Lançado
no início de 2011, o UTV (Utility Terrain Vehicle) Polaris RZR XP 900 não
esconde suas intenções, e já avisamos: elas não são boas. Afinal, o que esperar
de um veículo com visual intimidador, empurrado por um esperto motor de 875 cm³ e quase 90
cv, que pesa apenas 550 kg, tem suspensões de longo curso, transmissão 4x4
inteligente e dimensões de um kart que tomou fermento?
Tendo em vista tudo isso, entenda o “utility” no nome deste veículo como “pura diversão”, pois em vez de carregar sacos de ração na fazenda – como outros UTV da linha Polaris – este RZR serve mesmo para transportar adrenalina para o seu cérebro. E muita.
Cara de quem está disposto a tudo |
Compacto
como um quadriciclo mas com centro de gravidade mais baixo, curto entreeixos e
com um motor “monstrinho”, o bicilíndrico 4T “Prostar” posicionado imediatamente à
frente do eixo traseiro, acelerar o RZR 900 XP é mais do que emocionante, coisa
que fizemos em Itupeva (SP) a 56 km da capital paulista, em uma nova pista para
prática do fora-de estrada. Com aproximadamente 10 km de extensão, tal pista
passa a fazer parte do complexo Serra Azul, um já tradicional ponto de encontro
de aficcionados por motos e off-road.
Suspensão indpendente nas quatro rodas |
Conhecido
também como SxS, ou “Side by Side” (lado a lado) este UTV da Polaris tem um
reforçado chassi tubular no qual se destacam suspensões de curso enorme: na
dianteira são 343 mm com amortecedores Fox Podium com reservatório de nitrogênio
separado ancorados em um esquema de triângulo duplo paralelo. Atrás o curso é
ainda maior, 356 mm, com os mesmos amortecedores da dianteira só que ligados em
um interessante sistema denominado “3-link”, onde um longo braço arrastado
permite não apenas o apropriado curso como uma capacidade de manter o contato
dos pneus traseiros com o solo de modo ideal, de maneira a favorecer ao máximo o poder de tração.
Aliás,
falando nele, poder de tração, vale citar o câmbio automático
tipo CVT, onde a tração 4x4 entra só quando ela é efetivamente necessária, ou
quando assim decide o piloto, que pode “travar” o RZR 900 em tração 4x4 através
de uma tecla no painel. Sem fazer isso, apenas em situação de escassa aderência
a força do motor também é transmitida às rodas da frente.
Isso traz uma enorma vantagem em termos não apenas de potência: como se sabe, ao inserir a tração integral o motor movimentará uma maior quantidade de peças móveis, e não apenas duas rodas mais, claro, o que compromete parte da energia do motor. Outro aspecto é que o sistema de direção perde agilidade quando as rodas dianteiras são obrigadas a jogar potência ao solo.
Andar rápido é a praia do Polaris RZR XP 900 |
De fato, a tocada do RZR 900 é absolutamente radical, e por pior que for o piso a
sensação é de que a capacidade de transposição de obstáculos não tem limite. Na
verdade, é o tipo do veículo no qual o piloto precisa acreditar que pode mesmo
manter o acelerador aberto e deixar a competência do conjunto mostrar o que
pode fazer. E pode muito.
Motor de 89 cv a 8.250 epm |
E para parar toda essa “alegria”? Quatro discos atuam nas rodas de alumínio aro 12 montadas com pneus que garantem uma desaceleração potente como a... aceleracão do RZR 900! Aliás, a Polaris sustenta que seu RZR é 29% mais rápido em aceleração do que seus diretos concorrentes.
Eficiente suspensão dianteira |
Dos fabricantes deste tipo de veiculo, a
Polaris é a que mais motivo tem para comemorar, pois em diversas competições,
tanto no cenário nacional como internacional, vem acumulando títulos, sendo o
bicampeonato no Rally Dakar na classe T3 o mais relevante.
O modelo avaliado se diferenciava do RZR 900 XP padrão apenas pela
instalação de bancos Sparco especiais e cintos de segurança de quatro pontos
homologados.
Quanto custa tanta diversão? A tabela da Polaris indica R$ 71.990,00, cifra não exatamente “fácil”, mas que garante ao feliz proprietário não apenas uma grande exclusividade, mas estar no comando do veículo “top” entre os UTV esportivos. Em tempo: o RZR 900 XP é um veículo de uso exclusivo em recintos fechados ou para competição, ou seja, não pode ser licenciado.
RA
Com pouco mais de 6 kg/cv, deve ser o terror mesmo!
ResponderExcluirPor que veículos como esse e quadriciclos não podem ser licenciados? Algo com pneus de asfalto, suspensão mais baixa, setas, motor apropriado...
É mesmo, seria interessante um carrinho desses um pouquinho mais manso andando na cidade.
ExcluirQuando fui no Uruguai vi vários quadriciclos com placa. Creio que devam ter veículos como esse Polaris licenciados por lá.
ExcluirSério Carlos? Será que é só por aqui que não pode?
ExcluirNa verdade eu acho que lá é exceção.
ExcluirVeja esse anúncio do ML de lá:
http://moto.mercadolibre.com.uy/MLU-407089953-nuevos-atv-250-racing-lanzamiento-2012-_JM
Além do quad ter pneus para uso em asfalto, possui faróis, pisca, luz de freio e suporte de placa.
Esse outro é usado e tem foto da traseira. Dá pra ver a placa: http://moto.mercadolibre.com.uy/MLU-407045115-kawasaki-prairie-4x2-del-2007-_JM
Todas as vezes que eu vi os quads sendo usados lá a pessoa estava equipada com indumentária para pilotar motocicletas (capacete, luvas e jaqueta).
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ExcluirMuito legal esses anúncios... o primeiro é show.
ExcluirNão tenho certeza, mas imagino que ele não tenha Renavam.
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ExcluirTive o prazer de dirigir um UTV da Can-am no Ceará, o bichinho é comedor de areia e supera dunas e atoleiros com muita valentia, são carrinhos divertidos e que lembram os antigos buggys (magnata, fyber, selvagem...) da década de 80, porém bem mais vitaminados. Quanto ao preço, a versão que eu dirigi partia dos 40 mil e estava emplacada, pronta pra utilizar no asfalto, rss.
ExcluirOs side by sides até poderiam ter RENAVAM, desde que obecidos os requisitos de segurança, porém a legislação brasileira não é nem um pouco claro e suscita diversas intepretações. Se puderem ser emplacados, como fica o teste de ruído de pneus e emissões? E a necessidade de Air Bags e ABS que existe para os carros? E o rastreamento? Essas perguntas não estão respondidas ainda, o que impossibilita uma ação neste momento.
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ExcluirApaixonante esse "carrinho", mas não consigo encontrar nada que justifique os absurdos 72 mil reais cobrados por ele - por mais bem construído e divertido que ele seja.
ResponderExcluir"...mas não consigo encontrar nada que justifique os absurdos 72 mil reais cobrados por ele "
ExcluirDuas palavras: Brasil e impostos...
Agresti,
ResponderExcluiruma beleza de veículo, fiquei salivando por uma voltinha.
A tristeza é mesmo o preço. Que coisa incrível esse Brasil, não é mesmo ?
Juvenal e Agresti
ExcluirSoa irreal, não?
Surreal...
ExcluirPara o Brasil o preço está normal, não é irreal, no site do fabricante o preço para os EUA é US$16.000,00. Um veloster, por exemplo, tem o preço nos EUA de US$17600,00 e aqui custa mais de R$80.000,00. É difícil gostar de carro no Brasil...
ExcluirOu seja Anônimo 06/03/13 17:00
ExcluirTalvez seja muito mais vantagem tentar trazer um desses via importação direta do que comprar no Brasil. Claro, tem que ter paciência até conseguir regularizar a importação, mas já existem empresas que cuidam da burocracia aduaneira.
6.06kg por cavalo de força???
ResponderExcluirEu tenho que dirigir um desses!!!
Mendes
R$ 71.990,00,
ResponderExcluirO preço dessa Diversão nao é nada Divertido!
Jorjao
72 mil reais por essa coisa feia. Tem gosto pra tudo isso aí nem pro exército serve pois não ha como colocar uma metralhadora ,50 e os tripulantes são alvos facílimos.
ResponderExcluirAbraço
Coronel Anônimo
Mas nem todos os veículos se destinam a isso - colocar metralhadora vírgula cinquenta.
ExcluirTá, me diga qual o exército maluco que já equipou armas em bugres?
Excluirmetralhadora virgula 50 foi boa.
Excluirse o cara nao gostou é so nao comprar ue...
so na compro pq nao tenho grana,deve ser um tesao dirigir essa maquina!
Caramba!
ResponderExcluirUm motor 0.9 com 89 cv de potência!
Tudo bem que isso vem a uma rotação altíssima, estilo motor de moto, mas mesmo assim rende mais que os nossos 1.0 nacionais....
Quanto será que tem de torque essa belezinha? Será que o caminho é esse: menos cilindros? Inclusive a fiat tem um motor na Europa que é 0.8 ou 0.9, bicilindrico e turbo que é bem "danado".
Realmente é tão caro quanto deve ser divertido; assim fica muito difícil!
ResponderExcluirMFF
Com as chuvas terríveis de Rio e Sampa, creio ser - se possuir dotes anfíbios - uma ótima opção.
ResponderExcluirMas o precinho, ó, parece, das Óticas do Povo. Morô?
Será que fica bom se diminuir esse curso todo de suspensão e colocar uns slicks?
ResponderExcluirFaltou o teste maior :trazer pra São Paulo pra circular ,aqui somente uma suspensão feita pela nasa para aguentar essa buraqueira .
ResponderExcluirUm brinquedo e tanto pro sítio.
ResponderExcluirAposto que todos aqui já sonharam com "mini-buggy" na adolescência.
Pena que o alto valor elitiza tanto a diversão automotiva.
Falou-se tanto em aceleração e uma pergunta ficou no ar.
ResponderExcluirQuanto faz de 0 a 100? Ou 0 a 80...sei lá...rss
0-100 tbm nao sei
ExcluirMas te garanto que e mais rápido que os Pálios preparados que rodam em Goiás!
Oce duvida?
Palio preparado = rasgar dinheiro.
ExcluirConcordo que Palio preparado é igual a rasgar dinheiro..
ExcluirVc prepara, prepara e o bicho continua asmatico ...
E aí vem um pessoal falando que Palio preparado da pau em Veloster...
É cada uma!
Ter $$$ p/ gastar é um privilégio dos goianos....rss
ExcluirDar pau em Veloster não.
Interessante o carrinho, mas prefiro transpor esses obstáculos a bordo do meu Kia Mohave. Obrigado.
ResponderExcluirAposto que é branco!
Excluirmais vale comprar um troller usado, que dá pra licenciar
ResponderExcluirdeve ser emocionante demais esse brinquedo.
ResponderExcluire viva ao capitalismo de estado brasileiro, sabotando sonhos desde sempre!
Uau, adoro este tipo de veículo, embora o preço seja alto demais... será que fora do Brasil também é assim? Máquinas rústicas e potentes, que dão conta do recado, me fascinam! Só acho lamentável o fato de não poder receber licenciamento e emplacamento no Brasil. Não vejo mal nenhum em andar nas ruas com um ATV ou veículo semelhante. Acho que seria mais uma opção em mobilidade urbana/rural.
ResponderExcluirAinda bem que não podem circular nas ruas. Já imaginaram um "boçal" (com ç mesmo, para não parecer cheio de bossa...) ou melhor ainda, "bostal" (cheio de bos...) aprontando com um destes no meio do trânsito, ou, num congestionamento, andando sobre as calçadas, amendtontando pessoas? Sendo caro, é acessível apenas àqueles que acham que "tenho dinheiro, então posso tudo, estou acima da lei..." como tem um monte por aí. É melhor ficar restrito a ambientes fechados mesmo, apesar de "ambiente fechado" para alguns, entende-se - claro, que errônemante - condomínios fechados e praias...
ResponderExcluirOlha Anônimo 06/03/13 18:23, desculpe mas discordo deste seu ponto de vista. Como eu disse "acho que seria mais uma opção em mobilidade urbana/rural" e convenhamos que QUALQUER opção a mais escassíssimo marcado brasileiro de veículos automotores é extremamente bem-vida. Abs!
ExcluirEn tão, Jùlio Bonfim.
ExcluirMobilidade urbana/rural não pode e nem deve ser confundida com "imbecilidade" urbana/rural. Concordo que nas mãos de um idiota qualquer veículo pode ser uma arma. Mas fornecer a arma pronta? Aí já é demais...
Quando você falou de mobilidade urbana me veio a cabeça a duvida, como é o documento desse tipo veiculo?
ExcluirSe for do mesmo jeito que é como os Jonh Deere são enquadrados como trator mesmo...
Brinquedo interessante, mas seria melhor com câmbio normal no lugar do cvt... Muito caro também.
ResponderExcluirPara quem se admirou com um motor 0.9L de 90cv.. Alta potência por litro é uma escolha de projeto, privilegiar o enchimento do motor em altos giros. Comparando a PME, ou então o torque por litro, esse motor não rende mais que uns 10kgfm/l, coisa que nossos 1.0 atuais também fazem.
Dois cilindros, na minha opinião, só se justificam em aplicações com peso muito baixo como as motos e no máximo esse veículo... Apesar de existir o motor 2 cilindros da Fiat, nota-se claramente que a tendência para os 1.0 automotivos é de 3 cilindros.. (Kia/Hyundai, Ford, VW...).
Tava tudo muito legal, até chegar no preço...
ResponderExcluirBom, para quem tem uma fazenda e algum dinheiro sobrando, uma receita pra lá de divertida. Para o resto, mais um sonho automobilístico que será apenas isso - um sonho.
O Gator 855 Diesel que a John Deere faz para trabalho já é divertido mesmo com CVT (acho estranho não sentir as trocas de marchas), agora imagino esse Polaris...
ResponderExcluirUma dúvida: O curso da suspensão é medido a partir do veículo no chão ou da extensão máxima até a compressão máxima do conjunto?
ResponderExcluirThanks for information,,,,,,
ResponderExcluirPolaris en Antartida: http://autoblog.com.ar/2013/01/critica-antartica-polaris-ranger-6x6
ResponderExcluirUma dúvida... Como ficam as homocinéticas com um curso de suspensão tão longo como esse?
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