google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ROTAS DE FUGA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ROTAS DE FUGA


No último domingo precisei ir ao interior de São Paulo e logo cedo deixei a capital pela Marginal Pinheiros. Mal entrei na rodovia SP-280 (Castelo Branco) e fui obrigado a pagar o famigerado pedágio da praça de Osasco, aquele que "rachou" o valor cobrado na antiga praça de Jandira.

O objetivo dessa praça? Diz o governo que foi uma forma de cobrar o pedágio de uma forma mais justa. Sob a minha ótica, foi só uma forma institucionalizada de assaltar quem mora em Alphaville e trabalha em São Paulo e vice-versa.

A viagem correu bem, mas ao chegar ao meu destino decidi fazer algo que há muito não fazia: bolar uma "rota de fuga" do pedágio de Osasco, só de pirraça. Tarefa muito fácil para quem tem um GPS e acesso ao Google Maps, uma das ferramentas mais valiosas já colocada à disposição da humanidade. Tão fácil que decidi voltar a São Paulo sem pagar pedágio algum! E tive sucesso na empreitada, embora eu considere necessário fazer algumas observações:

- Perde-se muito tempo andando devagar em vias secundárias, pois a velocidade dificilmente supera os 60 Km/h, o que pede uma terceira ou quarta marcha, dependendo do escalonamento da sua caixa. Sem falar nos dejetos viários, as lombadas.

- Nem sempre uma rota de fuga é bem conservada. Já tracei rotas que passavam por estradas perfeitas, de visual maravilhoso (onde vale a pena trafegar a apenas 60 km/h), mas a grande maioria castiga demais rodas, pneus e suspensão. Muitas chegam a comprometer o alinhamento da direção/suspensão.

- Rotas de fuga podem ser perigosas. Longe dos olhos da maioria, muita coisa errada acontece em estradinhas vicinais: assassinatos, "desova" de cadáveres e consumo de entorpecentes, entre outras coisas. Também há sempre em mente o risco de um assalto.

Do ponto de vista econômico, rotas de fuga quase sempre são um péssimo negócio: gasta-se mais combustível, perde-se mais tempo e aumenta-se consideravalmente o risco de se danificar o automóvel. E quando isto ocorre, geralmente não há um telefone de socorro por perto e mesmo que você tenha um celular, vai demorar um tempão até o guincho da seguradora poder identificar seus pontos de referência, fazendo de você um alvo fácil da bandidagem.

As rotas de fuga valem a pena quando servem de alternativa a uma rota principal que está congestionada ou bloqueada: nestes casos, elas valem cada centavo, pois trafegar lentamente por um caminho mais longo sempre é melhor negócio do que ficar parado num caminho mais curto. Sempre vale a pena estudar os mapas de alguns bairros e estradas e conhecê-los pessoalmente, buscando sempre a melhor alternativa.

E o mais importante: rotas de fuga não devem ser divulgadas. Cada um que crie a sua e faça bom uso quando julgar conveniente e oportuno. Se você divulgar, logo acabam com ela e aí todo o seu trabalho irá para o lixo.

A rota abaixo eu fiz por fazer, nem sei se é viável. Mas sei que alguns amigos em Atibaia conhecem boas rotas para fugir do pedágio da Dom Pedro, mas nem sempre é conveniente usá-las.

FB

12 comentários :

  1. Moro em Paulínia, perto de Campinas, e certa vez tracei uma rota para Campos do Jordão que evitasse todos os pedágios - o que significa não usar a Dom Pedro, a Dutra ou a Carvalho Pinto. Mesmo com 40 km de estrada de terra entre Joanópolis e São Francisco Xavier, não consegui evitar o pedágio da Rodovia Fernão Dias, perto de Socorro!

    O percurso ficou bem interessante, e o carro tem que ser parrudo! Vale como aventura mas definitivamente não dá para repetir a brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. Essa rota para CDJ eu conheço. melhor mesmo é de ir de moto, de preferência uma on-off road, tipo XT-660 ou NX-4 Falcon, que vão bem tanto no asfalto como na terra, mas sem exageros. Vale pela paisagem.
    Bitu
    Esses safados das concessionárias já conhecem todas as possíveis rotas de fuga. O fato de se obter sucesso ou não vai desde os riscos que o motorista corre, como bem você menciona a até a demanda provocada. Significa dizer o seguinte: Se os caras percebem uma queda no movimento na via principal, rapidamente bolam uma armadilha para que você deixe mais algumas moedas em seus caixas.

    ResponderExcluir
  3. FVG, para eles o que interessa é bloquear o "grosso", ou seja, o pessoal que abre mão do valor cobrado na praça de pedágio.

    Eles até conhecem algumas rotas, mas sabem que não pode, fechá-las. Por exemplo, saindo de Alphaville, antes do trevo, você já encontra placas dizendo "São Paulo, + rápido, + seguro, via Castelo".

    Ou seja, já colocam na cabeça do cara que a rota de fuga é mais perigosa. Nisso eu concordo, mas todos devem ter o direito de escolha.

    FB

    ResponderExcluir
  4. Economicamente, na maioria dos casos, as rotas de fuga funcionam, sim! Há um gasto maior com combustível mas esse gasto é menor que o valor do pedágio.
    Pra quem é do Vale do Paraíbe e quer ir pra SP, há uma boa rota de fuga por Mogidas Cruzes (estrada velha. Depois, pega-se a Mogi-Dutra.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  5. Só pra complementar, como se diz na propaganda do cartão de crédito: deixar de pagar pro governo não tem preço.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  6. Se for estrada de terra já descarto na hora. Economiza-se no pedágio mas o custo no combustível, desgaste do carro e o stress de ter que ficar atento e desviando de buracos e costeletas não compensa.

    ResponderExcluir
  7. O problema nem é tanto o chão grosseiro, pois um jipe ou suv mais parrudo tira isso de letra, e sim o que foi citado, de crimes, assaltos etc. Fosse só o problema da trilha, faria até questão de pegar essas rotas de fugas, só pra exercitar um pouco o jipe (e deixar de pagar ao governo, o que não tem preço, como disseram).

    ResponderExcluir
  8. Costumo deslocar-me frequentemente para uma localidade a 100km de onde moro, aqui no interior de SP. Se for pela via mais rápida, SP280 (Castelo Branco), leva-se não mais que uma hora, e paga-se 3 pedágios. Se for pela rota alternativa, leva-se 1 hora e 20 minutos, não paga nenhum pedágio, o alfalto é aceitável, e gasta-se menos combustível, por trafegar a velocidades menores. Prefiro sair mais cedo de casa e dirigir tranquilamente a 90km/h, do que pagar 3 pedágios e gastar mais combustível por "ter" que andar a 130km/h (ninguém aguenta andar devagar numa estradona como a Castelo).

    ResponderExcluir
  9. Cada caso é um caso, em alguns pode compensar, em outros é trocar seis por meia dúzia ou, pior, pode acabar saindo mais caro.
    Agora, mais importante que bolar rotas de fuga e coisas do gênero é pressionar o governo a rever os contratos absurdos de pedágio, que aumentam de forma abusiva.

    ResponderExcluir
  10. Se atalho fosse bom ja teria sido promovido a auto estrada.

    ResponderExcluir
  11. Se a cancela não for de aço, for aquelas com espuma envolta... é só furar!!! Assim como nosso amigo governador não sei quem que passou por várias sem pagar.

    Sabidão2

    ResponderExcluir
  12. E vcs acham que o governo que institucionalizou o pedágio caríssimo de São Paulo irá mudar as regras do jogo?

    São eles quem mais ganham com isso!!!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.