JAC T8, o primeiro carro da Copa
Ano de turistas, veículos
para atendê-los. Parece a motivação do importar o JAC T8 — T de transporte, 8 dos usuários. Com ele a fabricante chinesa, por seu sócio
brasileiro, quer disponibilizar deslocamento confortável a hóspedes de hotéis e
pousadas, meio termo entre automóveis e as vans
diesel Mercedes Sprinter e Fiat Ducato, líderes no segmento, maiores, mais caras.
O mercado já o apelidou, pelo engenheiro/jornalista Josias
Silveira: Jacão — JAC grande,
coerente com seus 5,10 m
de comprimento — candidato a suprir o ocioso espaço do fim do utilitário VW.
A JAC o classifica Multivan, como o faz a marca alemã com o
sucessor da Kombi, o T6 — transporte, 6ª. geração... Nada a ver com a extinta.
É maior, espaçoso, tratado com identificação em automóvel: tapetes felpudos, revestimento
interno em couro, bancos individuais à frente, na segunda fila, aí poltronas
girando 360 graus. Confortáveis, teto solar a servi-las. Exibe o DNA chinês, de
pouca vivência no setor. Virados para trás, os cintos de segurança não vêm
junto, não funcionam, inviabilizando seu uso. Ao fundo, na cozinha, banco único, encosto não reclinável, cinto subabdominal
para o passageiro central. 2ª. classe.
Outro item clama por reprojeto, a rumorosidade do motor/hélice do radiador, dá o tom sonoro na cabine.
Outro item clama por reprojeto, a rumorosidade do motor/hélice do radiador, dá o tom sonoro na cabine.
Bom ar-condicionado, motor quase forte — 2,0, 16 válvulas,
turbo, 175 cv a 5.400 rpm, e 26,5 m·kgf de torque, porém surgidos a mais de
4.000 rpm, pouco responde em baixas rotações, exige condução como se fosse
carro 1,0 — mudanças de marcha com motor a mínimos 60% da faixa vermelha. Câmbio
manual, 6 marchas, freios a disco não ventilados nas quatro rodas.
Para o tipo de uso, vai-se bem, dentro das limitações do
projeto. O ideal é não deixar cair de 120 km/h para tê-lo em última marcha. Fora
isto, subidinhas exigem troca-troca, de 6ª. para 5ª. e desta para 6ª., e volta,
e continua. O motor de automóvel para puxar utilitário com mais de duas
toneladas entre peso próprio, passageiros e bagagens exige atenção. A relação
de marchas mereceria ser melhorada. Também, o train boulandeur, francês abrasileirado para trambulador — o
conjunto de acionamento da alavanca ao console para engrazar as marchas. É
impreciso, voluntarioso, exige ser servido com atenção. Deviam ter copiado o da
Kombi...
Suspensão frontal macia, traseira por eixo rígido, porém
desacerto de agendas entre as duas, impede comportamento harmônico.
Vai? Vai!
Não tenha dúvidas, venderá. É mais confortável e barato que
as vans diesel, exigindo ser
equipadas para igualar-se – e aí a diferença de preço aumentará. Item de conter
custos, por peso e lotação dispensa a carteira C — qualquer pouca prática
estará legalmente habilitado à condução, incluindo o jardineiro, o
recepcionista, o quebra-galhos da pousada ou do hotel.
Entrega bom pacote por R$ 115 mil, equipada — mas falta GPS no painel.
Aplicação turística exige.
Regulagem
A indústria do automóvel na China nada cria. Copia, se
apropria, compra soluções, como o motor. Mas o tempo de atividade e o jeito de
fazer não permitem depurar, sedimentar, aprender. Assim, há inconvenientes não
mais encontráveis em veículos de outros países de atividade tradicional.
Bobagens simplórias, de fácil solução por meia dúzia de
engenheiros brasileiros: da Honeywell dos turbos; da Fiat para o isolamento
termo acústico e o diálogo das suspensões; da Renault ou PSA na harmonia das
marchas relativamente ao motor; e algum aposentado da Volkswagen — ou o nunca
lembrado engenheiro Ângelo Gonçalves, fundamental na implantação de nossa
indústria, criador do trambulador para o Brasinca/Uirapuru, para acertar o
engate de marchas.
Carros chineses exigem generosidade para ser considerados.
Ficarão bons, seguros, competitivos, mas o diabo é o tempo para esta evolução.
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Jacão, o JAC T8, transporte turístico |
Alfa 2300, 40 anos, na estrada
Pergunte a um Alfista e ele dirá: nunca o Brasil teve um carro tão bom de estrada como o modelo 2300.
Exclusividade nacional, harmônico, foi o primeiro nacional com freios a disco
nas quatro rodas, câmbio com cinco marchas e sincronizadores Porsche. Estável,
bom de freios, uma classe à parte em meio a projetos antigos como Chevrolet
Opala, Dodge Dart, Ford Galaxie. Durou pouco, de março 1974 a janeiro 1987. A Fiat comprou a Alfa
e no Brasil, sem intimidades com carros grandes, optou encerrá-lo.
Alfistas, em especial os associados ao grupo Alfa Romeo Br
e ao virtual Clube Alfa Romeo MG, farão viagem com o estradeiro 2300 para
comemorar e, no 25 de março estarão em Xerém, pé da Serra de Petrópolis,
imponente instalação industrial onde iniciou ser feito. Dois dias após, visita
à fábrica Fiat, em Betim, MG, de onde saíram as últimas unidades.
Apoiam entidades italianas como Automobilismo Storico Alfa
Romeo, a Enit - Agenzia Nazionale Del Turismo, e o Museu Nacional do Automóvel, de Brasília.
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Logo dos festejos com Alfa 2300 |
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Outra – Carlos
Tavares, português, ex-quase sucessor na liderança da Renault e iniciando
dirigir a concorrente PSA Peugeot Citroën, quer criar nova marca Premium. Será
a DS. Agradou-se destes produtos especiais da Citroën.
Próprio – Para
novos clientes, novo Jaguar, o XE. Menor, porte de BMW série 3, Audi A3,
Mercedes Classe C. E estrutura monobloco e carroceria em alumínio, buscando
menor peso, melhor resultado dinâmico, menores consumo e emissões.
Motor –
Deixa os Ford — a quem comprou a marca — por motores de projeto e lavra
própria, os Ingenium, com
peças intercambiáveis entre gasolina e diesel. Presumidos quatro cilindros,
turbo, muito torque, superiores aos 2,0, 4 cilindros, 240 cv da Ford,
equipamento de Fusion e Land Rover Evoque.
Mais –
Dito o mais refinado dentre os sedãs médios, verdadeiro Jaguar, foge da imagem
do modelo X, bom em desempenho, mas apenas um Mazda com decoração Mazda —, a pobreza
foi-lhe letal. Detroit, janeiro, 2015.
Novo – Maior, mais largo, mais caro. A nova geração do
Corolla cumpre o descrito pela Coluna
— continua careta na opção pela
versão européia, desconsiderando a americana, mas atrevida. Oito centímetros
maior em comprimento, dez em entre eixos, 1 cm mais largo. Motores idênticos aos
anteriores, 1,8 e 2,0, flex, 4 cilindros, 16 válvulas, porém com os comandos
com abertura variável.
Ganho – Além de mais espaço interno, o rendimento melhorará
com a adoção de câmbios mais atualizados, manual com seis marchas, ou
continuamente variável, dito CVT, com sete posições. Preços crescem: 1,8
manual, simples, R$ 66,5 mil. Topo de linha, 2,0 Altis, automático, R$ 93 mil.
E? - Aumentos, inexplicáveis, uns R$ 1,8 mil na versão
básica e R$ 6,2 mil de topo. Mas faz parte. Apressadinhos pagarão tabela cheia
e, logo após, vendas cairão e fábrica dará bônus aos revendedores para repassar
aos compradores.
Novo Corolla – grade parece cruza de Honda com Hyundai |
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Menos – Produção de veículos recuou 2,7% no primeiro
bimestre de 2014, causas locais e a queda nas exportações para a Argentina onde
o pânico de caixa tenta segurar a exportação de dólares — sem pagar as compras.
Mais – Porém o bimestre foi o melhor da história em
licenciamentos: 571,9 mil unidades, expansão de 4,6% em relação a período igual
em 2013.
E mais –
Fevereiro, novo recorde na Audi Brasil: 1.115 vendas. Para noção, em dois meses
de 2014, 2.224 – ano passado 6.600. Neste quer 10 mil. A gestão de Jörg Hoffmann
marca-se por intensa propaganda, preços contidos, motivação da rede de
revendedores, esforço para criar parque circulante com a marca, preparando
início de produção do A3 Sedan para 2015.
Resultado – A pró-atividade da Audi neste segmento — de
maior venda de marcas Premium — instiga a BMW. Começa campanha na TV, focando
no Série 3, concorrente do Audi A3. Falta a Mercedes promover o Classe C.
Número –
Indústria do automóvel em mercados sedimentados sonha com 5 a 7% de lucro final. Sergio
Marchionne, chefe da FCA — Fiat Chrysler Automobiles — anunciou fazer o jipinho
Renegade em Pernambuco e disse, no primeiro ano a Fiat no Brasil voltará aos
lucros de dois dígitos. Quebrou o argumento setorial de décadas: fazer carro no
Brasil mal paga as contas. Paga bem.
Justiça –
Governo Federal cobra R$ 2M da CN Auto, importadora, e de Washington Armênio
Lopes, fundador da Asia Motors no Brasil, multa sobre os incentivos aplicados
aos veículos e à nunca cumprida promessa de construí-los no país. A Asia lançou
duas pedras fundamentais e nada fez.
Kia –
Supremo Tribunal Federal e tribunal internacional decidiram, a Hyundai,
assumindo a Kia e a Asia, nada tem a ver com o assunto. A Asia dos incentivos
era empresa nacional. A CN tem/teve ligações com Armênio, e aplica aos
importados chineses Jinbei, as marcas da antiga Asia: Towner e Topic.
Agora vai? – Indústria, academia e capital visam permear ao
álcool o ganho de tecnologia dos motores a gasolina. Duplo comando variável de
válvulas, injeção direta, turbo, mudaram regras. Crêem, o álcool melhor
aproveitará.
História – Engº Ronaldo Salvagni, da Escola Politécnica da
USP, diz, é urgente o país renovar a tecnologia dos motores a álcool: "O que temos hoje é gambiarra. Um motor
adaptado". Desenvolver esta tecnologia motivará produzir e exportar
etanol. O CTA, Centro Técnico Aeroespacial, nos anos 1980 iniciou desenvolver
motor V-8, a
álcool, para trabalho. Mas forças ostensivas cortaram o projeto.
Ocasião – Dia 18 motor a álcool e uso de turbo serão pontos
quentes do Seminário Internacional de Biocombustíveis, São Paulo. Pode ser luz no
caminho.
Usados –
Estudo da DEKRA, multi alemã de serviços ao setor automobilístico, indica, nos
maiores mercados mundiais os ponteiros do mercado se mexeram: usados subiram 3%
em vendas e novos caíram 15%. No Brasil, em 2013, usados mais 4,7%, novos menos
1,6%.
E? – Diz,
condições externas — desaceleração da economia, dificuldades de crédito,
aumento de impostos — serão oportunidade no comércio de usados. Rentabilidade aumentará,
mas condicionada a gestão profissionalizada no setor.
Coerente – Governo do Rio Grande do Sul quer ser sócio da
Foton, marca chinesa de caminhões representada no Brasil pelo ex-ministro Luiz
Carlos Mendonça de Barros. Além das benesses de terreno, terraplanagem,
instalações, aplicaria R$ 48M no negócio — uns 20% do capital.
? – Injustificado. Dinheiro oficial apenas quando o estado
precisa atrair atividade multiplicadora como a indústria automobilística —
marca principal, fornecedores, estoques, prestadores de serviço. Não é o caso. Ao
contrário, a indústria de transportes é fortíssima no RS, e a nova empresa
concorrerá com outros fabricantes — International, Agrale — lá instalados sem
socorro do oficial.
Companheiros - Para lembrar, a economia do RS mingua, e o PIB
do estado é a metade de sua dívida. A fábrica seria em Guaíba, onde a Ford não
foi porque outro governo petista não conseguiu entender a operação e os
desdobramentos de empresa de tal porte. Foi-se à Bahia.
Outra – A CNHTC, outra chinesa de caminhões e aqui Sinotruk
aprontou projeto de sua fábrica em Lages, SC, e iniciará terraplanagem em 60
dias. Quer montar série inicial, com peças importadas, até setembro de 2015 e
operação plena em 2016. Investimento de R$ 300M – sem participação do estado.
Retrovisor Nissan muda os parâmetros |
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Retro – Apresentado no Salão de Genebra, o retrovisor inteligente
soma tela de LCD e espelho tradicional. Vantagem, imagem clara mesmo em
condições adversas. Estréia na 24 Horas
de Le Mans, em Nissan híbrido elétrico.
Nos dedos -
Ford leva o Novo Mustang — em festa e promoção mundial — às vitrines e à moda,
por série de esmaltes para unhas da marca OPI, da Coty no tom Race Red, famosa cor dos
Mustang. Curioso imaginar vermelho associado à Ford. No mundo lembra marcas
italianas, Alfa e Ferrari...
Tecnologia – Para aumentar o tempo de vida das bombas de
combustível de sua produção, a Gilbarco Veeder-Root substituirá chapas de aço
carbono por outras em alumínio fornecidas pela Alcoa. Bombas em postos
litorâneos durarão mais e o alumínio no Brasil bate recorde em reciclagem.
Fórmula 1 – Temporada começa domingo e, pelas novas regras,
categoria funcionando como laboratório de desenvolvimento de tecnologias, tudo
pode acontecer. Exemplo, a Renault, dominando por temporadas, não acertou seus
motores e com eles, a RBR de do tetracampeão Sebastian Vettel não conseguiu
fazer os carros andar, apesar de seus chiliques. Texto didático, primoroso, neste AUTOentusiastas, leia.
Gente – Antônio Calcagnotto, executivo,
gaúcho, progressão. OOOO
Deixou a diretoria de Relações Institucionais da Renault, pousou na Unilever.
OOOO Mais serviço:estratégia de comunicação, marca corporativa, relações
governamentais. OOOO
Ascende geograficamente: área de distribuição e Agrale no RS; Renault no
Paraná; Unilever em SP. OOOO William
Clay Ford, 88, executivo aposentado, último neto vivo de Henry Ford, passou. OOOO Trabalhou na empresa familiar
por mais de 50 anos, era o maior acionista individual, pai do atual presidente
do Conselho, Bill Ford. OOOO Figura
sóbria, respeitada, básica quando a Ford previu a crise estadunidense,
antecipou-se, foi aos bancos. Palavra e garantias reais de Ford Senior foram
fundamentais. Com caixa e plano a Ford sobreviveu. OOOO Valter Oliveira, o Valtão, de volta. OOOO Aposentou-se na Mercedes, e convidado voltou,
como consultor, treinador de nova equipe de comunicação em caminhões. OOOO
RN
A coluna "De carro por aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
RN
A coluna "De carro por aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Sexta feira as 10:00 H é sempre assim. Um espetáculo de informações. Sabe informar e tocar nos assuntos de forma única. Abraços.
ResponderExcluirReal Power.
Parabéns, 2300! Saudades do meu 1977.
ResponderExcluirTodos nós já sabemos disso Mr. Car...
ExcluirNão custa lembrar.
ExcluirAté hoje tenho vontade de ter um Alfa Romeo 2300. Apesar de todos os defeitos que alguns puristas apontam, considero-o um tremendo de um carro!
ResponderExcluirSobre motores a álcool, será que finalmente vão desenvolver de verdade essa tecnologia por aqui? Tomara que sim, pois apesar de minha bronca ferrenha contra os usineiros, sempre sonhei em ver um motor bem acertado para uso de álcool somente. Com um projeto de motor específico então, deve virar um tremendo de um foguetinho com o estágio de tecnologia atual.
Sabias palavras. O motor a álcool foi esquecido em prol dessa gambiarra flex que gasta muito.
ExcluirOs motores do Corolla são VVT-i há muitos anos. Ou seja, em sua essência as árvores de comando de válvulas possuem abertura variável, não sendo novidade nesta geração como apresentado no texto.
ResponderExcluirretífica RN informa: nicolas, coberto de razão, desculpe o engano.
ExcluirSempre gostei muito do Alfa 2300, mas o que deixou mesmo saudades - apesar de suas características congênitas (Alfa não tem defeito...) - foi o meu FNM 2150 ano 1971.
ResponderExcluirAudi e BMW só não vendem mais porque ambos só tem 1 concessionária cada em todo o Rio Grande do Sul. Mercedes nada de braçada, tem 3... Risos.
ResponderExcluirHoje fui com meu pai à uma concessionária Toyota, aqui no Rio. O prazo de entrega é de 40 dias e a única versão 1,8-L (GLi) está custando R$ 71.490,00 A/T (Detalhe: não tem A/C digital). O carro do meu pai é um Corolla 1.8 GLi A/T 2012/13, com 12mil rodados e foi avaliado em R$ 45mil (comprado em dez/12 por 64.000,00). Ou seja, em que pese esse câmbio de 7 marchas (consumo divulgado: 11,4 km/l na cidade), não vale a pena a diferença.
ResponderExcluirNoticia maravilhosa investirem em um motor turbo a álcool. Esta passando da hora do consumidor brasileiro ter poder de escolha sainda dessa gambiarra flex.
ResponderExcluirAssim os carros a gasolina e carros a alcool voltam a ser econômicos.
Nasser, o Dodge Dart não é "antigo". Trata-se de um modelo surgido nos EUA em 1967, e sua carroceria é monobloco, ao contrário das do Galaxie e Opala. O motor utilizado nos Dodges é uma ampla modernização de 1967 de um motor surgido na Plymouth em 1957. O motor da Alfa é certamente mais velho. Aliás, a Alfa nunca mais foi a mesma depois do surgimento do Passat TS, um carro mais barato e muito mais bonito e esperto.
ResponderExcluirAmigo Lorenzo, opala é monobloco e os carros com chassis removível feitos no brasil foram galaxie, dkw e família vw a ar, exceto kombi. além dos fora de série, é claro.
ExcluirUm alfa com 2,3 litros entregava a potencia de um opala 4100. Sou opaleiro desde menininho e aceito a superioridade da engenharia italiana.
Para os alfistas, eu tive o prazer, quando precisei, em 1990 de um painel traseiro do 2300, ver a fiat, através de moldes guardados na fmb, fundição construída no prédio antigo da alfa em betim-mg, preparar e estampar 20 pecas desse painel, apenas para atender nosso pedido.
Fabricar carros era coisa séria.
Dr. Gurgel tinha um almoxarifado com estoque de pecas suficiente pra reconstruir 3% de seus br800 e supermini fabricados.
O 250-S tinha 171 cv. O motor da Alfa, de que eu me lembre, tinha 149 cv brutos. E devido à baixa cilindrada, tinha que rodar alto para entregar essa potência, mas mesmo assim não rodava tão alto... a potência máxima era a 5500 rpm. E quanto à suavidade de funcionamento, não dá para comparar ao Opala. Com suas 5 marchas, freios a disco nas 4 rodas, tanque de 100 litros e um painel maravilhoso nas Ti4, a Alfa é um carro muito bom no papel, mas só nele.
Excluirlorenzo, faço uma conceituação prática, com lógica de mercado. em relação à realidade local, o 2300 era mais recente que os citados. o gálaxie, por exemplo, aqui teria sido novidade em 1967, mas portava motor 4.5, 272 c.i, o y8, de 1952. a família dart foi atual quando apareceu, em final de 1968. o pacote alfa era mais adequado ao mercado em especial quanto aos freios. todos os citados, em seus primeiros anos, e até o uso dos discos, eram trágicos.
Excluirquando ao ts, um belo trabalho de engenharia, pontual sobre os grupos constituintes dos veículos - motor, transmissão, direção, suspensão e até detalhes diferenciativos de decoração e conforto - mas exceto pela igualdade em potência específica, não eram concorrentes de mercado, atuando em faixas de preço e clientela muito diferentes. r n
A expressão francesa é "train baladeur", mais ou menos conjunto bailante porque se desloca para frente e para trás. O motor Ford 272 (Y-block) foi lançado em 1954, com menor cilindrada. Já a máquina Chrysler 318 surgiu em 1955 com o cabeçote polisférico, para substituir o Hemi, de produção muito cara. E o Alfa creio que seja uma modernização do 2000-2150, que por sua vez derivou do modelo 1900 nascido em 1950. AGB
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