A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgou nesta terça-feira (11), balanço com o resultado da indústria automobilística em fevereiro. Os dados apontam que o primeiro bimestre do ano foi o melhor da história em licenciamentos, com 571,9 mil unidades — crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas de autoveículos no mês passado registraram 259,3 mil unidades, o que representa acréscimo de 10,3% em relação a fevereiro de 2013, quando a indústria comercializou 235,1 mil unidades, mas retração de 17% ante as 312,6 mil de janeiro deste ano.
A produção fechou o segundo mês de 2014 com incremento de 16,9% se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram produzidas 281,5 mil unidades em fevereiro deste ano, contra as 240,8 mil de 2013. Já os dados do bimestre mostraram que a fabricação recuou 2,7%: no total foram 518,6 mil veículos fabricados nos dois primeiros meses de 2014, recuo ao redor de 14 mil unidades em relação ao primeiro bimestre do ano passado.
As exportações apresentaram queda de 24% no acumulado do ano. Foram 51,6 mil produtos enviados para fora do País neste período, o que representa retração frente as 67,9 mil do primeiro bimestre de 2013. Na visão de Luiz Moan Yabiku Júnior, presidente da Anfavea, o “atual cenário econômico da Argentina teve peso relevante para o desempenho, mas a indústria tem plena confiança de que os governos dos dois países encontrarão rapidamente soluções para o atual cenário econômico”.
Só no mês passado a indústria automobilística exportou 28,8 mil veículos, acréscimo de 26,5% em relação aos 22,8 mil de janeiro de 2014 e redução de 9,1% quando comparado com as 31,7 mil unidades de fevereiro do ano passado.
Vendas de veículos leves: GM ultrapassa VW em 19 unidades e passa para 2º lugar em fevereiro
Licenciamento
total de veículos leves - fevereiro 2014
|
|||||||
Fabricante
|
Autos
|
Com. leves
|
Total
|
%
|
|||
1º
|
Fiat
|
41000
|
16983
|
57983
|
23,557
|
||
2º
|
GM
|
33550
|
9040
|
42590
|
17,303
|
||
3º
|
VW
|
34931
|
7640
|
42571
|
17,296
|
||
4º
|
Ford
|
14878
|
6041
|
20919
|
8,499
|
66,655
|
4
grandes
|
5º
|
Renault
|
11463
|
4284
|
15747
|
6,398
|
||
6º
|
Hyundai
BR
|
12637
|
0
|
12637
|
5,134
|
||
7º
|
Toyota
|
7698
|
4262
|
11960
|
4,859
|
||
8º
|
Honda
|
8662
|
302
|
8964
|
3,642
|
||
9º
|
Outras
|
3473
|
4353
|
7826
|
3,180
|
||
11º
|
Citroën
|
5171
|
166
|
5337
|
2,168
|
||
12º
|
Mitsubishi
|
284
|
4218
|
4502
|
1,829
|
||
10º
|
Nissan
|
3595
|
809
|
4404
|
1,789
|
||
14°
|
Hyundai
Imp
|
1128
|
3079
|
4207
|
1,709
|
||
13º
|
Peugeot
|
3321
|
289
|
3610
|
1,467
|
||
15º
|
Mercedes
|
660
|
697
|
1357
|
0,551
|
||
16º
|
Audi
|
775
|
276
|
1051
|
0,427
|
||
17º
|
Iveco
|
0
|
326
|
326
|
0,132
|
||
18º
|
Subaru
|
9
|
72
|
81
|
0,033
|
||
19º
|
Mahindra
|
0
|
52
|
52
|
0,021
|
||
20º
|
Agrale
|
0
|
15
|
15
|
0,006
|
||
183235
|
62904
|
246139
|
100,000
|
Fonte: Anfavea
Ae
Eu pensava mesmo em questionar se as noticias haviam acabado. Ainda bem q não. =)
ResponderExcluirPelo jeito, a coisa vai ser bem disputada esse ano, Hyundai encostando na Renault, GM passando a VW, Ford já já sendo cuspida do 4º se não levantar a cabeça... Prevejo muitos feirões da VW e da GM ao longo do ano, mais que o normal.
ResponderExcluirÉ porque o carnaval caiu em março.
ResponderExcluirA cada mês tem mais carros nas ruas e me pergunto: E se houvesse menos impostos e os carros custassem bem menos, como tanto reclamam, haveria espaço nas ruas?
ResponderExcluirSim, a diferença é que haveriam menos carros velhos e fumando por aí.
ExcluirPaulo, acredito que não. Pelo menos em Florianópolis, é muito raro você se deparar com carros em péssimo estado de conservação. A grande massa é composta por carros populares financiados. Muitos "não entusiastas" não tem coragem de comprar carros velhos, pois tem medo dos custos imprevisíveis com manutenção. No entendimento deles, é muito mais seguro adquirir um carro 0km financiado que, em teoria, não demandará manutenção, restando apenas uma prestação fixa, ao invés de comprar uma "caixinha de surpresas".
ExcluirJá não há espaço Guilherme, nem aos fins de semana.
ResponderExcluirTinha 3 carros, vendi um e agora estou estou "negociando" com a patroa vender o dela.
Por motivos já exaustivamente comentados aqui no blog o trânsito já entrou em colapso.
Estes vão desde o óbvio excesso de veículos à falta de planejamento urbano, transporte coletivos e etc.
Sem se esquecer que como ando de moto, sou testemunha ocular do quão mal se dirige aqui na nossa terra o que agrava ainda mais a falta de espaço.
Acosta
Eu venderia esse tecreiro carro tambem.
ExcluiroPTe pelo transporte coletivo !
A Ford que se cuide a Hyundai vem com tudo mesmo.
ResponderExcluirEu se fosse executivo da Ford ja estaria com minhas barbas de molho.
Quanto a Renault acho que ha um empate tecnico com a Hyundai.
Uma vergonha para esses franceses que ja estao estabelecidos no Brasil ha muitos anos!
O Brasil exporta mais carros para a Argentina do que importa de lá?
ResponderExcluirIncomparavelmente mais.
ExcluirNúmero de vendas não é tudo, se a Ford vende menos mas tem uma margem de lucro maior, talvez assim seja melhor pra eles! Digo isso porque eles não parecem querer disputar mercado com Gol, Palio, Onix e afins... Talvez vendam bem o New Fiesta e o Focus, por exemplo, com uma margem maior que em outros países (leia-se México) e tá de ótimo tamanho pra matriz.
ResponderExcluirTodo fabricante vem com esse argumento quando participação é baixa...
ExcluirRSRSRSRSRS
ExcluirHAHAHAHA!!!!!!
ExcluirInclusive a BMW.
ExcluirA Volks, pelo que fabrica e vende aqui, está vendendo até demais! É porque o resto tem uma participação ainda pequena, mas Renalt vem avançando a cada ano e agora a Toyota já lançou sua "terceira linha" ( aqui ela só trabalhava com a segunda linha que é o Corola. A primeira linha, Camry, é importadoa A linha premium, leia-se Lexus, idem.) para competir com os carros de menores preços das outras e onde o bicho realmente pega. E toma carro "mil" no mercado!!!!!
ExcluirComo a Subaru mantém suas operações no Brasil com 9 automóveis vendidos em dois meses? Muitos desconhecem a presença da marca ou até mesmo sua existência. Carros bem projetados, bem executados, prazerosos em dirigir, resistentes. A manutenção cara e peças de reposição inexistentes devem contribuir para números tão pouco expressivos. E quais seriam os comerciais leves da Subaru?
ResponderExcluirGosto da Ford, mas já não é hora de chamar de "3 grandes" e não 4? pois me parece que a diferença da Ford pra Renault não é tanta assim para que a primeira seja chamada de "grande" enquanto que a segunda, não.
ResponderExcluirSejamos justos, "3,5 grandes" está de bom tamanho.
Excluir