Cinco anos após o lançamento do 3008 na Europa, no Salão de Genebra de 2009, a Peugeot realizou em janeiro a atualização de meio-ciclo no modelo. No Brasil, o 3008 chegou em novembro de 2010 (leia post a respeito). Agora a filial brasileira traz ao país o novo crossover (cruzamento das “raças” perua e suve). Em sintonia com a nova identidade visual da Peugeot, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A grade e os faróis de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da marca, são delineados por peças cromadas que os fazem parecer emergirem da carroceria. A grade é adornada com dois filetes cromados.
Novo também o conjunto ótico dianteiro, que traz luzes
diurnas em LED, mesma fonte de iluminação das lanternas traseiras. O emblema do leão, no centro da tampa do
porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição ‘Peugeot’ logo abaixo. As rodas
são de 17 pol., como no modelo anterior, e a motorização é a conhecida 1,6-litro THP de 165 cv, projeto conjunto PSA e BMW.
A versão, única, chama-se Griffe THP e seu preço público sugerido é R$ 99.990. Veja no final a ficha técnica e a lista de equipamentos.
.
Seu destaque continua a ser o interior iluminado pela grande área envidraçada do pára-brisa
de 1,70 m²
e o enorme teto panorâmico de vidro de 1,60 m², o que resulta num total de superfície envidraçada de 5,34 m². Como no modelo anterior, há o mostrador projetado no pára-brisa
(head-up display) com informações de velocidade no momento e os ajustes das velocidades de
cruzeiro e limite, bem como o freio de estacionamento elétrico e o assistente de arrancada em rampa, útil para quem tem dificuldade em usar o pé esquerdo para manter o veículo parado evitando que recue.
O ar-condicionado do novo 3008 permanece automático digital bi-zona
com saídas para os passageiros do banco traseiro, enquanto o sistema de áudio
com USBBox permite conexão de CD com MP3 junto com Bluetooth, entrada auxiliar
para iPod. A novidade é o GPS com tela de 7 pol. escamoteável eletricamente.
Não houve mudanças nos dotes de aerodinâmica. O coeficiente de
arrasto aerodinâmico (Cx) permanece 0,296, que combinado com área
frontal de 2,56 m²
resulta numa boa área frontal corrigida (para o tipo de veículo) de 0,760 m².
Motor 1,6
16V Turbo High Pressure de 165 cv
Este motor, já bastante conhecido do mercado brasileiro, tem
bloco e cabeçote em alumínio e injeção direta, com arquitetura de duplo comando de válvulas acionado por corrente e variador de fase na admissão.
Com injeção direta de gasolina, o motor turbo de 1.598 cm³ tem 16 válvulas
com comando de admissão variável e balancins roletados. Sua potência é de 165 cv
a 6.000 rpm e o torque máximo de 24,5 m·kgf surge a apenas 1.400 rpm, proporcionando grande agilidade ao 3008 mesmo pesando 1.480 kg em ordem de marcha. Acoplada ao motor continua a boa caixa automática epicíclica
seqüencial de seis marchas (há manual de seis na França) com bloqueio do conversor de torque em todas.
Estruturalmente, o 3008 possui uma elevada rigidez torcional
e na dianteira há unidades absorvedoras Boge, que controlam o comprimento do vão
dianteiro em colisões frontais e protegem ao máximo os ocupantes em seu
habitáculo, além de facilitar as reparações. A coluna de direção é deformável e o nível de segurança é 5-estrelas Euro NCAP. São seis bolsas infláveis ao todo (duas frontais, duas laterais e duas de cortina). Há cintos de segurança de três pontos para todos os
ocupantes, com pré-tensionador nos dianteiros, sendo o do passageiro de dupla
tensão para melhor retenção da bacia e da caixa torácica. Os cintos traseiros
contam com limitadores de esforço e há cinco apoios de cabeça, além de fixações Isofix para dois bancos de criança.
Na segurança ativa, freios ABS com EBD, auxílio a
frenagem, controle de estabilidade e de tração, mais sensores de obstáculo atrás
do veículo. Para parar o 3008, freios dianteiros a disco ventilado de Ø 302 mm e pinças de pois pistões
de Ø 57 mm.
Na traseira, discos de Ø 268
mm.
O conforto de rodagem, resultado basicamente da rigidez da
estrutura, é assegurado pelo pára-brisa acústico, absorvedores de ruído sob o
painel, barreira dupla de estanqueidade nas portas e tratamento da suspensão
traseira.
A suspensão dianteira é McPherson com molas helicoidais e
barra estabilizadora, sendo a traseira por eixo de torção, molas do mesmo tipo
e também com barra estabilizadora, mas integrada ao eixo. O sistema do modelo
anterior de amortecedores controlados por um compensador hidráulico sobre o
eixo, que fazia as vezes de barra estabilizadora, foi abandonado.
Espaço para tudo
Próprio do tipo de veículo, os passageiros do novo 3008 têm à disposição espaços de
arrumação que totalizam cerca de 50 litros de volume útil.
Na frente:
- Um grande volume refrigerado disponível no console
central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais
objetos, graças à sua capacidade de 13,5 litros;
- O porta-luvas é de
quatro litros;
- Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o
Manual do Proprietário, oferece um volume de 3,7 litros;
- Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete
litros cada;
- Dois porta-copos no console central;
- Rede para objetos no lado direito do console
central, à disposição do passageiro da frente.
Na traseira:
- Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda,
sob os pés dos passageiros de trás;
- Porta-revistas atrás
dos encostos dos bancos da frente;
- Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.
- Os passageiros traseiros dispõem de um apoio de
braços central que dá acesso ao porta-malas.
Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o
habitáculo, o compartimento de bagagem é facilmente acessível graças à divisão
da porta de carga em duas partes, uma superior, cuja dimensão permite a manipulação em
qualquer lugar, e outra inferior. Esta área serve para facilitar a carga de objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua
superfície.
Herança do modelo anterior, o compartimento de bagagem oferece a possibilidade de ser
facilmente dividido, graças a um piso que pode ser modulado em três níveis.
Patenteado pela Peugeot, esse sistema facilita a utilização do veículo no dia-a-dia. Além do seu piso móvel, o porta-malas acomoda 512 litros e com os
bancos traseiros rebatidos o volume aumenta para 1.604 litros.
Em síntese, um crossover espaçoso e agradável de dirigir que não vai deixar seu motorista vermelho de raiva por andar pouco e gastar muita gasolina.
BS
FICHA
TÉCNICA PEUGEOT 3008 GRIFFE THP 2014
|
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MOTOR
|
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Tipo
|
Ignição
por centelha, 4 tempos, arrefecimento a líquido
|
Arquitetura
|
Duplo comando
no cabeçote, corrente, 16 válvulas, variador de fase na admissão
|
Instalação
|
Dianteiro,
transversal
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Alumínio
|
N° de
cilindros/configuração/n° de mancais
|
4 / em
linha / 5
|
Diâmetro x
curso
|
77 x 85,8 mm
|
Cilindrada
|
1.598 cm³
|
Aspiração
|
Forçada
por turbocompressor com interresfriador, pressão 1 bar
|
Taxa de
compressão
|
11:1
|
Potência
máxima
|
165 cv a
6.000 rpm
|
Torque
máximo
|
24,5 m·kgf
a 1.400 rpm
|
Formação
de mistura
|
Injeção
direta
|
ALIMENTAÇÃO
|
|
Combustível
|
Gasolina
E20~E25, 95 octanas RON
|
SISTEMA
ELÉTRICO
|
|
Tensão
|
12 volts
|
Gerador
|
Alternador
80 A
|
Capacidade
da bateria
|
59 A·h
|
TRANSMISSÃO
|
|
Rodas
motrizes
|
Dianteiras
|
Câmbio
|
Automático
epicíclico
|
N° de
marchas
|
6 à frente
e uma à ré
|
Relações
das marchas
|
1ª.
4,04:1; 2ª. 2,37:1; 3ª. 1,561:1; 4ª.1,16:1; 5ª. 0,85:1; 6ª 0,67; ré 3,39:1
|
Relações
de diferencial
|
3,87:1
|
FREIOS
|
|
De serviço
|
Hidráulico,
duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD e auxílio à frenagem
|
Dianteiro
|
A disco
ventilado Ø 302 mm
|
Traseiro
|
A disco Ø 268 mm
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente,
McPherson com subchassi de alumínio, braço triangular, mola helicoidal,
amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
Traseira
|
Eixo de
torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
integrada ao eixo
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e
cremalheira, assistência eletroidráulica indexada à velocidade
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,9 m
|
RODAS E
PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio
7,5J x 17
|
Pneus
|
225/50R17
|
PESOS
|
|
Em ordem
de marcha
|
1.480 kg
|
CARROCERIA
|
|
Tipo
|
Monobloco em aço, crossover, 4 portas, 5 lugares,
subchassi dianteiro
|
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
|
Comprimento
|
.4.365 mm
|
Largura
sem espelhos
|
1.837 mm
|
Altura
|
1.639 mm
|
Distância
entre eixos
|
2.613 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.530/ 1.525 mm
|
AERODINÂMICA
|
|
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,296
|
Área
frontal
|
2,56 m²
|
Área
frontal corrigida (Cx x A)
|
0,760 m²
|
CAPACIDADES
|
|
Porta-malas
|
512 a 1.604 litros
|
Tanque de
combustível
|
60 litros
|
DESEMPENHO
|
|
Velocidade
máxima
|
202 km/h
|
Aceleração
0-100 km
|
9,5 s
|
CONSUMO
DE COMBUSTÍVEL
|
|
Cidade
(dado de fábrica)
|
8,7 km/l
(11,5 l/100 km)
|
Estrada
(dado de fábrica)
|
17,8 km/l
(5,6 l/100 km)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
|
v/1000 em
6ª
|
46,4 km/h
|
Rotação do
motor a 120 km/h
em 6ª
|
2.600 rpm
|
Rotação do
motor à velocidade máxima, 5ª
|
5.500 rpm
|
EQUIPAMENTOS PEUGEOT 3008 GRIFFE THP
|
Segurança
|
Acendimento
automático das luzes de emergência após frenagem brusca
|
Alarme
|
Alerta
do cinto de segurança do motorista desatado
|
Apoios
de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) com regulagem de altura
|
Controle
de estabilidade e tração
|
Duas bolas
infláveis frontais (motorista e passageiro)
|
Duas
bolsas infláveis de cortina (lados motorista e passageiro na dianteira e
traseira)
|
Duas
bolsas infláveis laterais (motorista e passageiro)
|
Faróis com
regulagem elétrica de altura do facho
|
Faróis de
neblina
|
Fixação
Isofix de três pontos para bancos de crianças (bancos traseiros laterais)
|
Freios
ABS, EBD e assistência à frenagem
|
Indicador
de portas abertas/mal-fechadas
|
Limpador
do vidro traseiro com comando seqüencial
|
Luz traseira
de neblina
|
Pára-brisa
atérmico
|
Portas
traseiras com sistema de trava de segurança manual
|
Protetor
de cárter
|
Repetidoras
dos indicadores de direção nos retrovisores
|
Sensor
de estacionamento traseiro
|
Travamento
automático das portas e do porta-malas em velocidade
|
Travas de
segurança elétricas das portas e dos vidros traseiros com bloqueio para
crianças
|
Verificação/controle
e indicador de manutenção do veículo
|
Conforto
|
Acendimento
automático dos faróis
|
Ajuste do
volante de direção em altura e profundidade
|
Apoios de
braço traseiro central
|
Ar-condicionado
automático digital bi-zona
|
Banco do
motorista e passageiro com regulagem de altura
|
Banco
traseiro bipartido (1/3 2/3)
|
Bluetooth - viva-voz para celular, acoplado ao som e
streaming
|
Comando do
rádio na coluna de direção
|
Compartimento
refrigerado no console central
|
Compartimentos
(2) com tampa sob o assoalho traseiro
|
Compartimentos
de redes nas costas dos bancos motorista e passageiro
|
Computador
de bordo
|
Controle
de cruzeiro / Limitador de velocidade
|
Entrada
USB para som
|
Freio de
estacionamento elétrico automático
|
Limpador
de pára-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade
|
Mostrador
em cores de informações projetadas no pára-brisa (head-up display)
|
Multimídia
WIP NAV RT6 : GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7''
rebatível eletricamente
|
Porta-copos
duplo no console central
|
Porta-malas
modular (3 níveis)
|
Porta-objetos
móvel no console central
|
Preparação
para som com 6 alto-falantes, sendo 2 dianteiros, 2 traseiros e 2 tweeters
|
Rádio CD
Player com função MP3
|
Retrovisor
interno dia e noite
|
Retrovisores
externos elétricos
|
Tomada de
energia 12 V na lateral do porta-malas (1)
|
Tomada de
energia 12 V no console central (2)
|
Vidros
elétricos um-toque com sistema antiesmagamento
|
Estética e acabamento
|
Antena
curta no teto
|
Detalhes
cromados em torno dos vidros, e nos para-choques dianteiro e traseiro
|
Detalhes
cromados no painel, portas, console central e saídas de ar.
|
Luzes de
uso diurno em LED
|
Maçanetas
das portas e porta-malas na cor da carroceria
|
Painel de
Instrumentos com fundo preto e contorno cromado
|
Retrovisores
com cobertura cromada
|
Revestimento
dos bancos parcialmente em couro Guerande (cinza claro)¹
|
Revestimento
dos bancos parcialmente em couro Mistral (preto)²
|
Rodas de
liga leve de 17 pol.
|
Teto
panorâmico em vidro
|
Volante
revestidos em couro
|
Cores
|
Branco
Nacré (perolizada)
|
Cinza
Alumínio (sólida)
|
Preto
Perla Nera (metálica)
|
¹ Somente
para veículo preto Perla
|
² Para
veículos branco Nacré e cinza Alumínio
|
Gostaria de poder comprar uma.... e mais ainda, poder fazer revisões nas concessionárias Honda...
ResponderExcluirEsta transmissão deve ser a Aisin... realmente muito boa...
Teve muitos problemas com a rede de assistência da Peugeot? Ou nunca teve um e pragmatiza apenas aquilo que se ouve falar?
ExcluirPeugeotzeiro detected em 21/5 as 16:26.
ExcluirHonda não, mas você pode fazer em uma concessionária BMW.
ExcluirEu gosto muito dos carros da Peugeot e só não comprei outro porque a assistência é péssima. É lamentável que uma rede despreparada estrague a imagem de veículos tão bons... Jeremy Clarkson, na última QR, também dá uma alfinetada na Peugeot sobre esse assunto.
ExcluirAss: o um novo anônimo, diferente dos outros três anteriores.
Concordo plenamente. Tive um Peugeot 206 que eu adorava. Belo carrinho, gostoso de dirigir, econômico, bom desempenho, estabilidade...enfim, um ótimo automóvel.
ExcluirMas, devido o pós venda Peugeot, dificilmente terei outro modelo da marca.
Absolutamente não entendo e não acho razões para um crossover deste ser preterido a “suves” como CR-V, RAV4, iX35, Edge e afins. Há ainda os que pagam 70 mil a mais para levar uma SW4 que nunca verá terra na frente. O 3008 é um carro que anda absolutamente correto dentro de sua proposta, com consumo extremamente aceitável, chão invejável, revisões com preços tabelados e itens de conforto/segurança/conveniência acima da média. Ok, talvez a tração nas 4 justifique em alguns casos. Mas convenhamos, a maioria que compra um suve 4x4 nunca sequer liga o sistema. Sério, não encontro razões óbvias para não colocar um 3008 na garagem quando a preferência é ter um carro mais “altinho”.
ResponderExcluirEste é um carro que gosto muito. Acabamento da melhor qualidade, motor espetacular. Uma verdadeira opção de compra.
ResponderExcluirBob a impressão ao andar no carro é boa? Ele é gostoso? Firme? Silencioso?
Marcus, dirigi esse carro umas duas vezes (um colega tem), e o carro é excelente, dada a proposta. Motor que parece ter o dobro do tamanho, bebendo pouco, câmbio com trocas "decididas", não fica pra lá e pra cá sem saber qual marcha seleciona (mérito também do motor extremamente elástico), silencioso, a suspensão é mais macia do que Cruze, New Fiesta, Corolla, Civic... Pra mim, outra vantagem. Quem compra um carro desse tipo não está comprando carro esporte, conforto deve ser priorizado.
ExcluirA 4R testou no longa duração esse 3008
ExcluirMinha ilusão sobre esse carro foi por água a baixo...
A 4 Roda$ é tão confiável quanto os contos da carochinha.
ExcluirO carro foi mal no teste, apresentou vários defeitos e desgastes acentuados e anormais
ExcluirA assist. Técnica nas CSS foi duramente criticada
Mas... Se vc tem $$ e gosta do carro pode se dar a esse luxo e fazer manutenções num Mecanico de sua confiança
E isso que penso.
Não é tipo de carro que mais me atrai.
ResponderExcluirQuanto à ausência de um câmbio manual, INFELIZMENTE, aceitável, dada à proposta e "faixa de mercado" do veículo.
Michael Schumacher
Marcus Lahoz
ResponderExcluirNão andamos no carro. Quem quem ia ao evento era o Paulo Keller, pois eu tinha um compromisso intransferível no mesmo dia, mas ele teve um problema de última hora e não pôde ir.. É por isso que no texto não há o costumeiro subtítulo "Como anda". Mas como não houve mudança que alterasse o comportamento, vale o que escrevi quando o 3008 foi lançado aqui, está lá no link logo no começo do post, leia lá. Achei o veículo muito bom de andar.
ok, bom saber que é uma boa escolha.
ExcluirDifícil vai ser deixar de comprar pelo mesmo preço um Mercedes A200...
ResponderExcluirRelação entre A200 e 3008 = nenhuma!
ExcluirTaí o único carro do gênero que me agrada em cheio. Geralmente faço coro com aqueles que detestam minivans e Suv, mas 3008 me agrada, justamente pelos aspectos técnicos. O motor THP, que da conta do recado (lembrando que o peso é menor do que o 408!) o excelente coeficiente aerodinâmico, compensa, a grande área frontal (o valor de área frontal corrigida, é próxima ao do diminuto Up). tem todo conforto possível, agradaria em cheio minha esposa. Sei também, que o 3008 tem um excelente consumo na estrada. Enfim, uma nave, que merecia ser levada em consideração, já que o melhor veículo deste segmento. Só preço podia ser melhor.... Já tive Peugeot e há concessionárias boas e ruins, como em qualquer marca. Nunca tive problemas na Champion (Brasília - DF)...Por outro lado já tive muito transtorno, com a rede autorizada Chevrolet...Meu carro atual, um Novo Palio 1.6, que nunca caiu num buraco, está com apenas 9000 Km, rodados só em estradas boas, está com um ruído anormal na suspensão dianteira, provavelmente batente/ mola/ amortecedor (vários estão dando o mesmo problema, era caso de recall). Já fui em duas concessionárias e ambas falam em característica do projeto, ou seja, vão me enrolar até acabar a garantia... Serviço autorizado é uma ilusão.. Em muitas revisões, não trocam nada, apesar de você pagar pelo serviço.. temos que fazê-las, só para manter a garantia de fábrica, e não ter problemas para vender o carro. Estou arrependido por não ter ficado com o 208, por questão de 3.000 reais a mais.
ResponderExcluirConcordo com você, em todos os argumentos, tanto que já estou no segundo e se não mudarem as ofertas nesse segmento, vou emplacar o terceiro....
ExcluirVai emplacar o terceiro!
ExcluirAff !!!!
Troquei meu 307 ano 2002 (motor 1.6) com 135.000km rodados - ainda com a embreagem original, e comprei um Lancer 0k.
ResponderExcluirCada vez que ando no Lancer sinto saudades do Peugeot.
O que o Lancer tem de tão ruim???? Você falou, falou e não disse nada....
ExcluirHá vá !
ExcluirConta outra pra gente!!!!
Isso se chama masoquismo!
ExcluirInfelizmente nao existe cura....
Eu tenho um Outlander, por associação posso falar: o carro é duro, apesar do chão muito bom. O acabamento é correto mas extremamente simples, como se fosse um Honda Fit daqueles de entrada.
ExcluirAbs
Marcelo
Mazoquismo... rssss
ExcluirEssa foi ótima!
Calma lá, o Lancer não é ruim, só que esperava mais dele. Estou com o carro há 2 anos e até hoje não achei a posição perfeita para dirigir, achei a ergonomia ruim - e olha que tenho 1.75m... O carro anda bem, mas torque e potência só aparecem mesmo lá pra cima no conta giros, tem pouco torque em baixa. O interior é decepcionante de simples. No porta-luvas cabe o manual do proprietário (no Peugeot cabiam umas 6 garrafas de água pequena - e era refrigerado). Cinto do meio abdominal. Não tem entrada para pen-drive ou iPod (tem na versão GT, tenho a manual). O ABS é absurdamente intrusivo, para melhor sem acioná-lo do que afundando o pé em uma frenagem forte (controlada) mesmo na chuva. Volante não tem controle de profundidade, só altura. Sei lá mais o que. O Peugeot, nos 11 anos que fiquei com ele, só me surpreendia positivamente, o Lancer fez o contrário, foi me decepcionando.
ExcluirÉ lindo, chama a atenção, anda bem, excelente estabilidade, mas é tudo. Tanto é que estou anunciando. Interessados? 2012/13, 24.000km.
E estou falando só de coisas que o Peugeot 307 de 12 anos atrás já tinha e era melhor.
Quer quanto no Lancer? Você é de onde?
ExcluirProcura lá no bomnegocio, acho que não pode postar aqui. 55k, de São Paulo. É o anúncio que termina mal educado.
ExcluirSe o moderador aprovar posto o link.
Não precisa. Eu dou um pulo lá e vejo.
ExcluirAchei... tô rindo até agora da parte do "faltam mil reais."
ExcluirAchei o vidro dianteiro " muito pequeno " , deviam levar até metade do teto, aí além de levar sol no peito e no rosto, o motorista pegaria sol na cabeça. !!!!!
ResponderExcluirPor força da profissão todos os carros de casa são Peugeot e minha mãe tem um 3008 da primeira fornada, com 156 cv.
ResponderExcluirA única coisa que ainda me causa certa estranheza é, justamente, o câmbio... pode ser falta de costume mas a impressão que me passa é que o cambio pergunta que horas são? em javanês e o motor responde é a tua mãe! em sumério.
Fora isso e o teto panorâmico que, honestamente, não tem serventia alguma a não ser gratinar os ocupantes, é um belo carro.
Não sei se o Bob percebeu isso na avaliação mas eu fico de bobeira como esse carro esterça... a despeito do tamanho eu faço manobras com ele que não faço no meu 307.
Leonardo,
Excluirótima explicação sobre o cambio, entendi perfeitamente.
É impressionante como bons carros são estragados por transmissões ruins. O mercado está cheio de exemplos, novos e antigos.
Leonardo,
ExcluirVocês são donos da Royal Santos?
Sim.
ExcluirLeonardo. Em 2010 tive o prazer de adquirir na Royal um carro que acredito era de test-drive, ou de uso de sua família, com meros 1800 km - uma 407 SW V6. Tenho até hoje e sou muito satisfeito, pois sempre tive como objetivo uma SW com motor grande (na época havia 2 modelos que estavam dentro do meu cacife, Jetta Variant que poderia comprar 0, ou esta 407). Talvez não 100% satisfeito pelo seguinte: estou tendo que trocar uma engrenagem de comando que custa uma nota, pelo que parece ser um defeito de fabricação que na Europa (li nos fóruns) foi consertado em garantia. Mas eu já estava fora da garantia então o valor da troca orçado na rede aqui na minha região ficou caríssimo. Irei fazer a troca com mecânico de confiança aqui na empresa.
ExcluirMas enfim, para ter um carro deste tipo o cliente deve estar preparado a aceitar algumas verdades:
1) Motor grande e carro pesado significam alto consumo. Se quiser potência e economia deve investir num dos novos motores turbo (eu particularmente gosto do ronco encorpado de um trem de força grande,e o desempenho também é excelente).
2) Carro importado de baixo volume implica em manutenção cara. Se você é mesmo um autoentusiasta, melhor pois estando preparado para às vezes comprar peças fora da rede e fazer manutenções em seu mecânico de confiança, gastará menos. Pouca gente sabe mas a Peugeot e a Citroën têm o Service Box, um site que dá acesso aos manuais técnicos de todos os modelos desde os anos 70 - os catálogos de peças têm acesso gratuito e os manuais de procedimentos e esquemas elétricos têm acesso que pode-se comprar por hora, dia ou mês pagando no cartão. Isso ajuda muito.
Acredito que chegará o dia em que o item 2 se torne menos relevante, a partir do momento que não só a Peugeot mas todas as fabricantes exagerem menos nos preços de suas peças, que as concessionárias consigam reduzir seus custos ao, com ajuda das marcas que representam, treinar sua força de trabalho e compor seu ferramental e demais investimentos por valores mais baixos. Também torcendo para que as redes valorizem mais o cliente, cientes que elas é que precisam dele e não o inverso.
Concessionária ruim já vi em quase todas as marcas (não é o caso da Royal), até mesmo nas celebradas japonesas já fui mal atendido.
Gosto de minivans mas essa continua com cara de Millhouse. Baita carro mas não curti a dianteira.
ResponderExcluirhttp://user.math.uzh.ch/dehaye/about_belgium/milhouse_1.jpg
Fernanda
E o 2008, vem ou não vem?
ResponderExcluirA grande dureza de veículos como esse são a manutenção (ninguém ainda rodou tanto com esses 1.6 THP a ponto de abrí-lo, ainda...) e o quanto despenca o preço após 2 ou 3 anos de uso. Minha irmã tem um 2011 e quer trocar de carro. Única dona e 57.000 km... na concessionária ofereceram 38 paus na troca por uma zero...e ela pensava que venderia pelos 60 da tabela fipe... está na webmotors anunciada ha mais de um mês por 55 paus e 2 pessoas que foram ver o carro ofereceram 45 e deixaram seus cartões de visitas.. ela tá quase ligando já. Meu conselho pra ela foi ficar com o carro por pelo menos mais uns 4 anos .. uma pena. Bom carro, até agora.
ResponderExcluirSó não entendo o motivo de suprimir o Dynamic Rolling Control - aquele 5º amortecedor transversal, no eixo traseiro. Pelos reviews estrangeiros que andei sapeando na Internet, tempos atrás, a melhora na estabilidade e rolamento eram sensíveis. Hoje, na Europa, a versão topo ainda apresenta o equipamento. Para o Brasil, a despeito de importarem a versão top, Griffe, a mesma é depenada. Lamentável. Há alguns meses estou na dúvida entre o 3008 e o CR-V. Terminando a construção da minha casa, passo a analisar mais seriamente as opções.
ResponderExcluirAí está um ótimo carro para comprar usado. Com dois anos de uso, vale metade do zero km.
ResponderExcluirPlease, wake up PSA.
De uma olhada no teste de 60.000km da 4Rodas...
ExcluirGaranto que ta muito caro ainda.....
Deveria valer no max 1/3 do novo.
E mesmo assim e coisa para se pensar....