Área de boxes repleta de Volkswagen |
Foi em Interlagos (Autódromo Municipal José Carlos Pace) o 19° Encontro do Fusca, no dia 21, feriado de Tiradentes. promovido pelo Fusca Clube do Brasil. Seu conselheiro, o atuante Ervin Moretti, estava radiante. “A bela manhã de sol do outono ajudou na festa que é de todos nós, apreciadores do Fusca e seus derivados dele”, disse. Claro, ele não poderia ter deixado de levar o Horácio, seu Fusca 1974 assim "batizado" devido à cor verde Hippie, original de fábrica mas rara. O apelido é uma alusão ao simpático dinossauro filhote de Tiranossauro Rex criado por Maurício de Souza para suas tiras em quadrinhos.
Todo sócio do clube podia entrar na pista e rodar o quanto quisesse. Todo o circuito de 4.309 metros ficou repleto de tudo que tivesse motor arrefecido a ar, exceto por alguns New Beetles. Cena realmente admirável, reflexo perfeito da paixão dos brasileiros pelo carro desenhado por Ferdinand Porsche em 1934.
Ervin gentilmente ofereceu-me o Horácio para uma voltas no circuito, que curti muito. Era Fusca que não acabava mais, pela pista inteira.
Fusca por todo lado, até New Beetle |
A Diretoria do Clube do Fusca do Brasil enviou essa mensagem aos associados:
Pé no fundo, e aquela imensa reta à sua frente, como que o desafiando a "sentar a pua", parodiando o velho lema da Força Aérea Brasileira na 2a. Guerra Mundial!
E você pisa, sem medo de ser feliz, mesmo sabendo que não está numa corrida de verdade, mas apenas tendo a grande oportunidade de dirigir no mesmo circuito que já recebeu o Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, José Carlos Pace, (que deu seu noma ao Autódromo), Ayrton Senna, Michael Schumacher, Niki Lauda, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e tantos outros.
Acrescente agora o seu nome à lista acima, pois você é mais um deles: correu em Interlagos! E com o seu próprio carro!
Sim, com aquele carrinho que é o seu xodó e que, ao contrário dos carros de corrida, só você põe a mão.
Uma curva se aproxima rapidamente e você tira o pé do pedal direito, pisa na embregem, troca de marcha, faz a curva, e sai acelerando ao máximo, tendo à sua frente aquela imagem que só via pela televisão, por meio de uma câmera colocada em um carro de Fórmula 1.
Uma sensação de alegria invade o seu coração, e você pensa: valeu a pena!
E como descrever esses momentos de emoção, aos amigos e familiares?
Nem vale a pena tentar.
São momentos indescritíveis, que serão guardados com carinho, e que serão revividos no ano que vem.
Parabéns a você, que acreditou no Fusca Clube do Brasil e nos deu o prazer de sua presença.
Agradecemos a sua participação e o aguardamos no próximo ano.
Abraços,
A Diretoria
Fusca Clube do Brasil
Um dia perfeito, céu limpo, de interior |
BS
Que beleza de evento heim Bob... Eu só acho que deveriam vetar os "Fuscas de motor/tração dianteira"... hahaha
ResponderExcluirAbs
Que barato! E que saudades de acelerar novamente um fusquinha: o manejo incomparável da leve alavanca, o barulho de retorno de pedal da embreagem, a frente ficando leve e a cambagem original fechando o rodado atrás...
ResponderExcluirmuito legal!
Mister Fórmula Finesse
Mto interessante, mas não fiquei sabendo.
ResponderExcluirAliás, você podem me dizer onde eu posso consultar a data desses eventos com antecedência? Existe algum calendário dos entusiastas??
Que legal, deve ter sido emocionante. Dá até vontade de ter um Fusca!
ResponderExcluirMaravilha, melhor impossível!
ResponderExcluirBob Sharp,
ResponderExcluirUma curiosidade, Interlagos tem alguma curva que exiga redução de marcha em um Fusca standard?
No Joana Bezerra em Recife, usava até segunda no meu 1300.
Outra pergunta aproveitando o Post, fiquei interessado no livro The Beetle - A Most Unlikely Story de Arthur Railton, depois dos comentários seus, mas só o encontrei no Amazon, usado e a um preço bem salgado, quase 300 Doláres, é um livro raro. Já outro que também citou, Battle for the Beetle - Karl Ludvigsen, tá bem mais acessível, menos de 40. Gostaria de saber se estão no mesmo nível.
Pedirei o segundo que menciono, mas gostaria de saber mais sobre o do Arthur Raiton para decidir se deixo no Baú das intensões.
Abraço,
Bob;
ResponderExcluirFiquei curioso: Como deve ser guiar o Horácio em Interlagos?
Conte pra Gente!
O fusca originalmente projetado pelo Ferdinand era medonho. O sucesso daquela feição simpática tem-se que agradecer ao Hitler, provavelmente a unica coisa boa que ele fez.
ResponderExcluirCom feição igual com certeza estavam todos os proprietários. Só em imaginar esses bichinhos todos zunindo juntos já me faz sorrir.
Questão de opinião claro, mas tinha que ter uns New intrometidos para destoar hein...
Muito legal! Legal MESMO!!!!
ResponderExcluirAno que vem, estando em São paulo levo o "Paina" (meu Fusca 1983) no evento!
Abraços!!!!
Caro Bob: foi um grande prazer atuar como seu co-piloto quando dirigiu o Horacio. Alegria ainda maior por estar junto a sua filha e seu netinho, e ver o quanto o Joaquim gostou do passeio. Agradeço a sua presença, a máteria ficou ótima, e o convite já está feito para o ano que vem. Abração, Ervin
ResponderExcluirInfelizmente não soube deste evento, teria pego a Dutra e levado meu fusca .
ResponderExcluirTodos que têm Fusca:
ResponderExcluirO evento destinava-se aos sócios do Fusca Clube do Brasil. Sugiro que se tornem sócios. Informações em www.fuscaclube.com.br
Shimomoto
ResponderExcluirQuero conhecer o seu branco Paina cód. 021...
Rômulo Rostand
ResponderExcluirNão sabia do estado de raridade desse livro do Arthur Railton. Você me deu uma ideia, ver se a Alaúde o edita em portugués. Seria ótimo se acontecesse. Quanto ao "Battle for the Beetle", vale muito a pena. É diferente do livro do Railton, pois trata do que aconteceu assim que a guerra terminou.
Quanto o uso de marchas, foi velocidade de passeio na pista, mas certamente é preciso usar bastante e a terceir e a segunda no Bico de Pato.
Aléssio Marinho
ResponderExcluirÉ divertido, porém nesse dia foi apenas passeio na pista.
O mais legal foi ver aprimeira foto e ver tudo colorido, e não ver nenhuma insossa cor PRATA! Ô tempo bom em que não tínhamos essa cor sem graça...
ResponderExcluirAlex-BH
Bob Sharp,
ResponderExcluirEstou vibrando e torcendo muito com a possibilidade da Alaúde vir a publicar o livro.
Basta observar a frequência e sucesso dos encontros de Fuscas para perceber que o livro tem muito mercado. E merecemos uma publicação deste nível, afinal a história do Fusca se confunde com a da nossa motorização. Atenderá o anseio de muitos fuscamobilistas.
E francamente, será ótimo se Bob Sharp puder ser o revisor técnico na tradução. Aí não teremos as costumeiras e nocivas "perdas de tradução" que acontece principalmente nos lívros técnicos.
Obrigado pela resposta e pela boa notícia.
Se a VWB retomasse a produção de Fusca, teria comprador.
ResponderExcluirEu compraria um Fusca 0km se a Vw voltasse a produzí-lo, e conheço mais 6 pessoas que não pensariam 2x em fazer a mesma coisa!
ResponderExcluirOlá Bob...
ResponderExcluirEstarei presente neste mega evento do Fusca Clube do Brasil, que reunirá os amantes dos saudosos VW/Fuscas.
Sem dúvidas um dos melhores eventos do mundo!
Saudações Fuscamaniacas
Bem, o artigo que o Ervin me enviou (Sensação indescritível) resume tudo que poderíamos falar a respeito do evento. Ainda mais no caso de quem, assim como eu, teve a oportunidade de dar umas voltas no circuito (graças ao Ervin e ao Horácio também!). Sem palavras. Ano que vem irei com certeza, e quando meu Fusca estiver funcionando estarei na pista.
ResponderExcluirBob, que pena que não te vi a tempo, pois adoraria ter a oportunidade de conversar contigo e tentar absorver um pouquinho de tudo que tem para nos ensinar.
Fiz uns vídeos e postei no meu blog, se quiserem dar uma olhada:
Vídeos: http://fuscanafoto.blogspot.com/2011/04/19-encontro-fusca-clube-do-brasil-em.html
Fotos: http://fuscanafoto.blogspot.com/search/label/19%C2%BA%20Encontro%20Fusca%20Clube%20do%20Brasil%20em%20Interlagos
Que evento maravilhoso. Não é sempre que podemos ver tantos carros clássicos juntos, ainda mais fuscas, que fazem parte da história do automóvel e da vida de quase todas as pessoas do mundo.
ResponderExcluirParabéns, e muito sucesso nos próximos encontros!!!
Ibraim Gustavo - Serra Negra-SP.
Fiquem com DEUS
Bob, meus parabéns pela matéria.Como associado do Fusca clube, participo todos os anos do evento em Interlagos.Este ano levei meu recém restaurado Sedan 1968 branco lotus,já com a maravilhosa e gratificante placa preta.Foi fantástico e o grande Ervin estava animadissimo assim como a cor de seu horácio, pena que não nos encontramos nesta edição, mas terá outras oportunidades.
ResponderExcluirGrande Abraço
Júnior Kolling
Publicitário e Jornalista Automotivo.
www.esporteautomotor.blogspot.com
caro Júnior Kolling: Agradeço seus comentários, pois são pessoas como voce que nos motivam a participar do meio do antigomobilismo. E o seu blog está maravilhoso. Abração,
ResponderExcluirErvin
Caro Ibraim Gustavo: agradeço suas palavras, e espero reencontrá-lo em Serra Negra. Abração, Ervin
ResponderExcluirCaro Vinicius: agradeço seus comentários, e a suas fotos e video ficaram ótimos. Até breve. Ervin
ResponderExcluirCaro Ervin, infelizmente não pude comparecer neste evento porém, o nosso amigo Armando foi ver de perto.
ResponderExcluirFica para a próxima, um grande abraço!!!!!
Alexandre
Caro Ervin, infelizmente não pude comparecer neste evento porém, o nosso amigo Armando foi ver de perto.
ResponderExcluirFica para a próxima, um grande abraço!!!!!
Alexandre
Sou o Elvio Esteves, amigo pessoal do Ervin.
ResponderExcluirGostei do que vi e como entusiata do fusca vou me preparar para estar com vocês no próximo ano. Já tem data marcada? Me avisem....
Um pouco pouco de história:
Meu primeiro fusca na realidade era do meu pai um 1964 bege areia que ficou na familia por 7 anos. Com ele aprendi a dirigir e me diverti muito.
O segundo foi meu primeiro carro um 1972 branco gelo no qual capotei e quase morri em 1973 na Av.São Gualter no bairro de Pinheiros. Graças a Deus sobrevivi e estou aqui pra contar a história.
Dái pra frente me consientizei que carro não "voa" e tive mais 3 fuscas, todos com minha esposa e ela curtiu muito todos eles.
Atualmente estamos sem carro, mas pretendemos adquirir um e talvez seja um fusca. Estamos procurando e tão logo encontremos um que esteja em razoáveis condições vou avisar o Ervin pra me ajudar a conferir e vamos compra-lo.
Bem pessoal e isso aí e mais uma vez obrigado pelo bom trabalho apresentado no evento.
Ah ia me esquecendo, curti muito os videos e fotos do site postado pelo AIRpower, até andei junto com ele e o Ervin em interlagos, muito legal.
Caro Elvio: agradeço seus comentarios, e sem duvidas, voce estará conosco no ano que vem. A sua história merece um Fusca para completá-la. Abração,
ResponderExcluirErvin.