Anunciados os preços do Polo com câmbio robotizado e automatizado. O hatchback normal sai por R$ 42.580 e o Sportline, mais bem equipado, R$ 50.465. Já o sedâ básico custa R$ 44.810 e o Comfortline, R$ 53.815. Vendas começam já em agosto.
Diz a fábrica que, em média, 30% dos Polos serão vendidos com o novo câmbio, mas a participação deste deverá ser maior no sedã.
O preço do volante com as borboletas de troca de marcha é mesmo convidativo: R$ 470 -- mas requer a compra de rádio completo por R$ 800, deixando a brincadeira de ser tão atraente.
Um ponto importante explicado foi a lógica de troca de marcha diferenciada entre plano e subida -- são retidas mais tempo no segundo caso -- o que deu para notar perfeitamente na avaliação feita hoje entre Atibaia e Amparo, em torno de 75 quilômetros distantes uma da outra.
Informada também alteração nas relações de marcha da segunda, terceira quarta, diminuindo o intervalo numérico entre a primeira e a segunda e entre esta e a terceira, e desse modo ficando menor a queda de rotação nas trocas. Isso contribui para reduzir as "cabeçadas", efeito que é menor nas marchas mais altas. Informada redução de 0,1 segundo no zero-a-cem, 11,3 s no hatchback com etanol no tanque em razão da segunda e terceira mais curtas. O aumento de peso é insignificante, apenas 8 kg.
A VW diz que poderá empregar esse câmbio ASG em mais modelos de sua linha.
BS
Uma pena que o movimento seja invertido. Prefiro aumentar as marchas puxando a alavanca. É mais natural.
ResponderExcluirDeus queira que o sistema seja oferecido no Bluemotion, mas mantendo as relações de marcha. Seria simplesmente perfeito.
ResponderExcluirFB
Na caixa dos Fiat não tem creeping (esse também não deve ter), achei muito estrando a sensibilidade na aceleração para estacionar.
ResponderExcluirEstou procurando um carro pequeno automático. Se este for mais ou menos o que senti nos Fiats, vou ter que ficar com um de caixa tradicional mesmo, como o novo Fit, que é muito suave e tem quinta overdrive, mas é mais caro.
Acho que, sendo o câmbio automático sinônimo de conforto e praticidade, acho que são por estas e outras que os automatizados (exceto os de dupla embreagem) não têm vez nos Estados Unidos.
Outro detalhe é que a gente é chato também. O povão não vê isso.
ResponderExcluirPovão vai achar "mudérnu", e "melhor que o automático porque eu posso escolher as marchas" (o 3, 2 e 1 do automático não existe).
E também ninguém vai se encanar nos trancos. Aposto que o robozinho dá menos tranco que metade da população dirigindo (incluindo aí minha mãe!).
Não sou a favor da venda "casada" de acessórios ou pacotes de opcionais. Mesmo sendo obrigatória a aquisição do rádio completo para "casar" com o volante com borboletas, o conjunto tem um valor razoável.
ResponderExcluirEm carater comparativo, na concessionária somente o aro do volante "esportivo" (com furos e local específico de pega) do Ka custa perto dos R$ 470 do volante com borboletas do Polo...
Leo,
ResponderExcluirEssa é uma polêmica sem fim. Prefiro reduzir puxando, enquanto meu amigo e jornalista Fernando Calmon pensa como você. Fico com a lógica dos controles remotos de tevê, subir canais, botão de cima e vice-versa. Realmente me atrapalho com o Stilo Dualogig e Linea, tenho de pensar a cada troca. No tempo dos vidros acionados por manivela havia uma situação parecida ao desacelerar e ir freando para a cabine de pedágio. Baixar vidro tinha de ser girar a manivela contra o sentido de rotação das rodas. Se fosse no mesmo sentido ficava estranho.
Marcelo Augusto,
ResponderExcluirO I-Motion não tem creeping. Você tem razão quando cita a certa dificuldade para manobrar, mas fora essa situação o creeping incomoda um pouco, como parar no plano e precisar segurar o carro no freio. Sabe o que sugeri à VW ontem? Poder-se escolher entre ter creeping ou não por meio de um botão no console. Fácil de fazer.
Rodrigo,
ResponderExcluirCertíssimo o último parágrafo!
A idéia do creeping on/off é benvinda.
ResponderExcluirLembro que quando ainda era um projeto, falava-se que a idéia da VW era deixar o formato de alavanca como trilho, como nos automáticos.
Você foi de Atibia pra Amparo por Itatiba ou Bragança? As duas estradas são uma delícia de dirigir nas curvas, mas a primeira tem o problema de ter poucos pontos de ultrapassagem e dependendo do horário, muito caminhão.
ResponderExcluirAbraços
César Dias
Copiando a msg no outro post...
ResponderExcluirFantástico. Espero que chegue logo nos populares a grande mercado de vez. Acho que vai ajudar legal na fluidez para os milhares que não sabem trocar de marcha nem sair em subidas.
Só achei estranho o encurtamento das marchas (2a, 3a e 4a). Dado que o câmbio tem trocas automáticas, encurtar marchas deixa de fazer sentido. Outra coisa que não entendo: O fato do carro ter acelerador eletrônico, já não seria possível eliminar por completo o tranco? Se o sistema é controlado eletronicamente, mesmo com o pé no fundo, ele deveria ser capaz de desacelerar o carro nas trocas...
Anyway, ótimo a VW entrando nessa.. Só falta a ford... Se todos entrarem na dança, fica mais difícil de micar
Bob,
ResponderExcluirCreeping em transmissão manual automatizada é algo meio temerário, pois implica em que o sistema vai ficar "queimando" embreagem por tempo prolongado, principalmente enquanto o carro estiver parado no trânsito, diante de um semáforo, numa subida onde o motorista resolve manter o carro parado através de um leve toque no acelerador (o que é perfeitamente possível e não danoso numa transmissão automática convencional).
Resolver isso exigirá uma inteligência adicional no sistema eletrônico, que terá que ativar e desativar os freios quando for identificado que o carro se encontra parado num aclive. Sabe se algum fabricante está disposto a criar esta complicação? Ou todos preferem seguir a tradicional filosofia do "dane-se a embreagem"?
César,
ResponderExcluirSaímos à direita na D. Pedro rumo a Morumgaba, depois a serra para Amparo. Realmente uma delícia de estrada, mas tinha muito caminhão.
Bussoranga,
ResponderExcluirO creeping é mesmo danoso para a embreagem estando o carro parado, mas segurar o carro na subida na embreagem deve ser evitado até em câmbios e embreagens manuais. Por isso sugeri à VW um botão para ativar e desativar o creeping, pois em manobras de estacionamento o creeping ajuda, em que basta mudar a pressão no pedal de freio para controlar a velocidade. Não acho que a solução que você propôs, mexer com os freios, seria adequada. Poderia assustar o freio deixar de atuar de repente.
Caio,
ResponderExcluirMe acompanhe. O menor intervalo entre marchas abrevia o tempo de o motor cair de rotação para a marcha seguinte, reduzindo efetivamente a "cabeçada". Poderia ser mantido o escalonamento mais aberto do Polo normal, mas o acoplamento da embreagem após o engate seria mais brusco. A engenharia da fábrica procurou uma solução de compromisso.
Bob, com o tal câmbio fica impossível o uso do método carga? SE você afundar o pé no acelerador ele automaticamente reduz, mesmo no modo manual.
ResponderExcluirParece que o câmbio sempre entende que pé no fundo = quero ganhar velocidade....
Caio,
ResponderExcluirPode-se usar o método carga, pois só há redução ao se acionar o interruptor de fim de curso, que é facilmente perceptível. Experimentei, dá perfeitamente.
Valeu bob!
ResponderExcluir@Bob Sharp
ResponderExcluirA mudança das alavancas puxando é muito mais lógico, veja o caso dos carros de WRC, eles aumentam a marcha puxando e reduzem empurrando, pois é a lei do menor esforço. Se o carro está te empurrando para trás, é mais fácil vc puxar a alavanca, se você está freiando, fazendo uma redução, é mais fácil vc empurrar a alavanca para reduzir as marchas...