Quem disse que milagres não acontecem? Pois hoje vi um.
Fui de casa, em Moema, à Lapa (para um gostoso bate-papo de sábado no Club do MG), parando em semáforo só uma vez. Não pense que foi devido ao tráfego reduzido devido ao feriado perto de fim de semana, não foi isso.
Era facilmente perceptível como os sinais estavam sincronizados. E não apenas nos trechos retos. Por exemplo, ao sair de uma transversal da Av. Brasil e dobrar à esquerda nela, o sinal do próximo cruzamento estava verde. Sempre, há anos, encontrava este sinal fechado.
O mesmo aqui no reticulado de Moema sempre foi o padrão pegar uma rua e o próximo sinal estar fechado; agora, não.
É mais do que evidente que, fora o volume de carros aqui na capital (e em outras cidades brasileiras), as administrações não dão a devida atenção a trânsito. Falta software, como alguns poucos especialistas têm dito.
Pelo menos, pelo que presenciei hoje, alguma coisa mudou. Vamos torcer para que continue.
BS
Fui de casa, em Moema, à Lapa (para um gostoso bate-papo de sábado no Club do MG), parando em semáforo só uma vez. Não pense que foi devido ao tráfego reduzido devido ao feriado perto de fim de semana, não foi isso.
Era facilmente perceptível como os sinais estavam sincronizados. E não apenas nos trechos retos. Por exemplo, ao sair de uma transversal da Av. Brasil e dobrar à esquerda nela, o sinal do próximo cruzamento estava verde. Sempre, há anos, encontrava este sinal fechado.
O mesmo aqui no reticulado de Moema sempre foi o padrão pegar uma rua e o próximo sinal estar fechado; agora, não.
É mais do que evidente que, fora o volume de carros aqui na capital (e em outras cidades brasileiras), as administrações não dão a devida atenção a trânsito. Falta software, como alguns poucos especialistas têm dito.
Pelo menos, pelo que presenciei hoje, alguma coisa mudou. Vamos torcer para que continue.
BS
Bob,
ResponderExcluirAcho q vc deu uma grande sorte. No Estadão em uma das edições desta semana passada há uma reportagem que 80% dos semáforos inteligentes estão inoperantes. Eu tenho sentido justamente o contrário. Abre o sinal, 1ª, 2ª e ponto morto no próximo.
Abr
Luiz
Dranger,
ResponderExcluirPode ser, também li a reportagem. Ou então foi milagre mesmo...
Bob
ResponderExcluirSão Bernardo do Campo está uma verdadeira desgraça.
A prefeitura ainda está testando um sistema de semáforos baseado em um programa de computador importado da Alemanha, trazido por um tal de Alexandre Zum Winkel, ex-funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), que se auto-intitula mestre em engenharia de tráfego.
A promessa era de reduzir os acidentes de trânsito em até 25% e aumentar a fluidez do tráfego em 30%.
Está uma verdadeira desgraça.
FB
Bitu,
ResponderExcluirPor aí você vê que não basta ter o software. Tem que ser um bom software.
Bob, pura sorte.
ResponderExcluirO trânsito é um foco constante dos matemáticos que estudam a Teoria do Caos.
Sincronismos podem existir em grandes avenidas, mas sincronismos de áreas grandes é algo complexo.
Tente fazer uma cidade hipotética com 5 ruas no sentido norte-sul e 5 ruas no sentido leste-oeste, com espaçamento regular entre elas e sinais a cada cruzamento. pra simplificar o modelo.
Aí, tente fazer um carro realizar um trajeto aleatório por essa cidade.
Vc vai ver que é praticamente impossível acertar uma sincronização que atenda a todos os motoristas.
Até mesmo quando se sincroniza os sinais em uma avenida em um sentido, o outro sentido não irá se beneficiar da "onda".
Salve Senhores,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabeniza-los pelo blog. Realmente incrível.
Tratando do assunto em pauta, o pior de tudo é quando se fala de do tráfego e da poluição a culpa sempre recai sobre nossos carros. Contudo, ninguém observa que sinais sincronizados nas principais vias das grandes já reduziriam, e muito, estes problemas.
O mesmo vale para os inúmeros buracos que encontramos por aí, que fazem com que reduzamos nossa velocidade e tornemos a acelerar ao
sobrepor o obstáculo.
É muito mais fácil colocar a culpa na população.
Leonardo RJ