google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cadê o cabeçote? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Cadê o cabeçote?


Gosto de descobrir coisas diferentes, e numa navegada sem rumo pela internet dei de cara com esse motor. Não é coisa nova, a primeira unidade ficou pronta em 1950. Mas pra quem está acostumado com motores em linha, em "V" ou boxer, ou no máximo um radial de avião, esse aí chama a atenção. É o Napier Deltic, um diesel dois-tempos com um arranjo incomum, que nasceu como uma alternativa a motores a gasolina para barcos de patrulha da Royal Navy, já que a gasolina é altamente inflamável.

Motores a diesel apresentavam uma relação peso-potência baixa, e o caminho seguido foi em cima de um motor em que a Napier já tinha trabalhado, para uso em aviões, o Napier Culverin, versão licenciada do Junkers Jumo 204 (tem um desse no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro), que usava esse arranjo de dois pistões num mesmo cilindro, comprimindo a mistura entre eles e dispensando um pesado cabeçote. Como ficava 'chatinho', era interessante para uso dentro de uma asa de avião grande, por exemplo.

O Deltic nada mais é do que três Culverin juntos, formando um triângulo. Ficou conhecido pela boa relação peso-potência: pesava aproximadamente um quinto dos motores de potência similar da época. Foi usado em várias embarcações pequenas, em vários países, e até em locomotivas. Exótico, não ?

2 comentários :

  1. É xara, o cabeçote é cilindro e o cilindro é cabeçote e o deltic é 2 tempos. Genial mesmo.

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  2. Cruvi,

    Exotico? Esse treco é muito doido, isso sim...Faltou medicação na Napier!

    MAO

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