Wilson Fittpaldi (4/08/1920–11/03/2013) |
Faleceu na madrugada de hoje, aos 92 anos, Wilson Fittipaldi, o "Barão", um dos nomes mais importantes do automobilismo brasileiro, quem tive a honra e o prazer de conhecer ainda na minha adolescência, antes mesmo dos seus filhos Wilson Jr. e Émerson.
Faleceu no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, onde se encontrava internado desde 25 de fevereiro com problemas respiratórios. Wilson, natural de Santo André (SP), havia escolhido o Rio há vários anos para viver depois do falecimento de sua esposa Juze em 2006.
Foi piloto na juventude, mas seria como radialista na Rádio Panamericana, atual Jovem Pan, que Wilson daria sua enorme contribuição para o automobilismo nacional ao, junto com Eloi Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube, criar a Mil Milhas Brasileiras, em 1956, que logo se tornaria a maior expressão em corridas no Brasil.
Não apenas pela corrida em si, que transplantava da Itália a famosa Mille Miglia, a prova de estrada mais importante do mundo que ia de Brescia a Roma e retornava no mesmo dia, para o Autódromo de Interlagos, em que os 1.600 quilômetros eram cobertos em 201 voltas no traçado original, mas também, e principalmente, por ter conseguido a façanha de envolver a indústria de autopeças no automobilismo, o ponta-pé inicial para o profissionalismo de pilotos.
Foi de Wilson Fittipaldi a idéia de trazer pilotos gaúchos e seus carreteras para o palco de Interlagos, que para isso exigiu extensa negociação com a plêiade de pilotos do Rio Grande do Sul, que acabou resultando num colorido especial e único para a Mil Milhas, inclusive com a vitória da brilhante dupla gaúcha Catharino Andreatta-Breno Fornari, com um carretera Ford.
Seu envolvimento com o esporte a motor foi tão grande que não demorou a ver que a estrutura do poder desportivo do automobilismo nas mãos do Automóvel Club do Brasil não servia mais aos interesses nacionais e iniciou o movimento para a criação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o que se concretizou em 1961.
Perde o Brasil uma grande personalidade e o AUTOentusiastas expressa suas mais profundas condolências ao Wilson Jr., seu filho Christian e ao Émerson, e a toda a famiíla Fittipaldi.
BS e toda a equipe dos AUTOentusiastas
BS e toda a equipe dos AUTOentusiastas
Acredito que o fim de Jacarépagua contribuiu pra sua internação em fevereiro.
ResponderExcluirLuiz CJ.
O triste fim de um circuito importante por conta de especulação imobiliária. Curioso é que o próprio prefeito assumiu que a sociedade tem que cobrar, se não o projeto do novo autódromo não será prioridade.
ExcluirMais um grande nome que perdemos. Condolências à família e ao esporte motor do Brasil.
ResponderExcluirO que a familia Fittipaldi fez pelo automobilismo nacional jamais foi devidamente reconhecido .essa "jestão" da CBA que cobra 8 mil para emitir uma carteira de piloto deveria ter vergonha de ter destruido o trabalho de base que outras gerações consolidaram em sete titulos mundiais para o automobilismo nacional.
ResponderExcluirDescanse em paz Barão !
Hoje cedo, ao ouvir a noticia, lembrei-me imediatamente de sua emocional e cativante narração, direto de MOnza do primeiro título de Emerson.
ResponderExcluirRealmente lá em cima, está ficando agitado. R.I.P., Barão, em abraço solidário aos irmãos.
Meus sentimentos a toda a família Fittipaldi. Me interessei por automobilismo na década de 70, assistindo a F-1 com Emerson e Wilsinho. De seu empenho acredito que nasceu uma geração de vitoriosos pilotos brasileiros.
ResponderExcluirA importância desse profissional é mais do que seu trabalho mostrava.
ResponderExcluirPersonagem da história de nosso automobilismo.
Perdemos um grande ícone do nosso automobilismo, e por que não dizer, da nossa própria história. Muita força à família neste momento, e que possam encontrar conforto no exemplo do Barão e na história de vida que deixou.
ResponderExcluirO mundo autoentusiasta fica mais pobre. Meus sentimentos aos Fittipaldi.
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