DUAS PORTAS



Foi lançada recentemente a versão de duas portas do novo Uno, com o objetivo de completar a gama com uma opção mais barata do carrinho. Infelizmente as opções de duas portas ficam restritas aos carros mais baratos, salvo raras exceções.

Quem é mais jovem talvez não saiba, mas até meados dos anos 80 a preferência dos consumidores era pelos modelos de duas portas. Mesmo carros maiores, como o Monza e o Santana, eram oferecidos nessas versões, com grandes volumes de vendas. O Santana de 1991 foi lançado inicialmente na versão duas portas, o Tempra também teve seu cupê, mas a essa altura as pessoas já queriam a praticidade dos modelos de quatro portas. Mesmo assim, a GM lançou o Astra em 1998 com somente duas portas, e nem por isso foi fracasso.

A questão maior é que nosso mercado costuma ser 8 ou 80. Nos anos 1980 ninguém sentia muita falta de quatro portas em um Gol, e o carro já era um campeão de vendas mesmo com só duas portas e um porta-malas com capacidade inferior a 200 litros. Alguns modelos que existiram em versão quatro-portas hoje são verdadeiras moscas brancas, como o Brasília e o Chevette.

Vários outros modelos existiram exclusivamente com apenas duas portas, o que era perfeitamente aceito pelo mercado de então. Hoje a situação se inverteu radicalmente, parece que é proibido modelo de duas portas em carros de valor mais elevado. O argumento dos fabricantes é o pouco interesse por parte dos consumidores, o que não deixa de ser verdade. Mas será que em um mercado tamanho do nosso, de mais de 3,5 milhões de carros por ano, não há espaço para os duas-portas?


Ficamos sonhando com um Focus duas portas, e o sonho vem desde a geração anterior. Um Punto duas portas também faz parte da lista de desejos, e o Civic Si poderia ter existido com essa carroceria. Louvável a Fiat oferecer o novo Uno com opção de duas portas em todas as versões. Que venham o Cerato Koup e muitos outros.

AC

47 comentários :

  1. Antigamente, 4 portas era só taxi. E mesmo assim, viam-se taxis 2 portas...
    Hoje carro de 2 portas só em frota, pois é mais barato.
    Moro sozinho e raramente uso o carro lotado. Só quando meu filho vem me visitar, 2 vezes ao ano.
    Não teria problema nenhum em comprar um 2 portas - até gostaria, mas infelizmente só dá pra comprar hatches pequenos, que não me acomodam com conforto.
    Quem usa mais as portas traseiras do meu carro é a minha mochila.

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  2. Não faço questão de carro 2 portas não... A única vantagem que vejo é que a coluna B não atrapalha na hora de entrar numa avenida.

    Fora isso, as portas traseiras estão lá à disposição, quem não precisa não abre, quando precisar, usa. Por vezes jogo coisas no banco de trás, e fica muito mais prático recolher eles pelas portas traseiras do que ter que rebater o banco da frente pra pegar.

    Sem contar que com 4 portas, posso abrir os vidros traseiros e ter uma melhor circulação de ar dentro do carro. Com 2 portas (ou seja, 2 vidros que abrem), o ar faz um turbilhão na área da frente, e não refresca tão bem.

    Saí de um 2p pra um 4p e sinceramente, não sinto saudades das portas a menos não.

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  3. Ando sozinho 99% do tempo e acho 4 pts um saco!

    Ainda + do jeito q ando....o carro torce td.

    Passar p/ frente e pegar um velhinho 2 portas!

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  4. Antônio Martins05/04/11 17:07

    Por causa de rigidez torcional ter duas portas não faz diferença nos carros de uns 10 anos pra cá. Só o design justifica a compra.

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  5. Na Alemanha o atual Classe A (W169) saiu com a versão duas portas.
    2.0 turbo, 196 PS, duas portas. É ou não um carrinho altamente desejável?

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  6. Caio Cavalcante05/04/11 17:12

    Alexandre,
    Não sou da época, mas quando pequeno ouvia histórias sobre medo das 4 portas: era perigoso para as crianças que iam atrás, o bandido poderia entrar mais facilmente... existia mesmo quem falasse isso?

    Espero que o Koup obtenha sucesso nas vendas e incentive demais fabricantes a no mínimo importarem as versões duas portas.

    Grande abraço

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  7. A meu ver, o principal motivo para a preferência nacional dos anos anteriores pelos modelos 2 portas era muito voltada ao design. Opala 2 portas era esportivo, o 4 portas era "tiozão".

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  8. Pois é, o chato do mercado brasileiro são esses radicalismos.

    Carros muito pequenos de 4 portas são muito ruins, tanto pela coluna B que fica muito para a frente, quanto pelas portas que são minúsculas! Nesse contexto, a ousadia da Ford em lançar o novo Ka só com 2 portas, e o surgimento do Gol e New Uno com 2 portas, são um avanço no sentido do bom-senso e contra a quase "ditadura" das 4 portas.

    Também gostaria que tivéssemos mais carros médios, sobretudo hatches, com opção de 2 portas, pois ficam com um ar muito mais esportivo (Focus, Golf, Polo, etc...).

    Quanto aos grandes, seria legal um grande coupé esportivo, acho que um dos ultimos que tivemos foi o Calibra, que deixou saudades.

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  9. Num mercado como no nosso, que absorve mais de 3 milhões de unidades ao ano, onde os consumidores têm percepção de qualidade "das mais altas", e a margem de lucro dos fabricantes é "pequenina", é realmentte estranho termos menos opções que em mercados menores.

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  12. Caio:

    Sim, falavam isso. Havia tanto o medo das crianças abrirem a porta e cair, quanto o medo de parar no semáforo e um bandido entrar pela porta de trás e render o motorista.

    Além de, claro, a história de que 4 portas era feio porque tinha cara de táxi, e até baixa aceitação do usado pelo risco de realmente ter sido um táxi.

    Outro motivo era que, conforme o carro fosse ficando velho, ia ter duas portas a mais para ficar dando problemas de barulho, entrar água, etc.

    Alguns desses argumentos, há quem diga que surgiram na época da briga entre Fusca (2p) e Gordini (4p), não sei se procede.

    PS: Sou o cara que escreveu acima às 17:17, não sou o meu "xará" autor do tópico.

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  13. Já tive carros de duas portas. À época, me foram úteis e não necessitava de mais que isso. Hoje, casado, com uma filha, não dá mais, tem de ter as portas traseiras, pouco importa o tamanho do carro. Ainda cheguei a ter um de duas portas depois que nasceu minha filha, no caso, um Celta 1,4l que deixou saudades. Mas, confesso, era um saco toda a vêz que tinha de acomodar minha pequena na cadeirinha presa atrás, um show de contorcionismo. De todo modo, num mercado do tamanho como o brasileiro, é inadmissível tão poucas opções, em diversos aspectos, desde modelos, passando por cores e motorizações, sobretudo de comparado ao mercado europeu. Todos temos o direito de poder escolher o que mais nos agrade e convenha.
    FVG

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  14. Anônimo 205/04/11 18:31

    Realmente, anônimo: no seu caso, com criança pequena, ter 4 portas facilita bastante.

    Por outro lado, na universidade em que eu estudo, muitos alunos têm seu primeiro carro já com 4 portas, e acho que eles estariam muito bem servidos só com 2 portas.

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  15. Alexei Silveira05/04/11 18:51

    Sofri muito com carros 2 portas para desejar ter um.

    No Civic Si, o que me desanimou de ter o carro é a trazeira enorme, carro muito comprido, e não as 4 portas.

    Pergunta : A Coluna B mais à frente dos carros 4 portas não protege melhor o motorista e passageiro em caso de forte colisão lateral?

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  16. Meu carro é 2 portas, e não sinto falta alguma de ter 4, pois 99% do tempo rodo com no máximo um passageiro(a). E o incômodo na hora de acomodar alguém no banco de trás, é bem pra lembrar que ele não é lá muito bem vindo à bordo. Haha...

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  17. Antônio Martins

    É pq vc nunca viu o jeito q eu ando....hahahahah

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  18. Por outro lado, na universidade em que eu estudo, muitos alunos têm seu primeiro carro já com 4 portas, e acho que eles estariam muito bem servidos só com 2 portas.
    Eles estariam muito bem servidos só com 1 porta e sem porta-malas. Mas será que precisamos ficar só no limite da necessidade? Qual o problema das portas a mais mesmo?

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  19. Sempre achei intrigante a velocidade com que o mercado migrou do 2 para o 4 portas. Pra mim, isso demonstra que não há paradigma que não possa ser derrubado.

    Creio que as razões dessa mudança tenham mais a ver com as conveniências dos fabricantes aqui instalados do que com uma demanda latente dos consumidores. Coisas como as economias de escala na produção e no pós-venda através de uma maior padronização dos modelos, as preferências do consumidor médio nos mercados de exportação, etc.

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  20. Acho que 2 portas normalmente ficam melhores em carros pequenos, onde 4 ficam espremidas. Exemplo: gol, em todas as gerações, exceto na atual, já pensada 100% 4 portas.
    Já em modelos médios / grandes, acho estranho, pois às vezes pode ficar desarmônico. UM exemplo é o Golf, já vi alguns 2 portas mas ainda acho que o 4 portas "enche" mais o carro.
    Claro que não estou falando de modelos específicos como 911, etc etc.

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  21. Crro 2 portas é sempre mais bonito e esportivo.

    No BraZil sempre enfiam goela abaixo o gosto da maioria. Ditadura dos 4 portas, tração dianteira, preto ou prata. E dane-se quem quer algo diferente!

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  22. Pergunta : A Coluna B mais à frente dos carros 4 portas não protege melhor o motorista e passageiro em caso de forte colisão lateral?

    Considerando que a maioria das colisões laterais são abaixo da "linha de cintura", e considerando que atualmente as portas têm "barras de proteção lateral", acho que uma coluna B mais à frente é até mais perigosa para o motorista! Pois ele tem mais chances de bater a cabeça contra essa coluna.

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  23. Johnconnor(old rocker)05/04/11 20:38

    Já tive Fiat 147,Fusca,Gol(vários),Monza,Uno,Kadett e Corsa GSI,todos duas portas e até então nunca havia sentido nescessidade de um 4 portas.Até gostava dos modelos 2 portas por ter um perfil mais esportivo e por achar que não estava sendo maria-vai-com-as-outras.Entretanto a cerca de um ano comprei meu primeiro 4 portas e tive que dar a mão a palmatória,4 portas é sim muuuuiiiiiiito mais prático que o 2 portas.Até pra quando se está sozinho.Imagine vc segurando uma pizza em uma das mãos e o refrigerante na outra,é muito mais fácil vc destravar as portas no alarme e colocar tudo no banco de trás do que aquela seção de contorcionismos que os 2 portas nos obriga.Mas isso é pra quem preza a comodidade em detrimento de outros pontos pois ainda acho carro 2 portas muuuiiiito mais estiloso que os com 4.Os grandes então nem se fala.Aquelas BMW e Mercedes enormes com apenas 2 portas são luxo e ostentação puros.Por isso acho muito legal montadoras que ainda oferecem modelos 2 portas e as que não oferecem acho que deveriam repensar essa atitude pois se a Fiat está investindo no segmento é porque tem demanda e se tem demanda por que não satisfazer o desejo do consumidor ao invés de nos empurrar goela abaixo o que eles querem.

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  24. Nesse ponto podem me chamar de egoísta ou velho. Meu carro é duas portas por alguns simples motivos: É muito mais bonito, é mais barato na hora de comprar, equipar e no IPVA. 90% do tempo é apenas eu a bordo, no máximo a namorada. Sinceramente, tô pouco me lixando se é mais difícil pros outros entrarem. O carona que se dane, comprei o carro para ME servir e não gastarei 1 centavo sequer pra algo que não ME seja útil. Com a diferença de preço de um 2p pra 4p posso bem gastar em outras coisas mais úteis como um ar-condicionado ou airbag.

    É uma pena mesmo que não tenhamos carros médios 2p mais. Um pequeno que ficaria lindo em uma versão coupe seria o Prisma.

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  25. Eu prefiro, na maioria das vezes, carros com 4 portas, justamente pela maior praticidade que propiciam. Atualmente, foram-se os problemas de ruídos com o tempo de uso ou maior torção da carroceria nos 4 portas. Porém, exceções para eu gostar mais dos 2 portas ficam para os modelos que mudam bastante o desenho da carroceria (caso dos antigos Opala ou os mais modernos Corsa B, por exemplo).

    Mas sempre considerei errado não oferecer uma opção ou outra no mercado: até o início dos anos 90, basicamente só 2 portas; depois, praticamente só 4 portas... Ou seja, sempre tem uma parcela do consumidor que fica sem opção. Economia porca essa... Sem contar que é estranho mesmo carro esportivo com 4 portas.

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  26. Roberto Dallabarba05/04/11 22:05

    Sofri um acidente em colisão lateral com um uno 4 portas. Meu único hematoma foi causado pela coluna lateral que me prensou contra o suporte do cinto.
    Essa folia de 4 portas começou se não me engano com a própria FIAT que lançou a Palio Weekend com 4 portas, coisa que já oferecia na Elba, e uma reivindicação antiga dos compradores da líder absoluta de vendas até então Parati. E foi justamente aí que a FIAT passou a se assanhar. Pois pela primeira vez derrotava a WV.
    Mas estamos falando de carros familiares. Deve haver um propósito definido nesta questão, pois não é apenas comodidade como comprovei na pele.
    Abs
    Robero Dallabarba.

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  27. Esse CIVIC duas portas é infinitamente mais belo que o quatro portas,aliás na maioria das vezes os duas portas são mais bonitos,salve o CORCEL dois é talvez um ou outro.
    Tenho um UNO BRIO 91,os Fiat´s teem a vantagem de bascular o banco bem para frente,quase que apoiando no painel do carro, é isso facilita muito o embarque para á traseira do carro.

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  28. Eu também sonho com um Focus de primeira geração duas portas. Acho que é por que o duas portas combina mais com o estilo moderno que o Focus anterior tinha, ficava muito mais esportivo. Ja com 4 portas, tira boa parte da esportividade dele. Ja na geração atual, a que temos aqui, o 2 portas ficou sem personalidade, com excessão do RS. Espero para ver como a novíssima geração vai ficar com somente 2 portas.

    Aliás, como não compensa fabricar médios 2 portas, se eles geralmente são fabricados na Argentina ou no Brasil para atenderem a toda a América Latina, e de quebra alguns países como África do Sul e um ou outro do leste europeu. Será que nessa escala não vale não vale a pena? mas a 20 anos atrás, quando vendiam apenas para o Brasil e em escala bem menor, podíamos até escolher a cor do nosso painel.

    Mas como hoje temos pouquíssimos 2 portas legais, tenho que me contentar em namorar o Tigra do meu vizinho, e esperar para completar 18 anos e comprar um. Quem sabe nesses 2 anos ja não temos modelos interessantes 2 portas novamente?

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  29. Meu pai teve 3 Del Rey duas portas, dizia que assim era 'menos porta pra ficar batendo e estragando". Hoje continua com 2 DR, um de duas portas e outro de quatro.

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  30. Também sou fã dos duas portas. MUITO mais bonitos e estilosos. Perdem em praticidade, é verdade, mas eu preciso de algo tão prático assim? Não posso me alongar um pouco ali e aqui, se de fato for necessário? Acho curioso como que os carros 2p viraram os malditos do mercado de usados. Nossa, os últimos que tive para vender foi uma briga... Mesmo assim, a satisfação em ter um carro do jeito que quero, relativamente raro, e belo, compensam.

    Abraço

    Lucas crf

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  31. Aff... que frescura, 4 portas tá bom!

    Os 2 portas morrem com os esportivos.

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  32. compra um Hyundai Veloster - 2 portas e meia!

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  33. 2 portas só fica bacana em carro esportivo, que ninguém vai andar no banco de trás mesmo (quando tem).

    Carro pro dia-a-dia é 4 portas, ninguém merece ter que ficar descendo do carro pro cara de trás rebater o banco, quem tem filho e tem que colocar o incomodo cadeirão e a criança lá então, haja paciência com 2 portas.

    Já chega a GM que insistiu no Astra 2 portas até poucos anos atrás. Hoje os donos sofrem pra passar a jabiraca pra frente.

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  34. Estou com meu primeiro 4P. É mais prático, confortável para a família, de revenda mais fácil... Acho que a moda do 2 portas não fazia sentido em carros sedã, peruas...

    Mas dane-se: Carro esportivo tem que ser duas portas. É um contra senso, pois carro de briga não foi feito pra ser "familiar" ou "racional". Foi feito pra ser rápido e belo. e de preferência cupê.

    Gosto muito do falecido civic si nacional... mas o que me faz ficar babando mesmo é esse ai da foto.

    Saudades do tempo do opala: quem quisesse praticidade e conforto ia com o 4P.

    Quem optasse por beleza e esportividade levava um belo coupê3 de 2 portas (com aquela "janelinha" baixada atras... muito bacana!)...

    Tristes tempos: Carros sem personalidade, Música sem personalidade, sociedade muito certinha... tempos sem o delcioso têmpero de outrora...

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  35. AC,
    pode ser bonito, mas é inconveniente para caramba. Fico com as duas traseiras.

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  36. Wagner Bonfim06/04/11 11:01

    Tenho um Fox 2P e o acho muito mais bonito e prático pra quem anda sozinho, além de ser mais seguro (de acordo com o corretor que me atende), por não atrair assaltantes em duplas (só no Brasil mesmo). O de 4P portas deixo pra minha esposa ... Meu pai também sempre teve Monza 2P (até o hatch, o mais bonito deles), e estou aguardando o Koup ansiosamente, que deve ser meu 1o carro não-VW!

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  37. Bme interresante o post. Recentemente adquiri um dos ultimos carros nacionais, que me lembro, que tinham opções de 2 ou 4 portas. Um escort RS 98 2 portas e em um passo não muito distante possui um outro Escort só que GL 4 portas 98 tambem. Não me arrependo nada da "falta" das 2 portas, o carro fica mais bonito, mais pratico para mim que não tenho familia e me antende muito bem. Deveriamos mesmo ter opção no Brasil dos hatchs 2 portas. Um Focus ou Golf 2 portas são lindos !

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  38. Lembram das SW 2 portas? Aquilo era bizarro!

    E existiram versões do Golf IV e Audi A3 com 2p com motores 1.8T!

    Sem falar no Kadett GSi, que beleza era aquele carro!

    Outro dia estava acompanhando um forum e tinha um cara q disse q tem um Gol G2 GTi 16v e tinha várias peças sobrando. Assim, ele cojitou a possibilidade de transformar um Gol G4 2p em um GTi...

    Acho q no fim ele desisitiu por que teria q trocar muitas coisas, já q teria que adquirir um Gol 1.0.

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  39. Acho esse Civic coupé horrível, assim como seu "pai" Accord coupé.
    Mas acho que teria espaço para outros carros 2 portas no mercado sim.
    Eu uso os 4 portas pois tenho família e sempre ando com mais gente no carro.

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  40. Falando em Gol GTI, o último foi o G2, porque aquele G3 4P não tinha a mesma graça... sem dúvida!
    Outro carro que me chama a atenção é o C4 VTR, com aquelas portas enormes tem um ar bem mais esportivo, além daquela traseira, que eu acho beeem loka!
    Esse Hyundai Veloster me deixou preocupado, será que eu vou me render mesmo?

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  41. Senhores, olhem para a saveiro g5, a porta do novo GTI G5 esta lá, prontinha, todo entusiasta já viu isso, só que mais uma vez a fiat passou na frente da volks....
    Aprendi que monoblocos com 4 portas são mais rígidos que os de 2 portas.
    Penso que a Caravan morreu mais cedo por falta de 2 portas.
    Penso que o Renault megane que saiu de linha agora, com aquele teto de mustang gt500 eleanor, se tivesse só 2 portas e janelas sem coluna como nossos opala e dodge 2 portas, ficaria show.
    Um abraço e desculpem os devaneios.

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  42. Desculpe, penso que a caravan morreu por falta de 2 portas A MAIS.....

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  43. Por isso adoro meu VTi 95 =D

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  44. Pisca,
    Eu não ando da forma que possa ser considerada normal pela maioria e juro que nunca senti torções nos modelos de quatro portas daqui de casa (um Espero 1994 e um Gol Rallye 2005). Em compensação, com o GTS, quando instalei e barra de amarração inferior o comportamento dele mudou bastante, as curvas podiam ser feitas bem mais rápidas que antes, sendo que agora ele estava claramente na mão, sem aquela sensação de ter algo impedindo que ele se comunique perfeitamente com o condutor. Não achei que fosse dar tanta diferença, mas foi o que aconteceu.

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  45. Marcos

    tenho um Palio 4 pts e fiz td a suspensão dele p/ high performance.

    Desde molas esportivas, amortecedores preparados, barras estabilizadoras e etc, além é claro de pneus 195/45-16 e rodas de 7".

    Assim sendo, c/ a rigidez adquirida, eu notei o qnt a carroceria torce.

    Num carro c/ suspa e pneus originais ou quase, vc jamais irá perceber uma carroceria de 4 pts torcendo.

    Trave o chão do carro e vc vai ver oq eu digo.

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  46. Alexandre Freitas10/04/11 14:06

    Adaptando a famosa frase de Henry Ford: "O consumidor tem o direito a comprar qualquer modelo de carro, desde que seja 4 portas e flex". Quanto menos opções, mais econômico para o fabricante. Se a o mercado absorve, bom para quem fabrica.

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  47. Felipe O. Silva13/04/11 18:57

    Pois é, fazer o que, o que manda hoje é o dinheiro, compra-se carro preto, prata ou branco porque é mais fácil vender depois. Penso da seguinte forma, se compro o carro pra eu usar, não vou usar um carro prata (cor que não acho das mais interessantes) porque é mais fácil de vender.
    Tenho um Kadett 98 VERDE WEST, acho lindo o carro, que aqui no Brasil não há versão 4 portas (ainda bem) mas andei bisbilhotando na internet, e o modelo 4 portas não é muito interessante.
    Acho que não devemos nos render à imposição das montadoras, tanto quanto as portas, quanto pela cor. Pow meu sonho era ter um Citroen Xsara VTR 2001 2portas com teto solar (que aliás também anda sumido). O C4 VTR (2 portas) é lindasso, já o 4 portas... Acho carros 2 portas SEMPRE mais bonitos que os 4 portas, até o Palio se encaicha nisso. Bom, é isso, viva os carros 2 portas!

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