Sabe aquele carro que você gosta só de ver e gosta mais ainda quando anda? Pois esse carro é a Jetta Variant. Eu diria que é a síntese do carro alemão, do carro só poderia ter sido desenhado por alemães. Tem jeito de carro alemão até no cheiro. Custa 86 mil reais, mas com todos os opcionais chega 103.125, mais 17.125 reais.
Esses opcionais são assistente de estacionamento com câmera para a traseira, conexão para iPod, faróis alto e baixo de xenônio direcionais, módulo tecnológico (sensor de chuva, espelho fotocrômico, acendimento automático de faróis), teto solar panorâmico (chega ao banco traseiro) e volante multifuncional com borboletas. Cor metálica, mais mil reais; perolizada – só uma, preto Mystic – 1.500 reais. Um pouco caro, se considerarmos que vem do México e chega aqui sem recolher imposto de importação. Mas o recheio e o visual logo deixam claro que vale a pena.
A Jetta Variant já tem um ano de mercado brasileiro e, inacreditavelmente, está longe de ser uma campeã de vendas, com média de duzentas unidades vendidas por mês. Difícil de entender. O brasileiro está é comprando utilitários esporte. Mais difícill de entender ainda.
O motor da Jetta Variant é um brilhante cinco-cilindros transversal de 2,5 litros, que chamo de "5=6" pela suavidade típica dos “salsichas” de seis cilindros em linha, impossível de não cativar. Entrega 170 cv a 5.700 rpm associado a um torque de 24,5 mkgf a 4.250 rpm. Com massa de 1.477 kg são 8,7 kg/cv, o que dá à Jetta Variant aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos e a habilita a frequentar o Clube dos 200, com 205 km/h de velocidade máxima. O corte de rotação é a 6.700 rpm.
O motor está muito bem casado com o primoroso câmbio automático epicíclico de seis marchas, com função tiptronic e modo S de troca automática, nesse caso a sexta ficando fora de ação e as trocas ascendentes ocorrendo em rotação mais alta, com bloqueio antecipado do conversor de torque. É um 5+E, só que automático. O funcionamento do câmbio Aisin, japonês, e que pertence à Toyota, é tal que se pode esquecer a alavanca seletora em Drive, ele faz sozinho tudo o que se precisa. O conjunto motor-câmbio é um destaque em si mesmo.
O carro todo, acabamento, instrumentos, limpador escondido quando desligado, bancos, volante de direção de 37 centímetros, está tudo como deve ser. A leitura dos vários dados do computador de bordo permite escolher velocímetro digital, essencial nesse tempo de caça aos motoristas pelos órgãos de trânsito. Tudo lido no mostrador bem à frente do motorista, entre os dois instrumentos circulares principais, com conta-giros no lado esquerdo, como prefiro.
O rodar mostra acerto de calibração, nem duro nem macio demais, no ponto certo. A tração dianteira está “oculta”, dificilmente se nota que as rodas motrizes são as dianteiras. Há controle de estabilidade e tração desligável e bloqueio do diferencial pelo freio. A suspensão segue o Golf VI, com McPherson na frente e multibraço atrás, com barra estabilizadora nos dois eixos..
A Variant aceita ser dirigida com vigor e passa toda a sensação de segurança que realmente oferece. Os freios com ABS são evidentemente de geração avançada e bem menos “enganados” pelo piso irregular típico brasileiro.
A assistência de direção é elétrica e decresce com a velocidade, provendo peso de volante adequado em qualquer situação. E a noite vira dia à frente, com os faróis de descarga de gás xenônio alto/baixo e direcionais.
A posição de dirigir é germânica e os espelhos externos, com repetidoras dos indicadores de direção, são convexos, sendo o espelho interno bem largo, o que facilita as consultas ao tráfego à retaguarda. Há faróis e luz traseira de neblina. O pé esquerdo dispõe de uma verdadeira “prancha", tão largo que é o apoio.
Os pneus são algo exagerados, mas é exigência do mercado brasileiro: 225/45R17 com rodas de 7 polegadas de tala. Nos Estados Unidos, onde também chega do México, como Jetta SportWagen, sai de série com 205/55R16, embora sejam disponíveis opcionalmente medidas maiores com rodas de até 18 polegadas..
As dimensões da Jetta Variant são contidas, com 4.534 x 1.781 x 1.452 mm (comprimento, largura e altura) e apenas 2.574 mm entre eixos, mesmo assim proporcionando razoável espaço no banco traseiro. O compartimento de bagagem acomoda bons 505 litros VDA.
Bancos de couro bege, toque de requinta |
O consumidor brasileiro não sabe o que está perdendo.
BS
Nos EUA, a imprensa especializada dizia que o Jetta de quinta geração (para nós, até 2011) era o carro para quem queria andar de BMW e não podia.
ResponderExcluirEm julho de 2008, troquei meu BMW 328i ano 99 por um Jetta sedã zero. E digo para quem quiser ouvir: quem anda de Jetta não precisa de BMW!
Realmente uma senhora perua. Nessa faixa de preços ela concorre com Malibu, que também não é um sucesso de vendas, algumas SUV, que não oferecam lá muita vantagem, um apagado Honda Accord e lá uma meia dúzia de coreanos sem graça. Talvez o que esteja fazendo falta sejam uma boa propaganda e algum empenho das concessionárias mesmo.
ResponderExcluirNão vende por ter preço irreal ao extremo. 50-60 mil dólares? Por 20 mil reais a menos estaria em acordo com os preços inflacionados praticados no Brasil.
ResponderExcluirPodia vender mais...se tivesse para vender...
ResponderExcluirtenta comprar uma...ano passado fui comprar uma e tinha fila de espera de 3 a 4 meses...acabei levando um Passat Variant.
E convenhamos, tá um pouco caro para o que oferece... é quase preço de BMW, que paga 35% de imposto de importação. E tem VW escrito no volante.
Homem-Baile,
ResponderExcluirTá cara? Olha a concorrência um pouco e depois volta cá pra comentar...
É cara sim e a manutenção mais ainda.
ResponderExcluirTenho um BMW 328 Touring ano 1997. Recentemente fiquei um mês com uma Jetta Variant, e adorei.Concordo com o Bob em tudo. A única ressalva que posso fazer em relação ao Jetta é que, na estrada, os 20 cavalos a mais e os 80 kg menos do BMW (que também é mais curto, estreito e baixo, e com entreeixos 13 cm maior) fazem alguma diferença, claro. Mas na impossibilidade financeira de comprar um BMW Touring mais novo, a Jetta Variant substituiria bem meu BMW. E mais: meu carro tem pneus 205/60 r15 que julgo bem mais adequados para nossa realidade que os belos 225/40 r17 da Variant, mais "asperos" e sujeitos a aquaplanar.
ResponderExcluirSr Bob, com todo o respeito, o carro pode até ser bom (ou ótimo) mas pouca gente se aventura a pagar os pedidos 80 mil reais para ficar nas mãos das "ótimas" concessionárias VW que mal sabem cuidar de Gol. Além disso, parte da imprensa "especializada" vem martelando a idéia de que não há mais espaço no mercado para as peruas (argumento que um dono de revenda usaria sem o menor pudor para pagar uma mixaria num carro desses).
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirVocê resumiu perfeitamente: a Jetta Variant é o carro que você gosta só de ver e gosta mais ainda quando anda. Sou fã dela. Na estrada é empolgante, e na cidade proporciona muito conforto. Pode ser cara, mas na sua faixa de preço dá um banho em utilitários: acabamento, equipamentos, qualidade de manufatura, suavidade de movimento, comportamento dinâmico. Brasileiro não sabe realmente o que está perdendo! Negociei a compra de uma ano passado para a minha sogra, que por sorte abomina esse modismo de carro alto (ela é suiça, talvez esteja aí o segredo). Para mim, até a sua faixa de mercado não há carro superior.
Cheguei a comentar com você a disposição do câmbio de reduzir marchas ao menor aumento de pressão no acelerador. Fiz o que você me recomendou, e realmente o câmbio é bastante adaptativo. Mas na cidade, não tem jeito.
Agora Bob, ficou devendo fotos do modelo atual.
O Best Cars avaliou uma durante um mês, todos adoraram, inclusive dizendo que compensa, sim, no lugar de um utilitário.
Dica: quem for ver o Jetta, não deixe de ver a Variant também, pois
o acabamento é levemente superior e ela conta com mais ítens de série, coisa pouca mas alguns interessantes.
Grande abraço
É um carro excelente, eu só sinto falta da opção de cambio manual aqui no Brasil, em outros países tem essa opção.
ResponderExcluirAssim como agora não teremos mais o Jetta sedan 2.5, em outros países eles tem essa configuração, inclusive com cambio manual.
Olha, quem procura perua estará muito bem atendido por um Grand Tour 2.0 16V 08/09 em torno de R$ 40k.
ResponderExcluirÉ claro que não pretendo compArar os dois modelos... Mas, o
custo X benefício compensa..
O que acham?
Gosto é gosto...
ExcluirPreço...
ResponderExcluirO motivo é esse!!!
Não adiante dizer que brasileiro gosta de 1.0... o problema é que o brasileiro não tem dinheiro para poder comprar um carro melhor (eu sou um deles).
É tudo difícil demais e caro demais e muito sofrido que cada opcionalzinho aumenta e muito o preço final do carro... que não dá.
É seguro, Ipva, matrícula, plano de saúde, desconto sindical, IR, IPTU, que o que sobra é muito pouco...
Desculpem o desabafo
Não seria revoltante se o brasileiro deixasse de comprar peruas e comprasse sedãs, e, apesar do preço ser sim alto, é um carro e acima de tudo uma compra digna, inteligente e honesta! O Bob disse tudo que se poderia dizer, o brasileiro, QUE COMPRA CARRO POR PESO E/OU METRO, não sabe o que está perdendo! E olhe para ela, é linda e nervosa! Olhem para um SUV oriental...É gordo, alto e feito para inflar o ego de quem os dirige. Não sei como, pois o meu ego ficaria inflado de andar numa dessas, não num Tucson (eka, essa palavra me enoja de verdade)
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Realmente, a Grand Tour é uma lida perua. Não dá pra comparar com a Variant, mas o custo-benefício é melhor.
ResponderExcluirEu creio que a faixa da população que hoje, dominantemente, pode comprar um carro desses, ainda precia provar aos vizinhos que pode ter um carro de tal valor. Talvez por ter ascendido socialmente recentemente, e possuir limitada educação, em sua maioria. Então muitas vezes essa nova classe média prefere comprar um carro que a elevará ao status que desejam, e um carro discreto como o Jetta talvez não seja no entendimento desses bolsos abastados a melhor pedida. Acho até que essa faixa de preço aí é crítica, a dos 80-100 mil reais, por que as pessoas preferem esperar um pouquinho para comprar uma Hilux, que pelo menos aqui na minha região é sinônimo de status. Não digo isso com orgulho não, heim?! Queria dizer a eles que picape é carro de trabalho! Acho isso um desperdício, mas é o que vejo por aqui. O brasileiro não gosta muito de gastar suas ábuas em sedãs/peruas não...
ResponderExcluirAugusto Filho
A verdade é que 95% das pessoas que tem $$$$ pra comprar carro na casa dos R$ 90.000,00 está mais preocupada em se mostrar do que em fazer uma boa compra.
ResponderExcluirObservem esses SUVs. Estão sempre impecavelmente limpos. Nunca viram uma lama pela frente. A maioria que compra SUV não sabe nem pra que serve a traçaõ 4x4.
E o Tallwang falou tudo. Comprar carro no Brasil é caro demais. Eu tenho um clio 2006 e acho um absurdo o preço da manutenção, IPVA, combustível (é flex), peças...Imagina se fosse um carro bem mais caro.
Ela tem quase a mesma quantidade de torque do que um Honda NSX ( 29 kgfm a 5700 RPM), mas seus 24,5 mkgf vem mais cedo, em 4.250 rpm. Tá, um NSX é um super carro inteirinho em alumínio e tem 273 cavalos, num V6 de 3 litros, mas essa perua é realmente coisa de primeira! Só as rodas que realmente são exageradas, 17 polegadas, caramba (!), esse carro não é familiar? O NSX por exemplo usava 16 polegadas atrás e 15 na frente.
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Feiipe
ResponderExcluirCarro no Brasil é mesmo absurdamente caro. Ali ao lado, na Argentina, é outra conversa.
Augusto
ResponderExcluirBrasileiro compra carro 90% no emoional, 10% no racional. Daí o sumiço das station wagons e a ascensão dos utilitários. Agora, vá ver na Alemanha...
Carlo Eduardo
ResponderExcluirNão adianta, câmbio automático virou status, conjugado com medo de ser difícil vender carro com caixa manual. Estamos na gersonlândia, não se esqueça.
Nicolas
ResponderExcluirSem dúvida que a Grand Tour é excelente, já disse isso no AE, mas a Jetta é indiscutivelmente superior.
Os pneus escolhidos tem um grande inconveniente: a mordida no bolso caso tenham que ser substituídos. O que não é raro com o nosso pavimento.
ResponderExcluirEscolher um sedã e não uma perua,não entendo.Pois ao meu ver um veículo deve ser o mais versátil possível.
ResponderExcluirAgora não comprar esse caríssimo carro e optar por um suv, eu entendo. Pois um suv passa melhor por buracos e lombadas, e é isso que a maioria quer, deixando em segundo plano as melhores características dinâmicas que outros tipos de carros tem.
O valor desse jetta está próximo ao do Tiguan.
Concordo com o Marcelo, não vejo sentido em preferir um sedã quando a perua é muito mais prática (e geralmente mais bonita, no meu gosto).
ResponderExcluirEssa perua Jetta é um carro que vejo com simpatia, mas infelizmente o preço está acima do que deveria... quem sabe uma usadinha daqui uns 2 ou três anos.
Gostaria de saber também como vai ficar a perua com a recente atualização do sedã. Vão continuar importando essa 2.5?
Seria até um carro atrativo, se chegassemos até ele de olhos vendados, entrássemos, e saíssemos dirigindo, olhando só para fora, porque até dentro é horrível.
ResponderExcluirAo final do texto achei que estaria escrito: "Acabo de comprar o meu"
ResponderExcluirBela avaliação
Felipe, vc falou de SUV limpo, e realmente, a gente vê muito por aí, parece uma incoerencia realmente. Nao sei se a Frontier é um SUV, mas eu sempre gostei dos comerciais da Nissan porque mostra uma picape bem suja e agressiva. Sempre que eu vejo um comercial de um carro limpinho com aquelas musiquinhas manjadas, eu fico querendo que apareça uma frontier pra jogar barro neles. :)
ResponderExcluirMaior defeito: ter VW escrito no volante!!
ResponderExcluirAo q. tudo indica,quem gostou e quer ter uma destas gracinhas, pode tirar o cavalinho da chuva. É só dar uma espiada por aí e ver o Jetta capado e cevado q. a VW resolveu mandar do México para o nosso nunca assaz respeitado mercado.
ResponderExcluirMotor 5 cilindros? esquece; suspensão traseiraa multibraço? esquece; acabamento interno padrão europeu? esquece...Quer andar um pouco mais do q. permite o venerando ancião 2.0 aspirado (só com transmissão automática!), tudobem: fique com 2.0TSI(turbo) de 200 cavalos e pague quase o preço de uma (importada da ALEMANHA) Mercedes C180.Por um carro q. quase me deixa com saudades do Santanão. Limitado? Pode ser, mas qualquer chimpanzé ensinado consertava quando(e se) encrencasse.
É a lama, é a lama...
abs a todos
Bob,
ResponderExcluirMais um "singelo" detalhe desse excepcional carro: o motor V10 do Lamborghini Gallardo e do Audi RS8 é baseado nesse cinco cilindros do Jetta Variant. Precisa dizer mais alguma coisa?
Por anos ter um carro zero foi o grande desejo das pessoas. Hoje, com a melhora do nosso poder aquisitivo boa parte dessas pessoas puderam comprar o seu bólido.
ResponderExcluirNo nosso mercado fechado, a maior demonstração de ascenção social era possuir uma caminhonete, seja D-20 ou F-1000, sempre cabinada.
Acho que isso explica um pouco essa onda de SUV.
Não tenho fazenda, nem tenho vontade de ter. Não faço trilha, nem carrego tralha pra vizinho, nem gosto de chamar a atenção, pois pra isso já me basta o meu 1,90 de altura então pra que preciso ter um SUV ou um picape?
Uma minivan como a finada Scenic já tá de bom tamanho.
Tive o prazer no início deste ano de dirigir o markVI por mais de 1200km, cruzando várias cidades de Portugal e achei esse carro o máximo. Peca em pouquíssimas coisas e andar a 170km/h é como se estivesse a 110. Na Italia, em seguida, dirigi mais uns outros 1200km de Roma a Milão, engordando o traço, passando por Mestre, perto de Veneza, com um Megane Tourer, o modelo novo, do qual o Fluence nem chega perto, e posso até dizer, o Golf Variant mkVI é MUITO MAIS CARRO que o Megane. Inacreditável! Mas o Megane tb é um bom carro, só leva muitos plásticos duros e vibra bem mais na estrada, embora o 1,5 DCI tivesse bom fôlego.
ResponderExcluirBob, parabéns pela matéria.Seus textos são sempre completos. O problema é que o Jetta sedan tem um motor 2.0 turbo com torque máximo já às 1700 rpm.Isto torna o sedan mais vantajoso. lembremos que por 10 mil a mais compramos um BMW serie 1 sero.
ResponderExcluirO Prêmio Pulitzer é um prêmio americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. Fosse Bob Sharp, americano, teria ganho alguns.
Ewerton, esse bmw x1 18i perdeu em retomada de velocidade de uma peugeot partner.Dá pra acreditar?Esse X1 18i é mais um carro sem lógica.
ResponderExcluirEverton
ResponderExcluirCertamente que 2.0 turbo é torcudo, mas a suavidade do cinco-cilindros dá enorme prazer de dirigir. Entre os dois motores, fico com o do Jetta Variant, mesmo sendo apreciador de motores turbo. O BMW Série 1 é bem apertado no banco traseiro, embora tenha qualidades dinâmicas excelentes.
Arruda,
ResponderExcluirA grande vantagem das peruas sobre os sedãs dos quais derivam, além de mais versáteis para transportar volumes maiores, é oferecer aos passageiros do banco traseiro maior proteção contra o sol, sendo um espaço bastante confortável especialmente nas viagens. Sim, continua a importação normalmente.
E pensar que ainda tem gente que compra Corolla Altis pelo mesmo preço... nessa faixa eu gosto do Azera, mas aí pelo menos dá uma briga.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirjá consultei: um tapa "eletronico" neste motor, pelo menos em oficina especializada aqui de SP, o leva a 190cv, e torque ganha 2mkgf...tentador hein?
ta entre os primeiros da lista p meu próximo carro...
abraços
B
É a síndrome da garagem, aquela que faz o cara precisar do carro mais alto na garagem do prédio, pra todos perguntarem: de quem aquele carro, o mais alto?
ResponderExcluirMas me conforta em saber que isso não é exclusivo no Brasil, pois aqui na Inglaterra, acredito (pelo que vejo nas ruas) que um dos carros mais vendidos é o Nissan Juke. Deveria se chamar joke.
Quanto a Jetta, carro fantástico, e a minha preferência por peruas só faz aumentar o desejo de possuir uma.
O preço é bem alto realmente, mas comparado ao que existe no Brasil, esta condizente.
Cheguei à conclusão que não é cara, sou eu que não tenho dinheiro.
Ao que eu me lembro, a Jetta Variant começou custando R$88 mil, está cara demais.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirMuito obrigado por mais uma avaliação excelente, precisa.
Por favor gostaria que comparasse brevemente a Variant com o Novo Jetta TSI.
Há gente dizendo que o Novo Jetta (mesmo o TSI) é inferior ao antecessor em diversos aspectos.
Procede?
Obrigado & Abraços,
Fernando Silva
Esses pneus de 101 mm não resitem a São Paulo. Meu Fit com 101 também (185/55/R16) só evita bolhas usando muita pressão a mais que o recomendado. Como brasileiro não calibra pneus, e quando calibra é a bitolação dos "28 libra", tem muita gente virando sócio da fábrica de pneus: http://www2.uol.com.br/bestcars/mes/vw-jetta-variant-relato6.htm
ResponderExcluirCaro marcelo, realmente o serie 1 tem um motor fraquinho. Perdeu do francês na retomada. A BMW trocará por outro turbo com injeção direta em 2012.mas vc tira a diferença nas curvas... e é um BMW.abs,
ResponderExcluirGosto das peruas. Tenho uma Fielder 2006 A/T. Muito bom carro. E o pós venda da Guebor em salvador , melhor ainda. Pretendo trocar de carro em 2012. Me animou este texto do Bob, fiquei impressionado com o que escreveu sobre a variant.Porque a vw não tem o pós venda da toyota?Sei disso pq antes da Fielder tinha um golf 2004, com o qual fiquei 3 anos. Meu carro tem 120 mil , nunca ninguém na Guebor ( conc. toyota salvador ) quis me empurrar descarbonização ou limpeza de bico entre outros.
Infelizmente, muita gente que ganhou dinheiro ultimamente, principalmente no que eu chamo "interior profundo" do Brasil, embora nas cidades maiores também, vê os grandes SUV's como expressão de sucesso: Hillux, Frontier...As peruas não tem esse status. Ainda falta, e muito, educação e cultura ao brasileiro. O brasileiro médio é ignorante e presunçoso em sua grande parte.
ResponderExcluirRicardo
Jetta e Parati não vendem por um motivo simples: Preço. São extremamente caras. E o seguro? Quanto é?
ResponderExcluirExistem outros detalhes como a porcaria do interior da Parati G4.
E o posicionamento do 5cilindros da Jetta. O segundo da para fazer vistas grossas.
E pensar que o Jetta era concorrente do Voyage.
Concordo, aqui no Brasil compra racional é excessão, não regra. Esses SUVs são mesmo uma prova disso. Qualquer um que pode, quer ostentar um monstro de 2ton, o uso nem mesmo é considerado.
ResponderExcluirPor que ela não vende? 1. Tem que considerar que a traseira dessa Jetta Variant é bem desprovida de harmonia, dando a impressão de um carro datado. 2. Claro que as autorizadas VW preferem vender o Jetta sedan, menos tempo encalhado, o consumidor vai na onda.
ResponderExcluirQual é a exigência do mercado brasileiro quanto as esses pneus?
ResponderExcluirEsse é um carro que merecia além de um post, um vídeo dele em ação. Sei que é bem trabalhoso, mas enriqueceria e muito o contéudo do AE.
Também não entendo o porque das peruas não venderem mais em nosso mercado. Na Europa vê-se tanto peruas quanto minivans em profusão.
ResponderExcluirEu não compro o Jetta Variant por um único motivo: ainda não cabe no orçamento, faço até "vista grossa" pro câmbio automático...
Concordo em genero, numero e grau com o Bob. E ainda digo mais: Na categoria, não há carro tão SEGURO como o Jetta, sendo esse inclusive o critério que nos levou a trazer uma igualzinha à que ilustra a matéria pra casa.
ResponderExcluirAos órfãos da Toyota Fielder: Experimentem o Jetta Variant que jamais olharão de volta pra sua querida Toyota.
[]'s!
Vou confirmar para voçes: ela so nao vende mais, porque nao tem marketing e enpenho das concessionárias.
ResponderExcluirOnde morro aqui em Toledo Paraná, nunca tiveram uma exposta. Quando levei a minha para revisao 10km, (que comprei em sc há 6meses atras)teve um vendedor que veio falar comigo que nunca tinha visto uma e notei que nao entendia quase nada sobre o carro. Como que vao vender entao?
Para quem esta querendo adquirí-la posso dizer o seguinte: é FANTÁSTICA, motor demais e muuuito diferente de tudo que tem nesta faixa de preço. Muito prazer de dirijir. Ronco suave e grito nervoso e metálico quando se pisa fundo. Espero que a VW nunca aposente este motor.
Além disso avaliando esta faixa de preço é o carro mais seguro(air bags dianteiros e trazeiros, ESP disco nas quatro com abs,)
se voçe preferir entre peruas e SUV, apesar de agora ter o 3008.
Defeitos? falam do cambio um pouco lento, mas eu o acho muito bom com 6 marchas. Espaço para passageiros traseiros é um pouco justo, mas tranquilo para pessoas de 1,80m consumo? na estrada ja fiz ate 13km/l e pizando bem faz 8,5-9km/l, na cidade faz 7-8 se voçe nao pega muito transito e avenidas tranquilas sem muitas paradas,mas se voçe faz trajetos curtos com muito transito e muitas paradas ela faz 5-5,5 km/l.
Tem um problema que nao imaginei ter antes de compra-la: chama muito atençao, todo mundo olha.
Além disso, quero deixar bem claro que gosto muito de megane e fielder, mas depois dessa jetta variant com frente nova, acho difícil eu ir de uma SUV.
Outro detalhe: quem compra carro de 85k nao pode reclamar de manutençao cara ou consumo, né!!!!
Concordo com o Santa.
ResponderExcluirComprei uma final do ano passado. Levei 3 meses pra receber pq nao tinha nada a pronta entrega. E a falta de mkt mata o carro. O carro 'e sensacional!
Eu nao troco a minha por um sedan turbo nao. Em varios detalhes ainda 'e superior!
Voces so poderiam ajeitar as fotos. As externas e internas sao dos modelos ate 2010 (mk 5), a que ja esta a venda a um ano 'e a MK6, frente totalmente diferente e interior muito melhor.
Quando eu for RICA! eu vou comprar esse carro de 86 mil reais!
ResponderExcluirAgora eu continuo no meu golzinho 84, hihihi.
Tenho um destes e concordo com quase tudo o que o Bob escreveu. Somente ele errou ao descrever que a suspensão é ideal. O carro tem uma estabilidade fantástica, mas é duro prá caramba. se passar por uma moeda, dá para ver se é cara ou coroa.
ResponderExcluirEstou postando como anônimo por pura preguiça de me cadastrar.
ResponderExcluirMeu nome é Jorge e é apenas uma questão de tempo até ser um participante mais ativo deste blog. Parabéns Bob e AK pelos excelentes posts, dentre outros dos outros autores também.
O que me motivou a escrever foram 2 motivos. O primeiro, por ter voltado a ser um auto entusiasta, coisa que sempre fui, mas que voltou com a força total há pouco tempo, desde que adquiri um Jetta Variant 2010/2011....que carro excelente, tem me proporcionado inúmeros prazeres, como carro nenhum antes...O Bob está certíssimo, quem troca por SUV não sabe o que está perdendo...aliás, até prefiro que venda pouco mesmo, me dá um ar de exclusividade, ainda mais com o interior em couro bege...em 3 meses de uso, só uma vez vi um parecido aqui no RJ, mesmo assim com interior preto.
O segundo motivo, é para concordar em parte com o post do anônimo acima. Também estranhei no começo a dureza da suspensão em nossas vias esburacadas e o ruído dos pneus esportivos R17 225/45. Testei inúmeras calibragens desde então, de 32 a 35 psi, tendo encontrado uma que considero ideal, 34 em todas as 4. Ando predominantemente sozinho no carro, às vezes acompanhado de um longboard ou SUP no rack. Essa paixão pelo surf é o motivo tb de ser um fã das peruas, são muito versáteis...(sempre fui dono de parati).
Bom, um abraço a todos e fica a dica para os proprietários: 34 libras nos Michelin Primacy HP R17 225/45 foi a melhor regulagem que encontrei..o carro não bate tanto como disseram, e ainda proporciona conforto.
Parabéns pelo blog tb!!
Opa, AK, não, quis dizer PK, me desculpe Paulo!
ResponderExcluirJorge
Parece que me confundi todo, tem PK e AK....rsrsrsr parabéns para todos os posts de uma maneira geral...que confusão eu fiz ahahaha
ResponderExcluirSó aceito 3 críticas a este carro...
ResponderExcluirPós-venda lixo
Preço Brasil
Concordo com o comentário sobre a traseira e acho que a VW acertou 1000% na traseira do Passat Variant.
Mesmo assim o Jetta Variant é um sonho de consumo, mais próximo no caso de um usado, porém ainda inalcançável. Infelizmente...
Gostei do comentário final do Adalberto... Eu que ganho pouco! O carro vale, tendo em vista seus concorrentes.
Abs
Para o Bob e quem puder me ajudar:
ResponderExcluirSou Beatriz, não sei se compro o jetta variant 2010/2011 ou o Sportage..prefiro o jetta, o que vcs acham? tenho uma fielder e adoro o carro, pena que saiu de linha:( quem puder me ajudar escreva para dribeatriz@uol.com.br, obgada:) a configuraçã do jetta que a concessionária me enviou é:
VW Jetta Variant 2.5 170CV - 2010/2011 - Preto Ninja
Com os seguintes opcionais:
3FU - TETO SOLAR ELETRICO PANORAMICO
P79 - MOD SENSOR DE CHUVA
WDC - SISTEMA PARK ASSIST
eu daria minha fielder 2007 com 35.000 km e voltaria R$58.900,00 o que vcs acham, gente eu nao entendo NADA de carro:( mas gostei do Jetta variant:) se precisar vender depois vou perder muito? obgada pela ajuda:) Beatriz
Beatriz
ResponderExcluirJetta Variant com toda certeza, especialmente você, que teve uma Fielder
Olá Bob,
ResponderExcluirComprei o Jetta variant hoje e chega em 10 dias:), vc devia receber um presente deles porque o que me fez decidir tb foi ver seu "curriculum" à toda prova quando se fala em carros e claro este post seu aqui:)agora ansiosa para receber o carro:) obgada pela ajuda, abs Beatriz
Legal Beatriz, excelente compra !! Vi que vc fechou mas o seu comentário sumiu...Tb sou proprietário e posso lhe dizer que são uns 3 meses e meio de pura paixão, ô carro bom!! Seria injustiça nomear uma característica que mais gosto, o carro só tem qualidades...
ResponderExcluirUma dica que te dou: não descuide da calibragem dos pneus, para vc não danificar a roda em algum buraco por aí, o que não é dificil em nossas ruas. Eu uso 34 diariamente.
Um abraço e felicidades com o novo brinquedo.
Estou atualmente em dúvida entre essa Jetta 2011 completa, e o novo A3 Sportback. Sei que são propostas diferentes, porém para mim há pontos em comum (preço, desempenho, conforto, pedigree, acabamento, etc.) o suficiente para indecisão.
ResponderExcluirSou fã dos Audi, acabei de vender meu A3 1.8 20V 2006 quase zerado, e quero um alemão. Testei os dois, e o SPBK me assustou com sua aceleração absurda.
A Variant é mais barata, tem um nível de conforto e um espaço sensacionais, seguro e manutenção mais em conta e maior discrição (hoje em dia não é muito bom chamar atenção...), sem abrir mão do desempenho empolgante. E tb ficou muito elegante com as alterações externas e principalmente internas. Não há dúvida que é uma das melhores relações C-B nessa faixa atualmente, e não deve perder muito valor num futuro próximo.
Mas Audi é Audi...
Obrigado e parabéns pela matéria!
Audi é Audi... que inteligência, que primor.
ExcluirPontos em comum: preço, desempenho, conforto, pedigree, acabamento, etc.
São carros completamente diferentes. É foda ter mais do que precisa e mais foda não saber o que se quer. Coitado.
Pessoal, lí exatamente todos os comentários, agradeço a todos, que me fizeram escolher/comprar a Jetta Variant, estou muito feliz, o carro está sendo faturado hoje, pego sexta-feira 13 de janeiro, espero que esta data me de sorte. Pena que só vou dirigir fim de semana, pois dei o carro pra minha esposa que não entendi nada de carro.
ResponderExcluirParabéns Allan, baita aquisição! Boa sorte com a viatura! Uma das pessoas mais importantes da minha vida nasceu numa sexta-feira 13... Relaxa... hehehe
ResponderExcluirAlan,
ResponderExcluirazar seu, carro sem graça até as tampas.
Sugiro usá-lo de olhos fechados, assim voce não fica enjoado com tamanha beleza
Uauauauauauauauauauauaua.
Boa sorte você vai ter mesmo quando vender.
Uauauauauauauauauaua de novo.
Beatriz, tsc tsc tsc........
ResponderExcluirNão entender de carro não quer dizer que não precisa saber diferenciar o belo do horrivel.
Jetta é demais de horrivel, que pena.
De volta à célebre frase...
ResponderExcluirA INVEJA É UMA MERDA!
Sofra anônimo!
ahahaha ele deve andar de Logan, que tem um excelente Custo/benefício e é lindão AHAHAHA INVEJA É UMA MERDA MESMO!
ResponderExcluircomprei um ajetta variant 2009 com 20000km. parece um bom carro e ainda tem garantia ate setembro de 2012, como tirei na sinal fizeram a troca de oleo e filtros , a revisão é para 17 de fevereiro 2012 , se não fizer a revisão perde a garantia ???....
ResponderExcluirme ajudem com alguma informação ?
walte r
leia o livrete de manutenção do seu carro.
ResponderExcluirÉ um Sr. carro!!! Já tive 2 sem problemas, só tem um se não, DESVALORIZAÇÃO, não vale nada na hora da troca, nem a VW valoriza ele, o que é uma pena pois é um dos melhores carroe atualmente.
ResponderExcluirTaí! Boa dica de usado!
ResponderExcluirPessoal boa tarde,
ResponderExcluirMeu nome é Pedro e também tenho a intenção de comprar um Jetta ou Jetta Variant. O preço do 2.0 Comfortline é aceitável, porém o motor 2.0 8v (motor de Golf) acredito que deixará a desejar quando precisa-lo. Sei tb que existe o Highline turbo, porém sairia do meu orçamento. Por isso pensei na Jetta Variant, que é um carro com um motor sensacional, que além de andar bem, tem um som empolgante, fora que o acabamento é superior ao sedan.
Meu unico receio é o preço da revenda para daqui uns 3 anos e o consumo de gasolina. Vocês que possuem o carro, poderiam me esclarecer tais pontos!? Dicas e sugestões são muito bem-vindas.
Abraços
Vai desvalorizar bastante como todo carro grande, completo, caro e sem público comprador. Tenho um 2.5 bebe prá caralho. Quer economia, ganhar dinheiro no carro ou perder pouco, compra Gol/Palio/Uno.
ExcluirCompre o carro e seja feliz! Pra quem pode comprar um carro desse... com receio de consumo e preço de revenda...
ResponderExcluirOu melhor... Compre um usado e não fomente estes exploradores MOTHER FUCKEEEEERS!
Disse tudo, só não entende quem não quer.
ExcluirTenho uma BMW 540 Touring ano 1997, não vou traçar comparativos, pois apesar de serem peruas estão em patamares diferentes. A real é que sempre tive a marca VW apenas como um carro durável, porém muito desconfortável e mau acabado. Meus pais acabaram de comprar um Jetta Sedan, confesso que fiquei surpreendido, temos um Corolla 2006, as comparações são inevitáveis, acho que os japoneses vão ter que melhorar e muito o seu acabamento.
ResponderExcluirBoa noite Bob!
ResponderExcluirEstou em uma tremenda dúvida, e depois desse seu comentário, fiquei com mais dúvida ainda!! hahaha
Estou querendo comprar um carro e entre vários fiz o test-drive em um Jetta TSI. Fiquei encantado com a potência e o desemprenho do motor, adorei o carro e esqueci completamente os outros (Lancer, Corolla, Civic). Quando fui as concessionária VW, visualizei a Jetta Variant e achei a mesma linda, porém perguntei a um dos vendedores e ele não fez muita questão de mostrar, como se não tivesse interesse em vender!!! Agora lhe pergunto, qual carro devo escolher? A Jetta Variant, ou o Jetta TSI???? Me ajude a tirar essa grande dúvida. Será que a Jetta Variant empolga tanto quanto o Jetta TSI??? Parabéns pelo blog!! Grande Abraço
Hudson- Salvador-BA
Hudson Vaqueiro
ResponderExcluirPuxa, me desculpe por não responder. Não sei como deixei passar isso.
A essa altura você já pode ter decidido qual comprar, mas qualquer tenha sido, fez boa compra. Ambos, Jetta Variant e Jetta Highline TSI, empolgam.
Abraço
Bob, boa tarde. Parabéns pela matéria e tenho de concordar com vc o motor/câmbio do jetta é muito bom!
ResponderExcluirTenho um Jetta Sedã 2007/2008 2.5 e considero ele um carro excelente. Estou pensando em trocar de carro e algumas opções (todas de segunda mão) que venho estudando são: Passat (sedã e variant, 2010), Jetta (variant 2010 ou 2011), Mercedes B200 Turbo(2009/2010). Algumas coisas que eu gostaria de melhorar em meu novo veículo (mas mantendo as ótimas qualidades de meu Jetta atual) seriam o consumo (principalmente urbano que é bem alto), pneus de perfil menos agressivo (atuais 225/45 r17) e espaço interno maior principalmente atrás. O Jetta Variant não mudaria muita coisa em relação a estas "deficiências" de meu carro atual mas em compensação manteria as ótimas qualidades e acrescentaria alguma qualidades que também gostaria como teto solar panorâmico e park assist. O que vc acha, em relação aos veículos que citei, manteria as ótimas qualidades do meu jetta sedã e acrescentaria maiores vantagens? E em relação a manutenção, seguro e desvalorização quais deles você acha mais vantajosos? Estou pensando em gastar até uns R$70.000,00 e já encontrei alguns veículos destes a venda.
Um abraço e obrigado.
Cara... Mete mais uma grana e pega um turbo 0 km... Eu só não fiz isso, porque minha idéia era gastar 55, se fosse 70 não teria dúvida.
ExcluirQual turbo?
ExcluirJetta né Laurao... Pow! O sedan...
ExcluirJetta turbo... Mais desempenho, melhor rendimento.
ExcluirMas acabamento bem inferior... Manteve algumas qualidades(Qualidade de construção, estabilidade, etc.), melhorou outras (espaço interno, desempenho), mas piorou bem no acabamento e alguns itens de conforto e sofisticação (materiais do interior inferiores, pescoço de ganço no porta malas, varetinha p/ segurar capô). Sem contar que não encontro um jetta TSI pelos R$70.000,00 máximos que estou disposto a pagar. Com esta ótima dupla (motor TSI, Câmbio DSG) temos a dupla Passat (Sedan/Variant) o que me preocupa é sua alta desvalorização...
ExcluirLauro César Alves
ResponderExcluirVeículos de comunicação devem se abster de orientar compra, ou estariam exercendo consultoria, o que fere a ética. Espero que entenda.
Abraço
Bob
Ok. Então me responde uma outra pergunta, esta de caráter pessoal e subjetivo mesmo: Você já andou/testou nos carros que citei? Gostou? Conte-nos sua experiência com eles (a Jetta Sedã vc já fez...rs).
ExcluirAbraço.
Caros; acabei de adquirir uma Variant 11/11 (azul) e minha esposa adquiriu uma Sportage (marrom), no final do ano passado, também 11/11. Em primeiro lugar, longe de dizer que a Sportage é um carro ruim, muito pelo contrário, posso dizer que no principal quesito que nos levou a optar por estes carros, o Jetta leva. Me refiro ao porta-malas. Nossa família aumentou em duas crianças nesses últimos 18 meses, e precisávamos de, ao menos, um, carro maior. Bem, minha primeira opção era a Variant, mas quando fui trocar meu carro numa zero, a ccss Comeri não me levou muito à sério, principalmente quando disse que queria uma azul ou marrom e eles só tinham as mesmas e batidas branca, preto e prata. Descartei a jetta num primeiro momento (outubro) e fui atrás de uma Sportage marrom, geração atual, semi, em ótimo estado. Trocamos o carro da minha esposa na Sportage, mas percebemos que os 740 litros de porta-malas anunciados eram "até" o teto, e mesmo lotando "até o teto", a coisa ficou meio apertada e sobrou coisa pra levar na cabine. Na jetta, a bagagen e traquitanas de criança encaixaram muito melhor, e ainda tem a mesma opção de lotar o carro "até o teto". O desempenho da Sportage é surpreendente para um carro daquele tamanho, com um motor 2.0, que, porvavelmente, deve-se ao baixo peso em comparação com carros menores, mas a Jetta... Meu Deus.... a Jetta é um verdadeiro tesão de dirigir, que carro gostoso... Assim, posso afirmar, quem puder, prefira uma boa perua. Até mesmo a Passat é mais negócio do que comprar uma Sorento 5 lugares, por exemplo.
ResponderExcluirOlá amigo, acabei de adquirir um Jetta Variant 2012/2012 completa e estou contigo. O Jetta é realmente um terão de dirigir. Tenho uma CRV 2010 também, um excelente carro, mas o Jetta, é outro nível. Acabemento, tecnologia embaraçada, multimídia completo, acho que não existe carro melhor nessa categoria. Deixo aqui um comentário que lí em algum outro posto sobre a Jetta Variant."Se está em dúvida, compre."
ExcluirPrezados, em 2009 comprei uma Jetta Variant semi-nova, carro perfeito, mas penei para vender, em out/2010 troquei por um Tiguan, semi-novo, com 26.000 e, apesar de bom carro, não se compara com a Jetta Variant. O principal motivo é o motor, ótimo na estrada com o turbo "aberto" e péssimo na cidade, onde para mudar de faixa de rolamento o carro de quase duas tonelada se comporta como um 1.0. Por essas e outras (porta malas ridículo) estou voltando para a Jetta Variant, achei uma 2012 com 7.000 e vou trocar sem precisar por grana em cima. Eu era feliz e não sabia!!! Vou voltar a ser... a Jetta Variant é o melhor carro à venda no Brasil, legítimo DNA alemão (por preço razoável lógico, não estou considerando as Porsche e outros super carros...)
ResponderExcluirBob, aprecio muito seu blog, um dos poucos em que se pode confiar. Gostaria que ajudasse com uma dúvida: penso em pegar um Jetta Comfortline Tiptronic modelo atual. Porém, o motor de 120 cv me parece sem graça. A pergunta é: vale a pena pegar o modelo anterior de 170cv? No que esse modelo atual é melhor do que o anterior.
ResponderExcluirAtt.
Eu partiria para o cinco-cilindros de 170 cv sem a menor dúvida, pelos 50 cv a mais. Inclusive, a suspensão traseira é independente multibraço, enquanto no Comfortline é eixo de torção. Não que este Jetta seja ruim, nem mesmo motor de apenas 120 cv, mas o outro é superior.
ResponderExcluirValeu, obrigado pela dica! E parabéns pelo blog!!!!! ;)
ExcluirBOB EU JA TIVE VARIOS GOLF ADOREI O 2.0 O QUE EU TINHA ERA BASTANTE EQUILIBRADO, MEU SONHO SENPRE FOI TER UM JETTA 2.5 ATE QUE CONPREI MELHOR COISA QUE JA FIZ INESPRICAVEL, AGORA TEM UM POBLEMA GOSTO DE CARRO REBAIXADO VC ME ACOSELHARIA DE EU COLOCAR UM ARO 20 E REIBAIXAR UM POUCO?
ResponderExcluirNão.
ExcluirBob
ResponderExcluirEu nao possuo essas contas fora o facebook. Pois bem. Deixe eu te perguntar o que acha. Eu sou fanatico por Mercedes Benz (tenho 2, uma Classe E uma Classe S), e no meu trabalho desde sempre tive problemas ao ir com Mercedes, o que me resultou em ter em casa dois carros "curinga", aquele se encaixa em qq situacao. Eu tenho portanto 2 Toyota Fielder. Como eu e minha esposa andamos pouco e as vezes uso os outros carros, as fielder tem 70 75kkm e nao me deram dor de cabeca ate hoje. Mas o prazer que elas me dao eh nulo, ou como diz um amigo meu eh como comer bala com papel em volta. A minha esposa nao deixa eu comprar uma perua MB e eu nao vou mais estressar com isso. Eu estou seriamente pensando no Jetta SW. Na verdade meu interesse era o VW Passat SW mas conversando com um amigo que seguiu carreira apos a faculdade e que trabalha no corporativo da VW ele me recomendou nao ir para a VW Passat antes de 2010 a nao ser que seja a V6 por varios motivos relacionados com quebras de cambio e problemas com as turbinas. Pois bem, ele me disse que o powertrain do Jetta por ser distinto eh menos propenso a isso. Voce sabe por exemplo quanto custam os amortecedores, as bandejas, e se o carro tem algum problema cronico de pane de placa eletronica de cambio ou de modulo de motor? A Fielder nao tem nada disso, ate porque as minhas tem cambio manual. Mas cada bandeja da fielder sai 1300 reais trocada. Eu faco a manutencao delas na caltabiano. Obrigado John
John
ExcluirPara postar comentário com o seu nome, no Postar Como escolha Nome/URL. Coloque então seu nome e, pronto.
Não tenho idéia desses preços pelo simples motivo de não possuirmos esses carros mais caros, apenas os avaliamos quando cedidos para essa finalidade pelos fabricantes. Mas certamente essas peças são algo caras, mais do que as de um carro fabricado aqui. Isso que você me pergunta me faz pensar em criar uma cesta de peças e solicitar preços aos fabricantes e importadores, publicando as informações nos testes dos carros. Vou cuidar disso.
Bob, estou paquerando uma Jetta Variant modelo 2012... mas tenho medo pois ela nao é mais vendida por aqui... e como o Jetta sedan tb nao usa mais o motor de 5 cil, voce acha que daqui uns 3 anos estarei com um ˜mico˜ na mão ??? Digo pois alem do fato do brasileiro nao gostar de peruas, o carro estaria fora de linha (dificuldade de peças etc)...
ResponderExcluirHoje eu estaria pegando uma com desvalorizacão de 30% em relaç˜o ao preço qdo era 0km... será que daqui pra frente a desvalorizacão ficaria nos padrões normais de uns 10% ao ano???
Forte abraço!
Fabio
mas q dá vontade de pegar um brinquedinho desses, isso dá...
Oi Fabio,
ExcluirNão sei se a minha resposta vai chegar tarde, não sou o Bob mas posso te dar o meu feedback... eu comprei (há +/- 9 meses) uma ano/modelo 2012 como 2o. dono, o desconto em relação à zero foi de 25% (a que comprei é a "básica", único opcional é a central multimídia). Os fatores que vc levantou só serão relevantes se vc for ficar com o carro por longo período...não imagino que haja problemas com peças, vc pode comprar no e-bay e mandar vir de fora... não acho que vai ficar com um mico na mão (o pessoal do clube do jetta gosta dela e sempre vai ter mercado por lá)... eu estava louco atrás de uma porque sou apaixonado por esse motor de 5 cilindros que considero o melhor motor do mundo. É uma pena que não vão colocar mais em nenhuma delas... Pelo que acompanho, o preço da Variant acompanha o do TSI do mesmo ano. Boa sorte.
Oi Fábio, estou com nosso amigo aí de cima.
ExcluirEu peguei a minha (2012/2012) ano passado com 1 ano de uso. Foi literalmente amor a primeira vista (volta). Um carro completo com acabamento de primeiro mundo. Quando falo que paguei R$65.000,00 por ela ninguém acredita. O Corolla novo, modelo Altis, custa absurdos R$93.000,00 e nem ESP tem. A dirigibilidade desse carro é absurda. Entra no site carrosnaweb.com.br e leia as opiniões dos donos. nenhum insatisfeito. também faço parte do clube do Jetta. Se quiser, entra lá e dá uma "conversada" com o pessoal e você vai ver que de mico, esse carro não tem nada. Tenho uma CRV 2010 também, mas nem se compara. Ela é grande, desajeitada e só leva vantagem sobre a Variant em estrada de terra por ser mais alta. Porque no asfalto, com certeza vou de Variant.
Bob
ResponderExcluirEu nem te agradeci pela resposta. Mas volto ao topico para te agradecer. As pessoas na verdade nao se preocupam com manutencao. Eu por exemplo compro peças de manutencao de MB ha decadas nos EUA, so que VW eu acabei usando este tempo e perguntando a um fornecedor nos EUA e o Jetta SW aparentemente teria as mesmas peças. O que na verdade me preocupa sao dois itens, modulos eletronicos de motor e cambio que voce fica refem de concessionario (e eu acho os VW bem ruins, pelo menos os aqui da zona sul que conheco e ja fiz uso) e o outro problema sao componentes especificos. O forum do Jetta é muito fraco e nao tem depoimentos de usuarios quanto ao dia a dia com o carro. Eu continuo com os genericos Fielder, sem problemas, mas tambem sem ter prazer. Vou pesquisar mais comparando com a Passat V6
Heber/Paulínia/SP: tenho um bora 2010 automático, muito estável e de direção bem direta, com seus míseros 120 cavalos, porém suficientes graças ao câmbio que ajuda um pouco. Tenho tentado trocar de carro (até 70.000) e tá difícil. Priorizo espaço, acabamento e torque. O Bora tem acabamento MUITO SUPERIOR aos carros q fui ver e testar.. corolla 2015, sentra 2014, mas não consigo comprar mesmo sabendo que são muito bons e super racionais, pois o acabamento é VERGONHOSO, fora a falta de controle de estabilidade que acho importante pois gosto de curvas. Eu, devido a tantos relatos de problemas crônicos dos TSI 2.0 e do DSG, tb não consigo comprar o jetta turbo nem o golf novo por falta de confiança. Assim, "infelizmente" decidi pela Variant, com seu pequeno espaço no banco traseiro, péssimo pós-venda, grande desvalorização, mas é um BAITA carro, q deve dar muito prazer enquanto não for à oficina. Assim sendo, alguém sabe de valor de seguro dessa belezinha? To procurando uma 12/12. Abraço e parabéns pelo post, com muita coisa boa.
ResponderExcluirEu iria no Golf sem a menor dúvida, já viu o carro? Bancos em alcantara meu chapa! Espero que eu ganhe um da Ipiranga.
ResponderExcluirJá vi sim, maravilhoso, incrível, tentador, mas apertado pra quem tem família. Vi tambem os problemas crônicos recorrentes nesse DSG e no TSI. Um reparo num DSG do 1.4 sobre defeito de fábrica saiu com NF de R$ 20.000,00 de serviços na css. Além disso, ainda não vejo como perfeito o casamento do tsi com nossas gasolinas cheias de enxofre, o que deixa todo proprietário de TSI obrigado tecnicamente a usar pódium, que no meu caso é proibitivo por andar muito. A ANP revogou a limitação baixinha dessa substância na gasolina que ocorreria a partir de janeiro/14, pq as refinarias não moveram um dedo para se adequarem à legislação. Assim, todo dono de TSI q não usar pódium, vai acordar todo dia sem saber se seu motor para parar naquele dia ou nos próximos, e a conta fica alta se tiver fora da garantia. Mas se for pra ganhar da Ipiranga...aí tudo bem, pego e dou o maior pau com gasolina comum mesmo e vendo barato em dois anos. Obs: o dia em que eu avaliar a compra de um carro pelos bancos "em alcântara", me socorram pois devo estar em morte cerebral.
ResponderExcluirO único argumento que eu não diria de um "dono da verdade" seria a questão de ser apertado para quem vai atrás, aliás a perua também não é lá aquela maravilha! Reparo? Meu caro, você estaria pegando um carro 0km com garantia de 3 anos! Mas vai lá compre o seu beberrão com 2~3 anos de uso que não chega nem perto de andar com o Golf 1.4 com um consumo excelente. Mas pooo o ronco é bonito, né!? rs
ResponderExcluirAhhh e falei do revestimento em alcantara, pois você se ateve ao acabamento do seu carro, e este revestimento antes do Civic Si só era encontrado em carros de luxo como Porsche e Audi top de linha! Mas se pra você não faz diferença continue dançando nos seus bancos de couro!
Acho que estou com morte cerebral... A mídia omitiu esta revogação, eu não estava sabendo, informação importantíssima como essa não foi alvo de postagem aqui no AE?
Poo na real... nem sei porque eu fico respondendo umas figuras dessas...
ResponderExcluir"Priorizo espaço, acabamento e torque..."
"Assim, "infelizmente" decidi pela Variant, com seu pequeno espaço no banco traseiro..."
No mesmo parágrafo! Ahhh Vááá! Você não tem os 70 paus pra dar num carro! Ou "tem virado pra lua" para ganhar dinheiro... Quer saber o valor do seguro, já ouviu falar em corretor de seguros?
Prezado, pelo bem do post e em respeito ao Bob e à todos aqui q pelo menos se identificam, vou responder. Fique a vontade pra dar tua opinião contrária, e até pra baixar o nível se o editor deixar, mas nesse caso lhe faltou interpretação. 1. Concordei q o golf 1.4 tsi é show mesmo, mas preciso de espaço no porta-malas e o dele é insuficiente; o DSG à seco tem apresentado muitos problemas e tem ainda a questão da nossa gasolina com alto teor de enxofre que como já disse, a ANP deu pra trás no prazo. Concordo quanto a ser econômico e mesmo na garantia não tô afim de passar raiva. 2. Escrevi que PRIORIZO espaço, não que isso seria proibitivo, são coisas distintas. As virtudes desse Jetta Variant 2012 excedem seus pontos negativos (isso na minha avaliação de compra), ou seja, queria muito escolher um carro com bastante espaço atrás mas não consegui achar opção melhor que esse, por isso o "infelizmente". Esse Variant tem tantas virtudes que vou "engolir" a falta de espaço pras pernas dos passageiros da segunda fileira, pois ao menos é uns 6cm maior que no meu bora. 3. Conheço corretor de seguros e na segunda-feira terei sua resposta, mas como é uma informação muito comum pras avaliações de compra, considerei útil acrescentar esse dado na página, visto que constam relatos de vários proprietários, os quais creio que tenham educação suficiente para fornecerem tal informação sem que isso lhes seja ofensivo. Caso responda ofensivamente, garanto que não continuo. Abraço e boa sorte nas escolhas.
Excluir