Fotos: divulgação
Assurance |
Com investimento de US$ 240 milhões e planejamento iniciado em 2011, a Goodyear lançou três produtos e nova campanha de comunicação.
Uma extensa pesquisa de mercado e pesados investimentos em sua fábrica de Americana (SP) são as principais armas para destinar a produção desta que é a principal fábrica brasileira da Goodyear. Os primeiros rebentos de uma família que deverá crescer com intensidade até meados de 2015 foram apresentados nesta 4ª feira (27/11) e são destinados aos segmentos de veículos médios, utilitários esporte e usuários que buscam modelos com características esportivas e de desempenho, pelos critérios da marca. O primeiro nicho será atendido agora pela linha Assurance, que substitui o modelo GPS3, e os demais por novos produtos das linhas Wrangler e Eagle Sport.
Parcimoniosos com os números e detalhes dos objetivos e metas que justifiquem o investimento atual, o máximo que Jaime Szulc e Jean-Claude Kihn, respectivamente presidentes da empresa para a América Latina e Brasil, admitiram foi vender a produção máxima da fábrica, que chegará a 35 mil unidades diárias quando todas as novas máquinas de última geração estiverem instaladas e em pleno funcionamento. Esta produção praticamente exclusiva de pneus do tipo radial — apenas os produtos destinados e veículos extrapesados usados em mineração são do tipo diagonal —, é destinada aos mercados interno e externo.
Os modelos fabricados em maior escala são para o que a empresa chama de setor “consumidor” e ampliam significativamente a oferta da marca. No caso do Wrangler, esse índice passou de 2% para 52% de um mercado que cresceu 11% até 2012; no caso específico do Eagle Sport a expansão setorial foi de 20 % em 2012 segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
O processo que gerou a campanha “Quilômetros
de História” e a ampliação do portfólio de produtos começou há cerca de três
anos e reflete o crescimento da concorrência que, segundo Szulc, “passou de
quatro para quase cem concorrentes”, número que certamente envolve fabricantes
formais e importadores ilegais. Segundo Vinicius Sá, gerente de marketing, a pesquisa de mercado norteou o
desenvolvimento de pneus marcados por melhor eficência e maior durabilidade,
itens que superaram entre 4% e até 17 % o desempenho dos produtos substituídos
e “com valores que prezam a durabilidade, economia de combustível, segurança e
tecnologia, com ênfase nos dois primeiros quesitos.”
Eagle Sport |
A campanha marca também uma nova fase da
empresa, que procura reposicionar sua marca de forma a aproveitar o crescimento
do segmento de pneus para carros de passeio e no qual se concentram 67,8% das
vendas do setor (Anip). Dado curioso é que se os homens são responsáveis pela
escolha do fabricante nos nichos que consomem as linhas Assurance e Wrangler (53%
e 52%, respectivamente), o poder de decisão para repor o Eagle Sport está 54 %
nas mão das mulheres.
WG
WG
Só eu acho o Goodyear Eagle Sport o irmão gêmeo do Bridgestone Turanza ER300?
ResponderExcluirAndré,
ExcluirO Bridgestone Turanza sem banda de rodagem com desenho diferente.
Abraço,
Wagner
Pneu nacional está caro demais. Com tanta marca estrangeira barata - e homologadas na europa e EUA - o cenário é piorar para o produto nacional das grandes marcas.
ResponderExcluirque propagandinha hein?
ResponderExcluirDar notícia de lançamento de alguma coisa agora é propaganda? Aprenda a separar uma coisa da outra antes de dizer uma asneira dessas..
ExcluirÉ, Bob. Parece que o Anônimo acima foi contaminado pelo pensamento "global" em que "citar publicamente nomes de fabricantes = propaganda".
ExcluirAnônimo 01/12/13 00:47
ExcluirIsso mesmo!
Faço minha a resposta dada pelo Bob Sharp ao autor anônimo que confundiu propaganda com informação.
ExcluirWagner Gonzalez
Eu gosto de Goodyear. Embora não sejam os melhores para caminhonetes, em carros de passeio, só tenho elogios para a linha Eagle
ResponderExcluirNa Saveiro Supersurf que tive (ela era calçada com Eagle NCT-5 195/65R15), os pneus aguentaram estradas de terra, buracos, pancadas diversas sem formação de bolhas, cortes ou deformações.
Certa vez peguei um prego que fez com que houvesse perda de ar. Ao fazer o teste de estanqueidade, era apenas o prego mais recente que provocava vazamento. Havia outros 4 perfurando mas sem vazar!
Infelizmente pneu no Brasil é caro demais! Os impostos mais o famigerado e absurdo "Lucro Brasil" (nefasto devido ao oligopolismo que deveria ser combatido) faz com que seja compensador rodar 700km para comprar pneus em Pedro Juan Caballeiro...enfim...
Daniel, já q vc tocou nesse assunto, tu sabe como q tá a legislação pra trazer pneus do PY?? Ou ainda tem q ser por baixo dos panos??
ExcluirAcabei de comprar uns Dunlop Sport 703, creio eu, tailandeses. Achei-os bem macios e silenciosos.
ResponderExcluirJoão, comprei um Golf usado, com 4 pneus 195/60 R15, essa não era a especificação original e então decidi trocar. Coloquei quatro Dunlop SP LM 703 195/65 (Original do Golf 2002) e mesmo com altura maior o carro ficou mais "duro" que antes, mesmo baixando a pressão dos pneus.
ExcluirAlém de duros são silenciosos e ótima durabilidade.
Esses mesmos Dunlop calçaram meu ex-Vectra 1995 em uma viagem que fiz de Belo Horizonte ao Ecuador. Fizeram um ótimo trabalho nas BRs em Rondônia e Acre onde haviam "panelas" que eu imaginava ter perdido o pneu. Aguentaram muita curva andina no Peru e muita velocidade nas retas no norte peruano. Novamente, ao subir os Andes equatorianos com pedras pontiagudas de deslisamentos e a viagem de retorno até Rio Branco. Muita aderência, pouco ruído e tão "macios" quanto os antigos P-400 Pirelli que calçavam o dito carro. Recomendo pelo custo x benefício, até melhor que os Continental Premium Contact que eu usava em um Corsa GLS que tive. Só a durabilidade dos Dunlop que eu desconfio...
ExcluirEstou de olho num jogo destes Dunlop SP LM 703, leio nas avaliações que realmente se trata de um bom pneu e com preço relativamente bom comparado com os pneus nacionais.
ResponderExcluirEstou usando LM703, e achei muito bom. É também resistente, pois ja passei por muitos buracos no asfalto e algumas "encostadinhas" no meio-fio sem problema algum. Parece que esse modelo tem tido boa aceitação em outros países (de público mais exigente), inclusive no Japão.
ExcluirEu uso o Dunlop Direzza dz 101, bom pneu, feito no Japão e barato demais a um ano atras paguei R$ 288,00 na medida 195/55/R15. Gostei muito do pneu. espero que depois de ser feito no Brasil nao comecem a cobrar os olhos da cara...
ExcluirEmbora relacionado a pneus, não deixa, de uma certa maneira, de ser off-topic: alguém se lembra na íntegra, do jingle da campanha de lançamento da nova linha de pneus Pirelli, em 1978, se não me engano? Começava assim: "Roda, roda, roda, uma rodada prá frente / A Pirelli lança os novos pneus..." E então, alguém aí na faixa do 50 para cima, e além de autoentusiasta, apaixonado por publicidade como eu, se lembra disso?
ResponderExcluirQue estranho, a Goodyear dará "um tiro no pé"... A linha GPS3 sai de fabricação para entrar um pneu feio como esse Assurance... Quando for trocar meus GPS3, troco todos de uma vez e passo para outra marca!
ResponderExcluirInfelizmente quando precisei trocar os pneus do meu Galant tive uma decepção com o preço da Goodyear, chegavam a ser mais caros que os Yokohama, Michelin e Bridgestone. Comprei da Nexen, que atualmente equipa alguns Kia, e não é que valeu à pena?!
ResponderExcluirGosto muito da pirelli.... estou usando um phanton 225/40 r17 ...sensacional
ResponderExcluirFicaram bem feios estes pneus hein?
ResponderExcluirVivendo e aprendendo: eu não sabia que estilo era aplicável também a pneu. Obrigado pela preciosa informação! Da próxima vez que comprar pneus vou procurar um "lindão"...
ResponderExcluirAh, prezado editor, pneus têm estilo sim. Eu adorava por exemplo, os faixa branca. Se voltassem os colocaria.
ExcluirBob, eu sou da turma que acha qualquer pneu novinho em folha uma belezura! Pneu feio só se for gasto e ressecado... Cada uma!
ExcluirTem tudo a ver sim, qualidade e desenho, ainda mais se tratando de carros minha paixão...
ExcluirTem pneu feio e bonito sim, não que seja determinante para a compra.
ExcluirNão fosse a beleza de sua banda de rodagem, o Pirelli P6000 não seria lembrado até hoje.
ResponderExcluirMarconi
ExcluirPor acaso é possível ver a banda de rodagem num carro em movimento?
Tuhu
ExcluirGosto não se discute, acho faixa branca abominável. Me lembra polaina no sapato...
Continuo fiel a Michelin. Não sei se são realmente tecnicamente melhores, mas gosto do comportamento dos meus carros quando os originais por Michelin. Talvez seja mania, estou ficando velho...
ResponderExcluirBob apesar de ser um entusiasta nunca consegui sentir tanta diferença de um pneu para outro,claro estou falando de pneus novos.Recentemente fiz uma viagem com o Peugeot 207 1.6 de minha mãe,equipado com pneus goodyear eagle excellence 185/60 r 15 .O pneu é simplesmente horrivél,na chuva não grip algum,aquaplana em 70 kms/h .Numa freiada brusca quando fui fechado por uma carreta mudando de faixa travei os freios o arrasto foi enorme.Parece que a borracha esta desintegrando.O carro está com 31 mil kms e assim que possivél os pneus serão trocados por Pirelli P7.
ResponderExcluirMQ
Queria trocar apenas 2 pneus no Sandero. Posso colocar este novo modelo substituto junto com os outros 2 GPS3 originais?
ResponderExcluirNão deve, pneus diferentes, ainda que de mesma medida, não é recomendável. Coloque 4 Assurance novos.
Excluirmuito bom o blog parabens!!
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