O FUTURO DO CHICO

O colega André Antônio Dantas me fez lembrar o ano de 1990, quando vi pela primeira vez na revista Quatro Rodas uma reportagem sobre o Volkswagen Futura.

Aproximadamente dois anos depois a VW apresentou um conceito muito mais próximo da realidade da época, o Volkswagen Chico. Foi o segundo carro urbano da VW com motor refrigerado a água.

Digo segundo pois o primeiro VW refrigerado a água com a mesma proposta foi o Volkswagen Polo de 1975, nada mais que um clone do Audi 50 de Ludwig Kraus, apresentado um ano antes.

Ao contrário do Futura, o Chico chegou às ruas seis anos depois, materializado na forma do Volkswagen Lupo. O Lupo surgiu para ocupar o lugar do Polo de terceira geração, que por sua vez já passava a ocupar o lugar do Volkswagen Golf em tamanho e peso.

Curiosamente, o Lupo teve uma versão GTI (foto acima), com motor 1.,6 16V de 125 cv, câmbio manual de 6 marchas e peso contido de apenas 975 kg. Era uma resposta da Volkswagen a todos aqueles que diziam que o espírito do Golf GTI de 1976 havia se perdido nas novas gerações, cada vez maiores e mais pesadas.

Era o ressurgimento do hot hatch, a ressureição do GTI de 1976: acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, com um comportamento dinâmico dos melhores, verdadeiro carro de entusiasta. A idéia deu tão certo que a VW chegou a criar a Lupo Cup, nos mesmos moldes da década de 70, quando se utilizava dessas competições para promover o Golf GTI.


A produção do Lupo foi encerrada em 2005, sendo substituído pelo insosso Volkswagen Fox, que, até agora, não teve uma versão GTI sequer cogitada. E acredito eu que nem deve, pois de hot hatch o Fox não tem nada. É o primeiro (e Deus queira que seja o último) carrinho da VW sem um pingo de pretensão esportiva.

O futuro do Chico já é passado, mas para aqueles que ficaram curiosos em saber como era a performance do Lupo GTI, segue o vídeo abaixo. Com certeza foi uma das melhores concretizações de um carro conceito da Volkswagen:



15 comentários :

  1. o amarelinho da foto parece um FIAT 147.

    ResponderExcluir
  2. Parece mesmo Anderson. Aliás, trata-se do mesmo conceito de carro urbano, bem pequeno, motor transversal, tração dianteira.

    Começou com o Mini, seguido do Fiat 127 e cunhado com o VW Golf e seu primo mais pobre Audi 50, em 1974.

    FB

    ResponderExcluir
  3. Mister Fórmula Finesse05/06/2009 08:20

    Esse Lupo Gti é de dar água na boca, é outra filosofia em relação ao vergonhoso - pior que já tive um - "microvan" Fox!!

    ResponderExcluir
  4. Bitu, pode ser assunto do passado ou até mesmo caso encerrado, mas eu gostaria de ler uma matéria sobre o Militec-1. Será mesmo milagroso? Será a maior enganação? O que acha?

    ResponderExcluir
  5. Padre Quevedo05/06/2009 12:13

    Militec ?

    enganação pura!!!

    ResponderExcluir
  6. Sestaro

    Vai ser aquela velha polêmica, defensores de um lado, detratores do outro.

    Minha opinião: Militec foi certificado como lubrificante de armas. É só o que tenho em mãos.

    FB

    ResponderExcluir
  7. vendo essas fotos, senti saudades do meu Fiat Spazio!

    ResponderExcluir
  8. Considerando o tamanho do carro, simplesmente estúpido o Lupo GTi, um verdadeiro foguete de bolso.

    Me impressionou o comportamento neutro do carro, na prova de slalom e, depois, naquela curva à esquerda, logo no começo do traçado, que tinha um desnível considerável. Dá para ver que o carro entra rápido na curva, mas o tranco não é suficiente para tirar o carro da trajetória.

    ResponderExcluir
  9. Road Runner

    O carro praticamente não tira as 4 patas do chão. Um verdadeiro grude no asfalto.

    Viu o tempo dele na pista da Motorvision? Melhor do que o Golf V6 4 Motion da época.

    FB

    ResponderExcluir
  10. Skamynosflaw05/06/2009 20:49

    O preconceito com o Fox é só por causa da altura. Se colocar um "entusiasta" num imaginário teste cego entre Gol, Polo e Fox, nem saberão em que carro estão, ou trocarão o nome de um pelo outro, mesmo num percurso travado.

    ResponderExcluir
  11. Clésio Luiz05/06/2009 21:36

    Então eu devo ser um paranormal, pois para mim a diferença entre os 3 é mais do que clara, com olhos abertos ou fechados.

    ResponderExcluir
  12. Quem não conseguir diferenciar um fox, polo e gol em um hipotético teste cego não conseguirá diferenciar um carrinho de supermercado de um carrinho de bebê.

    ResponderExcluir
  13. quem não consegue diferenciar um fox, um gol, voyage, de um CARRO DE VERDADE, não sabe diferenciar uma mulher de um travesti!

    ResponderExcluir
  14. APzeiro nato06/06/2009 18:05

    orbital, conhecida tambem como acapulco!

    pode crê mano, mó iráda as rodas! é nóis na fita e no DVD

    ResponderExcluir
  15. Bitu, sempre achei que pocket rockets eram uma boa alternativa pro mercado.

    Carro pequeno, leve, pouca distância entre-eixos, baixo centro de gravidade, boa suspensão, junto com um motor 1,6 litros com potência bem distribuida e um câmbio bem escalonado vira um brinquedo bem interessante e uma boa alternativa pra um carro urbano pra quem vai e volta sozinho todo dia do trabalho.

    Melhor que isso, só se o carrinho tivesse transmissão e motor transversais traseiros.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.