Posso reclamar
de um monte de coisas nesta vida, menos do Papai Noel. Quase todo ano ele me
faz uma boa surpresa, geralmente uma viagem legal. Em dezembro de 2012 fui
rodar de Dodge Viper nos Estados Unidos (leia O novo Viper e mau velhinho). No
final do ano passado, meu presente, já como “bom velhinho”, foi uma viagem a Los Angeles: só ir à Califórnia já é um presentão, ainda mais neste caso,
que o convite foi da Porsche e lá se foi o tio para fazer materinhas para a Folha
de S. Paulo, sobre a pré-estréia do novo utilitário esporte da marca esportiva alemã, o Macan,
no Salão de Los Angeles.
Para quem não
está habituado, os salões americanos são bem diferentes dos europeus e até do
nosso. São vários salões (Chicago, Los Angeles, Nova York, Detroit...) e assim as
novidades ficam diluídas.
O melhor ainda fica, só por uma questão de tradição,
para o Salão de Detroit, já que hoje o estado de Michigan não é mais uma capital real do
automóvel nos EUA e a Motown (Motor Town, ou cidade dos automóveis) lembra mais o
lendário selo da gravadora de soul music de Detroit.
Mesmo assim, os
fabricantes preferem guardar o melhor para Detroit. E o Salão de Los Angeles realiza-se apenas algumas semanas antes de Detroit. A Porsche usou uma bela estratégia:
fez uma dupla pré-estréia do Macan, no Salão de Los Angeles e também no Salão
de Tóquio, que ocorrem nas mesmas datas. Resultado: na mídia internacional só
deu Macan em dezembro, já que o Salão de Los Angeles foi meio Nélson Rodrigues:
“Bonitinho, mas ordinário”, sem outros grandes lançamentos.
E o Macan foi
realmente uma pré-estréia: todo mundo se abundou no utilitário, mas ninguém rodou com
ele.
Conjunto motriz do Panamera com V-6 biturbo e câmbio PDK de sete marchas |
O testes pela imprensa devem começar na Europa lá pelo início de março.
Em Los Angeles, a festa foi dupla: uma primeira, mais reservada antes da abertura do
Salão, para alguns jornalistas e celebridades. A segunda foi maior, no dia
seguinte, só para a imprensa. Na pré-pré-estréia — claro que eu estava do lado
dos jornalistas — a gente descobriu que estava cheio de celebridades meio por
acaso. Éramos apenas três jornalistas brasileiros e lá estávamos cumprindo novo
dever cívico de encher a cara. O Júlio Cabral, da revista Autoesporte, me
pergunta:
— Você conhece
esse cara aí do seu lado?
Interior nem parece de um SUV |
Olhei e era o Jerry Seinfeld, do seriado que leva seu
sobrenome. Além de celebridade, Seinfeld é um grande colecionador de Porsche.
Comprou um prédio em New
Jersey , pertinho de Nova York, e o transformou em
edifício-garagem só para guardar sua coleção de Porsche. Olhei para a cara do
Seinfeld e ele olhou para minha cara. Depois de assistir tantos seriados do seu
ótimo sitcom, ele parecia um velho amigo. O contrário não é válido, já que a
televisão é mão única: ele nunca viu a minha cara. Soltei um “Hi, Jerry” e o
Júlio se adiantou. “Somos jornalistas brasileiros, fãs do seu trabalho e de sua
coleção de Porsche.... “ e soltou a importante pergunta:
“Que você acha
do fato da Porsche fazer SUVs?”
A opinião de
Seinfeld resume a posição de quase todos os puristas, inclusive deste escriba:
“Os SUVs da Porsche têm uma única grande qualidade: eles mantêm a saúde financeira
da empresa, que assim pode investir em pesquisa e fazer ótimos carros realmente
esportivos”.
Isto resume
Cayenne, Macan e o que vier por aí, em minha opinião e, graças a Santa Claus
(ou Papai Noel), abalizada por Jerry Seinfeld.
Aliás, quem gosta do humor de
Seinfeld — e também de carros antigos — pode assistir seus mais recentes
trabalhos no site http://comediansincarsgettingcoffee.com
. Ele passeia e apresenta carros clássicos enquanto entrevista personalidades.
Quem não entende bem inglês, acredito que existam cópias legendadas dos
episódios, se não me engano no Crakle (http://www.crackle.com.br)
.
Nos Estados Unidos, o preço começa nos US$ 50 mil. Por aqui... |
Na platéia em Los Angeles , além dos
jornalistas apreciando o rega-bofes inicial, estavam outras celebridades
americanas, aqueles caras que você olha e pensa: Já vi em algum lugar. Caso de
Patrick Demsey, ator mais conhecido como o médico “gostosinho” do seriado
Grey’s Anatomy. Patrick também é piloto nas horas vagas e outro fã de Porsche,
principalmente nas pistas em provas de longa duração. E lá estávamos nós,
não-celebridades, esperando pelo Macan, nome que deriva do indonésio e que quer dizer tigre — parece o nome abreviado da agência de publicidade McCann-Erickson...Embora não seja nome dos melhores, pelo menos não é o pensado inicialmente, o estranho Cajun, de Cayenne Junior...
Quando mostraram
o utilitário, do porte do VW Tiguan, não dá para dizer que não andei e não gostei. O
SUV caçula de Stuttgart é bem mais simpático que o grandalhão e estranho Cayenne.
É menor (4,7 m
de comprimento), mais baixo (apenas 1,60 m de altura) e tem mais cara de Porsche,
principalmente visto de frente ou traseira, ângulos que dedam menos sua
condição de utilitário esporte. O capô tem extremidades envolventes, à BMW E21/Fiat 147/Uno/MINI e que ao ser levantado deixa os faróis no lugar.
Capô de extremidades envolventes; note os dois fechos (foto acarisnotarefrigerator.com) |
Traz uma plataforma vinda do Audi Q5 e que, segundo o diretor
de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, o engenheiro alemão Wolfgang Hatz,
“foi bastante modificada para se tornar um componente Porsche, ainda mais que é
uma plataforma ‘velha’, de 2006” .
O conjunto propulsor do Macan basicamente vem do sedã Panamera, com o motor V-6
biturbo que terá 340 cv ou 400 cv, dependendo da versão (Macan S 3.0 ou Macan
Turbo 3.6). “É tudo Porsche”, falou Wolfgang com um sorriso orgulhoso que escondia
algo como “não tem nada a ver com um simples Audi”.
Claro que o Macan vai rodar
como um bom Porsche, acelerando como o diabo gosta, quer puristas como eu gostem
ou não: 251 km/h
para o S e 264 km/h
no Turbo. 0 a
100km/h de 4,5 s (Turbo) e 5,1 s (Macan S). Claro que com câmbio PDK (Porsche Doppel-Kuplunggetriebe) de dupla embreagem e sete
marchas, injeção direta e tudo que um Porsche tem direito.
Orgulho e brigas
internas germânicas à parte nas declarações do diretor Wolfgang, acho um bom
uso para o conjunto motor do Panamera, que andei e não gostei. O “sedã”
Porsche anda p'ra cacete, claro que é gostoso de dirigir como um carro da casa
de Estugarda (como os lusos chamam Stuttgart), mas me sinto rodando com um 911 que virou
limusine em Las Vegas.
O
mesmo acontece com o grandalhão Cayenne, pouco apreciado pelos puristas, que
acham que Porsche é um esportivo para duas pessoas. Hoje o Cayenne é
responsável por 60% das vendas da Porsche. E Wolf acha que este posto de mais
vendido da marca vai ser rapidamente ocupado pelo Macan, já que ele é menor e
mais barato. Nos Estados Unidos vai começar nos U$$ 50 mil. Claro que por aqui
será algo para R$ 200 a
250 mil, graças ao abençoado “custo Brasil”.
Wolf resume a posição da marca em
relação aos SUV: “É o segmento de veículos que mais cresce no mundo e nosso
único temor era que a Porsche, fabricando em maior escala, perdesse a aura de
exclusividade. Mas nossa produção em 2014 será da ordem de 160 mil veículos,
muito longe dos milhões de Mercedes e BMW que, apesar disto, nunca perderam a
exclusividade”.
Ou seja, vem muito utilitário Porsche por
aí.
Na noite de gala do Macan, um fato
inédito envolveu outra celebridade, uma maravilhosa loira russa. Parece que os
alemães não conhecem o provérbio chinês: “Cuidado com o que pede. Você pode ser
atendido”.
A Porsche pediu alguém que desse
uma ótima visibilidade a marca e contratou a tenista russa Maria Sharapova com
uma das embaixadoras da marca. A linda loira, 26 anos, 1,88 m de altura (mais de
2 m com salto) apareceu no palco no final da apresentação do Macan. Inglês
perfeito, sem o rrrrrrrr do sotaque russo e simpaticíssima.
Resultado: quando a platéia foi
convidada para ir ao palco e apreciar o Macan, todo mundo foi e... ficou
olhando abestalhado para a Sharopova. Duas centenas de “motorheads” ou
“gearheads” esqueceram um carro novo, lançamento mundial já modelo 2015, e
preferiram conferir a loira que, aliás, não é fotogênica. Ao vivo ela é muuuuuuiiiito
melhor. Tipo da mulher que, se você for sorteado para sair com ela, melhor levar
junto seu cardiologista. Ou
seja, Sharapova chamou tanta atenção que ela se tornou embaixadora de si mesma
e o Macan ficou em segundo plano.
Com tanto luxo e carro novo, a loira Maria roubou o show |
Nota do escriba: depois de meia hora babando na loira russa,
finalmente entrei no Macan. O interior é bem legal, elegantíssimo e esportivo,
tudo tem cara de Porsche. Mas eu prefiro a Maria.
Teste para gearhead: olhe só o Macan e esqueça a Sharapova |
JS
FICHA
TÉCNICA PORSCHE MACAN TURBO
|
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MOTOR
|
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Tipo
|
V-6
biturbo com 2 interresfriadores, duplo comando por corrente, 4 válvulas por cilindro,
variador de fase e de levantamento na admissão, dianteiro, longitudinal,
gasolina, lubrificação por cárter seco, função Desliga-Liga.
|
Diâmetro
x curso
|
96 x 83 mm
|
Cilindrada
|
3.604 cm³
|
Material
do bloco e dos cabeçotes
|
Alumínio
|
Taxa de
compressão
|
10,5:1
|
Potência
máxima
|
400 cv a 6.000 rpm
|
Torque
máximo
|
56 m·kgf de 1.350 a 4.500 rpm
|
Corte de
rotação
|
6.700 rpm
|
Formação
de mistura
|
Injeção direta
|
Octanagem
da gasolina requerida
|
98 octanas RON (Super Plus)
|
SISTEMA
ELÉTRICO
|
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Tensão
|
12 V
|
Bateria
|
92 A·h
|
Gerador
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Alternador
de 150 A
|
TRANSMISSÃO
|
|
Tipo
|
Câmbio
robotizado de duas embreagens, 7
marchas à frente e uma à ré, tração integral
|
Relações
das marchas
|
1ª 3,69:1;
2ª 2,15:1; 3ª 1,41:1; 4ª 1,03:1; 5ª 0,79:1; 6ª 0,63:1; 7ª 0,52 ré 2,94:1
|
Relações
dos diferenciais
|
Dianteiro,
4,13:1; traseiro, 4,67:1
|
SUSPENSÃO
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Dianteira
|
Independente,
braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e
barra estabilizadora
|
Traseira
|
Independente,
multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e
cremalheira,assistência elétrica indexada à velocidade
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
A disco
ventilado de Ø 360 mm,
pinça fixa com 6 pistões
|
Traseiros
|
A disco
ventilado de Ø 356 mm,
pinça fixa com 2 pistões
|
Controle
|
ABS c/
distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio,
8Jx19 (D), 9Jx19 (T)
|
Pneus
|
235/55R19Y
(D) e 250/50R19Y (T)
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Arquitetura
|
Monobloco
em aço, subchassi dianteiro e traseiro, hatchback 4-portas, 5-lugares
|
Aerodinâmica
|
Cx 0,37
|
Área
frontal
|
2,61 m²
|
Área
frontal corrigida
|
0,965 m²
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento
|
4.699 mm
|
Largura
sem/com espelhos
|
1.923 / 2.098 mm
|
Altura
|
1.624 mm
|
Entreeixos
|
2.807 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.655/1.651
mm
|
CAPACIDADES
E PESOS
|
|
Porta-malas
|
500 litros
|
Tanque de
combustível
|
75 litros
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.925 kg
|
DESEMPENHO
E CONSUMO
|
|
Velocidade
máxima
|
266 km/h
|
Aceleração
0-100 km/h
|
4,8 s
|
Aceleração
0-160 km/h
|
11,1 s
|
Aceleração
0-1.000 m
|
24,2 s
|
Consumo
cidade (NEDC)
|
8,5 a 8,7 km/l
|
Consumo
estrada (NEDC)
|
12,8 a 13,3 km/l
|
Tem carro na foto da loira?
ResponderExcluir+1000
ExcluirSó por curiosidade, o 3º jornalista convidado foi o Ícaro Bedani?
ResponderExcluirOi Perneta.
ExcluirIsso mesmo, o terceiro mosqueteiro foi o Icaro.
Perneta
ExcluirPosso ver depois, mas tudo leva a crer que foi o Ícaro, do Jornal do Carro (O Estado de S. Paulo), uma vez que o Josias foi pela Folha de S. Paulo, jornais arquirrivais.
Perneta
ExcluirFoi o Ícaro Bedani mesmo.
A Porsche deve achar que o Brasil é só São Paulo. :P
ExcluirPerneta
ExcluirO critério neste caso são os veículos de comunicação, não o estado ou cidade. Para terem levado só três jornalistas isso indica limite de verba.
Se o Macan é do porte do Tiguan, pq não usaram a plataforma do Q3 ao invés do Q5 (a não ser que seja a mesma)?
ResponderExcluirDaniel
ExcluirComo eu já disse inúmeras vezes aqui, dá-se uma importância incrível a plataformas. Não interessa a plataforma, um dado meramente interno, o que importa é o veículo como um todo.
Bob, há alguma questão que vc considere relevante nessa questão de plataforma??
ExcluirNenhuma. Repito, é mero dado interno. O que importa é o projeto do monobloco com um todo, os materiais empregados, os dotes dinâmicos do veículo, independente de plataforma..
ExcluirRsrsrsrs...um tópico que teria tudo para ser meio morno (sim, é Porsche, mas é mais um SUV no abarrotado mercado mundial), ficou divertidíssimo na pena do Josias!
ResponderExcluirMFF
P.s: Não rola uma decodificação digital das antigas Oficinas Mecânicas?
MFF
ExcluirApenas uma pequena parte das OM está digitalizada. A maioria do material precisa ser escaneado, o que é um trabalhão. Mas, em algum momento vou resolver esta encrenca.
É o Porsche ideal pra São Paulo: não é tão grande; enfrenta alguns alagamentos; e não é preciso passar feito lesma em lombadas e valetas.
ResponderExcluirEsqueceu da blindagem né. Para não levar um tiro na têmpora no primeiro farol vermelho que parar aqui em SP...
ExcluirUna picolla domanda: dove c'e la machinna???? Io sono totto occhio per una Donna e che donna...JE VOUS SALUTE MARIA....
ResponderExcluir(ps...os comments sobre o novo carro ficou bom)
Portari.
ExcluirÉ vero. Salve Maria. Gosto de muitas, da Sharapova à nossa Padroeira.
Até que gostei do carro! Principalmente por causa dos faróis de Schnellaster...
ResponderExcluirBraulio.
ExcluirÉ bom esclarecer seu comentário erudito. O Schnellaster era um DKW lançado em 1949, no estilo VW Kombi, e tradução mais literal do nome era Transporte Rápido, no sentido de transporte comercial, de entregas. E realmente cabe bem para o Macan, também alemão.
Bauliostafora
ResponderExcluirAté esse ponto do ano seu comentário está com a taça!!! Que percepção, a sua! Parabéns!
Pelo que andei lendo, todas as versões do Macan - S, S diesel e Turbo - são turboalimentadas.
ResponderExcluirEntão, todo Macan é turbo, porque o S é turbo, o S diesel é turbo e o Turbo é turbo. Mas nem todo Macan é Turbo, porque, além do Turbo, que como o próprio nome diz é turbo, existem o S, que é turbo, e o S diesel, que também é turbo...
Ah, bons tempos em que só existia um Porsche Turbo!
Realmente Alexandre, é muito turbo para confundir. E vc tem razão, todo Macan é turbo, também não entendi a razão do S e do Turbo.
ExcluirTa aí meu próximo carro (nos sonhos) !
ResponderExcluirJá a loirona é lenha demais para meu camihao
Jorjao