google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Conseguiram mesmo - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Conseguiram mesmo

O post do Milton Belli sobre a Mil Milhas me chateou pelo reduzido número de carros largando. Assisti a primeira Mil Milhas, cuja largada foi às 19 horas do dia 24 de novembro de 1956. Eu tinha acabado de completar 14 anos. Naquele ano não teve hora de verão, por isso já era noite total (o pôr do sol naquele dia ocorreu às 18h35 -- só mesmo a internet para se descobrir essas coisas...).

Perdi a largada por 20 minutos, pois estava chegando do Rio com meu irmão, um primo e um amigo, e demoramos a achar o autódromo. A chegar ao barranco-arquibancada, não entendemos nada: era farol prá lá, farol prá cá, uma confusão só. Só quando amanheceu pudemos ter noção exata do traçado de Interlagos.

O autódromo estava lotado, milhares de fãs acampados por todo o circuito, era um espetáculo único. Clima de festa absoluto. Transmissão de rádio ao vivo na voz de Wilson Fittipaldi pelas ondas da Rádio Pan-Americana (atual Jovem Pan), com flashes pela TV Record.

A sinalização de curva era feita por soldados do Exército e as bandeiras tradicionais foram substituídas por lanternas de luz verde e vermelha.

Venceu o carretera Ford de Catharino Andreatta e Breno Fornari, seguido de perto pelo Volkswagen sedã (ainda de vidro do vigia dividido) com motor 1,5-litro montado com componentes de Porsche 550 1500 de comando no bloco, pilotado por Christian Heins e Eugênio Martins. A prova durou pouco mais de 16 horas, apesar de a média horária da volta no circuito original de 7,96 km ser maior que do atual de 4,309 km.

Naquela primeira Mil Milhas largaram 44 carros. Nas edições subseqüentes esse número só cresceu e a corrida se consagrou como a prova de gala do automobilismo brasileiro.

Só corri a Mil Milhas quatro vezes: em 1970, Casari A1-Ford; com Milton Amaral, quebramos. Em 1973, com Opala Divisão 3, terminando em quarto; com Jan Balder. E em 1981 e 1983, Fiat 147 com motor Fiasa (o básico 1050) 1,6 litro, quebrando nas duas; ambas com Giuseppe Marinelli. Na de 1981 o motor lançou uma biela pelo bloco diante dos boxes, pouco antes da Curva Um, que era feita de pé em baixo.

A largada domingo (23/11) às 11h00 com 20 carros é uma cena que prefiro nem imaginar. Ridículo e muito triste.

2 comentários :

  1. Bob,

    Este mundo está ficando muito semgraça mesmo, não poderia ser muito diferente com as mil milhas. Sad but true.

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  2. Mil milhas de dia: não valem 100 milhas.

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