Os X Games, maior evento mundial dos esportes de ação, existe desde de 1993. O evento consistia basicamente de competições de Skate e BMX em suas diversas modalidades. Em 2002 a gasolina começou a fazer parte com as provas de MotoCross Freestyle, em 2007, os carros, estas máquinas maravilhosas, entraram no evento, e entraram em grande estilo.
Carros de Rally WRC, circuito misto de terra e asfalto em um grande estádio, e duas grandes estrelas:
- O golden boy Travis Pastrana, campeão americano de MotoCross 125 aos 14 anos de idade, o cara que levava os pais para competição, bem comportado, bem penteado e cheio de dinheiro e fama. A antítese dos rivais da Metal Mulisha, seus adversários no MotoCross Freestyle. Uma espécie de Kaká ainda mais precoce do esporte a motor.
- Colin McRae, campeão mundial de rali, nomeado pela rainha da Inglaterra "Member of the British Empire", o homem que fez a fama mundial dos carros azuis da Subaru, autor da frase que eu gostaria de ter escrito: “Na dúvida, acelere”. Conhecido nos Estados Unidos por conta do jogo de computador com o seu nome, um sucesso mundial de vendas.
Uma idéia brilhante e infalível para inserir automobilismo com um verniz de esporte radical nos Estados Unidos, atrair atenção dos jovens, da mídia e dos fãs do esporte a motor, uma abordagem completamente distinta da abordagem tradicional e redneck que normalmente acontece por aquelas terras.
No meu entender, um dos principais responsáveis por essa nova abordagem automobilista se chama Ken Block. Block é sócio-fundador da DC Shoes, uma das maiores fábricas de tênis para esportes radicais no mundo. De uma pequena fábrica de tênis esportivos a empresa se tornou um império multimilionário e seu dono começou a brincar de carrinho. A DC Shoes era um dos principais patrocinadores de Travis Pastrana e a proximidade com Block fez com que o motociclista experimentasse as 4 rodas. Pastrana foi imediatamente infectado pelo vírus que a gente conhece e o rali americano ganhou o mais perfeito embaixador que poderia existir.
Em 2008, O traçado do rali nos X Games contava com um salto duplo, nos moldes dos duplos de MotoCross. Uma máquina de destruir monobloco de carro, mas que para o show foi perfeito. Mais uma lenda dos esportes de ação estreou nos carros, Dave Mirra, o Pelé das bicicletas aro 20 e também patrocinado pela empresa de Block.
Assim vai se construindo um posicionamento novo de automobilismo.
Corrida de carro é esporte radical.
VR,
ResponderExcluirGrande frase realmente, vou usar.
Mas...Kaká? Quem é esse tal de Kaká?
MAO
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarco Antonio.
ResponderExcluirEm inglês a frase é melhor - "If In Doubt, Flat Out".
Kaká era um rapaz que era coroinha na igreja do meu bairro, foi eleito o melhor coroinha do mundo e isso rendeu um salario mensal de sonho e uma serie de contratos publicitários milhonarios.
VR
Quero ver fazerem igual as motos atualmente que já dão duplo giro no ar.
ResponderExcluirVR, essa breve explicação de quem é Kaká foi muito boa e prática também. Aliás, muito bom post, pena que os esportes radicais com carros (não incluindo as corridas em circuitos como a F1) são tão pouco explorados pela mídia aberta. Nem mesmo o mundial de rali da FIA tem grande repercussão na mídia aberta tupiniquim...
ResponderExcluir