Foto: Pedro Paulo Fontanelli PrestesA cena é comum em grandes centros urbanos: empresas que fornecem o serviço de transporte fretado para seus empregados, uma opção muito boa para quem não tem carro e não quer depender do precário sistema de transporte público.
O serviço é interessante mesmo para quem tem carro: dirigir em grandes cidades (principalmente São Paulo) é uma atividade penosa, mesmo para entusiastas: Marginal Tietê, 23 de Maio, Faria Lima, Avenida Paulista, há dias em que tudo está parado. Se cair uma chuva de verão então, é bom ficar em cima do carro, para não morrer afogado.
Desde os 18 anos, sempre tive carro na garagem. E sempre que meus empregadores ofereciam o transporte fretado eu aceitava sem pestanejar: não existe nada melhor do que ter um ônibus executivo que pega você na porta de casa e te deixa na porta do escritório, com a cabeça ainda fresca e livre de dissabores. Na hora de voltar para casa é a mesma maravilha, é entrar no ônibus e descer na porta de casa.
As vantagens são inúmeras:
1- É possível entrar no fretado e desfrutar de um "power nap", aquele cochilo curto de mais ou menos 30 minutos cujas propriedades já foram comprovadas cientificamente. Definitivamente, é muito melhor do que ficar bocejando e esbravejando ao volante de um carro preso no trânsito.
2- Se o ônibus chegar atrasado no seu local de trabalho, seu chefe não pode fazer cara feia, uma vez que não só você chegou atrasado, mas também aproximadamente 40 outros empregados que estavam no mesmo ônibus. E nenhum de vocês precisará inventar desculpa esfarrapada.
3- O seu carro fica em casa, na garagem, pronto para ser usado em ocasiões realmente oportunas. E não sofre o desgaste terrível do "anda e pára" do trânsito congestionado, este sim verdadeira prova de fogo para qualquer automóvel.
4- E muitas outras a serem elencadas... Em poucas palavras: muito conforto e pouco estresse, melhor qualidade de vida, economia de tempo e elevação dos níveis de produtividade e assiduidade.
Eis que agora a prefeitura de São Paulo resolveu proibir os ônibus fretados de circular por uma área de 70 km² ao redor da Praça da Sé, no centro de São Paulo, entre 5 e 21 horas, a partir de 27 de julho. Criou-se um minianel viário definido agora como Zona Máxima de Restrição a Fretados (ZMRF).
Considerando que cada ônibus fretado significa em média 20 carros a menos nas ruas, não quero nem ver o que vai acontecer com o trânsito de São Paulo a partir do dia 27 próximo. O usuário do fretado não abre mão do conforto e dificilmente será visto no ponto esperando por um ônibus lotado. O mais provável é que eles passem a ir trabalhar de carro, apinhando ainda mais as ruas da capital paulista.
Ou seja: vai piorar a vida de quem não usa o fretado também. Muito carro para pouco espaço. É tudo o que um entusiasta menos deseja.
É difícil entender a lógica da prefeitura de São Paulo: instituiu inspeção veicular para carros relativamente novos, mas liberou os antigos para poluir o quanto quiserem. E agora os ônibus fretados não podem mais circular no tal mini-anel viário, prejudicando a vida de pessoas que moram na capital ou mesmo em cidades mais distantes, como Santos, no litoral paulista.
Onde está Jack Palance?
FB
FB,
ResponderExcluirAtitudes cretinas tomadas por um governo cujo objetivo inicial e principal é apenas arrecadar, e dane-se todo o resto. Se exigir vistoria de todos, vai tirar um monte de carros da legalidade, vai ter que apreender um monte, vai criar confusão e se prejudicar muito eleitoralmente, então só cobra de carro novo.
Vide os pedagios de são paulo, osmais caros e absurdos do pais. Os novos feitos com concorrencias abertas a participantes estrangeiros, não apenas a firmas de parentes de politicos do estado se SP tem preço por quilometro muito menor. E que se dane o paulistano. Até porque esta corja está no poder eleita por voces mesmo.
Curioso mesmo, aqui em Londres, eh justamente o contrario: voce tem de pagar uma taxa (Congestion Charge), pra circular com o carro em dias uteis, numa determinada area do centro.
ResponderExcluirE estao expandindo.
Justamente para incentivar o transporte publico, alem da bicicleta e da moto.
Como o AG falou, a questao eh eleitoral.
O que eu acho engraçado é a mentalidade do povo na hora das eleições. Só se vota em candidato famoso, justamente os que estão tornando a vida dos eleitores um inferno a décadas.
ResponderExcluirna hora de votar, ninguém quer escolher os candidatos mais humildes, porque "eu vou perder o meu voto". Aí os grandes sempre ficam no poder e nada muda.
Então sofram, cambada de masoquistas...
As pessoas votam para ver o candidato eleito, independente do cara ser o ideal ou não. Todos acabam votando apenas nos dois primeiros, afinal o resto não vai ganhar mesmo.
ResponderExcluirDeveriam proibir a divulgação de pesquisa de voto!
Caio,
ResponderExcluirEsse tipo de escolha de candidatos, pelos melhores situados nas pesquisas, é o mesmo de muitos ao comprarem carro novo, só consideram os maisa vendidos. Assim como deixa-se de votar num candidato que se acredite ser o melhor, não se compra o carro mais adequado às nossas necessidades.
Não tem nada de Jack e de errado nisso. Não vou ficar dizendo porques, mas é fato que fretados bagunçam demais a cidade e o trânsito. Perde-se o mínimo de agilidade que se poderia ter devido aos monstregos enormes. Enfim, dessa vez me parece que você foi tendencioso demais e insuflador. Claro, por favor, você e todos são livres pra publicar o que quiser e eu pra gostar ou não.
ResponderExcluirNa minha opinião post totalmente desnecessário e reprovado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvotaram no Kassab, não quiseram o Enéas, agora aguentem....
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirse o transporte coleitvo fosse decente, o que não é nosso caso, até teria algum cabimento essas idiotices, sabem que eu me acho ou achava neurótico e nervoso demais por muitas vezes preferir esperar um tempão no ponto e pegar o ônibus lotado do que ir trabalhar de carro e enfrentar esse trânsito infernal, agora vejo que não sou só eu
ResponderExcluirTammy Grechen disse...
ResponderExcluirAcho engraçado esse tipo de atitude, esculhambar alguém no pseudo-anonimato, pseudo-proteção.
Isso não me ofende em nada e menos ainda me incomoda. Acho que você deveria repensar seu papel nessa vida.
Caro anderson, eu SEMPRE que posso vou de ônibus, mesmo tenho um carro 99% do tempo a minha disposição. Moro numa região meio pobre de ônibus, mas, se eu andar 15minutos, tenho a minha disposição cerca de 7 linhas que vão para a lapa e centro da cidade. Além da saudável caminhada ouvindo algumas entre minhas milhares de músicas no iPod, posso escolher que ônibus pegar.
ResponderExcluirSó saio de casa de carro quando chove ou quando saio com minha mae, pois a madame prefere sempre o motorista particular.
Nem preciso dizer que dou preferencia à sair sozinho. rs
Grechejr
ResponderExcluirRespeito a sua opinião e acho-a muito bem vinda. São opiniões contrárias que nos fazer refletir sobre o escopo da discussão.
Um ônibus executivo tem capacidade para 44 pessoas, se não me engano, mas nunca andam com essa capacidade, muitos deles andam com um mínimo de 20 pessoas. Acredito que bagunça menos o trânsito do que 20 carros a mais.
FB
Isso só me faz suspeitar mais que a CET gosta de piorar o trânsito de SP para faturar mais dinheiro com as multas de rodízio, já que com trânsito bom ele seria injustificável. De fato eu já peguei fluidez totalmente inexplicável algumas vezes em Sampa.
ResponderExcluirEspero que a BHTrans não vá pelo mesmo caminho.
Bitu,
ResponderExcluirdisse tudo.
Eu tambem uso fretado alguns dias da semana, sendo absolutamente otimo. Essa prefeiburra de Sao Paulo consegue se superar nas decisoes estupidas. Ferro neles !
Vamos devagar com o andor. Realmente há que estabelecer um mínimo de regras, pois os fretados abusam. Porém, o que o Kassab está fazendo é dar um tiro no pé. Foi feito às pressas (como sempre), ninguém analisou as implicações que isto ocasiona. Fazer uma restrição dessas sem dar um mínimo de melhoramento no transporte público é simplesmente ridículo.
ResponderExcluirContinuem, paulistanos, a votar sempre na mesma turminha.
ResponderExcluirE continuem sofrendo, oras!
Eu, que sou paulistano mas não sou besta, me mandei pra Curitiba, onde moro desde 86.
Embora a turminha governante aqui também seja dos conservadores, aqui ainda tem espaço pra errar...
Sampa não tem mais...
os paulistano preferiram uma bixa nova (Kassab) ao invés de uma puta velha (Marta)
ResponderExcluiragora é relaxar e gozar!
Genial esse adesivo na traseira do Ecosport. Só não fica mais engraçado por causa da confusão que essa brilhante medida de restringir a circulação de ônibus fretado vai causar...
ResponderExcluirCom iluminados assim na direção das cidades, dos Estados e do país, estamos fu[CENSURADO]dos...
Alexandre,
ResponderExcluira corja está no poder eleita por nós mesmos, verdade. E se fosse um outro partido, esse que mais parece um clube dos companheiros, seria a mesma porcaria, ou até pior. O que falta é protesto de verdade do povo, greves gerais e outras formas de reclamação e exigência. Coisas de cidadão e de povo. Nada será resolvido enquanto formos um amontoado de gente que só se importa com 3 coisas: Carnaval, novela e futebol. Ah !! tem uma quarta que importa à massa: bolsa-família.
Todos os dias vou à faculdade de van. São só 17km e uma viagem de 40 minutos, mas há o power nap e, hoje, com notebook e internet 3G, são 17km para atualizar os "freelas".
ResponderExcluirE meu carro fica na garagem, protegido dos buracos e lombadas eletrônicas safadas.