Nuvens pesadas sobre a Ferrari....(foto Sean Heavey/Barcoft Media) |
O passado recente da F-1 mostra que cada equipe tem suas
características, algo nem sempre lógico e fiel à realidade, mas sempre útil
para o entender da estratégia desse mundo. Enquanto caía a noite, ontem, na
Europa, um movimento com potencial de tsunami era notado em uma cidade-estado
bem longe dali, mais exatamente em Cingapura, onde o Cirquinho do Tio Bernie se
apresenta neste fim de semana. O rumor-mais-que-rumor-mas-por-enquanto-apenas-rumor que detonou a instabilidade do sistema foi uma
declaração de Martin Whitmarsh, o chefe da McLaren, à reportagem da BBC quando perguntado se ele
contrataria Fernando Alonso: “Sim, qualquer equipe o contrataria, ele é o melhor piloto.
Não conheço sua situação contratual, mas assumo que ele está sob contrato”.
É o tipo de declaração que se pode classificar tanto como jogar
lenha na fogueira quanto chover no molhado. Afinal, ninguém duvida que
Alonso seja um dos três melhores pilotos da atualidade — o melhor, para uma
importante parcela de amantes da F-1. Certo ou errado, tem muita cara de
pergunta plantada por um assessor de imprensa competente. Ponto por ponto,
alguns detalhes emergem desta história e corroboram a idéia de que Whitmarsh busca mesmo desestabilizar a concorrente italiana.
Estaria Martin Whitmarsh querendo desestabilizar a Ferrari? (foto LAT Photo) |
O departamento de marketing da McLaren é dos mais ativos e
eficientes e sempre surpreende. Caso clássico é ter tirado da Williams o apoio
que Sir Frank obteve da TAG, empresa saudita liderada por Mansour Ojjeh e que
hoje detém 15% do grupo McLaren. É sabido que a Vodafone, principal
patrocinador atual, não renovará seu acordo para o ano que vem. Daí o interesse
de aliciar Alonso e seu fiel apoiador Banco Santander.
A latinidade da Ferrari ainda faz a Scuderia sucumbir aos
ataques de adversários claramente interessados em dispersar a energia que
deveria ser concentrada em desenvolver seu equipamento. A equipe de Maranello é a
que tem a maior porcentagem de rendimentos oriundos dos direitos que a Formula
One Management (FOM, siga em inglês para Gestão da Fórmula Um), empresa que
explora os direitos comerciais da categoria. Ao perder competitividade seus
proventos tendem a ser reduzidos.
Alonso no treino ontem (foto Ferrari Media) |
Falando em redução de faturamento, lembremos de Sergio
Perez, o mexicano também conhecido como Checho (pronuncia-se Keko, como o
apelido do ex-piloto e construtor Mário Pati Júnior). Ele é apoiado pelo
empresário Carlos Slim, cujo império inclui a empresa telefônica Claro e paga
uma boa quantia anual para ver seu rebento florescer e gerar mais lucros. Como
é pouco provável que nas atuais circunstâncias Perez desse lugar a Fernando
Alonso e Jenson Button foi publicamente confirmado para mais uma temporada na
McLaren, reforça-se com isto que, Alonso descontente na Ferrari, a McLaren tem
algo a menos para se preocupar.
McLaren: boas-vindas a Alonso? (foto LAT Photo) |
Reforça este tese a aversão de Kimi Räikkönen, que
substituirá Felipe Massa em 2014, não é lá o mais chegado a treinos e
obrigações colaterais. Justamente num ano que os carros mudam completamente não é nada
interessante ter Fernando Alonso — que faz o tipo fominha e não cansa se cansa
de testar e desenvolver —, desmotivado ou trabalhando a meio mastro, como ficam as
bandeiras em datas fúnebres.
Enfim, um trabalho estratégico que pode dar lucros a médio e
longo prazo: mais uma temporada problemática na Ferrari e a pista de Fiorano,
onde a Scuderia testa seus carros, sendo transformada numa arena multiuso. O
primeiro espetáculo pode acontecer ainda no decorrer de 2014 e será uma
tourada. Não se sabe se Alonso sairá vencedor no papel de matador ou se o
cavalinho rampante vai vingar a saga dos touros...
Ida de Massa para a Lotus esfria
Lotus F1 Team, em Enstone (foto Lotus F1 Team) |
Depois de James Alisson e Kirk de Beer, que aceitaram
convite da Ferrari, agora a Lotus confirma a perda de Jarrod Murphy, guru de
dinâmica de fluidos (algo que meus tempos de estudante de engenharia deixaram
traumas) computacional. A esperança de ter na equipe de Enstone um rancho para
chamar de seu e uma roça com solo de primeira vai aos poucos se resumindo a
uma opção onde Nicolas Todt possa desenvolver suas habilidades de empresário
bem-sucedido. Consta que o apoio da fabricante de relógios de luxo Richard Mille
foi obra do filho de Jean, o presidente da FIA (Federação Internacional do
Automóvel) e fã de Massa. Mais alguns dias e provavelmente outras mudanças de
empregador poderão ocorrer envolvendo atuais colaboradores da Lotus.
Não sei se esta estratégia da MCLaren irá surtir esse efeito todo de instabilidade na Ferrari - lembremos que Alonso já esteve por lá e saiu da equipe pela porta dos fundos, por conta da preferência de Denis por Hamilton. Não seria difícil isso repetir-se, por conta da presença de Button - e creio que o próprio Alonso acredita nisso.
ResponderExcluirQuanto a ida de Massa para Lotus, eu torço muito para que se concretize. As esfriadas nas negociações fazem parte para ambos os lados da mesa - afinal cada um defende seus interesses.
A Ferari é igual ao time do Corinthias: Tá sempre em crise!
ResponderExcluirJorjao
Essa sua comparação foi de muito mal gosto!
ExcluirA Ferrari e o Corintians sao bem melhores que o time que voce torce (Portuguesa)
Por isso nao venha criticar a Ferrari pois e minha equipe do coração
1) Alonso na Mclaren...nem pensar.
ResponderExcluir2) Massa na Lotus ou Mclaren...muito, muito, mas muito difícil. Provável destino mesmo será a Force Indian.
3) Fórmula 1 é: Resultado e Dinheiro. No caso do Campeonato, para as equipes de ponta, resultado e dinheiro estão interligados. Felipe Massa ficou esses anos todos na Ferrari e na verdade em somente 1 ano ele deu a impressão de que iria disputar o título e por isso, fica claro que Massa, nada mais é do que um piloto medíocre (não no sentido ruim da palavra mas sim no sentido mediano mesmo).
4) Pode disputar a vontade mas esse ano mais uma vez será de Vettel e RBR.
5) Com as novas mudanças, aí sim, talvez a coisa mude.
Força para o Massa na proxima temporada.
ResponderExcluirFormula 1 para voltar a ser uma disputa de "pilotos" e não de estratégia, precisa acabar com o abastecimento durante a prova e também a troca de pneus. Assim como está basta aparecer alguma disputa mais acirrada na corrida que imediatamente o box "ordena" que o piloto pare, ou seja, não pode correr o risco que uma disputa desta acarreta.
ResponderExcluirSaudades da verdadeira Formula 1 Senna, Piquet, Mansel e principalmente Gilles Vileneuve. Estes se recebiam uma ordem para parar ou deixar o companheiro de equipe passar, mandava a equipe a merda e continuava acelerando.
esse manja...
ExcluirCaro anônimo das 19:13.
ExcluirÉ melhor ficar calado e deixar todos em dúvida se você é mal informado do que abrir a boca e acabar com a incerteza.
Se vc não entendeu, peça ajuda que eu faço um desenho...
Anonimo 9:14 fiquei " impressionado " com seu comentário, você é realmente um "sabichão ". Com relação ao desenho, tem certeza que consegue fazer ?????
ExcluirAbraço,
Anonimo 19:13
Caro Anônimo das 19:13
ExcluirEspero não te chocar com uma importante revelação.
O REABASTECIMENTO JÁ NÃO EXISTE MAIS NA FÓRMULA 1!!!
Espero que tudo esteja bem com você, deve ser um choque confirmar o que todos sabem (nem precisei desenhar).
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