Fotos. Paulo Keller
Estar com um belo mau-jeito nas costas, como agora estou, é um bom estado físico para se avaliar a ergonomia de um carro, já que cada movimento cobra uma dorzinha. O local onde trabalho está numa reforma gigantesca, tudo de cabeça para baixo, o que me obrigou a meter um chutaço numa porta. Tudo bem, a velha porta foi para o beleléu, porém, como toda ação tem uma reação, cá me sobrou estas doloridas fisgadas que fariam até um javali gemer.
As borboletas estão como gosto, fixadas à coluna de direção. Não viram junto com o volante, portanto, não as “perdemos” em curvas fechadas. Porém, como pouco atuam, as acho dispensáveis, já que “poluem” os comandos fixados à coluna.
A estabilidade, como não poderia deixar de ser, já que é um Citroën, é das boas. Na estrada vai reto, pouca bola dando a ventos laterais, o que nos proporciona uma viagem descansada, suave, e vale ressaltar que sempre com boa reserva de potência. Nas curvas, basta apontar que ele segue à risca o traçado, sem oscilações, sem titubeios. Portanto, bom estradeiro. O carro tem ótimo acerto, macio e firme — se bem que eu prefira para as nossas condições de piso as rodas e pneus das outras versões, que usam pneus 195/60R15, enquanto este usa 195/55R16.
Particularmente, gosto de design europeu, ousado e chique, portanto, gosto do design dos Citroën. De algum modo eles se diferenciam. O volante, com aro revestido de couro, é de bom tamanho e tem boa pegada. Sua base chanfrada, solução que alguns carros vêm adotando, me agrada. Sua função é fazer sobrar mais espaço para as pessoas corpulentas, o que não é o meu caso, mas a mim agrada por, nas curvas mais fechadas, pelo tato, saber exatamente em que posição ele está. Como a direção é rápida, não necessitando de muitas voltas, como os carros mais antigos e sem assistência, esse chanfro, ao menos para mim, passa a ser útil.
O Novo C3 já foi avaliado pelo Bob, porém só a versão Tendance de motor 1,45-litro, tanto no lançamento quanto no uso. Faltava o AE conhecer a versão Exclusive, de motor 1,6-l, tanto manual quanto automático, esta a que testamos finalmente.
Estar com um belo mau-jeito nas costas, como agora estou, é um bom estado físico para se avaliar a ergonomia de um carro, já que cada movimento cobra uma dorzinha. O local onde trabalho está numa reforma gigantesca, tudo de cabeça para baixo, o que me obrigou a meter um chutaço numa porta. Tudo bem, a velha porta foi para o beleléu, porém, como toda ação tem uma reação, cá me sobrou estas doloridas fisgadas que fariam até um javali gemer.
Boa ergonomia |
Nessas ocasiões é que damos mais valor aos carros com câmbio automático e boa ergonomia, como é o caso deste Novo C3 Auto Exclusive. O banco do motorista sobe e desce, o volante tem ampla regulagem de altura, de distância, e a direção tem assistência elétrica variável, sendo leve em baixa e firme em alta; no ponto, como costumam ser os carros da marca. E ela é rápida, velocidade certa de reações. Na coluna da direção há comandos para o som, para o computador de bordo, para o controle automático de velocidade e também o limitador da velocidade. Os pedais estão bem posicionados. A visibilidade é boa, os retrovisores externos são enormes, daí que tudo se vê sem que mexamos a cabeça. Há um apoio retrátil para o braço direito. Portanto, estando quietinho ali, bem acomodado, com as costas bem apoiadas, bastam poucos movimentos para tocarmos o C3 com muita agilidade e desembaraço. Até um sujeito enfaixado feito uma múmia conseguiria guiá-lo na boa por aí.
O motor responde bem, pois, afinal, são 122 cv a 5.800 rpm (álcool) levando um relativamente leve e compacto hatch de 1.202 kg. Motor não falta, e a prova disso é que o carro atinge 199 km/h (máxima da versão com câmbio manual, segundo a fabricante, e a desta versão com câmbio automático deve ser um pouco menos, coisa de 195 km/h; lamentavelmente a fábrica não informa esse dado). Seu funcionamento é silencioso e suave, fora que o carro tem bom isolamento acústico. O comando de admissão é de fase continuamente variável, o que já lhe dá um boa e potência já em baixo giro, embora o torque máximo de 16,4 m·kgf ocorra a 4.000 rpm (álcool).
Motor sem a capa plástica. Motor não é a "parte pudenta" de um carro |
O câmbio de 4 marchas é plenamente satisfatório na cidade, com trocas suaves e relativamente rápidas. Também é satisfatório em rodovias expressas, onde se viaja silenciosamente a 120 km/h reais a pouco menos de 3.500 rpm, porém deixa a desejar quando, por exemplo, pegamos uma subida de serra, estrada vazia, e nela pretendemos tocar mais à moda, mais esportivamente — coisa natural, já que o carro prima pela boa estabilidade nessas condições. Nesse caso, o câmbio se atrapalha, fica indeciso, reduz marcha sem precisar, sobe marcha antes da hora etc. E não adianta trazer a alavanca de câmbio para as trocas manuais, que podem ser feitas tanto na alavanca quanto nas borboletas, pois nunca vi comandos que menos dessem bola às nossas solicitações. Mesmo assim, devido ao bom motor e estabilidade, dá para fazer uma subida rápida.
As borboletas estão como gosto, fixadas à coluna de direção. Não viram junto com o volante, portanto, não as “perdemos” em curvas fechadas. Porém, como pouco atuam, as acho dispensáveis, já que “poluem” os comandos fixados à coluna.
Profusão de alavancas espetadas na coluna |
Sendo assim, o câmbio automático atenderá com plenitude à maioria dos motoristas, porém os mais esportivos sentirão falta de uma ou duas marchas a mais, para que elas fiquem mais próximas, e de um gerenciamento de marchas mais moderno e decidido.
A estabilidade, como não poderia deixar de ser, já que é um Citroën, é das boas. Na estrada vai reto, pouca bola dando a ventos laterais, o que nos proporciona uma viagem descansada, suave, e vale ressaltar que sempre com boa reserva de potência. Nas curvas, basta apontar que ele segue à risca o traçado, sem oscilações, sem titubeios. Portanto, bom estradeiro. O carro tem ótimo acerto, macio e firme — se bem que eu prefira para as nossas condições de piso as rodas e pneus das outras versões, que usam pneus 195/60R15, enquanto este usa 195/55R16.
Roda de 16 pol. de desenho bem-elaborado |
Senti os freios um tanto borrachudos quando fortemente solicitados. Frear, freia, tudo bem, mas requer uma força superior à esperada, o que pode causar, numa situação de emergência, embaraços aos menos traquejados. O primo Paulo achou o mesmo, não foi impressão só minha.
Particularmente, gosto de design europeu, ousado e chique, portanto, gosto do design dos Citroën. De algum modo eles se diferenciam. O volante, com aro revestido de couro, é de bom tamanho e tem boa pegada. Sua base chanfrada, solução que alguns carros vêm adotando, me agrada. Sua função é fazer sobrar mais espaço para as pessoas corpulentas, o que não é o meu caso, mas a mim agrada por, nas curvas mais fechadas, pelo tato, saber exatamente em que posição ele está. Como a direção é rápida, não necessitando de muitas voltas, como os carros mais antigos e sem assistência, esse chanfro, ao menos para mim, passa a ser útil.
No grande porta-luvas há uma saída de ar frio do ar-condicionado, o que mantém fresca a água das garrafinhas. Um pequeno, barato e útil detalhe.
Porta-luvas refrigerado, bem vinda conveniência |
O que me desagrada é ter constantemente uma tela sobre o painel, pois entro num carro para guiar e não para ficar mexendo nessas infinitas e desnecessárias fontes de informações. A tela não se retrai nem rebate sobre o painel, e, apesar de ler o manual de cabo a rabo, não consegui a simplicidade de desligá-la, só a de abrandar sua luz.
Tela inconveniente |
Outra coisa que me desconcertou foram os três focos de luz de LED fixados no pára-brisa Zenith. Há um veio longitudinal em meio ao teto e dele saem esses três pequenos focos de luz. Tudo bem à noite na cidade, mas na estrada, quando eu queria curtir o visual amplo de um céu estrelado, esses focos de luz iluminavam o interior do carro, o que me incomodava. Tratei de fechar o teto e tocar sem poder curtir a presença do céu. Essas luzes, por incrível que pareça, não se apagam. O jeito seria três pequenas tiras de fita isolante...
Luzinhas inconvenientes |
Outra inconveniência é a posição dos comandos de abertura das janelas. Ficam à nossa esquerda, na porta, mas numa posição baixa, o que nos obriga a trazer a perna esquerda para a direita para que possamos acessá-los. Sou magruço, mas um gorducho bufa numa dessas.
Comandos das janelas algo baixos |
Fora essas pequenas coisinhas, de fácil correção, e o consumo — de 11 a 12 km/l de gasolina na estrada e de 8 a 9 km/l na cidade —, que achei um pouco elevado, creio que devido ao câmbio automático, o Novo C3 agrada, e muito. As mulheres de casa, então, simplesmente o adoraram.
Preço sugerido: R$ 54.990
AK
Preço sugerido: R$ 54.990
AK
FICHA
TÉCNICA NOVO CITROËN C3 AUTO EXCLUSIVE
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MOTOR
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Denominação
do motor
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EC5M Flex Start
|
Tipo de
motor
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Otto, arrefecido a líquido
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Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
Nº de
cilindros/disposição/posição
|
Quatro/em linha/transversal
|
Diâmetro
x curso/cilindrada
|
78,5 x 82 mm/1.587 cm³
|
Taxa de
compressão
|
12,5:1
|
Nº de
com. de válvulas/localização
|
Dois, no cabeçote; de fase
variável o de admissão
|
Acionamento
do comando de válvulas
|
Correia dentada
|
Nº de
válvulas por cilindro
|
Quatro
|
Potência
máxima
|
115 cv (G) a 6.000 rpm e 122 cv
(A) a 5.800 rpm
|
Torque
máximo
|
15,5 m·kgf (G) e 16,4 m·kgf (A) a
4.000 rpm
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica seqüencial no
duto
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SISTEMA
ELÉTRICO
|
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Tensão/alternador
|
12 volts/55 ampères
|
TRANSMISSÃO
|
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Tipo
|
Transeixo dianteiro automático de
quatro marchas
|
Relações
das marchas (:1)
|
1ª 2,73; 2ª 1,50; 3ª 1,00; 4ª
0,71; ré 2,46
|
Relação
do diferencial (:1)
|
4,70
|
SUSPENSÃO
|
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Dianteira
|
Independente, McPherson, braço
triangular transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra
estabilizadora
|
Traseira
|
Eixo de torção, mola helicoidal,
amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
DIREÇÃO
|
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Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
elétrica indexada à velocidade
|
Diâmetro
do volante de direção
|
375
mm
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,3
m
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
Disco ventilado de Ø 266 mm
|
Traseiros
|
Tambor de 229 Ø mm
|
Operação
|
Servoassistência a vácuo,
antitravamento e distribuição eletrônica das forças de frenagem
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio, 5,5J x 16
|
Pneus
|
195/55R16H
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento
|
3.944 mm
|
Largura
|
1.708 mm
|
Altura
|
1.521 mm
|
Entreeixos
|
2.459 mm
|
AERODINÂMICA
|
|
Coeficiente
de arrasto (Cx)
|
0,31
|
Área
frontal
|
2,225 m²
|
Área
frontal corrigida
|
0,69
m²
|
CAPACIDADES
E PESO
|
|
Compartimento
de bagagem
|
300 litros (1.000
litros com banco traseiro rebatido)
|
Tanque de
combustível
|
55 litros
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.220 kg
|
DESEMPENHO
E CONSUMO
|
|
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
N.D.
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
N.D.
|
Consumo
urbano (km/l)
|
8
a 9 (computador de bordo)
|
Consumo
rodoviário (km/l)
|
11
a 12 (computador de bordo)
|
INFORMAÇÕES
ADICIONAIS
|
|
Intervalo
de revisões/troca de óleo
|
1 ano ou 10.000 km
|
Garantia
|
Três anos
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EQUIPAMENTOS
CITROËN C3 AUTO EXCLUSIVE
|
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SEGURANÇA
|
|
Alarme
periférico e volumétrico
|
O
|
Apoio de
cabeça no banco traseiro (quantidade)
|
3
|
Bolas
infláveis laterais
|
O
|
Bolsas
infláveis frontais
|
S
|
Faróis de
neblina
|
S
|
Freios
com antitravamento e repartição
|
S
|
Imobilizador
de motor
|
S
|
Luzes
diurnas de LED
|
S
|
Protetor
de cárter
|
S
|
Retrovisor
interno fotocrômico
|
S
|
Terceira
luz de freio
|
S
|
Trava de
crianças nas portas traseiras
|
S
|
Travamento
automático de portas ao andar
|
S
|
Travamento
de portas a distância
|
S
|
Vidro
traseiro c/ desembaçador temporizador
|
S
|
CONFORTO
|
|
Acionamento
elétrico dos vidros dianteiros
|
S
|
Acionamento
elétrico dos vidros dianteiros, do motorista um-toque antiesmagamento
|
ND
|
Acionamento
elétrico dos vidros traseiros
|
S
|
Ajuste de
altura do banco do motorista
|
S
|
Ajuste de
altura e distância do volante
|
S
|
Ajuste
elétrico dos retrovisores externos de espelho convexo
|
S
|
Apoio de braço
para os bancos dianteiros
|
S
|
Ar-condicionado
|
ND
|
Ar-condicionado
automático
|
S
|
Banco
traseiro 1/3-2/3
|
S
|
Câmbio
automático
|
S
|
Computador
de bordo
|
S
|
Direção
com assistência elétrica
|
S
|
Limitador
e controlador de velocidade
|
S
|
Pára-brisa
Zenith
|
S
|
Porta-luvas
com refrigeração
|
S
|
Preparação
para sistema de áudio
|
S
|
Rádio/CD/MP3
c/ 4 AF, AUX, comando satélite na coluna de direção
|
ND
|
Rádio/CD/MP3
c/ 6 AF, USB, AUX, Bluetooth, comando satélite na coluna de direção
|
S
|
Sensor
crepuscular
|
S
|
Sensor de
chuva
|
S
|
Sensor de
estacionamento
|
O
|
Termômetro
ar externo
|
S
|
Tomada 12
V dianteira lado do motorista
|
S
|
Tomada 12
V traseira no console central
|
S
|
Volante
com borboletas de troca de marcha
|
S
|
ESTÉTICA
|
|
Bancos de
couro
|
O
|
Maçanetas
cromadas
|
S
|
Maçanetas
na cor da carroceria
|
ND
|
Pára-choques na cor da carroceria
|
S
|
Pedais
com acabamento e alumínio
|
S
|
Ponteira
do escapamento cromada
|
S
|
Retrovisores
com carcaça cromada
|
S
|
Retrovisores
com carcaça cor da carroceria
|
ND
|
Rodas de
aço 15 pol.
|
ND
|
Rodas de
alumínio 15 pol
|
ND
|
Rodas de alumínio
16 pol
c/ inserto cromado
|
S
|
Volante
em couro com inserto em metal
|
S
|
KIT
NAVEGAÇÃO
|
|
Rádio
navegador GPS tela 7 pol,
CD/MP3/6 AF/USB/AUX/Bluetooth
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O
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CORES
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Branco
Banquise (sólida), branco Nacré, azul Bourrasque, cinza Aluminium, cinza
Grafito, preto Perla-Nera e vermelho Rubi (metálicas)
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Pack
Techno: pacote único de opcionais de fábrica composto de bancos de couro +
sensor de estacionamento + alarme volumétrico/periférico. Obs: pacote
possível se presente banco de couro e um dos rádios.
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|
|
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ND: não
disponível; O: opcional; S: de série
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|
Pude ver este carro de perto quando de seu lançamento, e achei-o muito interessante, com destaque para seu interior muito caprichado e o teto de vidro, um diferencial que talvez alguns não gostem.
ResponderExcluirRealmente essas telas sobre painéis deveriam ser retráteis em qualquer carro, e eu certamente as deixaria quase sempre retraídas.
Essa "obrigatoriedade" de ser flex acaba elevando o consumo, anulando as possíveis (na minha região, impossíveis) economias que o sistema poderia proporcionar. Um carro moderno, pequeno, com motor 1.6 e desse porte poderia realmente ter um consumo muito menor, mesmo com câmbio automático. Meu carro 2.0, 400kg mais pesado e também automático, tem consumo parecido com o C3, não me parece lógico.
Ja dirigiu um desses por umas milhas! Ache muito leve e delicado pra um carro. Acho que vai agradar mais o publico feminino mesmo.
ResponderExcluirMelhor um f1000 stendido 4x4 com hidraulica ruim.
Não o achei delicado. Me pareceu robusto. A Citroën já acertou o C3 faz tempo para as nossas condições. O problema é que alguns ainda têm a má impressão que os primeiros C3 deixaram, mas isso mudou, sim.
ExcluirInfelizmente é sempre a primeira impressão que fica e para mudar leva tempo.
ExcluirLi em algum lugar, não lembro onde, que os homens preferem quadrados e retângulos e as mulheres, objetos ovais e redondos.
Essa é a explicação porque as mulheres da tua casa gostaram do carro.
CCN 1410,
ExcluirEu não li essa pesquisa aí que você comenta e o que mais gosto tem formas arredondadas e com belas curvas...
Acho essa pesquisa aí furada.
Essa pesquisam apontam tendências, não verdades absolutas. Não quer dizer que você não possa gostar de coisas arredondadas, mas que em geral homens gostam mais de coisa retas.
ExcluirDepende do gosto ,por exemplo : o Fusca eu acho interessante ,já o Fiat 500 já não me agrada.
ExcluirGosto de carros delgados, secos, não necessariamente muito retos. Mas os carros de antigamente comumente são mais atraentes para mim justamente por isso. Carros baixos e secos. Essa nova tendência de carros altos, redondos, de capô alto e bocona me incomoda
ExcluirArnaldo, se esse C3 tiver a mesma plataforma do Peugeot 207, o carro é delicado sim. Especialmente de suspensão dianteira que com todo respeito é abaixo do fraco. Até o Corsa A/Agile aguenta mais pancada.
ExcluirO C3 novo e o 208 têm a mesma plataforma (e suspensões) do 207 europeu, que é diferente da do 207 nacional, que por sua vez usa a do 206.
ExcluirDaniel Araujo, não se engane com aquelas barrinhas finas da suspa dianteira da família Corsa B. Aquilo aguenta muito desaforo.
ExcluirMulher é cheia de curva, e homem adora.
ExcluirJá o homem tem "aquilo" reto, e quem gosta é mulher.
Ou seja, estas pesquisas não valem nada.
Muita frescura para um só carro.
ResponderExcluirSe tivesse um modelo bem mais simples com esse motor, eu encararia como meu próximo carro, mas aí, só se for o de 1,5-litro, coisa que não quero.
E assim, bye bye Citröen.
Acho o Novo C3 muito bonito, e o 1.5 já me serviria, mas o que assusta é a desvalorização Citroën. A manutenção preço fixo nem tanto, regula com a maioria dos concorrentes até os 60.000 Km ou seis anos (cerca de R$ 3.000,00), mas se surgir um problema mais sério nesse período, aí acho que complica ($$$) A fama da Citroën não é boa nesse sentido.
ExcluirÉ verdade, também já observei essa fama ruim da Citröen.
ExcluirMas só para constar, enviei um e-mail em dezessete de dezembro passado para a concessionária Fiat solicitando reparo no banco do motorista de meu carro e que prontamente retornaram dizendo que o consultor técnico da empresa entraria em contato comigo.
Hoje faltando três dias para completar um mês, cadê o povinho da Fiat?
Sumiram!
E depois querem vender carros nos Estados Unidos. Ora, ora, ora...
A versão tendance é mais simples, sem o GPS no painel, sem retrovisor eletrocrômico (consequentemente sem os 3 LEDs) e, principal, sem o antiquado câmbio de 4 marchas. Com relação ao motor, não sei exatamente qual é a diferença de desempenho para esse 1.6, mas para mim, o 1.5 é adequado para o uso, e ainda tem feito 11,5km/l na cidade, um bom consumo.
ExcluirAh! Comprei um GPS avulso para por no meu carro.
ResponderExcluirUsei um dia e depois o guardei na garagem.
CCN 141014/01/14 12:50 É verdade, tem gente que usa GPS até pra ir a padaria .
ExcluirSe voce tiver um foston ou um xing ling qualquer, de fato é melhor deixá-lo guardado. Meu primeiro GPS foi um tomtom simplezinho. Mal o utilizava. Hoje em dia tenho um Garmin, com mapa muito bom, diversos locais de serviços/restaurantes gravados na memória e o melhor, informações de trânsito. Lógico, não se pode confiar 100% nas rotas congestionadas ou livres, mas em grande parte das vezes, ajuda e muito!
ExcluirÀ exceção do caminho diário casa - trabalho - casa, até porque é muito perto, sempre que vou a outro lugar um pouco mais distante, uso o GPS.
Sobre o C3. Achei bem legal essa versão. Mas o que acho bobagem é essa moda em diversos carros de volante com base reta, querendo expressar "sou esportivão".
Marco
Marco,
ExcluirMeu TomTom - sempre com mapa atual - tem muitos erros. O ideal seria usar o GPS do Google do telefone. Vc sabe dizer se esse Garmin é melhor que o TomTom e mais próximo do Google?
Compre um suporte para o celular e seja feliz, um gadget a menos pra se preocupar, hoje em dia com vários smartphones com telas de 5 polegadas, funcionam perfeitamente como GPS.
ExcluirTenho um Nokia Lumia 520 e, ao meu ver, o sistema de mapas dele é muito bom.
ExcluirTomtom dizem ter o melhor mapa para trafegar na Europa. Já rodei por lá com o tomtom e com o Garmin. Os dois foram muito bem, embora indiquem rotas distintas.
ExcluirEntretanto, no Brasil, o mapa da Garmin é muito, mas muito superior ao Tomtom. O proprio aparelho é melhor, pois recalcula a rota bem mais rápido.
Nas grandes cidades, o mapa City Navigator é imbatível. Nos "fins de mundo" Brasil adentro, basta utilizar o Tracksource gratuito, excelente também.
Eu possuo um modelo LMT 2455 (não sei nem se é atualmente fabricado), comprado em Miami. Na época ele custava por aqui uns 800 reais. Paguei 380 reais nele. Vale dizer que o dólar estava numa cotação mais baixa.
Mas antes de adquirir um, peça emprestado para alguém e faça um teste. Utilize-o juntamente com o tomtom e verá a diferença.
Quanto ao google, por ex., moro em SBC, Rudge Ramos. Minha rua não consta no google maps.
Sobre o celular, entendo ser preferência de cada um. Eu tenho um samsung baratinho e minúsculo. Acho uma bobagem celular com tela de 5 pol. que mal cabe no bolso. Ao falar, parece um notebook na orelha. Assim, prefiro um aparelho exclusivo de GPS.
O garmin fica "jogado" no carro e não dependo de pacote de internet nem nada para ter informações de trânsito.
Mas aí vai da opção de cada um.
Marco
Comprei recentemente um Aquarius, bem baratinho, e estou gostando bastante.
ExcluirPior que minha filha, já no primeiro dia de uso, entrou no site e baixou a atualização sem sequer ler o manual... essa molecada entende mais de computadores que a gente, tá doido.
Boa escolha, Marco. Também faço o mesmo que você. City navigator e tracksource. A diferença entre um e outro, no meu caso, é que o tracksource não permite a troca de cores da tela, conforme o tema utilizado. O meu é um nuvi 3760 (aquele fininho com tela de cristal que mais parece um smartphone).
ExcluirPara variar, bela avaliação. Minha opinião: Os Citroën C3/Picasso têm as rodas mais feias que existem. Nojentas. Deixaria de comprar o carro por causa desse detalhe se não me dessem outra opção.
ResponderExcluirNao sao tao feias.. mas lembram a cara de um japonezinho chupando limao!
ExcluirAs rodas do Grupo PSA, de um modo geral, são estranhas e insossas mesmo.
ExcluirRaramente eles acertam em alguma.
Não quero esse câmbio de 4 marchas da PSA nem se me pagarem para tê-lo. 3 carros meus com essa bomba já deram problema, totalizei 12 mil reais arrumando-os.
ResponderExcluirCarro frances automatico?
ExcluirSó se for com um transeixo da Aisin!
Segundo um reparador de transmissão automática que mexeu nos cambios do carro de casa, é o pior conjunto mesmo: Fraco, pouco robusto e acima de tudo, um descaso enorme com peças de reposição.
ExcluirJá disse e repito, isso é um teto enorme com um carro embaixo.
ResponderExcluirEste é o único diferencial legal do carro, o teto panorâmico. Realmente é bacana, mas vale a pena levar o "resto" do C3 para tê-lo? Para mim, não.
Acho ridículo uma marca que quer se vender como tecnológica oferecer este câmbio.
O do GPS não sabia, realmente incômodo ficar 100% do tempo lá, até pq é só um GPS, então quando vamos para um lugar que conhecemos, só estorva.
Essa dos três LEDS no teto naõ entendi onde ficam, quando entrei no carro não reparei.
De resto, o preço é muito alto perto dos demais concorrentes, difícil comprar a menos que seja apaixonado pelo carro.
Ah, esqueci... Essa solução de entupir a coluna de direção com alavancas para meu gosto é péssima.
ExcluirCorsário, esses LEDs só existem nessa versão exclusive, que possui retrovisor eletrocromico.
ExcluirAh, e concordo que o excesso de comandos na coluna atrapalham mesmo.
ExcluirCorsário, a tela também informa outras coisas, estação de rádio, músicas do pendrive que toca, etc.
ExcluirEntão menos mal, AK, achei que era só GPS, daí sim seria de doer. MAs ainda acho que o melhor lugar para isso é no painel, não lá na frente.
ExcluirEu tenho um irmão que já está no terceiro Citröen e nem pensa em mudar de marca.
ResponderExcluirMeu filho teve um 206 1,6 16V e achou o carro tão bom que ficou seis anos com ele, mas agora mudou de marca por problemas com o pós venda e não pretende mais retornar para a PSA.
Aff !!!
ExcluirFicou menos feminino, com um leve parentesco com o DS3 - Dei uma guiada inspirada em um carro igual da foto e gostei, apesar de ter poucas marchas, o comando da caixa para subir as mesmas parece um pouco mais esperto que o seus pares. Talvez eu não tenha quase entrado na faixa vermelha de giros para sentir que o câmbio trocava antes, mas para uma guiada ligeira eu achei interessante.
ResponderExcluirVolante com novo desenho que incentiva o dirigir, pegada boa e um motor responsável para lidar com a massa;
É legal, mas o Peugeot é ainda melhor e mais "macho"!
MFF
O parentesco com o DS3 não é tão leve assim: são o mesmo carro no que tange à plataforma e até mesmo parte do "chapéu" (estruturas para acima da plataforma propriamente dita) deles é igualzinha: têm os mesmos para-lamas dianteiros e capô, além de faróis e painel serem os mesmos. O que muda no DS3 é mais mesmo aquilo que vai da coluna A para trás.
ExcluirAnônimo14/01/14 15:41
ExcluirO painel do DS3 é o mesmo do C3 europeu, o nosso foi tropicalizado. E os faróis e o capô não são os mesmos.
Carro interessante; ótima avaliação.
ResponderExcluirCoisas que achei interessantes nesse carro:
ResponderExcluir1) A etiqueta de calibragem mostrando também uma pressão específica para redução de consumo (36/36);
2) O porta-luvas refrigerado. Impressionante como é barato de se fazer esse dispositivo, bastando criar um acesso da ventilação para o compartimento em questão. Até Etios tem isso e vemos carros bem mais caros que o Toyotinha e o C3 que não têm essa comodidade;
3) Três saídas centrais de ar. Dá para deixar a central com as aletas apontadas para o centro e, com isso, evita-se reclamações dos passageiros de trás sobre ali estar quente. Claro que não terá a mesma eficácia de saídas dedicadas ao banco traseiro, mas já dá uma compensada se pensarmos que aqui se fala de um carro pequeno;
4) Ótimo Cx para um hatch pequeno, hein? 0,31 é mostra de um desenho bem elaborado e isso porque não vemos aquelas pequenas trapaças aerodinâmicas que alguns fabricantes embutiram no desenho de seus veículos (vide Etios e seu desenho caixote com 16 cm de altura livre do solo, mas que marca 0,33 no hatch e 0,31 no sedã, repleto de trapaças aerodinâmicas até mesmo no desenho das lanternas). Somando isso com a área frontal bem pequena, dá para imaginar que o carro se comporte muito bem quando tem de lidar com o vento. Acaba honrando a história da Citroën de veículos que cortam bem o ar (vide os 0,36 do DS original, valor esse que caiu para 0,32 no último estilo desse modelo).
Uma dúvida:
1) Olhando para a foto do motor, tenho a impressão de que ele tem uma bobina por cilindro, com elas montadas naquela régua que dispensa cabos de vela. Estou certo?
Coisas de que não gostei nesse carro:
1) A transmissão automática de quatro marchas. Quando até um Onix tem transmissão automática de seis marchas, a PSA insistir em usar uma com duas marchas a menos conta contra ela, ainda mais quando a Aisin que fornece essa caixa AT8 também tem unidades com meia dúzida de velocidades;
2) O consumo desse carro não está me descendo. Acaba jogando no lixo a boa aerodinâmica que citei anteriormente. Tudo bem que há a penalidade do sistema flex, mas sabemos que há motores e motores flex e em alguns, a gambiarra de fábrica penaliza menos (vide os bons resultados da Toyota);
3) A exemplo de você, também não gosto desses pneus ultrabaixos e essas rodas com tamanho de pizza grande. Está precisando haver uma revolução na construção automotiva parecida com aquela gerada pelos freios a disco quando esses se popularizaram nos anos 1960 e 1970, pois os mesmos acabaram permitindo que se reduzisse os aros das rodas e se liberasse espaço interno nos veículos graças a caixas de roda menores, o que por conseguinte permitiu também reduções dimensionais sem prejuízo à habitabilidade interna;
4) Continuo vendo que no modelo 2014 os quebra-sóis com para-brisa Zenith seguem sendo unidirecionais, o que acaba sendo um estorvo dos bons quando o sol bate na lateral e nos faz pensar se a PSA é mesmo tão incompetente assim de conseguir quebra-sóis bidirecionais ou duplos montados em uma persiana.
PS: O áudio do vídeo está meio esquisito e creio que seja coisa de captação. Há horas em que o som fica abafado ou dança, mudando do nada do canal esquerdo para o direito e vice-versa.
Esse formato de bobina é usada nessa "família" desde o primeiro Peugeot 206 com motor de 8 válvulas. 1999, se não me engano.
ExcluirLevando-se em conta que os 308/408 já vem com essa caixa de 6 marchas, seria lícito pensar na adoção dessa caixa em outros modelos, como 208 e C3?
ExcluirEu tinha dito que só voltaria a ter um PSA se fosse fabricado pela Honda, já estou quase queimando a língua: câmbio japonês e motor alemão já tem.
ExcluirLegal as colocações! quanto a bobina é isso mesmo. Já é assim faz tempo.
ExcluirQuanto ao áudio, realmente há dois problemas. Um ruído/barulhinho de fundo que parece ser um problema da câmera, e as quedas no volume por obstrução não intencional do microfone. Mas como só percebemos isso depois e não dava para filmar de novo optamos por colocar no ar assim mesmo. Vmos melhorar nos próximos. Abraço e obrigado.
Gostei compraria sim ,só o excesso de cromados que me incomoda,pro GPS uma solução :um pé de cabra arrancar , um alicate pra cortar os fios e no final isolar os fios com fita isolante rsrsrs...
ResponderExcluirArnaldo também curte uma água com gás? Como dizem na gíria, tamo junto.
ResponderExcluirHonestamente, e respeitando as percepções alheias, mas nunca vi o C3 como "carro de mulher"... o modelo recebeu essa pecha sem razão alguma.
A respeito do tão controvertido teto panorâmico - do qual também sou ferrenho antagonista - sempre tive uma dúvida: como um carro com esse equipamento se comportaria no caso de uma capotagem.
Carro de mulher, Leonardo?
ExcluirEstou com você sobre isso. Além do mais, tem umas tribufuns que um Toyota Bandeirantes é muito feminino pra elas.
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Se comporta melhor que um conversível.
ExcluirQuando a PSA adotar a caixa de 6 marchas pra todos os modelos, a rejeição vai acabar.
ResponderExcluirO 308 ficou outro carro com o novo câmbio, não apenas por ter marchas a mais, mas por ter uma lógica mais natural.
O desenho das rodas pode até ser elaborado, e não que o meu gosto sirva de parâmetro, mas na minha opinião são horríveis.
ResponderExcluirAs do modelo antigo eram muito mais bem-resolvidas. E tem um modelo básico do C3 que vem sem "blackout" nas colunas das portas e com calotas estilo embalagem de pizza que também é tenebroso. Apesar de tudo, um bom compacto.
Arnaldo, o câmbio realmente não dá tranco nas trocas? Quando ando com o 307 do meu avô, ele dá muito tranco, principalmente nas reduções. Acho que a PSA poderia adotar sem problema nenhum o câmbio de 6 marchas Aisin com este motor no C3 e no 208, seria um diferencial bastante interessante.
ResponderExcluirCassiano, não notei trancos nas trocas de marcha, não. Nada anormal. Só, como disse, numa subida de serra quando tocamos mais forte ele se atrapalha e nesses de subir e descer marcha sem muito critério é que vem algum tranquinho, mais um soluço. Na tocada normal é muito suave. Câmbios com mais marchas tendem a ser ainda mais macios nas trocas, já que elas ficam mais próximas umas das outras, com menor queda ou subida de giro quando é feita a troca.
ExcluirO problema desse cambio é a falta de confiabilidade, o fabricante diz que o óleo é vitalício, e ai com 60.000 em média abrem o bico... Um Aisin já teria coragem de comprar um carro desses seminovo...
ExcluirEsse preço de 54,990 acham justo? Li algumas resenhas em outros sites que tratava desse tema: o auto preço cobrado por carros e 'quase tudo' que aqui se vende. uma vez lembrando que o saudoso Astra foi vendido por 44k na versão top em seu final de vida; com a chegada do cruze (exemplo) 'todos' carros aumentaram de maneira abrupta, vide civic e corola(não me lembro valores exatos, mas é só pesquisar); enfim o que parece é que estamos sendo envolvidos por uma trama governamental que sempre vem a dizer que a renda per capita' está constantemente aumentando, a vida melhorando e todo mundo ficando rico, será que só eu percebo que estamos vivendo em uma utopia,quimera, imutável imposta pelos governantes? Ou é paranóia da minha cabeça desocupada?
ResponderExcluirLucas, aqui no Brasil os preços em geral estão completamente pirados. Não é só carro, não. Os imóveis em SP, e RJ, por exemplo, estão supervalorizados.
ExcluirVai chegar uma hora em que isso tudo terá que se ajustar e aí teremos uma bela crise, ao menos setorial.
Quanto aos carros, é comum irem aumentando o tamanho e encarecendo os modelos. Veja, por exemplo, o primeiro Corolla que aqui foi fabricado, um carrinho, e hoje está um carrão. E assim o consumidor que quer manter o status se vê obrigado a ir gastando mais.
É tudo muito chato.
Sei lá, eu acho esse consumo adequado, afinal é um motor 1.6 e não 1.0... mas vocês estão mais por dentro do que eu e podem fazer as comparações.
ResponderExcluirMinha cunhada tem um desse com câmbio manual, ele faz mais de 12 na cidade.
As 4 bobinas são juntas numa mesma peça, paguei na concessionaria 240~50 completa, para o Xsara, que é o "mesmo" motor.. rs
E deixar de comprar carro pensando na revenda é complicado.. Carro não é investimento, é bem de consumo. Tenho certeza que ninguém compra celular pensando na revenda, compra pois aquele aparelho vai atender suas necessidades e expectativas.
Enquanto pensarmos assim, vamos continuar a andar em carroças.
Arnaldo, esse carro usa rede CAN, será que não é possível desligar os leds?
Abs
Vitor15/01/14 11:57 Desculpe Vitor falar antes do Arnaldo ,mas quando você diz:"carro não é investimento, é bem de consumo", pensa igual eu ,canso de repetir isso ,as pessoas gastam dinheiro com varias coisas, mas na hora de comprar o carro pensam: " a não este modelo pode desvalorizar" ,o povo brasileiro é um enigma mesmo .
ExcluirJá dizia um ex-professor meu, dos tempos de Administração:
Excluir"Carro não é investimento, nunca foi e jamais será. Quem quiser um investimento a prova de desvalorização que compre um jazigo perpétuo."
Quanto ao consumo eu assino embaixo, está na média dos motores com essa cilindrada... querer consumo de CG 125 num carro desses não tem sentido.
Vitor, como eu disse, não achei onde desligá-los.
ExcluirTalvez pelo scanner da PSA consiga fazer algumas modificaçoes. Esses leds na estrada me incomodam tambem.
ExcluirArnaldo, muito boa a avaliação! Ando bastante neste carro que o Vitor citou (é da minha namorada) e tambem compartilho da opinião que o freio deixa a desejar! Ja reclamei na concessionaria quando levei o carro para a revisao dos 10.000km e a resposta que obtive é que os freios não tem regulagem e todos os C3 são assim. O curso morto do pedal é muito grande, fica dificil fazer punta-taco, pois o pedal do freio ja ficou muito longe do acelerador.
Parabens, otimo texto.
Abs
Essa caixa é a "velha conhecida" AL4?
ResponderExcluirSim, infelizmente...
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