google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TEM MAS ACABOU - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TEM MAS ACABOU

Chevrolet Caprice (1991-1996)

Essa semana o Carlos Zilveti mandou para toda a equipe do blog uma notícia não muito agradável, veiculada através do site Automotive News: a General Motors descartou a hipótese de converter o Pontiac G8 em uma nova versão do Chevrolet Caprice.

O porta-voz foi ninguém mais ninguém menos do que Bob Lutz,, que deu a notícia através de seu blog. Apesar de afirmar que o Pontiac G8 é um carro cuja qualidades o fazem bom demais para ser simplesmente descartado, a atual situação financeira da GM, o preço da gasolina e as restrições impostas ao consumo de combustível fizeram com que a (boa) ideia fosse deixada de lado.

É realmente uma pena. Ainda mais quando se sabe que desde 1999 a General Motors dedica ao mercado do Oriente Médio um maravilhoso sedã chamado naquelas bandas de... Chevrolet Caprice.


E que maravilha de carro: duas opções de motores, começando com o Alloytec de 3,6 litros (já conhecido dos brasileiros no Omega) até um V-8 de 6 litros e 367 cv, plugado a uma transmissão automática GM 6L80E de seis velocidades. E não é restrito ao Oriente Médio: ele é enviado à China em CKD e lá montado como Buick Park Avenue.

Trata-se na verdade do Holden VM Statesman, uma versão maior do Holden VE Commodore, ambos baseados na plataforma global de tração traseira Zeta, a mesma que serve de base ao novo Chevrolet Camaro.

Ou seja, nem seria preciso converter o Pontiac G8/Holden Commodore em um Caprice. Bastaria trazer o Holden Statesman prontinho, para alegria dos consumidores e frotistas (principalmente forças policiais e taxistas). Um produto infinitamente mais interessante do que o insosso Chevrolet Impala de tração dianteira, que eu sempre chamei de "Toyonda Camcord".

Impala 2009: um Chevrolet full-size de tração dianteira. Até quando?

Seria cômico se não fosse trágico: um cidadão que chega a um concessionário Chevrolet e pede um Caprice, com um bom motor V-8 e tração traseira. A resposta: "Caprice? Tem mas acabou..."

FB

8 comentários :

  1. Pensava que esse modelo do Caprice fosse um Daewoo!

    ResponderExcluir
  2. Damm it!

    Incrível não venderem tal carro nos USA. Tem motores modernos e não deve ser muito sedento.

    Carro grande com tração dianteira é mesmo deprimente.

    ResponderExcluir
  3. Leo

    Sim, o Holden Statesman também é vendido como Daewoo Veritas.

    FB

    ResponderExcluir
  4. É que eu conheci o Veritas antes do Statesman. Na verdade, nunca parei pra ver os Holden. Só conheço o Monaro.

    Aliás, a Chevrolet no Brasil "usava" os projetos Opel, agora deve passar a trazer os Daewoo. Não me surpreenderá se o Caprice aparecer por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Depois que a GM no Brasil lançou Meriva SS, pode-se esperar de tudo no grupo GM... Impala com tração dianteira?!!! No way!

    ResponderExcluir
  6. "New Opala" com plataforma Y-Body do Camaro e motor 4cil flex... de MONZA.

    :P

    ResponderExcluir
  7. Vai entender...a situação tá muito feia ainda. O australiano só era vendido nos EUA pela Pontiac, procede ? O Lutz disse que esse é "um carro cuja qualidades o fazem bom demais para ser simplesmente descartado", mas é exatamente isso que eles estão fazendo: descartando-o. Se não venderem sob a marca GM, como é que eles vão vender ? Cadillac = sem chance, essa já tem a sua própria linha (mesmo que a base mecânica seja idêntica). Se ao menos investissem em versões híbridas, mais econômicas ou qualquer coisa do tipo...Mas essa coisa de vender o mesmo carro sob várias marcas foi o que estragou, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. O arco do paralama traseiro do Caprice Classic dessa foto é do modelo 1991-1992. É muito bonito esse carro!

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.