Logo que encontrei o Bob no Autódromo Nelson Piquet, aqui no Rio de Janeiro, no evento de lançamento do Fiat Bravo, em novembro passado, ele fez o seguinte comentário a respeito do novo Fiat: “Esse tem cano de descarga aparente, do jeito que eu gosto”. No que prontamente concordei, de fato o Bravo tem um belo cano de descarga com saída dupla, bem aparente.
Essa peça tão importante, e por vezes esquecida, faz parte do visual do carro, ainda que alguns designers insistam em escondê-la. Um exemplo recente vem da mesma Fiat, no Stilo depois da leve reestilização que sofreu. Esconderam o cano e fizeram duas saidinhas falsas no para-choque traseiro, com um resultado, sob meu ponto de vista, pobre.
Como não reparar nas descargas de um Camaro atual, emitindo um som borbulhante digno dos melhores V-8? E as onomatopeias criadas inocentemente quando éramos crianças ? Eu e meus irmãos tínhamos uma coleção de sons de carros nas nossas mentes, e usávamos todos quando zanzávamos pelo corredor do edifício Sepúlveda, onde morávamos, cada um imitando o carro de sua preferência.
Mas nenhum foi mais marcante na infãncia que o som emitido pelo Opala cupê 4-cilindros do meu pai, que num desatino momentâneo, trocou a descarga original do ronronante Opala por um abafador de JK (se não me falha a memória). O resultado foi quase ensurdecedor, e o Opala ganhou, de nós três, um apelido: Garalhon, em alusão ao som emitido por aquela descarga, digamos, mais liberal. Um ultimato de minha mãe pôs fim à brincadeira.
Meu Uno está com o cano furado, e em breve levarei a um especialista em descargas para colocar algo condizente com o carro. Que emita um som legal, e que apareça na traseira do carro, como deve ser, porque do contrário, parece ter sofrido uma amputação. E vamos aproveitar enquanto é tempo, porque em dias de carros elétricos, acaba o som, acaba o cheiro. E guiaremos uma Brastemp.
AC
Gosto muito do impávido ronco do omega 6 cilindros. Outro ronco muito bonito é o dos 5 cilindros do Marea, lembra de longe aquelas Masseratis de filmes...
ResponderExcluirAté que acho classuda a solução da GM de virar o cano para baixo (Monza, Kadett, Corsa B Sedan, Omega A). Você ainda consegue ver o escapamento, mas ele está lá, discretinho.
ResponderExcluirAnônimo, 16:39
ResponderExcluirO do Del Rey/Belina/Corcel também é curvado para baixo.
O mais legal disso é a poeira que levanta ao andar em estrada de chão.
Inesquecível.
O som dos escapes do meu Camaro antigo é muito legal....mas deixei as ponteiras escondidas.
ResponderExcluirEscape virado pra baixo é um absurdo!
ResponderExcluirSolta poira na face dos outros
Este comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirAdoro o barulho dos V8, mas pra mim não tem um ronco mais lindo que dos BMW 325 E36, principalmente os automaticos. Enquanto não arrumo o meu, que está com um pequeno furo no abafador, vou curtindo o roncado...
ResponderExcluirPois é...e os ecochatos oportunistas ($$$) vão um dia ganhar a briga e os motores a combustão deixarão de existir. Com eles, os sons maravilhosos.
ResponderExcluirEscapamento falso na minha opinião é a coisa mais tosca que tem.
ResponderExcluirQuanto aos ruidos, tem uns que roncam gostoso, mas especialmente em motos tem gente que exagera e realmente não tem condição...
Eu valorizo muito isso.
ResponderExcluirNo meu Escort Zetec eu troquei todo o escapamento depois do catalisador.
A tubulação que sai do catalizador é 2.1/4" e assim mantive até o final, colocando intermediario e final daqueles não restritivos, tipo turbo/turbão. Pro meu gosto ficou ótimo, tem um suave barulho da marcha lenta, não ressona e nem faz aquele barulho grave chato que vemos por ai, em média ainda é "manso", porém em alta berra com vontade... Ahhhh como gosto do som de um motor esperto, bem acerto, independente de ser grande ou pequeno, 4, 6 ou 8 cilindros.
Estão preparados?
ResponderExcluirSe possível salvem os links nas suas contas do Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=5KmDK6a3Jcs
http://www.youtube.com/watch?v=foDcLUhUKqI
http://www.youtube.com/watch?v=2pcRRk0msas
Se kizerem eu tenho + pornografia auditiva p/ vcs....rss.
o som e os escapes duplos da c63 amg sao impressionantes...
ResponderExcluirPisca,
ResponderExcluirMais dois links aqui. Um é elétrico (estranho mas interessante):
Mazda Furai
http://www.youtube.com/watch?v=C4Xl0i4uNGU
Citroen Survolt
http://www.youtube.com/watch?v=4-haljtkgCI
Pisca, esse do Brutus eu vi ao vivo em Sinsheim, na Alemanha. Insano.
ResponderExcluirÓtimo post. Vixi, escapamentos e seus roncos rendem paixões. Quem não se lembra da moda que foi os Kadron Box?
ResponderExcluirUm dos roncos que acho mais bonitos nem é do escapamento, mas sim o berro que os Marea 5 cil fazem pela admissão quando estão sem filtro ou com um mais livre.
Pisca, realmente uma pornografia a Lambo 82!
Abraço
Lucas crf
barulho no saída tem quer praticamente nulo em baixa, e naturalmente seja lá como for seu conjunto em alta, muitos confundem som do motor própriamente dito com a saída. diametro do cano de acordo com a cavalaria, s/ fazer gracinha
ResponderExcluirEstou rodando apenas com o coletor 4X2X1 da German e mais nada, sendo que enquanto não encontrar alguém que saiba dobrar tubos decentemente - ou arrumar tempo eu mesmo - continuará assim.
ResponderExcluirAP 1.9 com dupla de Solex C40 e escape direto. Realmente entendo meus vizinhos...
A ponteira do escapamento é um dos detalhes que revelam a personalidade de um carro. Mexe com a gente ver uma perua teoricamente pacata, por exemplo, com um escapamento duplo de diâmetro um pouco maior que o convencional.
ResponderExcluirMas em tempos de histeria carbônica, para as pessoas comuns a imagem de um belo e sonoro escape deve lembrar grandes emissões, poluição, etc.
Para amenizar a falta de prazer em dirigir um elétrico, a Brabus modificou um Tesla Roadster e criou um sistema de som para imitar o ronco e as vibrações de um V8, ou outros tipos de motor.
Dois escapamentos que merecem ser lembrados, primeiro, o do Jaguar E Type, pela beleza, e, segundo, o do Santana/Quantum da primeira geração, antes da reestilização que lhe deu para-choques envolventes de 1986 em diante. No caso do Santana/Quantum a lembrança se deve ao fato de que a VW não teve medo de ser feliz e expôs um abafador de considerável tamanho ao final do duto de descarga e com a ponteira elegantemente inclinada para fora e para baixo.
ResponderExcluirPara mim os escapes mais emblemáticos em termos estéticos (e também sonoros) são os aqueles de saídas laterais do Shelby Cobra 427...
ResponderExcluirSom de motor rotativo também é muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=9675TKafw3g
ResponderExcluirBom mesmo era o Kadron, boca larga, com saída para a lateral nos fuscas... era uma potência!!!!
ResponderExcluirHa, ha, ha...
em decibéis....
Mas não deixava de ser gostoso ouvir aquele barulho característico dos Kadron...Época boa...
ResponderExcluirMuito bom o tema. Também acho ridículo aqueles enfeites do stilo. Por isso gosto do jetta, acho q é isso, o cano duplo do 2.5 é o que me remete mais próximo a uma 325. O bravo seguiu a receita, parabéns a fiat. Tb não gosto da ponteira retangular do meu astra, mas fazer o quê?? Como disseram aqui, o mundo tá ficando cada vez mais gerson e menos entusiasta.
ResponderExcluirJá q a repercussão foi positiva, mais pornografia auditiva p/ vcs...rss:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Go3Fgd1wgic
http://www.youtube.com/watch?v=lGVs0OZ9j_w
http://www.youtube.com/watch?v=L3OQZ_YzvOQ
Cano?ronco? Sei do q. estão falando...
ResponderExcluirMeus sete aninhos, meu pai chamou um caminhão com guincho pra tirar umas toras imensas do açude lá do sitio
Veio uma coisa linda, azul metálico, um cavalo GMC, com uma chaminé DESTA grossura,com tampinha de contrapeso na boca e toda cercada de tela. AÍ,
o Detroit 6-53V roncou, acelerou e CANTOU, só pra mim, a tarde toda...
Tô arrepiado ate hoje.
abs pra todos
Essa saída falsa do Stilo acabou com o carro! Coisa mais bizarra!!
ResponderExcluirPara escãndalo da vizinhança, instalei em meu fusca um zoom tube - pra quem não conhece, um baita cano cromado que sai do meio do carro e por baixo do parachoque segue até a lateral. O barulho? Parece uma Harley Davidson!
ResponderExcluirOutro escape muito legal é o do Mini do modelo atual, com aquela ponteira que parece lata de cerveja e, pelo que vi, realmente derivou de uma lata de cerveja que os designers meteram no modelo em clay só para dar a marcação do escapamento.
ResponderExcluirMeu Uno(????).
ResponderExcluirUno Turbo do "homi".
ResponderExcluirEsse Gabola é boiola...
ResponderExcluirVai abrir o escapamento do Uno Turbo então?
ResponderExcluirA primeira coisa que eu faço quando troco de carro é jogar pra bem longe o filtro de ar e o abafador/silencioso/ catalisador.
ResponderExcluirDependendo de como ficou, coloco um abafador esportivo . . .
Ponteira de escapamento tem que ser aparente, nada de esconder por baixo do para-choque traseiro. Sinto saudades do tempo em que cada motor, até motores distintos de um mesmo fabricante, possuíam sons característicos vindos pelo escapamento. Hoje tá tudo muito silencioso, muito igual, não dá para dizer se um motor é deste ou daquele fabricante sem olhar para o carro.
ResponderExcluirO carro não precisa ser um escândalo, mas uma "assinatura" sonora é importante. Tenho especial queda por roncos de motores de 6 cilindro para cima.
Nos últimos tempos de meu Caravan, após uma preparação leve no motor, instalei dois abafadores de lã de vidro no escapamento e mandei longe os abafadores originais. Até uns 3000 rpm o ronco era bem comedido, sem exageros. Mas daí para cima...
Minha Caravan está com um 6x2, da um ronco delicioso. O ronco do Ford 302 tambem é fantastico.
ResponderExcluirMas o melhor pra mim (pode falar que sou puxa saco) é o do Aero Willys. O som é inigualavel. Forte, cheio. Da impressao de ser um motor bem maior
Sou fã do ronco jetta 2.5, 5 Cil, é bem marcante após os 3.500 rpm, e vale lembrar que suas ponteiras são bem aparentes, parecidas com a fiat bravo. Outro que me faz parar quando passa, pois conheço de longe o som é o omega 3.0, 6 Cil.
ResponderExcluiranonimo das 9:28
ResponderExcluirTu não me conhece, não sabe o q. faço,nem onde eu vivo, nem a idade q. tenho. Me parece q. não se preocupou com nada disso antes de agredir gratuitamente.Pois, deveria. Neste blog, hora ou outra, tu acaba percebendo coisas a respeito dos blogueiros, q. eles não explicitam, mas transparecem atraves das notas emotivas em seus escritos.Afinal, somos ENTUSIASTAS e o entusiasmo É uma estado emotivo, certo?
Agora, se tu não tem conhecimento suficiente pra uma opinão valiosa e/ou interessante, nem sensibilidade suficiente par ler corretamente as entrelinhas, nem a cortesia e a educação necessarias para conviver numa boa com as pessoas, sugiro q. fique longe. E quieto.
É isso aí.
PS-minha neta diz q. faço muito "erro de concordância". Mandei ela ler "O Analista de Bagé".Aí, ela me perguntou o q. é "joelhaço". Isso me deu umas idéias...
Anônimo
ResponderExcluirO Gabola pode até ser boiola, mas o FROUXO q se esconde no anonimato é vc msm.
Vai caçar um pau p/ vc subir seu puto!
Só não vamos confundir ronco de motor, escapamento com escape aberto. É que nem a maioria das motos que circulam por aí: só barulho, quando vai ver é uma porcaria de 125...
ResponderExcluirTem gente que fala que se deixar o escape muito livre o motor pode perder torque em baixa e gastar mais gasolina. Será verdade isso?
ResponderExcluirAlexandre
ResponderExcluirpodscrê
Abs.
Pode ser coisa de "gourmet"(ou boiola...), mas coletores de escape 2 em 1 nos motores em linha produzem um ronco que considero refinadíssimo(chamo de "oitavado"), que remetem às Mercedes 6 cil de antigamente. Fiquei meio puto quando a VW substituiu o 2 em 1 do AP, alegando que era incompativel com a instalação do catalizador, mas restou um ronco "redondo" que só podia ser apreciado com abafadores diferenciados, como no Gol GTS/GTI ou no Santana da época
ResponderExcluirAchei muito legal a preocupação da Ford em desenvolver um sistema de escapamento exclusivo para o Escort XR3, colando, de modo muito convincente, cabelos no peito do (hoje) humilde CHT 1.6.
O assunto cano e ronco é encarado de maneira bem mais séria do geralmente se imagina: quando a Alfa Romeo estava projetando o 159, só concordaram em utilizar os motores L4 e V6 de origem GM (coisas da associação Fiat-GM na época), SE lhes fosse permitido desenvolver cabeçotes e coletores próprios, como maneira de garantir não só o desempenho, como a "sonoridade" -ronco,mesmo-à altura da tradição da Alfa...
Abs a todos
Alexandre,
ResponderExcluiruma vez, viajando na madrugada para o sul, com o XR3 1.8 que tive, quebrou o parafuso que segurava o cano no coletor. Não tinha como consertar na hora, fui assim mesmo.
Ficou mais bobo em baixa sim, mas em alta ficava mais solto. Duro era o esporro em aceleração. Mas nesse caso zerou a contrapressão, já que ficou só o coletor.
Divertido eh o ronco da admissao. Nao o de escape.
ResponderExcluirEsse ronco é bonito:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=POHP3DfNkNY&feature=related
gosto muito de escutar motores carburados em marcha lenta. segue os links com alguns barulinhos que encabeçam minha lista de favoritos...
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=1uE-7tfZV48
http://www.youtube.com/watch?v=UL_3g5VoObQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=KYVQhYPBlEA
Desculpem se ofendi alguns falando que éram boiolas e tal...
ResponderExcluirÉ que falam em abrir escapamento e tem alguns ai que já começam a afrouxar o seu.
Som de escape gostoso e encorpado :
ResponderExcluirAlfa Romeo V6 : Spider , 164 , 156 etc..
E de arrepiar os cabelos dos bracos!!
Passou a época que eu gostava de barulho... O ronco tem que ser encorpado e necessário, algo funcional mesmo.
ResponderExcluirRonco de motor italiano é bonito mesmo! Lembro de um Fiat Coupe Turbo de um amigo, demais!
Agora Kadron, JK... pelamor né rapage!!! Não dá! Barulho de moto então! Às vezes dá uma vontade de jogar GTA no trânsito!
Atualmente, quanto mais original melhor! O último carro "alterado" que tive era turbo e eu queria uma solução "calada", mas o preparador disse que perderia pegada, então acabei me acostumando com o ronco.
Essas falsas ponteiras do Stillo é o tipo de coisa que faz com que eu desconsidere o carro.
Sds
Anonimo das 15:28
ResponderExcluirMeus quinze aninhos: hormônios bombando, não sabia chegar nas minas,andando o tempo todo na turma do Bolinha.Perigo na esquina...Foi nessa circuntância q. conhaci a Sra. tua mâe: novinha, durinha, ainda asseadinha, cheirosinha até. Grande talento, muito pique, ainda jogava nos Aspirantes.(soube depois q. fez bela carreira nos Titulares)
Pelo custo de um perfuminho francês de muamba, foi ela quem me revelou os Sublimes Mistérios da Fruta,a qual, desde então, nunca faltou na minha mesa. Essa santa me garantiu este lado do muro. Beija ela por mim
Se tu souber quem é o teu pai, dê parabens pra ele. É mais um cara de sorte.
Pronto. O Tio já contou a tua historinha. Agora, VAZA e não volta
(Mas, que mala sem alça!)
Aonde tu aprende essas coisas o Gaboiola?
ResponderExcluirAndou lendo o livro da Bruna Surfistinha?
Vai te arrepiar olhando caminhoneiro e não me enche a paciência!
Sai pra lá Gaboiola!
ResponderExcluirBoca sujammm! sem vergonhammmm!
Alguém já ouviu um Alfa 164 com o escape... é quase uma sinfonia... o Landau 79 de meu pai, totalmente original... possui singelas ponteiras curvas cromadas, de onde sai um belo borbulhar da "caldeira". Coisa fina.
ResponderExcluirEu já ia falar do Landau, é um carro que me impressiona desde criança. Eu nem sabia o que era o V8 mas prestava atenção para ouvir o barulho da máquina, um silencioso que impõe respeito.
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