"A Fiat anuncia que o seu próximo carro-conceito será desenvolvido juntamente com os consumidores. O projeto Fiat Mio convida as pessoas a participar da idealização e criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car a ser criado no Centro Estilo Fiat Brasil, que será apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo. No portal http://www.fiatmio.cc, qualquer pessoa poderá contribuir para a construção do carro conceito em diferentes questões, como propulsão, segurança, design, materiais e infotainment. Todas as sugestões serão consideradas pelo Centro Estilo da Fiat, que fica em Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo, que estará aberto e licenciado pelo Creative Commons para que todos tenham acesso às informações."
Muito bacana a iniciativa da Fiat. Acho que todos gostaríamos de dar opiniões sobre como achamos que os próximos lançamentos devem ser.
Curioso é que em fevereiro de 2009 este blog enviou para a Fiat todas as sugestões dos leitores sobre como deveria ser o novo Uno/Mille e não recebemos nem uma resposta. Pode ser que a Fiat tenha gostado da ideia e agora resolveu dar a chance para todo mundo opinar sobre o próximo carro conceito.
Veja o post das sugestões: UNO/MILLE - SUGESTÕES ENVIADAS.
Mas acho que se depender da maioria dos leitores desse blog a Fiat terá que fazer um muscle car com alma italiana. Hum, me fez lembrar um tal de GTO, Gran Turismo Omologato. E agora, sendo dona da Chrysler, com um Hemi sob o capô. Eu já cadastrei meu e-mail lá no site: http://www.fiatmio.cc/.
Porém, como a grande massa vai palpitar, podem esperar por algum SUV pequeno, com uma excelente "visão de comando" e uma boa altura do solo para trafegar em nossas ruas e estradas esburacadas e atravessar enchentes. Vamos esperar pra ver.
Dá até medo de pensar no que vai sair disso...
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirRealmente existe a possibilidade de a Fiat ter gostado da nossa compilação de idéias e querer a opinião de uma parcela de consumidores mais abrangente.
Mas é mesmo uma pena que a grande parte dos consumidores sugiram besteirinhas como porta-objetos e/ou esses jipinhos pseudo off-road com barras no teto, rodas enormes e outros adereços (anti)estéticos. Definitivamente, a voz do povo não é a voz de Deus...
Parece que a Fiat não parece ter muita “sorte” no segmento de sedãs. Por isso, eles deveriam investir num hatch inovador, pequeno, porém, espaçoso e com uma versão “civil” voltada para a praticidade e economia, enquanto outra, esportiva; assim como acontecia com o Uno “popular” e sua versão turbo, um pocket rocket. O pessoal entusiasta também poderia aproveitar a oportunidade para “clamar” por um tração traseira.
O que eu realmente queria da Fiat é um leve e antiquado Uno com o T-Jet calibrado para a potência do Grande Punto Abarth SS italiano (180 cv) e um painelzinho completo, só. Mas sua idéia de pôr algo profano como um Hemi num Fiat é tentadora!
Um abraço.
Marlos,
ResponderExcluirAchei sua ideia sobre o T-Jet no Uno fantástica!
Abraço
PK
vão ouvir o povão?!
ResponderExcluirvai sair uma chiforímpola!
Concordo profundamente com o E tenho dito!
ResponderExcluirTem até um episódio dos Simpsons, no qual um irmão do Homer Simpson, fabricante de carros (acho), lhe teria oferecido um cargo no qual opinava sobre um novo modelo a ser lançado. Emblemático.
A lembrança do episódio dos Simpsons, pelo Irineu, foi bem oportuna.
ResponderExcluirTomara que o caso da Fiat não dê num resultado semelhante ao do seriado.
Sds,
Der Wolff
Realmente a lembrança daquele episódio dos Simpsons caiu como uma luva na intenção da Fiat ouvir o consumidor... O carro inventado pelo Homer era hilário!
ResponderExcluirO Homermóvel! hhhahahhhaha
ResponderExcluirImpagável... é exatamente o que vai sair!
Essas montadoras não estão nem aí para o que a gente tem a dizer. Querem só fazer barulho. Eles querem VENDER. Isso aí é só marketing.
ResponderExcluirRodrigo Laranjo,
ResponderExcluirConcordo com vc que o objetivo da Fiat seja o de vender -- afinal, é uma empresa que visa o lucro. Mas discordo que isso seja "só Marketing".
O Marketing bem feito (aliás, se mal feito, não é Marketing) procura exatamente satisafazer os desejos dos demandantes por um determinado produto.
No caso de automóveis, dado que, infelizmente, é impossível satisfazer a cada um dos eventuais clientes (principalmente nos produtos de menor preço), a tentativa é a de agradar à maioria.
E talvez aí resida a nossa insatisafação. A maioria, hoje, tem preferência por produtos automotivos que não satisfazem aos mais aficcionados por automóveis.
Assim, o Marketing, se bem feito (e não tenho idéia se este será o caso da Fiat), é mais "vítima" do que o causador das decepções.
Sds,
Der Wolff
Eu queria apenas 2 coisas da Fiat:
ResponderExcluirUm Uno com motor maior, pode ser um 1.4, porque vai ter mais torque e vau ser muito mais legal de dirigir. Sem rodas grandes, sem abas, na altura original, sem nenhuma frescura.
Um Palio com motor 1.4 turbo do Linea. Oferecida como opcional nos modelos R. Seria tupo um R turbo. Só isso.
Paulo, gostaria de ver essa lista, é possível? Tem algum link ou pode ser por e-mail? Estou participando de um projeto de desenvolvimento de veículo sub-compacto, e para mim seria interessante compará-la aos nossos requisitos atuais.
ResponderExcluirPessoal, de um modo geral, a FIAT tem feito excelentes carros (até porque são líderes de mercado), mas ninguém vai conseguir agradar a todos. É preciso fazer um carro que venda muito bem, atendendo o gosto (explícito e implícito) da maioria. E, diga-se de passagem, a grande maioria não entende NADA de carro, compra porque acha bonitinho, legal, e só abastece! Se for literalmente ouvido o cliente, sem um "filtro", teríamos mesmo o Homermóvel.
Por isso, não adianta esperarmos um esportivo (adoro os "pocket-rockets"), pois não teria demanda suficiente no Brasil. E mesmo que o fizessem, muito poucos saberiam pilotá-lo (diferente de dirigir, e quem quer um esportivo, quer pisar!).
Se com os nossos carros atuais - que "corrigem as besteiras" que a grande maioria dos motoristas faz - já acontecem tantos acidentes, imaginem colocar um carro mais "arisco" na mão deles... Depois a mídia queima o carro e a montadora porque diz que não é seguro! Não tem ESP, ABS, Air-bag que segurem carros sendo "abusados" em curvas, como tem sido visto por aí (lembram do vídeo do Porsche na Anhanguera, atrás das motos? Quase foi numa curva...). Por isso as montadoras precisam ser tão conservadoras. Mas não pensem que os engenheiros delas não queriam fazer os carros dos nossos sonhos!
A tendência nacional parece caminhar para carros altos, com bom espaço interno, interatividade (o que fazer quando estamos parados no engarrafamento) e bom design, mas robustos o suficiente para suportarem nossas estradas. Inclusive, a pouco tempo atrás o Sr. Arnaldo Keller comparou o Sandero Privilège (normal) com o "aventureiro" Stepway, ambos com mesmo motor. O normal tem desempenho melhor que o aventureiro, principalmente em dinâmica de curvas (por ser mais baixo), mas não adianta, o Stepway é a versão que "aparece", dá status. A preferia pela dita "maioria", mesmo que nunca seja usada em condições um pouco mais severas. Em vários casos o cara compra a normal, mas sonha com uma Stepway. Nada contra a Renault, só lembrei do comparativo!
Afinal, gosto é gosto, não se discute, o papel dos projetistas é captar o desejo da maioria e torná-la comercial.
Abraço.
Ivo,
ResponderExcluirAs sugestões estão nos comentários do post a seguir:
http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/01/passatempo-novo-uno.html
Depois comento seus comentários.
Abraço.
PK
Obrigado pelo link, Paulo.
ResponderExcluirLi os comentários. O pessoal quer mesmo espaço interno e esportividade, como citei (sem ter lido os posts, rs).
Isso é bom, pode atrair a atenção das montadoras e oferecer os pacotes "Fiat Tech", onde os consumidores adaptariam seus veículos conforme a necessidade. Ao menos não teriam tanta desvalorização na revenda, por se tratarem de kits de aparência e/ou desempenho originais, ao contrário dos populares "Xuning" (tuning de pobre e sem funcionalidade) que existem por aí.
Tenho contato com o pessoal da FIAT, poderia encaminhar a lista a eles. Mas acredito que irão preferir as nossas contribuições diretamente no site do concurso (FCC-3), conforme divulgado no seu post. Ao menos lá terão especialistas em traduzir os nossos desejos em tendências de mercado.
Vou comentar sobre os pacotes Fiat Tech com eles, vejo ótimas oportunidades comerciais, isso que eles já oferecem alguns kits aerodinâmicos de fábrica para o Punto e Linea (não lembro os outros), como acontece na Renault com os famosos - e caríssimos - kits Sport do Logan e Sandero.
Para o projeto do sub-compacto que participo, muitas das sugestões não serviriam (nichos diferentes de mercado), mas já ajudaram a inspirar outras tendências. Por enquanto não posso dar detalhes, mas trata-se de um projeto acadêmico que tentaremos expor no Salão de SP 2010. Haja trabalho até lá!
Abraço e agradeço a todos pelo material.
Eu queria só uma coisa da FIAT... que eles nunca mais fizessem um carro. Devolve a autonomia pra Ferrari, Lancia, Maserati, e adeus Fiat.
ResponderExcluir:P