google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 10 melhores três litros - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

10 melhores três litros



Obsolescência programada, um dos pilares atuais da indústria automobilística, não significava nada para Henry Ford.

O criador do modelo T queria do fundo de sua alma que seu “tin lizzie” durasse para sempre, e o criou com esta idéia na cabeça.

Sua idéia era fazer um carro sem classe, que por sua qualidade e versatilidade pudesse ser comprado por todas as camadas da sociedade, indiscriminadamente. Desta forma, o volume de produção e os custos dela poderiam indefinidamente ser aperfeiçoados, num ciclo eterno de redução de custo sem redução da qualidade, mas sem alteração nenhuma no carro em si. E o mais incrível é que, por um bom tempo, Ford teve sucesso nessa aparentemente impossível tarefa.

O T, assim como o Fusca e o Mini original, não era apenas um carro barato. Era barato, mas de qualidade muitas vezes superior a de carros custando o dobro ou o triplo do preço. Foi usado como caminhão na roça e como carro de corridas na pista. Como ambulância nos hospitais e como um alegre phaeton que levava as famílias para piqueniques nos fim de semana.

Até meados dos anos 20, quando o método moderno de criar e vender carros foi criado por Alfred Sloan e a sua GM (designers mudando carros todos os anos, vários modelos numa escalada de preço etc.), o modelo T chegou muito próximo de ser o carro definitivo que Ford tanto sonhava.

Não era para ser como o velho Henry desejava, mas eu pessoalmente acredito em que, em seu carro definitivo, ele acertou pelo menos uma coisa: o tamanho definitivo de motor.

O modelo T deslocava 2,9 litros em seu 4 cilindros em linha “monobloco” de cabeça chata. Na casa dos três litros. Não era grande demais para não desperdiçar combustível e atrapalhar a dinâmica do veículo com seu peso, nem pequeno demais para que o desempenho ficasse inaceitável. E o mais interessante é que os 3 litros de deslocamento, 100 anos depois, continuam com as mesmas vantagens.

Um motor de 3 litros moderno pode varrer a faixa de 150 até mais de 400 cv tranqüilamente. Nas potências mais baixas, se torna muito mais satisfatório para dirigir do que os 4-em-linha de 2 litros mais usuais hoje em dia, com pequeno prejuízo (se houver) em economia de combustível e peso. E nas faixas mais altas, com ou sem superalimentação, é mais econômico e mais leve que os propulsores de deslocamento maior.

Para exemplificar, nada melhor do que mais uma listinha.

Com vocês, os 10 melhores carros de 3 litros de todos os tempos, segundo o Marco Antônio Oliveira:

1) Mercedes-Benz 300 SL:
O famosíssimo “asa de gaivota” chegava a quase 250 km/h em 1955 e foi o primeiro carro de série com injeção de combustível (direta, muito parecido com Diesel, inclusive com bomba injetora) e deslocava 3 litros de seu seis-em-linha inclinado.

2) Ferrari 250 TR:
O V12 de três litros de Gioachino Colombo é a raiz de toda a fama e sucesso de Enzo. Um motor de alma, 250 cm³ por cilindro, total de 3 litros.

3) BMW M3 (E36, 1991-1998):
Um seis-em-linha girador, aspirado, de 6 borboletas e 286 cv. Já foi dito que era “suave como um V12, forte como um bom V8 e subia de giro como um pequeno 4-em-linha.” Na minha opinião, o melhor M3.

4) Porsche 911 SC (1978-1983):
Eu tinha que colocar um 911 refrigerado a ar na lista, pois do Carrera 2,7 aos últimos de 3,6 litros, a maioria deles ficaram sempre ao redor dos 3 litros. E o SC, com exatamente 3 litros.

5) Porsche 968:
Prova que um 4-em-linha pode deslocar 3 litros sem ofender ninguém. E ser memorável.

6) Ferrari F40:
O mais famoso dos Ferraris também deslocava 3 litros e era turbo. Com 478 cv, o mais potente carro da lista.

7) BMW 335 atual:
O motor seis-em-linha de 3 litros da BMW já é uma jóia. Turbocomprimido para 300 cv e montado na excelente Série 3, faz um dos carros mais perfeitos tecnicamente já criados pela humanidade.

8) Ford modelo T

9) Honda NSX:
O melhor esportivo já criado na terra do sol nascente deslocava exatamente 3 litros em seu magnífico V6 VTEC de alumínio.

10) Noble M15:
A partir do V6 Ford de alumínio e 24 válvulas, a pequena empresa inglesa, com ajuda de turbocompressores, faz um 3 litros de 455 cv. Montado no excelente M15, mostra que a indústria de carros esporte inglesa ainda vive.

Lista difícil de se manter em apenas 10. Faltou um monte de sedãs, por exemplo.

Sedãs de 3 litros podem não são tão glamurosos quanto seus irmãos maiores, mas quem já andou bastante em um Mercedes 300 E, um Omega de 3 litros, um Nissan Maxima com o ótimo V6 de alumínio, ou mesmo um BMW 530 com o V8 de 3 litros (coincidentemente todos da década passada) sabe o quão satisfatórios eles são.

Mas regras são regras…
MAO

9 comentários :

  1. MAO

    O Toyota Supra também era 3,0 litros, com sobrealimentação, um dos motores mais preparados no Japão e mundo afora (onde tem Supra, claro).

    Bela lista e belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Caro MAO, belo texto e também coerente com a "onda verde" de redução de cilindrada. Sobre este tema, não compreendo bem o por quê da maioria dos fabricantes ainda empregarem motores de grande cilindrada (acima de 5,0 L) em seus veículos, além, é claro, do apelo "emocional" que estes grandes motores têm; sendo obviamente possível o emprego de motores de menor cilindrada obtendo bons valores de potência e torque quando utilizados os devidos recursos (por exemplo, 911 Turbo, 911 GT2, sem contar os preparados por outras empresas).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Listas são sempre polemicas , mas esta está muito boa!
    Ótimas escolhas.

    ResponderExcluir
  4. Bom, podemos usar o entusiasmo da crise, e, ao invés de um carro com motor 3 litros, comprar 3 carros de motor 1 litro e fundar uma empresa de táxi.

    ResponderExcluir
  5. Belli,

    Thanks!
    A Supra saiu para entrar a NSX. A 300Zx turbo dos anos 90 também é grande japa de 3 litros. Mas sacumé, só cabem 10 na lista...Regras são regras

    MAO

    ResponderExcluir
  6. Marlos
    O dia que vc dirigir algo realmente bom e bem trabalhado com um motor grande, vai entender. No replacement for displacement.

    ResponderExcluir
  7. É AG, espero que esse dia chega rápido (rs)! Gosto muito dos americanos da décadas de 60 e 70, mas as dificuldades do mercado de trabalho estão, aos poucos, me tornando cada vez mais tolerante com os 1L ou 1,6L como meu carro. Abçs.

    ResponderExcluir
  8. Ah, quando esse dia chegar tudo o que vc vai querer é mesmo um 1.0. 1.0 por cilindro, como nos GM 502, que tem 1.025cm³ por cilindro, uma coisa de louco.KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Pena que a tolerancia seja de 3 litros, porque o Vauxhall Carlton era um assombro na época ,foi considerado o sedan mais rápido do mundo , motor Opel 3.6 bi-turbo , cx da ZR6 , etc........

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.