atual situação financeira da GM, o preço da gasolina e as restrições impostas ao consumo de combustível fizeram com que a (boa) ideia fosse deixada de lado.
É realmente uma pena. Ainda mais quando se sabe que desde 1999 a General Motors dedica ao mercado do Oriente Médio um maravilhoso sedã chamado naquelas bandas de... Chevrolet Caprice.
E que maravilha de carro: duas opções de motores, começando com o Alloytec de 3,6 litros (já conhecido dos brasileiros no Omega) até um V-8 de 6 litros e 367 cv, plugado a uma transmissão automática GM 6L80E de seis velocidades. E não é restrito ao Oriente Médio: ele é enviado à China em CKD e lá montado como Buick Park Avenue.
Trata-se na verdade do Holden VM Statesman, uma versão maior do Holden VE Commodore, ambos baseados na plataforma global de tração traseira Zeta, a mesma que serve de base ao novo Chevrolet Camaro.
Ou seja, nem seria preciso converter o Pontiac G8/Holden Commodore em um Caprice. Bastaria trazer o Holden Statesman prontinho, para alegria dos consumidores e frotistas (principalmente forças policiais e taxistas). Um produto infinitamente mais interessante do que o insosso Chevrolet Impala de tração dianteira, que eu sempre chamei de "Toyonda Camcord".
Impala 2009: um Chevrolet full-size de tração dianteira. Até quando?
Seria cômico se não fosse trágico: um cidadão que chega a um concessionário Chevrolet e pede um Caprice, com um bom motor V-8 e tração traseira. A resposta: "Caprice? Tem mas acabou..."
FB
Trata-se na verdade do Holden VM Statesman, uma versão maior do Holden VE Commodore, ambos baseados na plataforma global de tração traseira Zeta, a mesma que serve de base ao novo Chevrolet Camaro.
Ou seja, nem seria preciso converter o Pontiac G8/Holden Commodore em um Caprice. Bastaria trazer o Holden Statesman prontinho, para alegria dos consumidores e frotistas (principalmente forças policiais e taxistas). Um produto infinitamente mais interessante do que o insosso Chevrolet Impala de tração dianteira, que eu sempre chamei de "Toyonda Camcord".
Impala 2009: um Chevrolet full-size de tração dianteira. Até quando?
Seria cômico se não fosse trágico: um cidadão que chega a um concessionário Chevrolet e pede um Caprice, com um bom motor V-8 e tração traseira. A resposta: "Caprice? Tem mas acabou..."
FB
Pensava que esse modelo do Caprice fosse um Daewoo!
ResponderExcluirDamm it!
ResponderExcluirIncrível não venderem tal carro nos USA. Tem motores modernos e não deve ser muito sedento.
Carro grande com tração dianteira é mesmo deprimente.
Leo
ResponderExcluirSim, o Holden Statesman também é vendido como Daewoo Veritas.
FB
É que eu conheci o Veritas antes do Statesman. Na verdade, nunca parei pra ver os Holden. Só conheço o Monaro.
ResponderExcluirAliás, a Chevrolet no Brasil "usava" os projetos Opel, agora deve passar a trazer os Daewoo. Não me surpreenderá se o Caprice aparecer por aqui.
Depois que a GM no Brasil lançou Meriva SS, pode-se esperar de tudo no grupo GM... Impala com tração dianteira?!!! No way!
ResponderExcluir"New Opala" com plataforma Y-Body do Camaro e motor 4cil flex... de MONZA.
ResponderExcluir:P
Vai entender...a situação tá muito feia ainda. O australiano só era vendido nos EUA pela Pontiac, procede ? O Lutz disse que esse é "um carro cuja qualidades o fazem bom demais para ser simplesmente descartado", mas é exatamente isso que eles estão fazendo: descartando-o. Se não venderem sob a marca GM, como é que eles vão vender ? Cadillac = sem chance, essa já tem a sua própria linha (mesmo que a base mecânica seja idêntica). Se ao menos investissem em versões híbridas, mais econômicas ou qualquer coisa do tipo...Mas essa coisa de vender o mesmo carro sob várias marcas foi o que estragou, na minha opinião.
ResponderExcluirO arco do paralama traseiro do Caprice Classic dessa foto é do modelo 1991-1992. É muito bonito esse carro!
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