O Bob já falou aqui sobre a Curva do Café, onde o triste acidente com o Gustavo ocorrido no outro final de semana, praticamente igual ao do Sperafico tempos atrás, vem levantando muitos culpados. A CBA, o carro, os pilotos, a chuva, os pneus e muitos outros estão na lista de ataques. Digo que não há um culpado, mas uma sequência de fatalidades. Como o Bob disse no post dele sobre as Montanas da Stock Car, é coisa de corrida e não há como escapar de todos os riscos.
Mas uma coisa que não é aceitável é culpar a Curva do Café pelos dois acidentes. Não é uma curva assassina, um risco à segurança nacional como se tornou ao longo da semana, divulgado por inúmeras fontes de informação como sendo um ponto de alto risco, pois não é.
A Curva do Café é larga, a velocidade está longe de ser a mais alta do circuito e é um dos pontos de ultrapassagem mais seguros se não houver besteira dos pilotos. Quem acompanha provas de endurance sabe bem que no Café é um dos melhores lugares para os carros mais velozes se posicionarem para passar os mais lentos, pois a subida após a Junção difere os carros mais rápidos dos mais lentos.
A barreira de pneus ali colocada, eu concordo, pode ser melhor planejada, mas não é que vai causar um acidente grave. Nos dois acidentes da Stock, o problema foi o carro voltar para a pista ser atingido por outro. Isso não é privilégio do Café, pois em qualquer outro lugar do mundo onde um carro bate no muro em velocidade mais alta, ele vai retornar para a pista. Todo circuito oval é assim, a reta dos boxes é assim, a descida da Eau Rouge é assim, a pista da Ilha de Man é assim, o rally de Monte Carlo é assim. Desenvolveram nos Estados Unidos uma tecnologia para os muros dos ovais para se reduzir este efeito, mas não é possível eliminá-lo.
Achei até que está demorando para compararem o Café à Tamburello pelo simples fato de serem curvas rápidas com muro e pouca proteção. A Tamburello dos anos 80 e 90 era no final da reta de Imola e os carros contornavam com muito mais velocidade e praticamente sem compensação no piso. O Café é bem mais lento e com boa compensação. A Tamburello foi toda alterada pois realmente era mais perigosa, mas todos os acidentes graves ocorreram com o impacto do carro no muro. No Café se o carro somente bater no muro, a chance de algo muito ruim acontecer é baixa, assim como no resto do autódromo, que como em outros pontos, o carro pode também pode voltar para a pista.
Reparem como nos novos autódromos do mundo, as curvas de alta velocidade e raio longo desapareceram, e são as favoritas de muitos pilotos. No seu lugar, cotovelos e esquinas em terrenos planos sem graça. As curvas Um e Dois de Interlagos tiveram o mesmo destino. Acho que nunca mais teremos novos autódromos com o traçado do estilo de Spa ou a fantástica pista australiana de Bathurst, com uma sequência de "S" de alta em descida. Agora o que temos de novidade é só o estilo de Dubai, uma das pistas mais ridículas que já teve o desprazer de sediar corridas de F-1.
A CBA já falou em deixar bandeira amarela constante na Curva do Café para evitar toques e acidentes, ou de ativar o desvio que já existe ali. É a mais pura hipocrisia, um remendo para tapar o sol com a peneira. Esta é a brilhante forma de se aproveitar do caso para expor o órgão como o "salvador" do mundo, mais um vez.
Algo deve ser feito a respeito sim, mas não é culpa do Café. Há um problema de escoamento de água, que nunca foi totalmente solucionado. Que fique bem claro que não estou dizendo que "isso acontece mesmo, é assim e vamos em frente" em relação ao acidente do Gustavo. Mas sejamos coerentes, se a solução para o problema é proibir de se acelerar em uma das (poucas sobreviventes) curvas mais emocionantes de Interlagos, é melhor que se proiba o automobilismo de uma vez.
MB
Mas uma coisa que não é aceitável é culpar a Curva do Café pelos dois acidentes. Não é uma curva assassina, um risco à segurança nacional como se tornou ao longo da semana, divulgado por inúmeras fontes de informação como sendo um ponto de alto risco, pois não é.
A Curva do Café é larga, a velocidade está longe de ser a mais alta do circuito e é um dos pontos de ultrapassagem mais seguros se não houver besteira dos pilotos. Quem acompanha provas de endurance sabe bem que no Café é um dos melhores lugares para os carros mais velozes se posicionarem para passar os mais lentos, pois a subida após a Junção difere os carros mais rápidos dos mais lentos.
A barreira de pneus ali colocada, eu concordo, pode ser melhor planejada, mas não é que vai causar um acidente grave. Nos dois acidentes da Stock, o problema foi o carro voltar para a pista ser atingido por outro. Isso não é privilégio do Café, pois em qualquer outro lugar do mundo onde um carro bate no muro em velocidade mais alta, ele vai retornar para a pista. Todo circuito oval é assim, a reta dos boxes é assim, a descida da Eau Rouge é assim, a pista da Ilha de Man é assim, o rally de Monte Carlo é assim. Desenvolveram nos Estados Unidos uma tecnologia para os muros dos ovais para se reduzir este efeito, mas não é possível eliminá-lo.
Achei até que está demorando para compararem o Café à Tamburello pelo simples fato de serem curvas rápidas com muro e pouca proteção. A Tamburello dos anos 80 e 90 era no final da reta de Imola e os carros contornavam com muito mais velocidade e praticamente sem compensação no piso. O Café é bem mais lento e com boa compensação. A Tamburello foi toda alterada pois realmente era mais perigosa, mas todos os acidentes graves ocorreram com o impacto do carro no muro. No Café se o carro somente bater no muro, a chance de algo muito ruim acontecer é baixa, assim como no resto do autódromo, que como em outros pontos, o carro pode também pode voltar para a pista.
Reparem como nos novos autódromos do mundo, as curvas de alta velocidade e raio longo desapareceram, e são as favoritas de muitos pilotos. No seu lugar, cotovelos e esquinas em terrenos planos sem graça. As curvas Um e Dois de Interlagos tiveram o mesmo destino. Acho que nunca mais teremos novos autódromos com o traçado do estilo de Spa ou a fantástica pista australiana de Bathurst, com uma sequência de "S" de alta em descida. Agora o que temos de novidade é só o estilo de Dubai, uma das pistas mais ridículas que já teve o desprazer de sediar corridas de F-1.
A CBA já falou em deixar bandeira amarela constante na Curva do Café para evitar toques e acidentes, ou de ativar o desvio que já existe ali. É a mais pura hipocrisia, um remendo para tapar o sol com a peneira. Esta é a brilhante forma de se aproveitar do caso para expor o órgão como o "salvador" do mundo, mais um vez.
Algo deve ser feito a respeito sim, mas não é culpa do Café. Há um problema de escoamento de água, que nunca foi totalmente solucionado. Que fique bem claro que não estou dizendo que "isso acontece mesmo, é assim e vamos em frente" em relação ao acidente do Gustavo. Mas sejamos coerentes, se a solução para o problema é proibir de se acelerar em uma das (poucas sobreviventes) curvas mais emocionantes de Interlagos, é melhor que se proiba o automobilismo de uma vez.
MB
Perfeito.
ResponderExcluirMas, o que se esperar de um meio que é comandado por um monte de politicagem? Morreu um piloto? O pessoal tá magoado, alguns revoltados, ok. Aí o pessoal ajuda a criar um 'monstro', aponta o dedo pra ele, mata o tal, e pronto, tá tudo lindo de novo.
Os problemas vão continuar TODOS aí, o automobilismo continua perigoso como sempre, mas conseguiram acalmar os ânimos, então nossa posição no poder continua intacta, e tá tudo lindo. Mais ou menos o que a FIA fez em 94.
Esta conversa dá náuseas em quem gosta do automobilismo brigado e verdadeiro de antigamente.
ResponderExcluirVão se acabando os autódromos, os carros de verdade, os pilotos de verdade...
Vai sobrar o que?!
Esta porcaria de automobilismo de asas móveis idiotas, chuvas artificiais e carros de mentirinha que andam com os motores da concorrência?!
Que droga...
Galo Cego
ResponderExcluirConcordo em tudo. Chega de regras, troca de pneus obrigatórias, asas móveis ... Lembra da Formula 1 antiga? Pneus no carro, tanque cheio e pronto... quem correr mais ganha. Não dá mais para ver corridas vencidas na troca de pneus, no reabastecimento, na estratégia....
A entrada dos boxes de Interlagos é potencialmente muito mais perigosa que o Café.
ResponderExcluirÉ por essas e outras que o automobilismo está cada vez mais pasteurizado. Essas asas móveis são a mais nova burrice,junto com o Kers. Como disse uma vez o Bird Clemente,quem precisa de asa é avião...
ResponderExcluirConcordo com o que foi dito e falando na nascar, não existe um sistema de absorção de impactos nos muros de lá? Esses não poderia ser implantados na curva do café?
ResponderExcluirAos poucos estão castrando o automobilismo. Acho que o Bob Sharp colocou bem no outro post, o adesivo no para brisas, a posição do piloto sentado lá atrás que em dia de chuva não vê nada. Agora por que a direção do automobilismo foi parar na mão desses caras? Quem deixou? Corrida 100% segura não é bom pra piloto nem para platéia. Vivemos de adrenalina!
ResponderExcluirGostei do post, Milton, abraço.
A culpa é do Wellington de Realengo!
ResponderExcluirALÔ, ALÔ, ADMINISTRADORES DO BLOG!JÁ PASSOU DA HORA DE DELETAR COMENTÁRIOS ESTÚPIDOS DE GENTE QUE NADA TEM A SOMAR. VEJAM A PÉROLA DO SUJEITO ACIMA, O TAL DE 1000.
ResponderExcluirO pessoal agora está na "caça às bruxas", têm que encontrar um culpado para a fatalidade que ocorreu.
ResponderExcluirClaro que tudo que possa ser feito para aumentar a segurança é válido, mas hoje em dia tudo é radical, nada de meio termo! Histeria por todos os lados...
Como comentei no post do Bob, deveriam proibir tudo quanto esporte que é perigoso, deixando livres somente os inofensivos. Mas, mesmo assim, deveriam ser executados em ambientes hiper-ultra-mega-seguros, pois sempre pode cair um avião por aí...
Comentou-se em correr ao contrário, o que foi logo rebatido pq da muito mais trabalho...
ResponderExcluirEu acho que é ate bem mais perigoso...
Sobre o acidente recente acredito na culpa do pneu invertido que ao invés de expulsar a água do pneu suga-a para o sulco central e provoca aquaplanagem.
ResponderExcluirAlém de bons autódromos precisamos de chefes de equipe profissionais e responsáveis.
Lamentamos por mais uma vida perdida, porém, no automobilismo, assim como em toda atividade humana, notadamente esportiva, há sempre maior risco, que é inerente a ela ; quem escolhe viver profissionalmente do automobilismo de corridas, sabe muito bem dos riscos envolvidos e aceita corrê-los. Sem riscos, sòmente com joguinhos de corridas em computador. É claro que há casos em que é possivel prever que determinadas condições da pista, poderão facilitar acidentes e a atitude correta é tomar as medidas para impedí-los, mas pelo que tenho lido nos comentários nesse forum, parece que não é bem isso que ocorre na curva do café.
ResponderExcluirQue palhaçada!!!! agora tudo eh culpa do Wellington de realengo!!!!
ResponderExcluirFoi o goleiro Bruno!!!......
Depois que um "genio" resolveu que a melhor saída pra acabar com o "problema" da Curva do Café, é colocar bandeira amarela e proibir as ultrapassagens, eu não posso falar mais nada...
ResponderExcluirMas me lembrou a história daquele sujeito, que chegou em casa mais cedo e encontrou a mulher dele com o Ricardão, no sofá da sala.
Resolveu o problema rapidinho: Vendeu o sofá.
Romeu.
Que linda foto essa que abre o post, MB!
ResponderExcluirNão mexam na curva! Essa turminha que se promove em cima da desgraça alheia é dose!
Pra mim, uma única regra continua faltando em todas as provas de automobilismo: proibir totalmente os "totós".
ResponderExcluirDeveria ser assim: deu totó? Será desclassificado e removido da corrida. Simples assim.
Não interesse se o totó foi acidental ou não, deu totó está fora. Isso reduziria drasticamente o índice de acidentes.
Pessoal, tenham calma, já encontraram a solução:
ResponderExcluirA CET já está tomando as devidas precauções: em breve vocês irão ver um pardal na entrada da curva do café, penalizando os pilotos irresponsáveis que tentarem contorná-la a mais de 60km/h!