A equipe FEI Baja venceu o Baja SAE Kansas 2014, realizado de 22 a 25 de maio, em Pittsburgh,
nos EUA. Mais de 100 equipes de estudantes de engenharia de todo o mundo disputaram a prova. Composto por 14 alunos, a equipe do Centro Universitário da FEI
construiu o protótipo off-road MBF-28, chamado de Armadillo, que obteve
excelentes resultados: 1º lugar em Projeto, 3º lugar nas categorias
Apresentação de Vendas e Custos, Design, além do 4º lugar no enduro de quatro
horas de duração.
Os cinco primeiros
colocados na classificação geral foram: 1º, Centro Universitário da FEI; 2º,
University of Michigan – Ann Arbor; 3º, Iowa State University; 4º, Cornell
University; e 5º, Rochester Institute of Technology.
O resultado
consagra a FEI como a Instituição de ensino brasileira com mais títulos
internacionais e nacionais na categoria Baja SAE: heptacampeã brasileira (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) e
tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014).
Segundo
o prof. Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI,
e que acompanhou os alunos durante a competição, “o trabalho em equipe, a
dedicação dos alunos e o conhecimento no desenvolvimento de projetos que eles
têm foram fundamentais para esta importante conquista”. O professor destacou
também a força de vontade e a perseverança dos estudantes quando ocorreram
alguns desafios no penúltimo dia “principalmente com a mudança do tempo, de
chuvoso — pela manhã, quando iniciaram as provas dinâmicas e a equipe da FEI
realizou essas provas — a seco, à tarde, quando outras equipes fizeram as
mesmas provas” e o apoio da FEI ao desenvolvimento de projetos como esse.
O Armadillo foi
projetado e desenvolvido pelos alunos da FEI, sob supervisão dos professores.
Um dos principais destaques é o sistema eletrônico, que permite comunicação em
tempo real entre o piloto e a equipe. Por meio do recurso de telemetria, o boxe
recebe, em tempo real, informações de velocidade, rotação do motor, níveis de
bateria e do tanque de combustível. Em uma tela acoplada ao volante, o piloto
obtém outros dados, como tempo do motor ligado, velocidade e bateria. O carro
da FEI também tem GPS, faróis de lâmpadas LED alimentados por energia solar,
suspensão traseira do tipo duplo braço triangular, transmissão automática com
componentes de compósito de fibra de carbono, e laminação do banco feita à base
de fibra de curará — material sustentável originado de uma planta da família do
abacaxi.
Os
critérios de avaliação da competição incluíram: segurança, projeto, custos de
fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa,
suspensão e tração, e o enduro (4 horas de duração). A equipe também foi avaliada pelo relatório e
apresentação do projeto, custos e, excepcionalmente este ano, por uma
apresentação de vendas. A experiência em anos anteriores também ajudou os
alunos em relação às regras da competição internacional, que diferem das etapas
brasileiras.
A FEI
foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de minibaja para as
competições da SAE (Society of Automotive Engineers) International. Criadas em
1976, as disputas chegaram ao país em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE
International.
FICHA
TÉCNICA DO ARMADILLO MBF 28
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MOTOR
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Marca
(definida pelo regulamento)
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Briggs
& Stratton
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Tipo
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Ciclo
Otto a gasolina, monocilíndrico, OHV, estacionário
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Cilindrada
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305 cm³
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Potência
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9,6 cv a
3.800 rpm
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Torque
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1,89
m·kgf a 2.700 rpm
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TRANSMISSÃO
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Câmbio
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CVT
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Caixa de
transmissão
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Engrenagens
cilíndricas de dentes retos com duas relações e diferencial
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SUSPENSÃO
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Dianteira
e traseira
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Triângulos
superpostos, mola pneumática e
amortecedor hidráulico com carcaça de alumínio
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DIREÇÃO
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Tipo
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Pinhão e
cremalheira, sem assistência
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FREIOS
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Tipo
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A disco
nas 4 rodas, duplo-circuito hidráulico paralelo
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CONSTRUÇÃO
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Tipo
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Separada,
chassi tubular de cromo-molibdênio 4130, carroceria monoposto de
policarbonato
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DIMENSÕES
E PESOS
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Comprimento
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1.940 mm
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Altura
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1.600 mm
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Distância
entre eixos
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1.430 mm
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Bitola
dianteira/traseira
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1.300/1.200
mm
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Peso seco
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145 kg
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EQUIPAMENTO
ELÉTRICO
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Chave de
emergência
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Faróis de
acendimento automático
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Sistema
de luz de freio independente
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Sistema
de comunicação entre veículo e sistema de monitoramento
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Sistema
de alarmes sobre anomalias dos sinais vitais do veículo
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DESEMPENHO*
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Aceleração
0-30 m
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3,85 s
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Velocidade
máxima
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70 km/h
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Frenagem
58-0 km/h
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5,5 s (11,5 m)
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*Números
obtidos a partir de simulações
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Acho que é interessante dizer também que a equipe de Baja da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) conquistou a sétima colocação no ranking geral e foi a campeã no critério Apresentação de Vendas e Custos e a equipe Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atual campeã nacional, conseguiu chegar até a nona posição no ranking geral.
ResponderExcluirOrgulho de ser Feiano!
ResponderExcluirParabéns aos FEIosos, quer dizer, FEIanos, foram lá e fizeram bonito!
ResponderExcluirCHUPA MAUÁÁÁÁÁÁÁÁ
ResponderExcluirParabéns. E que esses futuros engenheiros automotivos consigam apoio das fábricas para melhorar a indústria nacional.
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