google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SUECOS NO BRASIL - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SUECOS NO BRASIL




Idéia vinda de um amigo da Suécia, fomos em busca de carros interessantes, feitos por lá e vivendo no nosso "ponto br". Volvos e Saabs, que saibamos. Por aqui se conhece Volvo facilmente, mas Saab.....

Quem é mais antiguinho se lembra do emblema Saab-Scania, mas há uns anos atrás tudo mudou, e aqueles caminhões fantásticos não utilizam mais a sigla da Svenska Aeroplan Aktiebolaget, a Fábrica de Aviões Sueca S.A.

O que acontece hoje é o cara que tem um "troço" desses ir a uma autopeças procurar algum item comum com carros nacionais ou importados de outras marcas (sim, eles existem, poucos, mas existem), e o balconista perguntar "Para qual carro?", e o proprietário, depois de um momento de apreensão, dizer, na maior naturalidade, como se fosse para um Gol: "é para um Saab". Já se ouviu uma frase assim: " Ah, claro, o Saab da Volvo, né?"


Está claro aí o exemplo de País que se diz apaixonado por automóvel, mas conhece pouquíssimo do assunto.

Bom, e como encontrar esses carros? Claro que não é impossível, só trabalhoso. Contato aqui, telefone ali, mais um e-mail, uma dica tipo "tem-um-carro-estranho-ali-e-parece-ser-um-desses". Tudo sempre com a ajuda de amigos, sempre eles, como o Bill Egan, nosso guia nessa aventura estranha de encontrar automóveis que não se movem por si próprios. Alguns deles, apenas. O Bill é o cara que sabe até onde está o carro que o Rei Salomão usava nas viagens às suas minas.

Não ia dar para fazer muita coisa, pois só havia um final de semana (a equipe aqui trabalha mesmo) mas encontramos um Saab 900 Turbo 1991 do Valter, um 93 (leia-se noventa e três, e é modelo, não o ano) 1957 do Sr. Eugênio, um 96 Monte Carlo 850, azul (lindo), do auto-multimídia Flávio Gomes, um Volvo P1900, exemplar raríssimo de 67 produzidos e dois Volvos PV444, anos 49 e 51, um deles excepcional e até premiado em Águas de Lindóia 1997, do Mendes, que nos atendeu com muito prazer.



Como a enorme maioria dos colecionadores, ótimo papo, todos eles. E um orgulho visível pelas peças que possuem.

Bela atividade para amigos entusiastas. Cansativa, mas bela. Fotógrafos em ação, um deles internacional, (o amigo Hans, sueco, claro), o outro nosso intrépido Paulo Keller e o resultado foi publicado na revista Klassiker de outubro. Quem mora na Sverige pôde comprar na esquina.

As revistas não fazem, de forma geral, justiça ao trabalho de jornalistas e fotógrafos, sejam funcionários ou free-lancers. Os caras acordam cedo, comem qualquer coisa, passam frio, calor, sono, viajam para buracos intransponíveis, tudo para ter aquela matéria bacana, aquelas fotos de deixar o leitor catatônico, e aí os editores cortam daqui, enxugam dali, e sai uma mixaria que dá a impressão que os artistas que trabalharam in loco fizeram pouco.



De qualquer forma, uma atividade bacana, essa de ir atrás de carros diferentes. Falta encontrar um Saab 900 1991 conversível vermelho, que já comentei por aqui e que deve residir em São Paulo, e conseguir autorização para mostrar a Volvo Carbrasa, uma perua fabricada no Brasil, no Rio de Janeiro, que não existiu nem na Suécia.


Chegaremos lá. Nos ajudem.

JJ







10 comentários :

  1. JJ,

    Este post é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l !

    ResponderExcluir
  2. Um conversível, mas não é o vermelho:

    http://img215.imagevenue.com/img.php?image=50829_saab2_122_391lo.jpg&loc=loc391

    ResponderExcluir
  3. JJ.

    Sensacional mesmo.

    Tem um 96 todo preparado para rally, original de epoca, aqui no BR. Estava a venda a uns anos atras.

    VR

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários.
    Pedro, esse conversível está em São Paulo ? alguma dica mais ? gostaria apenas de ver de perto.

    ResponderExcluir
  5. Juvenal,
    vou ver se consigo mais informações sobre o Saab conversível. A propósito, tem um "Saab Scania" 9000 à venda no Webmotors.

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe dessa Volvo Carbrasa é o Jason Voguel.
    Logo coloco umas fotos desse dia memorável.
    Faltou você falar do passeio de Kombi. Te mando a foto da Kombi pra ilustrar o post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Juvenal,

    descobri algumas informações sobre o conversível do link, como posso entrar em contato?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pedro,

    Que bom! Envie um e-mail para: autoentusiastas@gmail.com que o Juvenal verá.

    Abraço

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.