A foto da viatura acima está rodando pela internet há alguns dias, mostrando uma VW Parati G4 da Polícia Militar do Paraná, "personalizada" com filme G5 nos vidros, suspensão rebaixada e rodas de liga leve Giovanna de aro 18, calçadas em pneus de perfil 35.
Perguntas que não querem calar:
- Quem financiou a personalização? Essas rodas (e pneus) não custam pouco. É dinheiro do contribuinte? Se não for, de onde veio?
- A polícia está acima da lei? Pode modificar/descaracterizar o carro da maneira que bem entende?
- E a conservação do patrimônio público, como fica? É sabido que essas rodas enormes costumam sacrificar bastante as suspensões, ainda mais em um carro cujo projeto prevê o uso de uma roda de aro 13, no máximo aro 15.
Curioso isso, mesmo sabendo que no Brasil existe uma cultura favorável à personalização de viaturas policiais. Quem é que banca essas viaturas "tunadas"?
Perguntas que não querem calar:
- Quem financiou a personalização? Essas rodas (e pneus) não custam pouco. É dinheiro do contribuinte? Se não for, de onde veio?
- A polícia está acima da lei? Pode modificar/descaracterizar o carro da maneira que bem entende?
- E a conservação do patrimônio público, como fica? É sabido que essas rodas enormes costumam sacrificar bastante as suspensões, ainda mais em um carro cujo projeto prevê o uso de uma roda de aro 13, no máximo aro 15.
Curioso isso, mesmo sabendo que no Brasil existe uma cultura favorável à personalização de viaturas policiais. Quem é que banca essas viaturas "tunadas"?
Só faltou o engate do reboque cromado e o adesivo "piloto de fuga" no pará brisa!
ResponderExcluira decha os cara ficou showwwwwwwww
Excluireu por mim tunava todas as viaturas e baixava mais
concept customs \o/
Tem algum vídeo disso? Porque hoje em dia modificar imagens é o mesmo que beber água.
ResponderExcluirPode ser também, para meu desgosto pessoal, que essas rodas e pneus sejam de algum carro apreendido. Como sabemos, acessórios de carros apreendidos costumam desaparecer, quem sabe reaparecendo nessa viatura.
ResponderExcluirClésio Luiz
ResponderExcluirHá mais algumas fotos circulando por aí, nao é montagem não.
FB
Na minha cidade, carros apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas, são depois repassados às Polícias, cedidos para uso.
ResponderExcluirEntão tem desde Audi A3 até F 250, e isso no estado em que foram apreendidas,chipadas ou não, com rodas originais ou alteradas.
O carro é pintado ou adesivado como Polícia e usado no combate ao crime.
Vou dar 5 opções para "adivinhar" quem pagou essas modificações, literalmente, fora-da-lei da viatura:
ResponderExcluira) Pato Donald
b) Tom & Jerry
c) Povão brasileiro
Não me parece carro apreendido, pois um "boy" que modificasse o veículo dessa maneira, não manteria os pára-choques em preto.
É rir para não chorar... Depois ainda querem moralizar o trânsito brasileiro.
Opa! Eram "3" opções e não "5"...
ResponderExcluirnão tem desculpa, se o carro foi apreendido eles deveriam legalizar o mesmo para andar, assim como fariam com qualquer cidadão, e é óbvio que usar essas rodas, ainda mais em carro de policia, só vai traser gastos desnecessarios, tanto em consumo de combustivel, pneus e etc.... eles poderia então trocar essas rodas e pegar 8 rodas de ferro aro 13,
ResponderExcluiré a administração burra e irracional que nós todos conhecemos
mó irada a viatura ai manô ó, caranga de respeito, é a nossa pulicia tá ligado? tudo nos conformes,
ResponderExcluirum abraço pros mano e um beijo pra mina!
paz!
Isso está muito estranho. A Polícia Militar não tem este costume de vidros filmados etc, tanto que o carro ao lado está normal. Quem gosta destas papagaiadas é a Polícia Civil, até porque o seu regime estatutário é muito menos rígido e permissivo do que o dos militres.
ResponderExcluirDepois das SW4 (na versão Top, diga-se de passagem) da Polícia de uma cidade do nordeste (que não me recordo agora) não duvido de mais nada! Não adiantou matéria em telejornal criticando o gasto desnecessário, pois simplesmente este parâmetro foi ignorado...
ResponderExcluirAqui na minha cidade a Guarda Municipal usa Hilux (cabine dupla, mas na versão mais simples) e até agora me pergunto o por quê, visto que nunca vi aqueles carros levando qualquer tipo de carga, sem contar o elevado custo de compra e manutenção.
total descaso com as leis do nosso pais!
ResponderExcluirnão duvido usarem as viaturas em trackday tambem
Marlos Dantas, pode ser que a SW4 tenha sido doada para a polícia. O carro pode ter sido de test-drive no lançamento ou até mesmo doação da fábrica. Na época do lançamento do Gol GTI, a polícia rodoviária da rodovia Anchieta tinha um e causava o maior furor nos rachas da cidade.
ResponderExcluirWaldir Luiz,
ResponderExcluirNeste caso, segundo a reportagem, os SW4 (não apenas um, mas um número considerável de veículos) estavam sendo comprados pelo Estado para serem usados pela Polícia. Quando a reportagem foi ao ar algumas unidades já haviam sido adquiridas, mas ainda faltavam outras. Inclusive, naquela reportagem exibida no Jornal da Globo, era citado o valor unitário dos veículos (acima de cem mil reais) e os equipamentos presentes no mesmo.
Achei um vídeo (tem muitos outros sobre os polêmicos SW4 no YouTube) que mostra as viaturas no caminhão cegonha, note a revolta do pessoal que está comentando o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=8Jq2-hvJbfc
Amigos,
ResponderExcluirSei que não é o foco principal do post, aliás, peço desculpas ao autor FB por isso...
Qual carro, nacional (no estado original de fábrica) e mais barato possível, seria uma boa viatura policial (inclusive de perseguição)?
À época eu iria de Ka XR ou Ka Action, carros pequenos, relativamente baratos e ágeis, que seriam eficientes mesmo contra carros mais potentes. O Marea Turbo também seria interessante, mas o valor que custava o tornaria proibitivo.
Abraços a todos.
aqui no estado do RS a policia federal usa Focus, policia militar corsa sedan e Blazer, e policia civil Blazer, Astra, Vectra...
ResponderExcluirDos carros nacionais hoje, o melhor seria partir de um Focus ou Honda Civic e fazer uma preparação de motor e suspensão, aos moldes de como é feito nos EUA. Como são modelos com comportamento dinâmico muito bom, um aprimoramento na mecância deixaria os carros imbatíveis.
ResponderExcluirO Bob Sharp inclusive já fez essa experiência, com uma Parati que era da polícia civil, se não me engano. Ele publicou uma coluna do BCWS sobre o assunto.
Bom...
ResponderExcluirNão é difícil ver viaturas da PF, PC, GARRA, rodoviária (estadual/federal), etc com películas EXTREMAMENTE escuras.
Eu mesmo já vi algumas lojas com "carros oficiais" trocando rodas, pneus, etc, que não os originais.
Isso já praticamente "passa despercebido".
:(
Road Runner e demais leitores,
ResponderExcluirA coluna no Best Cars é a http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas/bob-117.htm . Essa Parati da Polícia Civil, dirigida pelo policial de nome Fábio, era temida pelos bandidos, especialmente os assaltantes de banco. Sempre eram alcançados.
Quando na GM, anos depois, sugeri veementemente que criassem uma versão policial do Omega 4,1. Cheguei a listar as modificações no produto e a mandar fazer uma arte com as cores e insígnias da PM de São Paulo, por minha conta. Ficou sensacional, como era de se esperar. Mas a holerite -- doença moderna do só interessa o pagamento no fim do mês, o resto que se exploda -- falou mais alto e nem avaliaram a proposta. Teria sido a viatura policial por excelência e talvez dezenas de policiais militares não tivessem morrido em acidentes com as pavorosas Blazers.
Grande atitude, Sr. Bob. O Omega seria bem adequado às perseguições, mas infelizmente a holerite e a política/lobby falam mais alto. Blazer tem desempenho sofrível e manutenção cara, tanto quanto seria no caso dos Omega 4.1, se esta fosse a justificativa! Um agravante da situação é a falta de capacitação dos policiais, pois em geral não foram preparados em cursos de pilotagem (basta terem CNH) para atuarem em perseguições em alta velocidade. Só acompanhar os relatos de acidentes com viaturas em alta velocidade. No exterior, os policiais tem carros esporte, mas tem preparo para saberem usar o que receberam, aqui não se vê isso, só se for uma iniciativa isolada.
ResponderExcluirhehehe, interessante falarem, ontem mesmo aqui perto de casa, um monza furou uma barreira policial e foi perseguido por uma blazer da policia militar.... e advinhem o que aconteceu?
ResponderExcluir3 km depois da barreira policial, (a + ou - uns 500 metros da minha casa) em uma curva fechada, a blazer capotou....
eu não sabia que as Blazer éra tão "ruins" assim, mas agora juntando os fatos com o relato do Bob Sharp, entendi melhor a situação
e só para complementar, a Blazer capotou e subiu a calçada, a alguns metros de um ponto de ônibus, sorte que não atingiu ninguem, mas poderia ter acontecido uma tragédia
ResponderExcluirPessoal, tão importante quanto veículos adequados é uma polícia muito bem treinada, com inúmeros cursos na área de direção.
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Bob, tem como trazer aqui os dados requeridos para o Omega 4.1 policial ,mesmo ele não tendo sido realizado ? ( estética , mecânica, equipamentos de bordo,etc).
ResponderExcluirUm Omega 4.1 preparado para a polícia teria sido "o bicho"! Com tração traseira e comportamento incrivelmente neutro e previsível, não haveria como escapar. Impressiona o comportamento do Omega, aceita até abusos no meio de uma curva, sem problemas.
ResponderExcluirum Omega Lotus para a Policia, ou então um Ford Taurus com quebra-mato, estilo policia americana
ResponderExcluirFord Taurus?
ResponderExcluirsó falta o Robocop!
Alexei,
ResponderExcluirNão guardei a "receita", pena. Mas abrangia molas de rate mais alto e amortecedores de acordo; altura de rodagem com mais 2 cm na dianteira e 1 cm na traseira; diferencial 3,90 (do 4-cilindros)em vez do 3,70; rodaa de aço; parâmetros de gerenciamento de motor alterados para máxima potência possível (desprezando os limites de emissões, é carro de polícia); motor bem taxado para consumir álcool; escapamento com menos contrapressão; eliminação do ar-condicionado; acabamento interno simplificado para baixar o preço; itens de carro de polícia (partição entre os bancos dianteiros e traseiros, sirene, luzes rotativas); pneus à prova de bala; todos os vidros laminados; acionamento manual dos vidros. Acho que era isso.
Bob,
ResponderExcluirperfeita a preparação do Opala, mas vidros laminados?
Lucas,
ResponderExcluirvidros laminados nesse caso, são aqueles vidros mais resistentes, conhecidos tambem como vidros temperados,
não confunda com aqueles vidros com peliculas laminadas....
os vidros laminados são constituídos de duas camadas de vidro intercaladas com uma folha delgada de polímero resistente e elástico. Eles servem para reduzir o nível de ruído interno, filtram os nocivos raios ultravioletas em 99,5% e aumentam a segurança de duas formas:
ResponderExcluirCaso ocorra um acidente, os vidros laminados oferecem maior resistência à penetração de objetos externos no habitáculo, e também reduzem a possibilidade das pessoas serem projetadas para fora do carro.
O vidro laminado é mais resistente a quebras do que o temperado. Assim, constitui uma barreira mais eficiente contra arrombamentos e furtos.
Impressionante as especificações do Omega 4.1 " policial" feitas pelo Bob.
ResponderExcluirseria absurdamente eficiente.
O motor,por exemplo, teria uns 220 cv e torque altísimo conjugado a um cambio esperto.
A suspensão então,seria imbatível no piso paulistano
Bob,qual a razão dos vidros dianteiros de acionamento manual?Pergunto porque -um exemplo- o policial ao volante, sozinho no carro,tem que efetuar disparos pelo vidro direito,com acionamento elétrico isso seria possível...
O mais triste é ver o estado deplorável que se encontram muitas viaturas pelo nosso país (exceto as várias Hilux top de Fortaleza/CE, óbvio). Em alguns lugares, nem verba para combustível tem, as viaturas ficam encostadas e os policiais só atendem emergências. Se der problema, acidente, daí sim criam raiz nos pátios das delegacias. Continuo insistindo na tese do preparo dos policiais, pois nem Omega nem Mercedes com ESP consertam as proezas de alguns "braços-duros" que colocam na corporação. Continua sendo um perigo, a exemplo da Blazer que capotou e quase atingiu o pessoal no ponto de ônibus, conforme relato acima. Vamos pensar mais globalmente, pois quem sabe faz maravilhas, mesmo com os GM Corsa ou Blazer da frota atual.
ResponderExcluiruma viatura policial chega a rodar 100 mil km por ano.
ResponderExcluirtem que aguentar pau o tempo inteiro. aquecimento de motor nem pensar, é pau no frio mesmo.
vejo que boa parte das viaturas novas, no PR e SC pelo menos, tem sido ou Parati 1.8 ou o Logan 1.6 16V.
acho que as polícias deveriam sim ter uma especificação especial de fábrica para suas viaturas. é fácil ver como esses carros sofrem, viaturas com 2 anos de uso todas destruídas e fumando.
mas pior que isso é ver ainda algumas viaturas 1.0, no PR a Patrulha Escolar da PM era servida por "muito ágeis" Gol 1.0. me lembro de ter visto uma reportagem sobre uma perseguição policial onde o bandido não foi alcançado porque a polícia estava de "golzinho mil"
Na capital carioca não utilizaram viaturas com GNV?
ResponderExcluirAbs, Cristiano.
Aqui no Ceará tem Ronda no Quarteirão que usa Hilux SW4 SRV (a mais completa). A PM usa Parati e S10. A PRF usa Astra e L200 GL (pé-de-boi). Porém, o interessante é que os oficiais andam com o farolete ligado durante a noite, não fazem sinalizações, e o mais incrível, não sabem entrar numa rua à esquerda (entram por dentro, como se estivessem num autódromo). O melhor carro nacional é o Astra Sedan 2.0, pelo desempenho, custo de manutenção, durabilidade e segurança. Pena que no Brasil tem muito criminoso, e por isso são tão necessárias as peruas. Nos EUA é Mustang (cupê), Charger (sedã), Crown Victoria (sedã), Explorer (VUE)...
ResponderExcluir... A Blazer assusta como as antigas Veraneiro...
Prestem a atenção caros amigos ,não sou policial mas adimiro o serviço deles.Por isso quero acreditar que um policial que faz o que fizeram com essa viatura deve gostar muito de seu serviço, se todos caprichasem assim as viaturas não estariam detonadas com agumas que vemos por ai. Prefiro ver todas tunadas lindas de dar inveja d que ver uma detonada de dar vergonha...
ResponderExcluirMeu nome é Bruno C. F. Franklin, não sou policial (sou apenas um estudante de educação física que quer ser PM), não tenho carro (mas tenho carteira de motorista) e nem curto muito tunning e em minha opinião, não vejo problema nenhum em "tunar" uma viatura, desde que não atrapalhe o bom desempenho da mesma!!!
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