google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PEUGEOT DESBANCA A AUDI - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PEUGEOT DESBANCA A AUDI


Finalmente aconteceu. Depois de cinco vitórias seguidas da Audi, o Peugeot 908 HDi de número 9 conseguiu vencer em casa depois de 24 horas, 382 voltas e 5.206 km do circuito de Le Mans.


A última vitória da Peugeot aconteceu em 1993 com o modelo 905 Evo 1B, e curiosamente, como aconteceu este ano, pilotado por um dos filhos de Jack Brabham. Em 1993 foi Geoff Brabham, e este ano foi a vez de David, juntamente com Marc Gené e Alexander Wurz, todos ex-F1. Para completar a noite francesa, o segundo lugar ficou com outro 908 de número 8, em uma dobradinha histórica.


O R15 alemão mostrou-se ainda vulnerável e sem a máxima eficiência aerodinâmica, pois os pilotos reclamaram muito durante a corrida de falta de downforce na frente do carro. Tom Kristensen, com o Audi número 1, teve que se contentar com o terceiro lugar, sendo o único Audi em condições de disputar a corrida, uma vez que o carro número 2 sofreu um forte acidente após uma falha mecânica e o carro número 3 teve muitos problemas e terminou em 17°.

Ótimo resultado para o Lola-Aston Martin número 007 que terminou em quarto lugar, o primeiro carro movido a gasolina da classificação final. Durante toda a corrida os Aston estiveram entre os primeiros colocados, mas problemas com o carro 008 e 009 os colocaram mais atrás no resultado final.


Pela LMP2, vitória do Porsche RS Spyder da equipe Essex, que disputou a primeira metade da corrida a liderança na categoria com o outro RS Spyder, mas teve dificuldades e o Lola-Judd terminou em segundo.


Foi triste ver o grid da GT1, com apenas seis carros, sendo quatro Corvettes C6R, um Aston Martin DBR9 e um Lamborghini Murcielago que nem largou. Como era de se esperar, Corvette venceu absoluta na categoria, ainda indefinida para o próximo ano, por conta do ridículo número de participantes.


Pela GT2, festa brasileira com Jaime Melo Jr. no F430 de número 82 da equipe Risi Competizione. É a segunda vitória seguida de Melo na categoria GT2 das 24 Horas. Os 911 não mostraram a resistência que é a marca registrada da Porsche, e foram vencidos por nove Ferraris na classificação final.



O resultado completo pode ser visto aqui.









8 comentários :

  1. de certa forma a audi ganhou de 200 a 2008, afinal de contas o Bentley Speed 8 de 2003 era praticamente um R8C pintado de verde. Muita coisa era compartilhada por ambas as marcas da VW, então foi uma meia vitória da Audi tb naquele caso.

    ResponderExcluir
  2. Em evento recente, teve a exibição de um vídeo em que era nítido o subesterço do Audi.

    Será que o protesto a Peugeot contra o dito aerofoliozinho extra na dianteira do Audi ter algo a ver com as seis voltas que o Ton Kristensen tomou dos bólidos franceses?

    Rei morto, rei posto.

    ResponderExcluir
  3. Alexei, a Peugeot perdeu a ação, pois os comissários julgaram como dentro do regulamento o carro da Audi, logo os R15 correram como treinaram.

    A meu ver é o problema de carro pouco testado, pois o R15 só correu em Sebring e nada mais.

    Se mantiverem o desenvolvimento do R15, pode ter certeza que ano que vem eles voltam forte. Eu ainda considero a Audi a melhor equipe do endurance mundial. A estrutura e organização, além da capacidade técnica é impressionante.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Caro Milton, esqueceram-se de falar da Peugeot, que deu olé na Audi, fez o melhor tempo nos treinos, sumiu da vista dos concorrentes desde a primeira volta, e merecidamente venceu a corrida.

    ResponderExcluir
  5. Ano passado a Peugeot bateu na trave, e só não levou por problemas de confiabilidade dos carros. Era natural e esperado a evolução e superação dos 908, que no ano passado já se mostravam mais rápidos que os R10. Se não fosse os R15, o olé como disse o Marco, teria sido maior ainda. Ouvi algo que daqui 1 ou 2 anos só serão permitidos protótipos fechados (alguém confirma quando ?) tanto que o Tio Pescarolo correu com um 908 (do qual particamente só sobrou a célula de sobrevivência) depois do acidente do Treluyer. Mas os pilolos da Audi reclamaram bastante da falta de grip ...

    ResponderExcluir
  6. Finalmente! Ano passado foi na trave esse ano com 6 voltas na frente evoluiu bastante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Carlos Galto15/06/2009 14:16

    Assistí quase toda a corrida, fazendo uma "narração" com a galera da comunidade das 24hs de LeMans no Orkut, com o Rodrigo Mattar e mais um pessoal. Caçando streaming no Justin.tv ou no streaming do Speed Channel...
    Foi sensacional, os Peugeot sumiram no início e desconfiei que se repetiria o resultado do ano passado quando moeram os carros dando de lambuja a corrida pra Audi...
    Os Aston andavam quase nos mesmos tempos dos diesel e os Audi foram desmoronando com batidas, vibrações dianteiras e problemas de alimentação e sobreaquecimento dos turbos.
    Os antigos Audi R10 inscritos pela Kolles fizeram uma bela prova e resistiram sem muitos problemas até o final.
    Os Vettes oficiais estão passando à GT2 aposentando o bloco grande de 7 litros e usando o pequeno de 5 litros, por falta de concorrência na GT1. Ridícula a participação da Lambo da JLOC sem peças de reposição e fazendo o papelão de ser mais lenta que o mais lento GT2!!
    Agora, era orgasmático ouvir o V-oitão do Vette descendo a Mulsanne e reduzindo nas chicanes!!!
    Na GT2 as Ferrari dominaram mas os Porsche fizeram pressão até a 6ª hora ficando depois. Menção honrosa para o heróico e belo Spyker que terminou a sua 1º LeMans.

    Depois das 24hs de Nurburgring, LeMans é o top em competição automobilística!!

    ResponderExcluir
  8. desta vez a Peugeot não deu mole mesmo ! hehehe

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.