Lindo e glorioso powerslide ! |
O primeiro projeto do Escort, lançado como modelo 1968, tinha tração traseira, e é muito adequado para provas em pistas e para ralis.
De todos os que encontrei fotos, talvez o mais bem-feito e decorado seja o de Joaquim Jorge, que corre em um campeonato particularmente interessante, em Portugal, com carros de vários tipos e épocas.
O nome do torneio, Campeonato de Portugal de Clássicos de Circuitos e de Clássicos 1300, divide os competidores em várias categorias, por época de fabricação e por tamanho de motor.
As fotos desse magnífico Escort RS 1600, apelidado de dog bone (osso de cachorro) devido ao formato da grade do radiador, dizem mais do que eu posso escrever.
Há vários Escort nesse campeonato, já que a Ford começou a produzir o Escort em Portugal em 1970, na fábrica de Avelar.
Vejam a foto abaixo, do primeiro carro lá feito. O camarada das costeletas avantajadas é Graham Hill (1929-1975), campeão de Fórmula 1 , das 24 Horas de LeMans e das 500 Milhas de Indianápolis.
Infelizmente Joaquim Jorge não é meu primo. Se fosse, visitaria a "terrinha" e pediria para dar uma volta nessa máquina sensacional.
Esse carro povoa meus sonhos...
JJ
Figurinha fácil em rallies históricos JJ!
ResponderExcluirO carro é uma lenda, Vatanen que o diga!
Ótimo gosto e post.
Mister Fórmula Finesse
Em algumas bancas aqui de São Paulo você encontra a revista portuguesa "Motor Clássico", e em todas edições vem umas páginas falando do CPCC 1300. Sempre rende uma boas fotos :)
ResponderExcluirBelissimo mesmo, uma pena a Ford não te-lo lançado aqui pra concorrer com o Chevette como eles concorriam na Europa.
ResponderExcluirAgora uma curiosidade: pq varios carros de corrida possuem esse "X" no farol?
Taí um post escrito por um tal de Jorge, falando de um carro guiado por um tal de Jorge, que, por sua vêz, têm patrocínio de um outro Jorge. Ou será que é tudo o mesmo Jorge? Xiii! entrei em parafuso
ResponderExcluirFla
ResponderExcluirO"X" nos farois são dois pedaços de fita adesiva que servem para evitar ou reduzir o espalhamento de cacos de vidro na eventualidade de quebra.
Nas "Mille Miglia"e outras corridas de estrada na Europa as viaturas mais refinadas, como as Alfa Romeo,eram equipadas com capas de farol de celulóide transparente,com a mesma finalidade
Abraço
Qual seria a vantagem em se usar roda tão larga em relação ao pneu?
ResponderExcluirEle tem eixo rígido atrás?
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluirTem sim,, mas não é incomum adaptarem IRS, inclusive com freios a disco.
No último DVD do Jeremy Clarkson, The Italian Job, ele monta um "Mexico" desse jeito.
Falar de Rallye e não citar o Escort RS1600 é como não falar nada!
ResponderExcluirEsse carrinho dava aquele show e chegou a correr junto dos super carros do extinto Grupo B, e o que tem de gente na europa que fazem loucuras com esse modelo não está no gibi !!!
Abs
Kiko Molinari - http://carrosrarosbr.blogspot.com
Gaboola, obrigado por tirar essa duvida que eu tinha desde que jogava super trunfo. :D
ResponderExcluirAi meu Deus!!!
ResponderExcluirMais apaixonado por Escroti!!!!
E pior é que esse escroti é escort mesmo!
Juju, fala pro Jojô q assim não dá!!!
Esse Escort é legal,uma pena não ter sido feito por aqui,mas em compensação tivemos um carro que não fica muito atrás desse Escort não,porém só não teve muita publicidade,é o Hillman Avenger,vulgo Dodge Polara...
ResponderExcluirE deste senhor, alguém ouviu falar? Lenda é mesmo ele. https://www.facebook.com/groups/joaquimsantos.vidapilotorallys.diabolique.penafiel/?fref=ts
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