Fotos: autor e divulgação Hyundai Motor Brasil
No último dia quatro de março foi apresentada à imprensa a nova versão sedã do compacto da Hyundai Brasil. Chamado de HB20S, ele vem para completar a família HB20 no Brasil, que passa a ser composta por um hatchback, o HB20, um "aventureiro", o HB20X e agora, um sedã, o HB20S.
O HB20S nasceu para ser sedã. Com a grande
preocupação da Hyundai em relação ao desenho, ela fez um novo desenho da coluna central para trás, para que o HB20S não
ficasse com cara de “hatch adaptado”, que simplesmente ganhou um porta-malas destacado para
virar sedã. Esta estratégia deu certo, o carro tem uma grande harmonia de suas
linhas, ao mesmo tempo que mantém uma coerência com a identidade dos modelos da
marca. A idéia da Hyundai é criar uma identificação visual de seus carros, de
forma que eles sejam prontamente reconhecidos de qualquer ângulo que sejam
vistos.
A Hyundai declara que o HB20 foi projetado
especificamente para o Brasil, que o costume da marca é fazer o mesmo nos
mercados em que atua. Sendo assim, na Rússia há o Solaris e na Índia há o Eon,
todos seguindo a mesma idéia de desenvolvimento focado no mercado a ser
atendido.
Fazer carros pensando no mercado brasileiro tem
se revelado uma boa estratégia através dos anos. Que o digam a Volkswagen, com o seu
Gol, líder de vendas desde 1987, a Fiat, com seu muito bem-sucedido Palio e até
a GM, com sua versão sedã do Corsa B europeu, que neste ano completa 19 anos de
produção e atualmente atende pelo nome de Chevrolet Classic. Pode-se dizer que a Hyundai
acertou o gosto do brasileiro, pois o HB20 rapidamente caiu nas graças do
consumidor.
Isto começou em setembro, com o lançamento do
HB20. Em janeiro, foi lançado o HB20X. E agora em
março o ciclo se completa com o HB20S.
O HB20S será vendido em três níveis de
acabamento, Comfort Plus, Comfort Style e Premium. O motor 1-litro estará
disponível apenas nas duas primeiras versões, o 1,6 litro, nos três níveis,
sendo que o câmbio automático só poderá ser pedido nas duas últimas
versões e sempre com motor de 1,6 litro.
Por dentro, o HB20S pouco mudou em relação ao
hatch, porém houve uma redução do número de versões e adição de itens de série.
O argumento da Hyundai é que o comprador de um sedã não tolera um carro sem os
itens de conforto mais básicos. Sendo assim, ar-condicionado, direção assistida
(hidráulica), bolsas infláveis, acionamento elétrico dos quatro vidros, regulagem
de altura do banco do motorista, travas elétricas, porta-malas com abertura
interna, sistema de áudio com MP3, USB, Bluetooth e comandos no volante são
equipamentos de série desde a versão básica, a Comfort Plus de 1 litro.
Visual bem moderno no HB20 sedã |
Lamentável foi a não inclusão dos freios anti-travamento (ABS) na lista de equipamentos (veja-a no final, após a ficha técnica) da versão básica de 1 litro, pois à exceção dela, ele equipa todas as outras. Sendo que o ABS se tornará obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil daqui a menos de dez meses, não vejo sentido em se lançar uma versão de um carro sem ABS para ter que colocá-lo na linha de produção por força de lei em tão pouco tempo.
A apresentação do carro ocorreu em Foz do
Iguaçu, o circuito de teste foi dentro da área da usina de Itaipu. Tive a
oportunidade de andar nas três versões disponibilizadas para teste, a Comfort
Plus 1-litro, a Premium 1,6-litro manual e a Premim 1,6-litro automática.
Ao entrar no carro, percebe-se o cuidado com a experiência do motorista, sem, contudo, esconder que se trata de um carro relativamente barato. Os plásticos mais duros são colocados onde o motorista dificilmente toca; nas portas há tecido onde se encosta o braço e as mãos. O tecido é simples, mas condizente com o que se utiliza no segmento: a concorrência não traz tecidos melhores. Mesmo utilizando materiais simples, o interior é bem-cuidado; ao entrar no carro, não se tem a sensação de estar em um carro básico, "pelado".
Sentado ao volante, tem-se todos os comandos à
mão e o bonito painel à frente, com dois grandes instrumentos, conta-giros à
esquerda e velocímetro à direita. O volante é agradável, com 370 mm de diâmetro
e tem os comandos do sistema de áudio do carro, além de duas teclas
interessantes, a de atender e a de terminar a ligação, para quando há um
celular Bluetooth pareado com o sistema de áudio. Acessório bem interessante
num carro de sua classe, acredito que para competir com o MyLink da GM. Só
que, ao contrário do MyLink, ele vem de série. Os consumidores da GM têm que
pagar à parte pelo sistema.
O cuidado com o desenho estende-se ao interior, agradável e recheado de itens de conforto. |
O sistema de áudio é competente, porém sem ser brilhante. Tem uma qualidade de som razoável, mas sem muita potência. Aumentei o volume ao máximo e consegui ficar dentro do carro. Claro que a potência é suficiente para o dia a dia, mas quem gosta de ouvir música bem alto irá reclamar. Se bem que a Hyundai diz que o HB20S é direcionado a homens de 30 a 50 anos com família e este não é o tipo que costuma escutar som no último volume, portanto, acredito que o equipamento irá atender bem. Apresenta uma entrada auxiliar em uma USB no painel, em sintonia com as mídias usadas atualmente.
O grande diferenciador dele são os comandos no volante, raro no segmento, e o recurso do Bluetooth, que permite ao motorista tocar as músicas do seu celular sem ter que ligá-lo por fios, além de poder atender as ligações sem tirar as mãos do volante, o que contribui para a segurança e evita multas. Uma vez pareado, o aparelho detecta automaticamente a presença o celular assim que é ligado, dispensando futuras intervenções do usuário.
Ao contrário do que fez a Toyota no Etios, a
distância entre eixos do hatch foi mantida no sedã. Portanto, em termos de
espaço interno, praticamente nada mudou. O espaço longitudinal é suficiente,
sem ser generoso. Se o motorista e o passageiro que vai atrás tiverem estaturas
médias, haverá bom espaço para ambos. Mas se um deles for mais altinho,
esperam-se apertos. Os vidros traseiros descem quase totalmente, 95%.
Espaço do banco traseiro é conveniente |
Graças à boa largura de 1.680 mm, o espaço transversal é adequado para garantir liberdade de movimentos para motorista e passageiro sem que se esbarrem o tempo todo. O espaço para cabeça no banco traseiro é bom, mesmo tentando, eu não consegui encostar a cabeça no teto. Mas três passageiros atrás sentarão juntinhos e o do meio não terá encosto para cabeça e nem cinto de três pontos. O HB20S fica melhor se usado por até quatro pessoas. E, como o foco do carro é em uma família com filhos, é equipado suportes Isofix para garantir a segurança das crianças que sentam nas cadeirinhas.
Como não pode deixar de ser considerado quando
se fala de um sedã, o porta-malas é generoso, porém não tanto quanto o dos
concorrentes. Enquanto o Etios tem expressivos 562 litros, o Grand Siena tem
520 litros e o novo Prisma, 500 litros, o HB20S oferece 450 litros de espaço para
as bagagens. Está certo, é pouco mais que os 440 litros do New Fiesta, mas a
Hyundai preferiu sacrificar a capacidade do porta-malas em nome do equilíbrio
do estilo. Conseguiu.
Eu sentado atrás de mim. |
De qualquer forma, 450 litros não é um número ruim. E o porta-malas é bem revestido, com o estepe no fundo, do mesmo tamanho dos outras rodas do carro. No Premium, inclusive, o estepe também é de alumínio, denotando um capricho por parte da fábrica. O que ficou faltando foi um banco traseiro bipartido, já presente no HB20 hatch. No HB20S ele é inteiriço, mesmo na versão Premium.
Até agora falei e falei do carro parado, mas
andando que é bom, neca. Pois bem, apesar de eu ter andado primeiro no 1,6
litro automático, começarei pelo 1-litro. O motor é um três-cilindros, do grupo
Kia/Hyundai, denominado de Kappa. Desenvolve 80 cv com álcool e 75 cv com
gasolina, sempre a 6.200 rpm, com um torque máximo de 10,2 m·kgf queimando
álcool e 9,4 m·kgf com gasolina, sempre a 4.500 rpm. Definitivamente é um
motor que vai bem melhor usando álcool. Ele é suficiente para mover os 1.014 kg
do HB20S com competência. O corte da injeção é a 6.500 rpm, do tipo limpo.
Porta-malas de 450 litros não é o maior do segmento, mas é conveniente |
Uma curiosidade neste motor é o seu ruído. Quem não o conhece se assusta da primeira vez, pois o carro faz um ronco grave, um “prrrrrrrr” quando é exigido, como se estivesse com problemas de queima em um cilindro. Até que se percebe que realmente está “faltando um cilindro”, pois o motor tem apenas três. Portanto, este ruído é característico do motor e não interfere em nada em seu funcionamento. Fora o ruído, nada mais indica que é um motor de três cilindros, pois o carro vibra muito pouco, a Hyundai conseguiu atenuar bastante esta característica associada a este tipo de motor.
Acelerando, obviamente o carro não tem um
desempenho empolgante, mas não se pode dizer que falte motor ali, o 1-litro acelera
bem para a cilindrada. Fiz alguns testes com o ELM327, mas quando eu dirigi o 1-litro, já estava fora de Itaipu, então não consegui uma reta plana. Mas mesmo
assim medi o 0 a 100 km/h no programa Torque do Android, obtendo 13,2 s na
descida e 16,9 s na subida, o que significa que a aceleração dele em uma reta
fica entre estes dois valores, aproximadamente 15 segundos. Quando o velocímetro marca 80 km/h, o carro está a 75 km/h, um erro de 5 km/h para mais.
O câmbio é curto, como em todo 1-litro,
para compensar o menor torque inerente a esta cilindrada. Em 5ª marcha, o carro
faz 28 km/h para cada 1.000 rpm, o que significa que a 120 km/h ele gira a 4.280 rpm, próximo à rotação de torque máximo.
Na velocidade máxima indicada pela fábrica, de 157 km/h, o motor está girando a
5.600 rpm, abaixo da rotação de potência máxima. Por estas características,
vê-se que a Hyundai priorizou a economia em uso rodoviário. O que é difícil fazer é o punta-tacco, infelizmente.
Acharam que eu perderia a chance de usar meu brinquedinho, o ELM327? A sapata do pedal do freio do automático é larga, como deve ser |
Se o 1-litro é competente, o 1,6 é diversão pura. É o motor Gamma, o mesmo que equipa vários carros Kia e Hyundai, como Soul e Veloster, desenvolvendo 128 cv a álcool e 122 cv a gasolina a 6.000 rpm, com torque de 16,5 m·kgf a 5.000 rpm e 16,0 m·kgf a 4.500 rpm (A/G), números respeitáveis em se tratando de um 1,6-litro, que é o aspirado mais potente do mercado nessa cilindrada.
Os 128 cv e 1.057 kg de peso do carro dão uma relação
peso-potência de 8,25 kg/cv, o que torna o carro muito ágil, diria até que com
uma tocada esportiva. O motor tem boa potência desde os 2.000 rpm, indo liso até o
corte a 6.200 rpm, também do tipo limpo. Ao contrário do 1-litro, consegui
medir o 0 a 100 km/h dos dois carros de 1,6 litro que dirigi na crista da usina
de Itaipu, uma reta perfeitamente plana. Com o manual, acelerei de 0 a 100 km/h
em 10,5 segundos e o automático foi da imobilidade a 100 km/h em 11,4 segundos.
Infelizmente não nos foi informado qual combustível estava nos tanques dos
carros, mas provavelmente era álcool. O erro do velocímetro do 1,6 litro automático é menor que o do 1-litro: quando a o ponteiro marcou 80 km/h no painel, o GPS indicava 77 km/h de velocidade real, apenas 3 km/h a menos do que a velocidade indicada.
Os câmbios manual e automático do 1,6-litro são logicamente mais longos do que o do 1-litro. O manual, a 1.000 rpm em
5ª marcha, leva o carro a 35 km/h, o que significa 3.430
rpm a 120 km/h, garantindo um baixo ruído em estrada e uma boa economia. Ela
fica bem entre um 4+E e um 5 marchas reais, pois a máxima é atingida em 5ª
marcha, porém a uma rotação bem abaixo da de potência máxima. A 4ª marcha leva
o carro a até 173 km/h (rotação de corte do motor), mas a velocidade máxima é
de 189 km/h em 5ª com o motor girando a apenas 5.400 rpm, bem abaixo das 6.000 rpm de
potência máxima.
No automático isto não é diferente, a máxima em
3ª marcha é de 165 km/h e a velocidade máxima (177 km/h) é alcançada apenas em
4ª marcha, a meras 4.730 rpm. A 4ª e última marcha leva o carro à velocidade de
37 km/h para cada 1.000 rpm do motor, o que implica em 3.200
rpm a 120 km/h, rotação excelente para uso em estrada.
Roda do estepe é de alumínio, raro de se ver hoje em dia |
Apesar de ter apenas quatro marchas, o câmbio automático é eficiente. Comandado eletronicamente e com bloqueio do conversor de torque na última marcha, as trocas são feitas com rapidez. É um câmbio relativamente antigo, suas origens remontam à década de 1990, mas veio sendo modernizado ao longo dos anos e ainda é usado em muitos carros do grupo coreano Kia/Hyundai. De qualquer forma, é bom ver um verdadeiro câmbio automático, epicíclico, em um carro da faixa de mercado do HB20, em que quase toda a concorrência utiliza os câmbios robotizados, mais baratos.
Dirigindo-se calmamente, o câmbio parece ter
uma grande pressa em chegar à 4ª marcha, a ponto de engatá-la a 45 km/h, com o
motor a apenas 1.200 rpm. Claro que se pisar um pouco, ele imediatamente reduz
a marcha, mas não deixa de ser estranho olhar o conta-giros e vê-lo marcar 1.200
rpm. Imagino que esta escolha foi feita para priorizar a economia para quem
dirige calmamente.
O comportamento dinâmico do carro é muito bom,
sendo firme, sem ser duro, com freios e direção dosados na medida certa. Não
cheguei a levar o carro ao limite nas curvas, mas por algumas curvas que fiz em
Itaipu, deu para sentir que o limite dele é bem alto. A direção responde
corretamente em baixa velocidade, sem ficar leve demais em alta. O conjunto
todo transmite uma sensação de segurança em velocidades mais altas (cheguei a
150 km/h), mesmo com uma suspensão bem tradicional, McPherson na
dianteira e eixo de torção na traseira, o que comprova o bom acerto por parte
da fábrica. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na
traseira, esquema tradicional no segmento e quando exigidos, responderam a
contento.
Apóia-braço central, um mimo interessante da versão Premium automática |
A posição de dirigir é facilmente encontrada, com o auxílio das três regulagens do banco (distância, inclinação e altura) e do volante regulável em altura e em distância (apenas nas versões Comfort Style e Premium). Os comandos dos vidros ficam na porta do motorista, facilmente acessíveis, enquanto que o comando dos retrovisores elétricos fica um pouco mais afastado, no painel, logo abaixo da saída de ar. Particularmente, prefiro-os na porta, para que o motorista possa ajustar os espelhos ficando na posição mais próxima possível à que usa para dirigir. O ar-condicionado é bem eficiente, mesmo no 1 litro, deu conta do calor de 33 ºC com a alta umidade relativa do ar de Foz do Iguaçu.
O painel tem as informações necessárias, mas nível de combustível e temperatura do motor estão num mostrador digital, indicados por barras, de forma menos precisa e menos visível do que um ponteiro. Este mostrador digital incorpora também os dados do computador de bordo e do hodômetro, sendo que na versão automática ele também mostra as posições da alavanca seletora (P-R-N-D-3-2-1).
Quanto ao painel, cabe uma pergunta: se o HB20
foi feito para o mercado brasileiro e, segundo a Hyundai, a fábrica é apenas
para suprir o Brasil, não havendo planos de exportá-lo para outros países da
América do Sul, por que ele é todo escrito em inglês? Trip, termômetro com
indicações C e H (Cold e Hot, frio e quente) e marcador de combustível com E e
F (Empty e Full, vazio e cheio), não poderia este painel estar com as
referências em português, já que o HB20 é vendido apenas no Brasil? Fora que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina o uso do nosso idioma nesses casos.
Na versão automática, o carro tem o mimo de ter
um apóia-braço para o motorista poder desfrutar melhor do conforto, podendo
segurar o volante por baixo com os dois cotovelos apoiados, o que minimiza o
cansaço de se dirigir em estrada. Só ficou devendo um controlador de velocidade
de cruzeiro, apenas isto que falta para completar o kit “conforto nas viagens”. Foi lembrado o indispensável acionamento do limpador de pára-brisa uma-varrida, mas o mesmo não pode ser dito da faixa degradê no pára-brisa, um pequeno detalhe que faz falta. Mas sabiamente a Hyundai brasileira adotou o espelho convexo também no lado do motorista.
Todos os preços e versões do HB20S |
Os preços do HB20S começam em R$ 39.450, para a versão Comfort Plus de 1 litro, indo até R$ 53.595 da versão Premium 1,6 litro automática. A previsão da Hyundai é de vender 40.000 unidades anuais do sedã, sendo 60% delas equipadas com motor de 1,6 litro. As vendas começarão em 20 de abril, portanto, estes preços já contemplam a majoração escalonada do IPI que ocorrerá após 31 de março.
O HB20S reúne muitas qualidades, que compensam
seus poucos defeitos. A linha HB20 tem sido um sucesso desde seu lançamento,
sendo freqüentemente encontrado com sobrepreço em relação à tabela do
fabricante. Talvez por isto a Hyundai tenha optado por lançar o sedã a um preço
um pouco maior, por entender que o mercado atual está comportando este valor.
Porém, deve-se considerar que ele já vem equipado de série com os principais
itens que em alguns de seus concorrentes são cobrados à parte.
Nesta faixa de preço de 40 a 50 mil existem
muitas boas opções no mercado, vindo o HB20S para somar-se a elas. E, no seu
caso, uma ótima opção.
CMF
FICHA
TÉCNICA HYUNDAI HB20S
|
|||
Versão
|
COMFORT PLUS
|
COMFORT STYLE
|
PREMIUM
|
Câmbio
|
Manual
|
Automático
|
|
MOTOR
|
1,0L
Kappa Flex
|
1,6L Gamma Flex
|
|
Número de
cilindros:
|
Três, em linha
|
Quatro, em linha
|
|
Posição
do motor:
|
Dianteiro, transversal
|
||
Cilindrada
(cm³):
|
998
|
1.591
|
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
71,0 x 84,0
|
77 x 85,44
|
|
Potência
máxima (cv):
|
80 (A) / 75 (G) a 6.200rpm
|
128 (A) / 122(G) a 6.000rpm
|
|
Torque
máximo (m·kgf):
|
10,2 (A) / 9,4 (G) a 4.500 rpm
|
16,5 (A)
a 5.000 rpm /16,0 (G) a 4.500rpm
|
|
ALIMENTAÇÃO
|
|||
Trem de
válvulas
|
Duplo
comando no cabeçote, fase variável na admissão e no escapamento, acionamento por
corrente, 4 válvulas por cilindro
|
||
Formação
de mistura
|
Injeção seqüencial no duto
|
||
TRANSMISSÃO
|
|||
Tipo
|
Transeixo e tração dianteiros
|
||
Número de
marchas do câmbio
|
5
a frente + ré
|
5
a frente + ré
|
4
a frente + ré
|
Relações
das marchas (:1)
|
|||
1ª
|
3,727
|
3,615
|
2,919
|
2ª
|
2,056
|
1,962
|
1,551
|
3ª
|
1,269
|
1,286
|
1,000
|
4ª
|
0,964
|
0,971
|
0,713
|
5ª
|
0,774
|
0,774
|
-
|
Ré
|
3,636
|
3,545
|
2,48
|
Relação
do diferencial (:1)
|
5,071
|
4,059
|
4,121
|
Embreagem
(tipo):
|
Monodisco a seco
|
Monodisco a seco
|
Não aplicável
|
SUSPENSÃO
|
|||
Dianteira
|
Independente,
McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e
barra estabilizadora
|
||
Traseira
|
Eixo de
torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
|
||
DIREÇÃO
|
|||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
hidráulica
|
||
Voltas
entre batentes
|
3
|
||
FREIOS
|
|||
Dianteiros
|
A disco ventilado
|
||
Traseiros
|
A tambor
|
||
De
estacionamento:
|
Mecânico, por alavanca, rodas
traseiras
|
||
RODAS
E PNEUS
|
|||
Rodas
|
Aço, 5,0J x 14
|
Alum. 5,0J x 14
|
Alum. 5,5J x 15
|
Pneus:
|
175/70R14
|
175/70R14
|
185/60R15
|
DIMENSÕES
|
|||
Comprimento
(mm):
|
4.230
|
||
Largura
(mm):
|
1.680
|
||
Altura
(mm) :
|
1.470
|
||
Distância
entre eixos (mm):
|
2.500
|
||
Altura do
solo (mm):
|
1.650
|
||
Bitola
dianteira/traseira (mm)
|
1.491 / 1.494
|
||
PESOS
E CAPACIDADES
|
|||
Peso em
ordem de marcha (kg)
|
1.014
|
1.057
|
1.084
|
Carga
útil (kg)
|
406
|
423
|
426
|
Porta-malas
(L)
|
450
|
||
Tanque de
combustível (L)
|
50
|
||
DESEMPENHO
|
|||
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
14,9 (A) /15,9 (G)
|
9,3 (A) / 9,7 (G)
|
11,0 (A) / 11,4 (G)
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
162 (A) /157 (G)
|
189 (A) / 184 (G)
|
177 (A) / 174 (G)
|
GARANTIA
|
|||
Prazo
(anos)
|
5
|
EQUIPAMENTOS
HB20S
|
1,0
|
1,6
|
|||||
Com-fort Plus
|
Com-fort
Style
|
Com-fort Plus
|
Comfort Style
|
Premium
|
|||
Man.
|
Man.
|
Man.
|
Aut.
|
Man.
|
Aut.
|
||
SEGURANÇA
|
|||||||
Alarme
perif. c/ sensor de inclinação
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Alarme
periférico
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Alças de
segurança
|
–
|
S
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Apoios de
cabeça dianteiros c/ regulagem de altura
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Apoios de
cabeça traseiros (2) c/ regulagem de altura
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Barras de
proteção nas portas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Bolsas
infláveis frontais
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Cintos
diant. c/ ajuste de altura
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Cintos
dianteiros com pré-tensionadores
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Cintos
tras. laterais de 3 pontos
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Faróis de
neblina
|
–
|
S
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Fixações
Isofix
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Freios
ABS com EBD
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Refletores
de segurança nas portas dianteiras parte interna
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Refletores
de segurança nos pára-choques traseiros
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Sensor de destravamento das portas em caso de
acidente
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Terceira
luz de freio
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Travamento
central, incl. p-malas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Travamento
portas a 15 km/h
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
CONFORTO
E COMODIDADE
|
|||||||
Abertura
interna do porta-malas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Acendimento
automático dos faróis
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Apóia-braço
central banco do mot.
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
–
|
S
|
Apoio do
pé esquerdo
|
S
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Aquecedor
|
S
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S
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S
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S
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S
|
S
|
S
|
Ar-condicionado
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Aviso de
chave na ignição
|
S
|
S
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S
|
S
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S
|
S
|
S
|
Aviso de
portas mal-fechadas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Banco do
mot. com reg. de altura
|
S
|
S
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
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Banco
traseiro rebatível
|
S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
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Bancos
dianteiros reclináveis
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Bolsas
nos encostos do bancos D
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S
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S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
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Chave-canivete
com telecomandos
|
S
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S
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S
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S
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S
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S
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S
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Cinzeiro
portátil
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Comando
interno da portinhola do tanque de combustível
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Computador
de bordo (autonomia, consumo médio/instantâneo, tempo de viagem, hodômetro A
e B)
|
S
|
S
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S
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S
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S
|
S
|
S
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Console
central com porta-objetos
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S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Console
entre os bancos com porta-copos e porta-objetos
|
S
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S
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S
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S
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S
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S
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S
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Conta-giros
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S
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S
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S
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S
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S
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S
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S
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Defletor
dianteiro e traseiro
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S
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S
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S
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S
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S
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S
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Desembaçador
elétrico traseiro
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S
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S
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S
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S
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S
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Direção
assistida hidráulica
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S
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
|
Espelho
nos pára-sóis
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S
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–
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S
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–
|
–
|
–
|
–
|
Espelho
nos pára-sóis c/ iluminação
|
–
|
S
|
–
|
S
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S
|
S
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S
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Filtro de
pólen
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S
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
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Função
ionizador
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–
|
–
|
–
|
–
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–
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S
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S
|
Gancho
para paletó
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–
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S
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–
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S
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S
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S
|
S
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Ganchos
no porta-malas
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S
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S
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
Gaveta
sob o banco do motorista
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
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Hodômetro
totalizador e parcial
|
S
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Iluminação
do porta-malas
|
–
|
S
|
–
|
S
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S
|
S
|
S
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Lavador
de pára-brisa elétrico
|
S
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
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Luzes de
teto e de leitura
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
|
S
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Medidor
de combustível
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S
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
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Porta-garrafas
com porta-objetos nas quatro portas
|
S
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S
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S
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S
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S
|
S
|
S
|
Porta-óculos
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–
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S
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–
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S
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S
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S
|
S
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Relógio
digital
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S
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S
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S
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S
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S
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S
|
S
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Retrovisores
externos cor do veículo com ajuste manual
|
–
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–
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S
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–
|
–
|
–
|
–
|
Retrovisores
externos cor do veículo com repetidoras e ajuste elétrico
|
–
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S
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–
|
S
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S
|
S
|
S
|
Retrovisores
externos pretos, man.
|
S
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–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
Termômetro
d'água de arrefecimento
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S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Tomada 12
V
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S
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S
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S
|
S
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S
|
S
|
S
|
Vidro
elétrico 1-toque descida mot.
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Vidros
elétricos 1-toque subida e descida c/ comando pela chave
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Vidros
elétricos nas 4 portas
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Volante
c/ reg. altura e distância
|
–
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S
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–
|
S
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S
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S
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S
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ESTILO
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Acabam.
bancos em tecido azul knit
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–
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–
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S
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S
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S
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–
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–
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Acabam.
bancos em tecido cinza knit
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
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S
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S
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Acabam.
bcos em tecido preto woven
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S
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S
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–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
Acabam.
botão freio estac. cromado
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
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S
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S
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Acabam.
coluna central em preto, exceto para veículos preto Ônix
|
–
|
S
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
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Acabam.
em torno da alavanca de câmbio na cor prata
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Acabam.
portas D em tecido
|
S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Acabam.
saídas de ar cor prata
|
S
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S
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S
|
S
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S
|
S
|
S
|
Acabam.
saídas de ar cor prata e com detalhes em cromado
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–
|
S
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Acabam.
volante e pomo da alavanca de câmbio em couro
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Calotas
Seoul
|
–
|
S
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
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Faróis
com moldura em alumínio
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Faróis
com moldura negra
|
S
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S
|
S
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Grade
frontal na cor preto piano
|
S
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S
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Maçanetas
externas cor da carroceria
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Maçanetas
internas na cor prata
|
–
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Moldura
cromada tampa do p-malas
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Painel em
1 tonalidade, preto
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
–
|
–
|
Painel em
2 tonalidades, preto e cinza
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Palhetas
do limpador aerodinâmicas
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Pára-choques
na cor do veículo
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S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Rodas de
aço c/ pneus 175/70R14
|
S
|
–
|
S
|
–
|
–
|
–
|
–
|
Rodas de
alum. Octus, pn. 175/70R14
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
Rodas de
alum. S-Wing, pneus 185/60R15 e estepe de alumínio
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
S
|
S
|
Vidros
esverdeados
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
SISTEMA
DE ÁUDIO
|
|||||||
Áudio
Hyundai BTH: rádio 2 DIN com função MP3, Bluetooth com áudio streaming, USB e
AUX frontais, comando de áudio e Bluetooth no volante, 4 alto-falantes e
micro-antena no teto
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
S
|
Tweeters
(2)
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
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S
|
S
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Salgadinho ficou essa criança desde a versão "mais barata"
ResponderExcluirE a traseira lembra muito o Siena já desagradou...
Nada haver com o Siena ta maluco?? o carro ficou show, botando todos os seus concorrente direto, no bolso
ExcluirO Siena passou longe aqui! Comparado com o design do HB20s, o Siena é antiquado.
ExcluirTÁ LOUCO....
Excluirnem no sonho lembra o Siena...
O 1.0 de três cilindros por R$40.000? sem chances.
ResponderExcluirIsso é Brasil...
ExcluirQual é o problema com 3 cilindros? Para motores 1.0, três cilindros é o ideal (me corrijam se estiver errado, mas acho que é isso mesmo). O pessoal reclama de falta de carros atualizados e quando chega um, reclamam de novo...
ExcluirO problema não é ser 1.0 com três cilindros, o problema é ter menos de 100 cv!
ExcluirAté hoje sempre existiu 1.0 de 4 cilindros (250cc por cilindro) e ninguém reclamou. Agora aparece um com 333cc por cilindro e vira coqueluche.
ExcluirPelamor, né?
O motor do Porsche 944 era um 4 cilindros com nada menos que 750cc por cilindro!!!! Pergunta pra quem conhece ou conheceu o dito cujo como é que era o negócio. Dica: tem post dele aqui no AE, com filminho e tudo.
Mas tinha arvore de equilíbrio patenteada pela MITSUBISHI...Senão vira Opala 153....
ExcluirOlha o lado bom: Cada cilindro vale mais!
ExcluirMahar, Bob ou quem souber.
ExcluirComo a GMB/OPEL fez para não pagar os royalties à Mitsubishi nos motores 2.2 16V (LA9) e 2.4 16V (LE6 e LMB), que possuem um par de árvores de balanceamento?
Agora querem colocar motor 2.4 em compacto...
ExcluirJá colocaram, meu caro. Veja aí uns vídeos de um Celta com motor LA9 e turbo.
ExcluirBussoranga, só tem dois "jeitinhos": Ou fizeram na mão grande ou mudaram alguma coisa no mecanismo ( se é que isso é possível), só pra tirar o risco de um processo nas costas. Acho que optaram pelo segundo modo.
ExcluirO saudoso Roberto Lee teve um Hispano Suiza de 4 cilindros com 8.0 litros (a grosso modo 2.000 cc por cilindro). O automovel, segundo relatos recentes, estava com o motor travado por ficar parado na fazenda dos Matarazzo de 1988 até 2002, e foi um pereréco para ser recolocado a funcionar. Imaginem se hoje em dia todos automóveis tivessem um motor desses. Não dá...
ExcluirBonito design, realmente é harmônico por ser um sedan. Traseira e linha de cintura altas, lanternas harmoniosas e vidro inclinado. Foi dada atenção aos detalhes, mas a roda do estepe ser de liga é um preciosismo totalmente dispensável, presente apenas para justificar o preço.
ResponderExcluirPor falar em preço, por R$ 54.000 eu fico com um City ou Sonic. Mas assim como o hatch, pelo menos enquanto for novidade, terá sua legião de fãs.
Ainda não andei no modelo, mas não levo muita fé no desempenho do 3 cilindros...
Temos de lembrar que a Hyundai resolveu seguir o caminho de concorrer em um único segmento (no caso os compactos) com um único produto, em vez de criar produtos que de alguma forma redundam entre si. Ela cobre a faixa de preço usual desse segmento apenas agregando equipamentos a um mesmo modelo.
ExcluirLogo, um HB20S concorre tanto com Sonic quanto com Prisma (ambos sedãs pequenos) apenas mudando-se as dotações de equipamentos.
Logo, os custos operacionais da Hyundai são menores que os da GMB, que acaba em uma mesma plataforma fazendo dois modelos diferentes e que só não redundam mais porque têm motores diferentes.
Assim sendo, devemos nos despir do raciocínio de "compacto normal" e "compacto premium" quando falamos da linha HB20, pois a mesma é feita para abranger as faixas possíveis desse segmento com apenas um produto.
CSS, tem que comparar banana com banana. Por 54mil vc compra um HB20s completo automático. Por esse valor, vc mal compra um City básico manual.
ExcluirApesar do preço "salgado", a lista de equipamentos de série é generosa e qualquer carro da concorrência, quando equipado da mesma forma, fica com preços próximos. É nessa hora que o estilo dos HB20 pesa a seu favor e o torna competitivo.
ResponderExcluirCMF, qual a taxa de compressão dos motores?
ResponderExcluirPela diferença de performance entre etanol e gasolina, deve ser algo em torno de 12:1.
Excelente texto. Teria fácil um HB20, mas hatch 1.6, acho que seria um substituto à altura para meu Clio 1.6 16v.
Fernando, desculpe a falha, faltou incluir este dado na ficha técnica. A taxa do motor Kappa 1-litro é de 12,5:1 e a do motor Gamma 1,6 litro é de 12,0:1
ExcluirÓtimo, CMF. Achei o sedanzinho meio caro, mas as filas para o hatch revelam que a fábrica errou no preço para menos, infelizmente. Se o brasileiro acha que tá barato, por que reduzir o preço?
ResponderExcluirBom, também to com um elm327 no android. Fantástico! Porém, uso o carputer, achei-o mais interessante que o torque. Experimente—o depois.
abraço.
Lucas crf
Carlos, o espaço traseiro parece ser muito bom, qual a sua altura ? Na versão automática colocaram o apoio para o pé esquerdo que ficou faltando no hatch ou é só o carpete ?
ResponderExcluirMeço 1,72 m, ou seja, tenho estatura mediana. Sentado no banco traseiro, atrás de alguém com minha estatura, o espaço é suficiente, como pode-se ver pela foto "Eu sentado atrás de mim", mas duas pessoas altas, de 1,85 m por exemplo, encontrarão problemas para sentarem-se uma atrás da outra.
ExcluirO apoio para o pé esquerdo é coberto por carpete, poderia haver um emborrachamento ali sim. Mas o importante é que existe a superfície para apoiar o pé e ela está na distância correta para garantir o conforto do motorista.
Acho um carrinho legal, mas o preço ficou meio salgado. Penso que deveria ficar entre 35 e 50. É surreal ver um carro de entrada a quase 55 mil!
ResponderExcluirCarro de "entrada" é um adjetivo, digamos, relativo. Os carros de "entrada" da BMW e Audi no Brasil custam aproximadamente R$100.000. Já o da Ford R$23.000. E por aí vai... A "entrada" da Hyundai é mais em cima que das "4 grandes",
Excluir"A "entrada" da Hyundai é mais em cima que das "4 grandes","
ExcluirE nem por isso é melhor que qualquer uma delas.
A minha entrada é mais embaixo.
ExcluirE a sua?
Já andei como passageiro no hatch 1.6 de um amigo e gostei do carrinho. Muito legal você ter informado a carga útil, pois no manual do hatch eu não consegui localizar. Como os carros orientais em geral, é um pouco reduzida, ainda mais em se tratando de um carro "pensado para a família". Quanto ao 1.0, por acaso acompanhei um ontem numa das vias expressas do entorno de Brasília e gostei do que vi. Eu estava num A160 da família, muito pouco rodado e em excelente estado e o HB se saiu muito bem. Claro que o condutor dele deve conhecer bem a região e saber a localização dos pardais que infestam o DF, então podia andar com mais folga do que eu, que frequento a região esporadicamente, mas o bichinho se saiu muito bem, não dando em nenhum momento a impressão de fraqueza frente ao 1.6 do Mercedes. Acho que o sucesso vai continuar com o sedã, mesmo com o preço um pouco salgado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bacana este Hyundai...neste segmento,a briga vai ser entre ele e o novo Prisma,que mudou da água pro vinho...agora a concorrência vai ter que suar para vender mais do que estes dois.
ResponderExcluirO Prisma 1,0 é bem mais lento de retomadas e bem mais pesado que o HB. #E o 1,4 não é páreo para o potente 1,6 oriental: 24 CV a menos e 150 KG a mais.
Excluirm
Motores novos na linha GM colocariam a dupla Onix / Prisma em outro patamar. Além do desempenho o consumo também está comprometido. O consumidor mais interessado no assunto, seja por gosto (por um trem de força atualizado) ou necessidade (alta km por ano, impactando em muito os gastos com combustível) talvez fuja da linha GM.
ExcluirHB20 1.6, 80 cv/l. Onix 1.4, 76 cv/l. Olhando-se por esse aspecto o motor GM não deve muito a tanta "tecnologia" coreana. A diferença de potência é quase proporcional à diferença de cilindrada. E eu DUVIDO que esse coreano ande tão mais assim que o GM. Andar pode até ser mas bem menos que a diferença de potência faz supor.
ExcluirOs motores mais modernos oferecem melhorias em elasticidade e consumo, sejam Hiunday, Fiat, Ford...comparar potência específica é nivelar por baixo, é comparar o motor na rotação no seu pico de potência e só. Um motor se avalia por toda a gama de rotação. Indiscutível dizer que os GM andam consumindo muito mais que seus concorrentes, a fama já está nas ruas.
ExcluirOs motores GM também são tão "elásticos quanto os mais modernos aí que você citou. GM gasta mais mas não é isso tudo não, depende do motorista. Sei de gente que faz num Astra o que outros não conseguem num Civic. Eu tenho um Prisma 1.4 e já fiz 14 km/l de álcool na estrada. Isso é ruim, por acaso?
ExcluirO preço é alto, mas acho que não vai baixar pois tem quem pague e, além de tudo, ter um Hyundai está na moda...
ResponderExcluirReconheço que é moderno e até nao acho feio, mas eu definitivamente não sou fà dessa atual escola de design da Hyundai. No caso do HB20 a parte que menos gostei é a frente. Inclusive também detesto esses faróis em formato de bolha.
Apesar do conjunto rodas/pneus estar muito bem dimensionados o design geral da carroceria, com sua alta linha de cintura, os faz parecerem pequenos para o carro.
Um Logan 1.6 é muito melhor pedida que esse carro aí. Os dois poderiam ser concorrentes, mas a Hyundai joga seus preços lá em cima...
ResponderExcluirMas não dá pra falar pro vizinho que tá com um "carrão" moderno e chique no úrtimo, né?
ExcluirDeixa chegar o romeno novo, deixa...
ExcluirSe a Renault fizer o "Simbol" aqui, vai dar trabalho, mas periga de inflar o preço do carro.
Eu tenho um logan 1.6 e eu tenho certeza que esse hb20s é superior ao logan, meu carro tem comando que remetem aos anos 80!! tudo duro, ruidoso! só tenho pq eu precisava de um carro novo para trabalhar e não tive dinheiro para comprar um carro melhor!!
ExcluirO Taxsita
olha o crash test dos dois pra ver qual é "muito melhor pedida"
ExcluirPorque será no Brasil pegou tanto essa onda de sedã pequenos, nossas ruas estão parecendo o leste europeu, cheio desses minisedãs, parece uma vontade inconsciente de se sentir um pouco norte-americano, onde os sedã de tammanho natural imperam.
ResponderExcluirÉ que aqui o viventi não tem grana pra bancar um sedanzão que preste, então, pra substituir o Celta/Uno/Palio/Gol/Ka..., vão esses aí mesmo que tá de bom tamanho. E repare que os porta malas desses carros são até maiores que os de carros de segmento superior. São os carros pau pra toda obra da família brazuca, e com uns 50 ou 60 reais a mais nas parcelinhas do carnê, hehehe...
ExcluirR$ 39.500 por um carro 1.nada? Tá bom Hyundai, senta lá vai... tá se achando marca premium mesmo.
ResponderExcluirBem, pra quem cobra 70 pau no médio que vendia horrores aqui na geração passada com 5 pilas a menos, faz as contas...
ExcluirCMF, esse carro com o motor 1.0 tem um par de engrenagens do diferencial com relacao maior que 5,0:1. Ja li em algum lugar que pares de engrenagens com relacao maiores que 5,0:1 tem a durabilidade comprometida! la sei vai um hyundai!!\
ResponderExcluirComo o 1.0 não me interessa, fui comparar o 1.6 com o outro carro que me agradou no segmento, o Prisma.
ResponderExcluirComparando o Prisma 1.4 LTZ com o HB20S Comfort, o primeiro é mais caro 1.000 reais (segundo a Hiunday esse preço já é com o aumento do IPI do final de março, então é mais de mil).
E qual a diferença? Roda Liga Leve, retrovisor elétrico e faróis de neblina + My link como diferencial. O HB20S vem com motor mais moderno e mais potente.
Acho que neste caso a Hiunday está na frente, ou no mínimo em condições iguais, não?
Dependendo de como se sair o HB20 a GM certamente vai mexer no preço do Prisma, isso, claro, se as vendas deste sofrerem queda. Espere pra ver.
ExcluirCMF,
ResponderExcluirOlhando as fotos, me parece que a parte inferior da porta traseira é a mesma do hatch (o entre eixos é o mesmo, então não devo estar enganado), mudou somente o quadro da janela devido ao novo caimento do teto. O desenho é harmônico mas aquele "complemento de janela" na coluna C é de gosto duvidoso. A dupla Prisma / Onix utiliza exatamente a mesma porta (mesmo entre eixos também), a GM teve que criar o "sport sedã" como solução.
HM
Compare com o Elantra, que não ficou tão harmônico assim. Mas perto dos carros para mercados emergentes, está bem mais resolvido. Pena que não teve aquela esticadinha de uns 5 cm na traseira, as pernas e costas agradeceriam...
ExcluirPor esse prêço num sedâ é lógico que outras opções de marcas serão bem consideradas, o que não ocorre tanto com os HB20 hatch, pois ele se destaca bem mais no seguimento. Vale notar que o Grand Siena é um sedâ um pouco maior, com excelente mecânica e prêço comparável ao HB20S (senão, menor).Páreo duro no seguimento.É apenas um exemplo. Só conheço o Hb20S por fotos e achei bem bonito. Até hoje não tive conhecimento do consumo real desses carros. Quanto ao prêço, já não tenho mais noção do que mais vale e menos vale no Brasil colônia capitalista............
ResponderExcluirO Grand Siena tem praticamente as mesmas dimensões que o HB20S. Ganha no porta-malas mais generoso e tem 1 cm a mais de entre-eixos, se bem que minha lancha provavelmente se enrosque se eu entrar na parte de trás da cabine. Também ganha no motor, que já é oferecido com 1.4l de deslocamento e no preço que já parte de R$ 37.000,00. Em compensação, perde em equipamentos.Como fiz uma comparação bem rasteira, não sei se os opcionais encareceriam o Grand Siena, já que a Hyundai só vende pacotes fechados...
ExcluirGostei dos itens de série e até do capricho da roda de alumínio, se bem que não ter ABS no 1,0 simples foi vacilo.
ResponderExcluirFora isso, achei muito caro, mas infelizmente todos são assim no Brasil e se engana quem acha que os concorrentes são muito mais baratos. Entre nos sites dos "4" fabricantes nacionais e vejam no "monte o seu" quando fica, por exemplo, um Gol ou Onyx, com AC e vidro elétrico nas 4 portas. Hoje infelizmente carro de 30 mil anunciado é pelado, se for comprar um carro pequeno que não seja 1.0 com AC, DH, vidro elétrico nas 4 portas,não tem muito como fugir dos quase 40 mil. Infelizmente.
Um belo sedâzinho. Mas muito caro. Como disseram, o Logan, apesar de 'feio' (não acho, mesmo porque tenho um), tem custo-benefício muito melhor.
ResponderExcluirBem que poderia ter uma versão pé de boi, mas no mercado nacional se uma marca quiser ter ambição de se tornar "premium" tem que evitar de vender para frotista, já que nossa classe média tem ojeriza a qualquer coisa que lembre "trabalho". O desenho ficou melhor que o do hatch, mesmo com a falsa vigia na coluna "C". Aguardemos a dupla "Logan/Simbol"...
ResponderExcluirRapaz, senta no banco de traz p/ ver como é, parece os aviões da GOL, apertado, mto apertado, não basta apenas sentar, tem que andar uns Kilômetros p/ sentir-se "apertado", lamentável.
ResponderExcluirTem um monte de gente babando ovo nesse motor de 128 cavalos. Cuidado, gente, não se esqueçam dos cavalos PMPO da dupla coreana.
ResponderExcluirE aqueles 104 cv da GM são maravilhosos...
ExcluirMaravilhoso, mesmo só o Andaluz. A propósito, não existe Econoflex de 104 cavalos, somente de 97, 102, 105 e 106, todos no álcool. Acho que você está fazendo confusão com os 104 do VW EA, 1.6. Já vi que tu pegou esse coreano pra adotar, né? Compre e seja feliz. Mantenho o que eu disse, muita babação pra pouco resultado.
ExcluirÉ, tem razão anônimo.
Excluira hyundai quase não evoluiu, deve ser só marketing mesmo.
bom mesmo é gm, sempre à frente no mercado...
É, Ledoni, muito marketing mesmo... e você parece que foi mais um dos que mordeu a isca.
ExcluirGosto dos low-cost, mas prefiro guardar dinheiro e comprar um médio mesmo. Não confunda, os 120 e alguma coisa (varia de carro a carro já que mexem na curva de torque e consequentemente na potência) se tornaram mancos no Veloster porque havia uma promessa de um motor com injeção direta com 160 cv. E teve clientes que pagaram para levar isso e mais alguns acessórios e não receberam o que pediram. Não confunda Hyundai-CAOA com Hyundai Brasil. Na Kia, esse 1.6l também é coringa para a maioria dos modelos e os dois são sócios na Coréia, mas não aqui, onde a Gandini assumiu as operações da marca do tigre sorridente.
ExcluirNão fiz confusão, apenas me referi ao motor e somente ele. Quanto ao Veloster, nem quero falar daquilo... Você e o outro aí é que se apressaram e já meteram a GM no meio do bolo, com seu combalido e esforçado 1.4. Eu nem estava fazendo comparações. Mas vamos lá, então, já que resolveram citar. Esse 1.6 coreano, com tudo o que tem de mais moderno (menos injeção direta) consegue 80 cv/l, uma boa marca mas nada extraordinário. O Ecotec 1.8 tem 80 cv/l, o 2.0 da Mitsubishi tem 80 cv/l, o 1.35 da JAC tem 80 cv/l... todos mais ou menos na mesma fase de desenvolvimento. O 1.4 econoflex não tem modernidade nenhuma da qual possa se gabar e consegue 76 cv/l. Mesmo assim consegue funcionar liso e com uma marcha lenta de pouco mais de 700 rpm, sem tranquear nadinha. Sinceramente, para o uso que se vai fazer desses carrinhos, não vai fazer muita diferença se tem 20 cavalos mais lá na casa dos 6000 rpm, acho que o comportamento geral do carro, pós venda e questões de gosto pessoal é que vão definir as coisas.
ResponderExcluirVai ser um páreo duro. Num primeiro momento, se a dupla coreana não fizer "cu doce" para os mecânicos independentes como algumas marcas japonesas e francesas fazem, será um páreo duro com os GM que já estão redondinhos e o cara consegue saber o que fazer só com uma acelerada...
ExcluirMotores orientais apesar de serem sofisticados (um apzão não tem comando de válvulas variáveis só para começo de conversa e para a alegria dos mexânicos a engenharia da Volks fez questão de fazer cagada com os 16 válvulas e turbo) são resistentes e quase não dão manutenção desde que bem cuidados.
Lembre que os motores Hyundai inicialmente eram Mitsubishi fabricados sob licença. E que eles estão a anos-luz dos chineses...
Anônimo das 10h21, gostei bastante da sua comparação. Eu estou no meu terceiro 1.4 da GM, atualmente com 106cv no onix e digo que estou bastante satisfeito. Como o motor rende mais ou menos até uns 2200rpm, legalzinho até uns 3000rpm e empolgantemente entre 3000rpm e 6100rpm, a tocada fica bem esportiva (embora o desempenho não seja de um bólido) e confesso que gosto muito desse motor, seja pela potência quando se pisa, seja pela economia quando se anda tranquilo. Mas se a GM adotasse nesse propulsor um variador de fase do comando de válvulas e/ou um coletor de admissão de geometria variável, aí o pessoa da concorrência ia chorar mesmo, principalmente os donos de 1.6 da VW que só têm no torque (potência em baixa rpm na verdade) um motivo para justificar os 200cm3 a mais de "motor".
ExcluirBruno S
Bruno S
ExcluirPelo que você contou a respeito do comportamento do seu Onix te digo que ele é a mesmíssima coisa que o Corsa 1.4. Depois dos três mil, três mil e poucos, a coisa muda bem de figura. O motor cresce com força e com um ronco que até instiga. Mas... quando a coisa começa a ficar interessante a dona GM vem e me corta o motor a 6300 giros. Complicado isso num motor com pico a 6000.
Eu acho muito estranha essa potência declarada pela hyundai para o motor 1.6. Pela relação peso/potência, esses 128cv daria um desempenho um pouco melhor do que os aferidos. Pela massa do carro e pelo valor do 0-100 como referência, eu daria uns 115cv para esse propulsor.
ResponderExcluirBruno
Pois é, depois o pessoal fica me tirando quando eu falo em cavalos PMPO...
ExcluirMas é isso que faz o carro vender: Desenho estiloso e propaganda.
ResponderExcluirEu acho até que os outros fabricantes estão seguindo a mesma linha, um exemplo é a Ford. Toda vez que vejo um Fiesta sedan ou hatch, ou o novo Ecosport, de imediato me lembra um Hundai.
Talles
CMF, muito obrigado pelo review! Estou para comprar este carro, e a avaliação me fez dar um passo a mais nesse sentido. Mas senti falta da informação de consumo de álcool e combustível. Especificamente, do 1.6 automático. Você tem esses dados?
ResponderExcluirNavegando encontro um velho amigo que não vejo a anos ...
ResponderExcluirUm forte abraço
Tchelo
Sou um feliz ex-proprietário de um HB20. Gostei muito do veículo, mas as suspensões são insuficientes e mal ajustadas ao veículo. Podem ser bem construídas, mas são falhas quanto às cargas de molas e amortecedores, sem contar que estes últimos não tem "stop hidráulico" que faz com que não haja barulho ao se estender totalmente e de uma vez os amortecedores ( caída de roda em buracos ) A fábrica não faz nada com todos os Proprietários reclamando e até as Concessionárias. No mas o veículo é muito bom. Realmente é uma pena a Hyundai não ouvir seus Clientes. O jeito é vender o produto.
ResponderExcluirLembrem que o motor 1.6 do HB20s é o mesmo bem falado 1.6 do Kia Cerato e Kia Soul. Eles compartilham o mesmo motor.
ResponderExcluirSei que o tópico é velho, de qualquer forma vale a pergunta. O new fiesta sedan e o HB20s (1.6) disputam um pouco do mesmo público, a minha dúvida é: qual é melhor no espaço do banco traseiro? Isso porque o new-fiesta sedã me parece ser mais bem construído e ter mais cara de premium (e o robotizado dele é show) mas o banco traseiro ridiculamente pequeno afasta alguns potenciais compradores (como eu por exemplo).
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