Do newsletter "autobeat" de hoje:
PORSCHE UNIT SALES DROP 28%. Porsche AG says demand for its sports cars dropped 28% to 56,300 units through the first nine months of its fiscal year, which began last August. But the company says strong sales of its iconic 911 model limited the decline in revenue to 15% ($6.4 million).
Minha teoria:
1) Cayennes são compradas por impulso, por moda. Quando o cinto aperta, se compra um SUV mais barato, escolhendo-se entre as 325 mil opções existentes. A crise pegou ela de jeito. O crescimento da Porsche baseado nela ficou em risco.
2) O Panamera foi lançado em uma hora errada. Nunca saberemos se daria certo ou não no ambiente que endeusou o Cayenne.
3) Quando uma pessoa compra um 911, ela sabe o que quer, sonhou e economizou por anos para fazê-lo. Ou sempre teve 911, e sempre vai trocá-los por 911 mais novos. Não existe outra opção para um comprador de 911, ele só deixará de comprá-lo se estiver completamente falido. E pensar que nos anos 70 a empresa fez de tudo para se livrar de seu mais valioso bem...
Vida longa aos Porsches de verdade!
MAO
A Porsche quis se transformar em uma fabricante generalista, apenas isso. Temia o próprio futuro se fosse depender apenas do eterno sucesso 911 e quis inventar, resultado? essa saboneteira gigante que é o Cayenne em versões turbo, gts, DIESEL (!!!!!) e modelos de 4 portas como o Panamera. O presidente da Porsche mesmo disse que queria construir de populares a caminhões, claro que tudo sob o escudo da Volks, mas uma entrevista totalmente permeada por números relativos a muitas milhares de unidades, nicho de mercado e outras coisas que fogem um pouco do que imaginamos em relação aos porsches...lucro é fundamental, dinheiro e etc, mas algo parece que se perdeu pelo caminho...
ResponderExcluirtem Cayenne HÍBRIDO, pelo amor de Deus...
ResponderExcluirPorsche pra mim é só o 911.
Em termos empresariais, o Cayenne foi um ótima aposta, capaz de injetar fluxo de caixa à empresa. Em termos automobilísticos, aquele "bicho" parece tudo, menos um Porsche.
ResponderExcluirQuanto ao Panamera, de fato, o momento é bastante ruim. Gosto da proposta de Coupés de quatro lugares (e portas), mas o modelo da marca, para mim, já nasceu com cara de que não acrescenta muita coisa.
Além do 911, acho que só Boxster e Cayman conseguem manter o DNA Porsche.
Sds,
Der Wolff
O problema do mundo capitalista é esse, mandar a tradição pra vala em nome do deus dinheiro.
ResponderExcluirCom certeza haveria mercado pra um carrinho com conceito do 356. Leve, espartano e ágil. Algo bem Porsche.
Concordo com o Joel. Uma releitura do 356 (4 cil. boxer, tração traseira, sem frescuras) seria muito bom :) Deixaria o Boxster/Cayman pra quem quer algo +, mas ainda não tem condições de partir pra um 911...
ResponderExcluirNão tem como se negar a forte ligação entre VW e Porsche atravéz dos tempos, eatualmente, mais ainda. Se observarmos, a Boxster já foi uma releitura dos VW/Porsche 914; a Cayenne se não me engano foi mecanicamente evoluida dentro da Audi e VW, sendo em tudo similar a Touareg; o Caymann me parece um modelo lançado na esteira d sucesso do Audi TT, sendo muito semelhante em aparência a este; por último temos o lançamento do Panamera,uma carroceria 911 limousine, com motor V8 (lembra da Touareg?. Vamos ver se o mercado americano compra esta nova idéia, de adquirir um Porsche 911 tamanho família. Para mim, Porsche é só o 911. Gosto da idéia de uma releitura do "bathtube" 356, leve, simples, sem muita requinte, mas desempenho condizente a um esportivo de espírito alegre. Abs.
ResponderExcluir@Rodrigo
ResponderExcluirNão é que já se fala mesmo nisso?http://www.autoexpress.co.uk/news/autoexpressnews/237361/porsche_spyder_returns.html
Só espero que se isso se concretizar que seja leve.