Outro dia fiz um breve post sobre a alta demanda pelo Camaro e a cobrança de ágio. Depois desse dia resolvi procurar o Camaro em alguma concessionária GM. Na primeira em que parei não havia nenhum. Já na segunda havia três unidades expostas (ambas estavam fechadas, pois isso foi num domingo).
As três unidades expostas estavam com o window sticker, um papel com as descrições do veículo incluíndo todos os equipamentos e com o preço sugerido pelo fabricante (preço de tabela). Porém ao lado do window sticker estava colado um outro papel mostrando o preço de tabela e mais uma anotação mostrando um valor de market adjustment. Isso mesmo, justamente o ágio. De 7.500 dólares para o SS amarelo completo e 5.000 dólares para os dois pratas, também SS, porém "básicos".
As três unidades expostas estavam com o window sticker, um papel com as descrições do veículo incluíndo todos os equipamentos e com o preço sugerido pelo fabricante (preço de tabela). Porém ao lado do window sticker estava colado um outro papel mostrando o preço de tabela e mais uma anotação mostrando um valor de market adjustment. Isso mesmo, justamente o ágio. De 7.500 dólares para o SS amarelo completo e 5.000 dólares para os dois pratas, também SS, porém "básicos".
Vai ver que por isso esse concessionário tinha três unidades em estoque de um carro que está falatando. Ao lado dos Camaros estavam dois Vettes Z06 apenas com os preços de tabela.
Fiquei rodeando e fotografando os carros por uns 40 minutos. Durante esse tempo entraram mais três pessoas para olhar os Camaros. Um senhor de uns 65 anos com sua esposa dirigindo um SUV. Uma mulher de uns 45 anos dirigindo um Santa Fé. E por último um homem de uns 40 anos dirigindo uma Silverado. Tomara que o Camaro tire vendas desses carros! Mas me chamou a atenção o perfil tão diversificado das pessoas interessadas.
Ainda no mesmo post anterior mencionei os volumes de vendas de maio dos três muscle cars modernos, onde o Mustang liderou, seguido pelo Camaro com o Challenger na lanterna. Como a GM previa, com uma produção maior em junho o Camaro desbancou o Mustang. As vendas em junho foram: Camaro 9.320 unidades, Mustang com 7.632 unidades e Challenger com 1.369 unidades.
Visitei também concessionárias Ford e Dodge para ver o Mustang 2010 e dar uma olhada de perto no Challenger (que já conheço bem), mas nas duas em que parei não havia esses modelos disponíveis.
Quem imagem linda a da primeira foto hein entusiastas?? É isso que a Gm me lembra quando penso em carros: tração traseira, motores poderosos, linhas marcantes....mesmo que a realidade seja outra aqui no Brasil, a Gm é grande (agora no imaginário mais do que real)também por causa daquela foto lá de cima: carros feito por entusiastas.
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirágio é algo extra-terrestre, uma coisa ignorante mesmo, e compreensivel pelo comportamento imaturo da maioria das pessoas do mundo. Os carros são muito bacanas, mas haverá para todos, não é necessário pagar market adjustment por eles.
Paulo, desculpe desviar a atenção do teor de seu Post mas, que foto maravilhosa do Camaro! Um presente seu, sem dúvidas.
ResponderExcluirContinue com as empolgantes matérias na Car and Driver.
Esse amarelo está me parecendo ser um da série 'Bumblebee edition' que eu vi o povo comentando no forum do Camaro, é uma série limitada (650 snme) que é = o Camaro do filme Transformers.
ResponderExcluirO Camaro SS 'normal' o amarelo é diferente e as rodas tb.
Ágio é taxa de urgência. Quer agora, paga mais. Pode esperar, paga menos.
ResponderExcluirSinceramente, não vejo problema em um economia de livre mercado.
MM
'o velho general se levantando...
ResponderExcluirMM,
ResponderExcluirÁgio só acontece pela incapacidade do fabricante em atender a demanda no momento em que ela ocorre.
Acho que num momento de crise como esse, cobrar ágio e ficar com os carros no páteo não me parece muito sensato.
PK
Caio Ferrari,
ResponderExcluirMuito legal que tenha gostado. Valeu por comentar.
Pode deixar que vou me esforçar pra continuar postando fotos legais no blog e também continuar nas matérias com o primo Arnaldo lá na Cand D.
Um abraço.
PK
malditos ágiotas
ResponderExcluirMarv74br,
ResponderExcluirTem umas cenas do Bumblebee aqui:
http://link.brightcove.com/services/player/bcpid14508179001?bclid=14872429001&bctid=14976375001
Marv74br,
ResponderExcluirEsse amarelo é um SS com Rodas R21 e faixas opcionais.
Lá no site dá pra configurar um assim: http://microsite.chevrolet.com/allnewcamaro/#camaro=build-your-own
Realmente fica igualzinho o Bumblebee.
Valeu!
Pra ficar perfeito a GM precisa voltar com o teto revestido em vinil como opcional, bem como rodas rallye com sobre-aros cromados e pneus com letras brancas!
ResponderExcluir"The General will rise again!"
FB
Paulo Keller, vou tentar achar um link sobre o 'Bumblebee Edition'...
ResponderExcluirAqui:
ResponderExcluirhttp://jalopnik.com/5263391/bumblebee-chevy-camaro-available-to-order-starting-june-1st
Mas realmente, o que você fotografou é 'apenas' um SS Rally Yellow...
A GM voltar a ser bem sucedida é uma notícia sempre bem aguardada.
ResponderExcluirA euforia destemperada do mercado (estadunidense), porém, é algo que me assusta quase tanto quanto a crise.
Concordo com o Juvenal Jorge quanto à questão do ágio.
Sds,
Der Wolff
Marv74Br,
ResponderExcluirSaiu esse boato mesmo. Dei uma googada e todas as notícias que saíram tiveram a mesma fonte, o forum CAMARO5.
Mas como o carro não saiu!!!
Valeu pela dica!!!
Abraço.
PK,
ResponderExcluircomo vc mesmo notou, tem concessionário que tem e outros que não tem. Se o páteo da GM estiver cheio, manda pra aquela concessionária não tinha Camaro que tudo se resolve.
Como falei antes, detesto ágio e prefiro aguardar, mas é tão natural quanto desconto, só inverte o lado.
Como ainda não inventaram uma bola de cristal que funcione, acertar oferta e demanda só acontece por ágio e desconto...
MM
PK,
ResponderExcluirmais um exemplo de que faltam Camaros no mercado (ou boa vontade dos dealers GM):
Um blogger do Washington Post não conseguiu nem um test drive...
http://voices.washingtonpost.com/achenblog/2009/07/guest_kit_why_cant_i_buy_a_cam.html
MM
Passa o endereço dessa loja pro comentarista do Washington Post ;)
ResponderExcluirImpressionante como a Government Motors não aprende!!! Postura como esse minam a peciência de qualquer consumidor. E o cara estava disposto a trocar um BMW por um GM. Um novo cliente!!!!!!
ResponderExcluirNão entrem neste blog, de donos de Camaros. Sugestão de lista de itens a serem checados quando vc receber seu Camaro cheio de ágio e defeitos...
ResponderExcluirhttp://www.camaro5.com/forums/showthread.php?t=30865
Longa demais, não?
Ao menos o carro é legal, basta a GM construí-lo devidamente.
Quer dar uma volta num Camaro Amarelo?
ResponderExcluirQuem ama esse carro, e vai se casar na V8 e Classicos você pode realizar este sonho alugando este carro para um casamento. Veja mais: www.v8eclassicos.com.br