End. eletrônico: edita@rnasser.com.br Fax: +55.61.3225.5511
Coluna 3413 21.08.2013
Packard V-12 carroceria Dietrich, o
mais na festa dos mais.
Quem foi ao gramado n°. 18 do Pebble
Beach Golf Links, no resort e prainha com o mesmo nome,
entre Carmel e Monterey, Califórnia, apreciou entre 248 veículos expostos – 48
idos do exterior –, a evolução do mais charmoso encontro de automóveis antigos.
A 63ª edição mostrou não apenas os mais referenciais do setor, – 25% por extra
fronteiras –, e o desdobramento do evento em gigantesco palco gramado,
elegante, expondo o futuro ao lado do passado. A grande rampa gramada, de
acesso ao plano inferior do evento, vem evoluindo como exposição inclinada e,
neste ano, ali 20 veículos de conceito, sinalizavam o futuro.
Aumentar o número de veículos
expostos; internacionalizar PB; ampliar atrações, com ênfase em automobilia;
atrair fabricantes e importadoras como patrocinadores, e expositores para
lançamentos e mostrar carros conceito; crescer a área expositiva; incrementar a
visitação.
São as mudanças e a expansão do evento
nos recentes cinco anos na gestão de dona Sandra Button. PB não é
clube de veículos antigos, mas portentoso negócio, provocando e aproveitando o
recordista fluxo turístico recebido pela Península, superior à etapa do mundial
de Golf realizado no mesmo gramado.
Melhor
Difícil apontar o melhor dentre o
apuro, o requinte e a escapada ao original, no que o jargão setorial chama
de over-restauration, acima da originalidade. No caso,
um Packard 1108 Twelve Dietrich Convertible Victoria de 1934 saiu-se
como o melhor dentre os melhores, o Best of Show. A apuração,
feita por dois júris, o Class, de especialistas em veículos
antigos, considera estado e originalidade, e o Honorary, de designers e
entendidos em automóveis com relevo internacional. Faz-se a primeira seleção,
com três melhores de cada categoria. Estas incluem, além da morfologia dos
veículos e sua faixa de classificação etária, e as categorias criadas de acordo
com o foco do evento. Dentre os melhores em cada categoria sai o Best of
Show.
Construtivamente, o 1108 é automóvel
com carroceria especial, aprovada pela fabricante Packard, e em seu detalhamento
e construção por Raymond Dietrich permitia intervenções personalizadoras pelo
proprietário. Twelve indica motor de 12 cilindros em "V" – par de
seis emendados sobre virabrequim comum, 7.300 cm³, 160 hp (162 cv)
Neste ano, em destaque
institucional, Lincoln; Simplex, marca alemã afunilada
na corporação Mercedes-Benz, remanescente em contidas 48 unidades. Outras
transformadas em categoria foram Vanvooren, construtor com licença
Weymann; Lamborghini e Porsche 911 comemorando
50 anos; Aston Martin, nonagenária em sua vitória em Le Mans; o
mítico BMW 507, esportivo V-8 dos anos 1950, com 200 unidades
sobreviventes – uma de brasileiro, mas fora do país; Alfa Romeo 8C esportivo
de brilho, com dupla face de carro usável nas ruas e nas corridas e dos 230
construídos entre 1931 e 1939, sobrevivem 110 – 30 estavam no evento.
Imaginados a US$ 7M cada – somente a linha dos Alfa 8C representavam US$ 210
milhões, uns R$ 500 milhões estacionados na grama. A novidade da exposição de
motos, neste ano focou na indústria francesa pré-II Guerra Mundial.
Mostra
O Packard 1108 Twelve Dietrich
Convertible Victoria de 1934 iniciou sinalizar possibilidade de
vencer, ao se tornar o carro comentado no grande passeio de terça-feira,
o Pebble Beach Tour d’Elegance by Rolex, 50 km, incluindo
novidadosa volta pelo circuito de Laguna Seca onde, quinta e sexta, em evento
paralelo, também patrocinado pela Rolex, quase um milhar de automóveis antigos
de corrida se mostram dinamicamente.
No evento, quando a neblina matinal
iniciou se tornar diáfana, permitir visualizar detalhes, as linhas da
carroceria especial por Dietrich, deram-lhe a láurea mundialmente cobiçada,
referência importante porquanto o júri com designers europeus
escolheu marca estadunidense; pelo fato de ser o segundo Best of Show conquistado
pelo casal – nos EUA o hobby não é machista, mas da família
–Joseph e Margie Casini III – o primeiro de seus prêmios com um automóvel dos
EUA –, em 2004 ganhou com Horch 1938 853A Erdmann & Rossi Sport
Cabriolet, e o fato de ter sido verdadeiramente exumado após adquirido em
caixas, e 10.000 horas de serviço pela RM, uma das mais acreditadas
restauradoras estadunidenses.
Pelo formação empresarial da América
de cima, o evento transmitiu US$ 1.277.000 (!) a entidades de caridade. Lucro,
naturalmente, muito superior.
Mais
Longa lista de premiados, visível
em www.pebblebeachconcours.net,
e três destaques interessantes: Museu Mercedes-Benz de Stuttgart,
Alemanha, levou exemplar do primeiro esportivo da marca, o Prinz Heinrich, de
1908. Carro ganhou – não o exemplar do Museu, mas o da colecionadora Ann
Buttwell; única conquista sul-americana pelo argentino Federico Castillo, com
Bentley 8 litres, levando a taça Montagu
of Beaulieu, um dos fundadores do antigomobilismo a partir da
Inglaterra. Don Castillo é dos colecionadores mais expressivos
no vizinho país, fazendo questão de ter unidades de seus carros em suas
lojas Etiqueta Negra.
Em 2014 o pico da semana de PB será
o 17 de agosto, terceiro domingo.
Packard V-12, Best of Show |
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Everest - Ford fez charme com a
Austrália, levando presidente Alan Mulally, diretoria e Mark Fields, VP global
de Marketing, Vendas e Serviços Ford e Lincoln, seu enfant terrible,
para apresentar o Everest Concept. É utilitário esportivo, sete lugares, sobre
chassi do picape Ranger. Carinho da apresentação é porque a Ford cessará
operações industriais no país em 2017.
Humm,... – Com tentativa delicadeza, não se
trata de referência na história do design automobilístico.
Frente lembra a linha Dodge, laterais e traseira inexpressivas, a exigir
revisão. Importa ao mercado brasileiro pois, como a Coluna antecipou,
será construído na Argentina, de quem o Brasil é consumidor preferencial.
Crescer - Com o novo Ranger a Ford mudou
posição no mercado, recuperando clientes, conquistando outros. O Everest, fácil
de fazer, é para ajudar na conta – mas exige trato estético.
Everest. Estilo exige evolução |
---------------------------------------------------------------------------------------
Afinação
– A Peugeot
moldou versão única do charmoso RCZ para o mercado brasileiro. Dizem-no Cupê
dos Sonhos, pois factível em seus R$ 133 mil, chaves na mão. No exterior,
muito mais barato, já vendeu 50 mil unidades em 80 países. Um carro de charme.
Charme - Bem equipado, pacote de
segurança, motorização 1,6 turbo, 165 cv, caixa automática 6 marchas,
exterior com a nova cara da marca, e interior tratado. Revestimento em couro
com pesponto largo, como um mocassim. Lembra o Audi TT.
Peugeot RCZ, charmoso |
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ocasião – Chinesa Chery aumenta promoção
do Celer: mantém preços de R$ 35.990 versão hatch e R$ 36.990
sedã; diz fazer juro zero, entrada de R$ 18.940 para hatch e
R$ 19.430 sedã, restante em 30x.
Limpa – Promoção segue a iniciada em
julho, com pequeno salto de vendas, um quarto do objetivo pretendido de 500
unidades. Até 30 de setembro.
Ajeitada – A enorme quantidade de marcas,
versões, o mercado preocupado com a falta de bússola para a condução econômica
do país, exige promoções, reduções de preço e, no caso dos chineses sem atingir
metas de vendas, promoção por preços e facilidades.
Aliás - Tendo o governo descoberto que a
inflação e o dólar não se freiam sem plano, projeto e ações, claro está que o
receio de descontrole econômico fará correções de preços. Em importados,
especialmente. Assim, se interessado e em dúvida, seja rápido e negocie. Lembre
que os carros à venda foram pagos em dólar baixo e que os revendedores querem
expurgá-los. Ainda há carros 2012 O-km à venda.
Segmento – Versões com equipamentos para serviços
de policiamento foram desenvolvidas pela Troller buscando aumentar seu leque de
clientes que usam as boas características dos jipes para trabalho.
Promoção – Para fomentar vendas o
Consórcio Nacional Honda, maior do país, novos aderentes até 15 de junho de
2014 concorrerão a cinco casas, 5 motos CB300R e 1.000 kits para motocicleta.
Para marcar, faz campanha publicitária com humor.
Afim? - Ideal para alunos,
professores, interessados em mecânica e quem não quer passar vergonha deitando
falação sobre o tema. Invista R$ 37,00 através do portal do Grupo
Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou 0800
28 31 322.
Automóvel explicado pela física. Uma necessidade |
------------------------------------------------------------------------------------------------
Variação –
Dupla brasileira, Zé Hélio e o navegador João Dantas, aqui usuários de
Mitsubishi, foi para deserto estadunidense e, com protótipo de picape com motor
1.800 Ford, de 245 cv, na categoria Sport Pro Truck ganharam a mais longa das
provas, entre Las Vegas, Califórnia, e Reno, Nevada.
Apoio – Nakata, fabricante de autopeças, apoia o 13º. Rallye Internacional Classic Car Club, no
RS. Entende importante o investimento. É, e tem tudo a ver, automóveis que usam
autopeças + história. Outras deveriam segui-la.
Moda – Neutralizar as emissões de carbono,
por compra de certificados, decidiram os organizadores do Salão Latino
Americano de Veículos Elétricos, no Expo Center, SP, 10 a 12 de setembro.
Coerente. Bandeira maior dos elétricos é, exatamente, a redução de emissões.
Museu – O da Mercedes-Benz em
Stuttgart, Alemanha, um dos vencedores do prêmio Traveler’s Choice
2013”, no portal TripAdvisor. É a maior atração da
cidade, segunda como museu na Alemanha, em escolha dos visitantes nacionais e
estrangeiros. Desde maio 2006, re abertura, em construção e negócio separado,
mais de cinco milhões de visitas – 1/3 do exterior –, média de 71.120/ano. Mais? www.mercedes-benz-classic.com/museum.
Gente – A Coluna é
dedicada à memória do jornalista Wilson Libório de Medeiros, referência de
cultura, ética, postura, coragem desmedida. Libório, exemplo para as gerações
que com ele conviveram em Santa Catarina, e orgulho para o grande número de
amigos, foi-se aos 76. Enguiço no marca passo.
RN
A coluna "De Carro por Aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Que coisa linda esse Packard!
ResponderExcluirSobre o livro, parece bem interessante.
E pensar que no acervo do saudoso Roberto Lee havia um de mesmo ano (11th series, 1934) e mesma carroceria Dietrich. Porém, era um Super 8 (1104), também Victoria, com exatamente a mesma carroceria do Twelve. Magnifico automóvel do qual jamais saberemos o destino. Uma coisa é certa: Não saíra do país, naquela barca enviada pelo Dino Weiss e cia ao sr. Dragone, nos EUA. Deve de estar escondido em alguma garagem de algum honorável "colega". Felizmente, soubemos de um jovem antigomobilista que o número de motor e número de chassis poderão levar ao paradeiro do automóvel. Êste mesmo jovem o qual tem em suas mãos tais numerações conseguidas em um arquivo do tombamento do MPAM. Magnífico.
ResponderExcluirRealmente, o Packard é de dar água na boca de qualquer um.
ResponderExcluirO "Prinz Heinrich" não é Mercedes e sim Benz, pois na época as duas companhias eram independentes. Esse príncipe, membro da família real da Prússia (Hohenzollern), patrocinava uma prova de resistência muito afamada antes da 1ª Guerra. É bom lembrar que a Benz participou da 1ª corrida de automóveis - Paris-Ruão de 1894 - com um modelo "Velo". E o Simplex não é Mercedes mas sim uma marca americana que produziu de 1904 até 1911. AGB
ResponderExcluir