O lançamento da Nova Ranger, da Ford, foi neste último fim de semana, na cidade de Salta, que dista 1.500 quilômetros a noroeste da capital argentina A cidade fica em uma planície – plana de verdade, tão plana que as piscinas das casas de campo são rasas e elevadas do solo, senão não se tem como escoar a água, Ela fica logo aos pés da imponente Cordilheira dos Andes.
A província de Salta – “la linda”, como é chamada – estava na sua estação de seca, que, assim como o nosso Cerrado do centro-oeste, cai no outono e inverno. Lá, na estação das chuvas, chove só 1.000 mm, enquanto que no nosso Cerrado chove quase que o dobro. A terra é relativamente boa, a lavoura tradicional é o tabaco, mas a soja está entrando forte.
Da cidade se vê as primeiras elevações dos Andes, e ao longe, lá longe, nos cumes mais altos, se vê alguma neve. Sol. De dia calor seco de se andar só com camisa e de noite frio seco de sair com malha e casaco.
A cidade, assim como a maior parte da Argentina, infelizmente, carece de limpeza pública. Está suja, nos dando a sensação de quando entramos num barco sujo: que aquela coisa vai afundar a qualquer momento. Uma pena.
Enquanto isso, pasme o caro leitor, a “presidenta” Kirchner está preocupada com o lançamento de sua bonequinha “Christinita”, uma bonequinha que mais parece uma bruxinha de vudú, a ser vendida em órgãos públicos. Mas o país é naturalmente rico, o povo é trabalhador, burro de carga que nem o nosso e, sabe-se lá como, la nave vá.
A Nova Ranger ficou bonita. Causa boa impressão. Segundo a
Ford, não tem um parafuso da antiga. E não tem mesmo. É outra picape, maior, mais “social” no
visual, apesar de ser mais valente no fora-de-estrada.
Visual ganhou bastante em relação à geração anterior |
Sua grande vantagem, a meu ver, diante da concorrência – leia-se VW Amarok, Chevrolet S10 e Toyota Hilux – é dar mais conforto a quem vai no banco traseiro, onde três adultos viajam bem. Ali o espaço para as pernas é amplo – faço sempre o teste de “sentar atrás de mim” (1,80 m guiando e 1,80 m sentado atrás) e sobrou muito espaço. O ângulo do encosto do assento traseiro é maior que o das concorrentes – é mais inclinado, nada vertical como nos outros, mais confortável – e nossa cabeça fica longe do teto e longe do vidro traseiro.
Para quem dirige a ergonomia é ótima. Tudo à mão, comandos relativamente simples onde se mexe sem ter que tirar os olhos da estrada, painel com mostradores de boa visão, assentos confortáveis, posição ótima dos pedais, punta-tacco fácil, direção relativamente rápida, no ponto, e de peso certo, não muito leve nem pesada. O volante tem regulagem de altura, porém, diante da imposição de economia de custos, nenhuma versão tem coluna telescópica para regularmos sua distância – deveria ter. Mas os competentes engenheiros conseguiram posicionar o volante numa distância que atende até que bem a todos. Essa é uma economia que eu não faria.
O trambulador do câmbio manual – de seis marchas – não é lá aquelas coisas, não é tão preciso quanto ao da Amarok, por exemplo. Também a mola para o canal da 5a e 6a marchas é forte além do ideal, o que nos exige atenção para que, de 4a e querendo engatar a 5a, não engatemos a 3a, assim como de 5a e querendo a 6a, a alavanca não venha para a 4a. Não é, portanto, daqueles câmbios que, de tão bons, nos esquecemos dele. De qualquer modo, o trambulador impreciso faz com que as trocas acabem ficando mais lentas.
Podendo pagar a diferença, o ideal é ter a versão diesel automática, que também tem 6 marchas. Ela é melhor para tudo. Deixa a picape mais rápida, mais ágil, dando até a falsa impressão de que a programação do acelerador é diferente. A programação do câmbio é muito boa – reduz rápido para a marcha ideal e, na tirada de pé, segura marcha na medida certa. No fora-de-estrada lento, como passando sobre pedras maiores, ele também é muito melhor. Nesse caso, com o automático, o carro roda mais macio. Ele é menos direto que o manual, e assim, ele dando sua leve patinadinha, faz com que as inevitáveis oscilações no pedal do acelerador, provindas das chacoalhadas, interfiram menos no movimento do carro.
Ambas as versões de câmbio têm, em um botão no console, três opções de tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Sendo assim, na verdade, eles têm 12 marchas: 6 na normal e 6 na reduzida. A Ranger arrasta um navio quando em 4x4 reduzida. Se o trator do fazendeiro quebrar, é só engatar a Ranger, ligar o ar-condicionado, o som, e terminar de arar a terra. E isso não é mentira, não. Só os tratores maiores e “traçados”, como na roça chamamos os tratores 4x4, têm os 200 cv que a versão diesel de 3,2 litros gera.
Esse motor de 3,2 litros tem 5 cilindros, 20 válvulas, injeção direta, turbo de geometria variável. O torque é outro monstro: 47,9 m·kgf.
Interior elegante e com bom espaço no banco traseiro |
Não lhe falta força para o fora-de-estrada. Na estrada ele é suficiente para boas e seguras retomadas. Infelizmente, assim como todos os mais de 200 jornalistas de toda a América do Sul presentes, a dirigi pouco, coisa de uns 15 ou 20 quilômetros. Saímos num comboio bastante grande de umas 70 picapes e isso basta para o leitor ter uma idéia da chatice e falta de possibilidade de avaliação. Serviu para constatar que com os vidros fechados e o ar-condicionado recirculando o pó praticamente não entra, senão eu estaria cuspindo tijolos de terra argentina até agora.
Na estrada de asfalto, travada, não passei dos 80 km/h, portanto, não deu para avaliar como ela se porta numa rodovia a 120 km/h, porém, como era o esperado, deu para sentir que certamente ela não é estável como um bom sedã. Não tem como.
Ela tem eixo rígido pesado e feixes de molas na traseira – como uma picape de carga costuma ter – e isso é batata: ela é bem mais durinha que um sedã e a traseira quica nas imperfeições do piso, já que o eixão rígido pesado não permite uma freqüência mais alta da suspensão. Sendo assim, ela sobe e desce devagar e não acompanha as imperfeições do piso.
Apesar de meus amigos redatores do AUTOentusiastas viverem
de gozação para cima de mim com minha obsessão quanto a saber sobre pressão dos
pneus dos carros que testo, perguntei ao responsável a quantas andava a pressão
dos “meus”. Fiquei sabendo que os quatro estavam com 32 lb/pol². Fui conferir
as recomendações no adesivo da porta e vi que o normal para peso leve era 35
lb/pol² nos quatro e, para modo “ECO”, economia de combustível, 38 lb/pol².
Concluí que baixaram a pressão para que no trecho de piso ruim ela nos passasse
a sensação de que é mais macia. Todo carro deve ser testado com pressões de
pneus de acordo com as recomendações do fabricante.
Por ser alta, e mesmo ela tendo uma tremenda barra estabilizadora de mais ou menos uma polegada na dianteira (na traseira ela não tem), na estrada ela oscila mais que um sedã. Por estarmos mais altos em relação ao solo, nossas cacholas oscilam mais que num automóvel, o que nos passa ainda mais essa sensação. Normal, todas as nossas picapes são assim e esta não foge à regra. Não há como.
Dizem que é o preço a se pagar para ter um veículo que vai aonde um sedã não vai. Concordo em termos. Acho que uma suspensão independente na traseira, apesar de mais cara, bem que melhoraria a situação. Dizer que ela é inviável numa picape, por ser menos robusta, é baboseira: vide jipe Hummer que a tem. É só por economia mesmo.
A suspensão traseira independente traria uma tremenda melhora no fora-de-estrada, pois ela permite molas e amortecedores menos duros, já que eles não terão que manejar um eixão rígido pesado e sim braços leves, e também aumentaria o curso da suspensão, o que melhoraria no fora-de-estrada lento e radical, um desses “quase morri” que os jipeiros tanto gostam. Mesmo assim, sobrariam rodas e pneus pesados, portanto, se o sujeito quer mais é conforto e estabilidade, que desista e vá atrás de um carro e não uma picape.
O que posso adiantar é que dentro da categoria, comparativamente, mesmo a tendo guiado pouco, a Ranger me pareceu bem boa. Foi feito tudo o que a engenharia permite fazer, menos milagres.
Só, por favor, peço que o setor de marketing me poupe de ouvir que a Ranger é tão confortável como um sedã. Isso, no mínimo, é desmerecer o conforto proporcionado pelos bons sedãs da marca. Por sinal, vi lá o Mondeo novo. Lindo, show, frente e capô chupado do Aston Martin. A Ford pode, já que ainda tem 12,1% da Aston.
A suspensão traseira independente, além de tudo, permite que a caixa do diferencial fique mais alta, grudada ao monobloco, o que daria à picape um vão livre muito maior, evitando que ele encrave no solo, ocorrência muito comum no fora-de-estrada. Eu mesmo, anos atrás já me encravei numa dessas com uma Ranger 4x2, na Serra da Canastra, levando um bando de selvagens na caçamba. O estímulo das chibatas não foi suficiente para que aqueles jovens a desencravassem a muque, até que, para a sorte de seus lombos, logo passou um providencial trator que – enquanto eles descansavam e eram devorados por formigas à sombra dos cupins em redor –, os substituiu na tarefa.
Boa capacidade tração em situações dificeis |
Coincidentemente, no teste da Nova Ranger, na estrada de
asfalto, pista dupla, um Renault Duster 4x4 passou por nós e emparelhou com a
Ranger igual à nossa que ia adiante. Ali deu para ver o vão livre do Duster
muito maior. Essa visão bastou para reforçar esta minha opinião. Outra vantagem
do Duster é que, tirando o tampão do porta-malas, do banco se pode jogar
tralhas, mochila, garrafa d’água, espingarda, bota, rolo de papel higiênico,
criança, coisas que incomodam nosso espaço e conforto, lá para trás. Em picape
não dá.
Há a versão diesel com motor 2,2-litros, cujas vendas a Ford direciona para frotistas, mas que pode ser vendida a particulares. Não havia dessas para teste.
Há a versão de motor flex para a gasolina batizada do Brasil e há a versão a gasolina da boa, purinha, para todos os outros países cujos povos estão livres de carregar usineiros gordos feito cachaços nas costas.
Com gasolina pura, da boa, ela gasta ao redor de 10% menos que com a nossa gasolina, segundo fontes não oficiais, mas seguras. O caro leitor faça as contas, ou, se quiser, deixe que eu as faça, mas em outro post.
A versão flex tem câmbio manual de 5 marchas e o motor de 2,5 litros gera potência máxima de 173 cv a 5.500 rpm e torque de 24,8 m·kgf.
A Nova Ranger tem, segundo a Ford, uma vantagem sobre a concorrência. Segundo ela, sua picape, por ter em posição mais alta a tomada de ar para o motor, passa por vaus de água com até 80 cm de profundidade, enquanto todas as outras só encaram 50 cm.
Boa capacidade para atravessar vaus: 80 cm |
E ela veio com modernas tecnologias embarcadas. Uma delas é
um controle de descida íngreme e escorregadia, onde deixamos o câmbio em
ponto-morto, apertamos um botão no painel e ela sozinha controla tudo e desce
direitinho freando roda por roda na dose certa, ABS funcionando e tal, uma
belezura para quem apavora e não sabe o que fazer. Nessa hora, dá pra controlar
a velocidade por botões + e – no volante.
Há também sensores que avaliam a situação quando se carrega
a caçamba com peso, o que altera o centro gravitacional da picape. Sabendo
disso, o computador de bordo altera suas intervenções no controle de
estabilidade, o que ajuda o motorista em situações desagradáveis, como
oscilações durante a curva.
Há também um controle de estabilidade para quando se leva algo a reboque; por exemplo, uma carreta levando um cavalo, carga viva, a mais chata, pois se mexe. Esse controle ajuda a controlar as oscilações laterais que inevitavelmente acontecem.
Disso tudo não testei nada. Testei só um pouco mais que esse cavalo que vai no reboque. Por enquanto, portanto, resta esperar que a Ford nos ceda uma Nova Ranger para que possamos avaliá-la a contento. Segundo a Ford, não há planos de fazer a versão fechada, sem caçamba. Para isso ela já tem outros modelos.
A Nova Ranger tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Os preços pareceram bastante competitivos. Vão de R$ 61.900,00 para a versão cabine simples e motor flex, a R$ 130.900,00 para a cabine dupla a diesek topo de linha.
De qualquer modo, gostei, achei bonita, linhas limpas, e vai ter muita gente sonhando se sentir grandão e bacanão guiando ela no asfalto da cidade. Afinal, esse será o destino da maioria dessas potentes e valentes picapes feitas para o fora-de-estrada. E para quem realmente precisar de todos esses recursos, ela proporcionará muita utilidade dando o máximo conforto possível.
AK
'
(Atualizado em 6/07/12 às 15h15, inclusão da ficha técnica da versão de motor flex)
'
FICHA
TÉCNICA
|
||
NOVA
FORD RANGER DIESEL
|
AUTOMÁTICA
|
MANUAL
|
MOTOR
|
||
Tipo
|
3,2
L turbodiesel
|
|
Combustível
|
Diesel
|
|
Material
do bloco / do cabeçote
|
Ferro fundido
|
|
Diâmetro
do cilindros e curso dos pistões (mm)
|
89,90 x 100,76
|
|
Cilindrada
|
3.198 cm³
|
|
Válvulas
por cilindro / disposição / nº de cilindros
|
5 / em linha / 5
|
|
Posição
|
Longitudinal
|
|
Comando
de válvulas / nº de válvulas
|
Dois no cabeçote / 20
|
|
Potência
máxima
|
200 cv a 3.000 rpm
|
|
Torque
máximo
|
47,9 m·kgf de 1.750 a 2.000 rpm
|
|
Taxa de
compressão
|
15,5:1
|
|
Formação
de mistura
|
Injeção direta
|
|
TRANSMISSÃO
|
||
Câmbio
|
Ford Getrag
6R80, automático epicíclico, 6 marchas à frente
|
Ford
Getrag MT82, manual, 6 marchas à frente e uma à ré
|
Tração
|
4x4 temporária
|
|
Relações
das marchas (:1)
|
1ª 4,171
- 2ª 2,342 - 3ª 1,521 - 4ª 1,143 - 5ª 0,867 - 6ª 0,691 - Ré 3,400
|
1ª 5,441
- 2ª 2,839 - 3ª 1,721, 4ª 1,223 - 5ª 1.000 (direta) - 6ª 0,794 - Ré 4,935
|
Relação
de diferencial
|
3,73
|
3,30
|
Relação
da reduzida (:1)
|
2,72
|
|
Relação
do conversor de torque (:1)
|
1,7
|
Não aplicável
|
ELÉTRICA
|
||
Bateria
|
12 V, 60 A·h
|
|
Alternador
|
110
A
|
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente, braços triangulares
superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
|
Traseira
|
Eixo rígido, feixe de molas
longitudinal e amortecedor pressurizado
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
hidráulica
|
|
Relação
de direção
|
Não disponível
|
|
Diâmetro
mínimo de curva (m)
|
Não disponível
|
|
Número de
voltas entre batentes (m)
|
Não disponível
|
|
FREIOS
|
||
Dianteiros
|
Disco ventilado
|
|
Traseiros
|
Tambor
|
|
Assistência
|
A vácuo, por bomba
|
|
Controles
|
ABS e EBD
|
|
RODAS
E PNEUS
|
||
Rodas
|
7J x 16 ou 8J x 17, alumínio
|
|
Pneus
|
255/70R16 ou 265/65R17
|
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
Cabine simples
|
Cabine dupla
|
Comprimento
|
5.531
|
|
Largura
com/sem espelho
|
2.163 / 1.850
|
|
Altura
(teto)
|
1.806
|
1.848
|
Diastância
entre eixos
|
3.220
|
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.560 / 1.560
|
|
Distância
mínima do solo
|
232
|
|
Ângulo de
entrada
|
28°
|
|
Ângulo de
saída
|
26°
|
|
DIMENSÕES
DA CAÇAMBA
|
||
Comprimento
(mm)
|
2.317
|
1.549
|
Largura
(mm)
|
1.560
|
|
Largura
entre caixa de rodas (mm)
|
1.139
|
|
Altura (mm)
|
511
|
|
Volume
(litros)
|
1.800
|
1.180
|
PESOS
|
||
Em ordem
de marcha (kg)
|
1.981
|
2.108
a 2.198
|
Carga
útil (kg)
|
1.219
|
1.002
a 1.092
|
CONSTRUÇÃO
|
||
Tipo
|
Separada, chassi tipo escada,
carroceria e caçamba em aço
|
|
Número de
portas/lugares
|
2/2
|
4/5
|
Capac. do
tanque de combustível (L)
|
80
|
|
GARANTIA
|
3 anos sem limite de
quilometragem. Em uso comercia ou por órgãos de governo, 3 anos ou 50.000 km.
|
FICHA
TÉCNICA
|
||
NOVA
FORD RANGER FLEX
|
||
MOTOR
|
||
Tipo
|
2,5
L Otto 4-tempos
|
|
Combustível
|
Gasolina e/ou álcool
|
|
Material
do bloco / do cabeçote
|
Ferro / alumínio
|
|
Diâmetro
do cilindros e curso dos pistões (mm)
|
89 x 100
|
|
Cilindrada
|
2.488 cm³
|
|
Válvulas
por cilindro / disposição / nº de cilindros
|
4 / em linha / 4
|
|
Posição
|
Longitudinal
|
|
Comando
de válvulas / nº de válvulas
|
Dois no cabeçote / 16
|
|
Potência
máxima
|
168 cv a 5.500 rpm (álcool 173 cv)
|
|
Torque
máximo
|
24,1 m·kgf
3.750 rpm (álccol 24,8 m·kgf a 4.250 rpm
|
|
Taxa de
compressão
|
9,7:1
|
|
Formação
de mistura
|
Injeção no duto
|
|
TRANSMISSÃO
|
||
Câmbio
|
Ford Getrag MT75, manual, 5
marchas à frente e uma à ré
|
|
Tração
|
Traseira
|
|
Relações
das marchas (:1)
|
1ª 4,200 - 2ª 2,238 - 3ª 1,366 -
4ª 1,000 (direta) - 5ª 0,763 - Ré 3,840
|
|
Relação
de diferencial
|
5,30
|
|
ELÉTRICA
|
||
Bateria
|
12 V, 60 A·h
|
|
Alternador
|
110
A
|
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente, braços triangulares
superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
|
Traseira
|
Eixo rígido, feixe de molas
longitudinal e amortecedor pressurizado
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
hidráulica
|
|
Relação
de direção
|
Não disponível
|
|
Diâmetro
mínimo de curva (m)
|
Não disponível
|
|
Número de
voltas entre batentes (m)
|
Não disponível
|
|
FREIOS
|
||
Dianteiros
|
Disco ventilado
|
|
Traseiros
|
Tambor
|
|
Assistência
|
A vácuo
|
|
Controles
|
ABS e EBD
|
|
RODAS
E PNEUS
|
||
Rodas
|
7J x 16 ou 8J x 17, alumínio
|
|
Pneus
|
255/70R16 ou 265/65R17
|
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
Cabine simples
|
Cabine dupla
|
Comprimento
|
5.531
|
|
Largura
com/sem espelho
|
2.163 / 1.850
|
|
Altura
(teto)
|
1.806
|
1.848
|
Diastância
entre eixos
|
3.220
|
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.590 / 1.500
|
|
Distância
mínima do solo
|
201
|
|
Ângulo de
entrada
|
28°
|
|
Ângulo de
saída
|
26°
|
|
DIMENSÕES
DA CAÇAMBA
|
||
Comprimento
(mm)
|
2.317
|
1.549
|
Largura
(mm)
|
1.560
|
|
Largura
entre caixa de rodas (mm)
|
1.139
|
|
Altura (mm)
|
511
|
|
Volume
(litros)
|
1.800
|
1.180
|
PESOS
|
||
Em ordem
de marcha (kg)
|
1.743
|
1.261
a 1.341
|
Carga
útil (kg)
|
1.457
|
1.002
a 1.092
|
CONSTRUÇÃO
|
||
Tipo
|
Separada, chassi tipo escada,
carroceria e caçamba em aço
|
|
Número de
portas/lugares
|
2/2
|
4/5
|
Capac. do
tanque de combustível (L)
|
80
|
|
GARANTIA
|
3 anos sem limite de
quilometragem. Em uso comercia ou por órgãos de governo, 3 anos ou 50.000 km.
|
(Atualizado em 6/07/12 às 15h15, inclusão da ficha técnica da versão de motor flex)
Apenas uma correção:
ResponderExcluirGETRAG é um fabricante independente da Ford. Não é uma caixa "Ford-Getrag".
Anônimo 06/07/12 12:20
ExcluirAssim está na ficha técnica fornecida pela Ford, Ford Getrag. Isso porque foi formada uma joint venture entre a Ford Europa e Getrag Transmissions em 2001.
Mais um ótimo post, AK! Turismo, automobilismo e tecnologia na medida certa.
ResponderExcluirNão entendo a lógica da Ford no Brasil: contenta-se em ter 10% do mercado, perigando perder a quarta posição para a Renault. A linha de produtos é muito boa e tecnológica. Vai saber...
Não sou picapeiro, mas dá vontade de dirigir uma Ranger nova.
Pois é, e a fatia do bolo tenderá a ficar mais fina ainda quando as novas "nacionais" Hyundai e Jac começarem a produzir, além da Toyota de Sorocaba com o Etios.
ExcluirLegal, mas pick-up para mim tem um nome, e o nome é...RAM.
ResponderExcluirVem ni mim, dodge ram...
ExcluirPra mim se chama Hilux!
ExcluirFabio .
Coitada da Hilux perto de uma Ranger.... não dá nem pra começar a brincar....
ExcluirPara mim Pick-up é F-100, F-1000, C-10,D10, D-100....
ExcluirRAM não conta, essa é hors concours! kkkk...
ExcluirVá onde realmente se exige DE VERDADE de uma pickpup e você verá invariavelmente uma Hilux. Do afeganistão às dunas de Lençois MA. Falo com conhecimento de causa. Aqueles motores e todo o conjunto é fantástico, a durabilidade é sem par. Nisso, pelo menos, as concorrentes tem que comer muito feijão ainda.
ExcluirBela máquina, e bonita para caramba !
ResponderExcluirFord dando show novamente.
Belo post. Duvido que a Duster foi a toa para la...
ResponderExcluirABs Gilberto Carvalho.
Referente ao comentário do eixo rígido e feixes de molas na traseira, que fica quicando, se eu trocasse os amortecedores convencionais por um modelo "a gás", isso ficaria menos ruim?
ResponderExcluirPerneta,
ExcluirPode estar certo que os engenheiros da Ford fizeram tudo o que se pode fazer, diante da imposição do eixo rígido.
Deixe como está.
Perneta
ExcluirOs amortecedores a gás em verdade são hidráulicos normais pressurizados com nitrogênio. Sua vantagem não está em proporcionar melhor comportamento, qualquer que seja objetivo, mas devido à pressurização evitar borbulhas quando aquecidos em uso intenso, como trafegar num trecho esburacado.
Numa picape o eixo rígido na traseira é essencial, pois ele evita a perda de altura no caso de se carregar bem a caminhonete.
ExcluirConsidere um segmento que só existe no Brasil: a Strada e a Saveiro. A Strada tem eixo rígido na traseira, a Saveiro tem suspensão independente. A Saveiro é mais confortável, mas a Strada é bem mais forte. A Saveiro abaixa quando carregada, a Strada abaixa muito menos. Ou seja, para o trabalho a Strada ganha longe.
A Saveiro não é bem independente
ExcluirAnônimo 09/07/12 06:54
ExcluirObservação correta. A suspensão traseira da Saveiro é por eixo de torção e no tocante a carregamento se comporta como um eixo rígido.
Ainda não tolero essas lanternas traseiras ENORMES. Tá uma mania de farol e lanterna gigantes que chega a ser bizarro. Tem farol por aí que além de iluminar ainda faz as vezes de pára-lama, capô e pára-choque.
ResponderExcluirConcordo e a luz de freio as vezes chega a cegar!
ExcluirAbracs,Fabio.
Essa "indireta" foi pra Chevrolet!
ExcluirÓtima avaliação do AK, como de costume! Quanto à calibragem dos pneus, não se atentar para isso é uma falha amadorística. Só achei estranho ter omitido L200 e Frontier do rol de concorrentes..
ResponderExcluirA picape é muto bonita, em contraste com a horrenda versão anterior. Fiquei impressionado mesmo não sendo fã desse tipo de veículo.
Anômalo,
ExcluirVocê tem razão. Essas duas aí também são concorrentes.
Anômalo,
ExcluirSobre a pressão dos pneus: é que eu sou meio exagerado quanto a isso. Eu reconheço e dou razão para a gozação. Aqui na redação dos Autoentusiastas não tem amador. Amantes, sim. Amadores, não. OK?
Ok, foi mal. Só acho impreciso demais avaliar se a suspensão é macia ou não estando com pressão incorreta nos pneus, dá muita diferença principalmente em picapes vazias.
ExcluirEu tenho uma Ranger Sport e a pressão recomendada é 32psi, porém ando com 26 no eixo dianteiro e 23 no traseiro, nunca tive problema de desgaste incorreto da banda... acho que a pressão de 32psi é um tanto quanto exagerada...
ExcluirRafa,
ExcluirVc trafega em velocidades de auto-estrada com esta pressão mais baixa também? Já vi pneu se acabar por rodar com pressão baixa assim, no caso era um Prisma.
Eu tive uma S10 antigamente, e não me lembro quais eram as pressões recomendadas, mas na dianteira, se usasse menos pressão, melhorava o conforto mas causava desgaste nas laterais da banda de rodagem, o pneu ia se transformando em pneu de moto. Eu usava predominantemente em estrada. Na traseira, podia usar menos pressão sem problemas quando sem carga. No entanto, usar pouca pressão parece que aumentava a sensação de estar rodando sobre chiclete...
ExcluirAnômalo,
ExcluirSem problemas. Eu havia entendido mal o seu comentário. Concordo com você e é por isso que fui perguntar sobre as pressões.
Rafa,
na cidade de SP, com essa buraqueira, acabo colocando pressão menor que a recomendada, porém, quando vou viajar, coloco a pressão recomendada, ou bem próxima dela.
E 32 não é exagero. Veja que a recomendada é 35 e no modo ECO, 38.
Será não que teremos o modelo mais bonito e mais versátil? Cabine estendida. E uma versão automática gasolina.de resto ta muito bom. Parabéns pelo post
ResponderExcluirÉ não adianta. Como o AK disse, picape é picape e carro é carro! Querer ter conforto e estabilidade de bons sedãs numa picape dessas é como procurar chifre em cabeça de cavalo.
ResponderExcluirO problema é que muitas vezes ,quem compra é para fazer barbeiragens ,porque não entendeu a proposta do veiculo e não tem habilidade necessária para conduzi-lo,cansei de tomar fechadas desses tipos de picapes suvs .Mas é uma bela picape .
ExcluirAbrcs ,Fabio .
Atribua uma parcela destas fechadas aos "sacos de lixo" que donos não só pick-ups, mas de todos os tipos de carros, colocam em seus veículos.
ExcluirTem certas coisas que são indissociáveis:
ExcluirPicape/SUV = centro de gravidade elevado;
Eixo rígido + diferencial + mola de feixe de lâminas = suspensão dura e menor conforto e estabilidade;
Vidro traseiro vertical + caçamba - cabine estendida = pouco espaço para tralhas atrás;
"porta-malas" sem tampa = bagagens ao relento.
ah, eu prefiro um bom carro baixo.....
Mr. Car
ExcluirIsso de fechadas tem ocorrido comigo com uma freqüência assustadora. Só a direção muito defensiva nos salva dessa aberração de escurecer os vidros da condução.
Bob, ontem mesmo fui vítima. Uns são tão escuros que não faria muita diferença entre o sujeito mandar colocar filme, ou "envelopar" logo de preto os vidros do carro, he, he!
ExcluirMr. Car06/07/12 13:53 não gosto e não sei porque colocam ,fico imaginando o cara dirigindo na neblina com esses troços nos vidros.
ExcluirAbracs ,Fabio.
Bob!
ExcluirEsses dias um Fiesta com vidros escurecidos quase cruzou minha preferencial, era quase noite e chovia. Aposto que a película atrapalhou bastante o cabra!
MFF
BOX666
ExcluirFalou uma tremenda bobagem, coisa de quem é tudo menos "autoridade em automovel", caso típico de auto-outorga. Não há idade para enxergar e dirigir mal. Nem para se ser irresponsável, como escurecer vidros. Eu ia remover esse comentário ofensivo a quem tem mais idade, meu caso, que faço 70 anos em novembro, mas deixei, preferi comentar a sua impropriedade para que os outros vejam. Você é candidato a remoção permanente do campo de Comentários desse blog, o que não me dá trabalho praticamente algum. Todo comentário me é notificado, de modo que nem preciso varrer a caixa de comentários. Vou lhe dar uma chance de ter modos, apenas uma.
Caixote
ExcluirO q se leva em caçamba e o q se leva dentro do carro?? Meu notebook, por exemplo, não vai em caçamba, vai no porta-malas. A bolsa da minha mulher qdo ela não quer carregá-la, é guardada no porta-malas, para não ficar visível. Qdo temos papeis, livros, documentos, nada disso vai em caçamba. Artigos transportáveis em caçambas não são da minha rotina. Como eu disse, EU prefiro um bom carro baixo.
Qto ao vidro vertical, já tentou viajar em 4 ou 5 e não ter onde por um travesseiro atrás do banco?? E travesseiro tbm não vai em caçamba...
BOX66606/07/12 15:18 Nada disso ,meu pai tem 62 e grande destreza ao volante ,sempre aprendo algo novo com ele ,quem faz barbeiragem é quem não tem responsabilidade nem consciência do que faz,se fosse assim o seguro dos carros da molecada era barato ,até mias amigos ,abrcs ,Fabio .
ExcluirBOX666, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado...
ExcluirBob:
Excluir"'autoridade em automovel', caso típico de auto-outorga."
Explique melhor esse comentário, você está se referindo ao Fabrício Samahá?
BOX666 O louco da semana!
ExcluirCara, corre prá farmácia e repõe seu estoque de tarja preta. Você está completamente pirado meu camarada...
BOX666
ExcluirCai fora, babaca!
Box666
ExcluirVc ta com acorda no pescoço
Esta apavorado como os mensaleiros em véspera de julgamento no STF
Teus dias estão contados
SalsiFu-Fu para vc!
Box666,
ExcluirCai fora, babaca! Você não me intimida. Não sou um babaca. Caia fora, entendeu? Seus comentários não interessam a ninguém aqui. Você é um trouxa e não sabe.
É lamentável o que está acontecendo aqui.
ExcluirO fórum é aberto e sem censura, para comentários livres porém adultos. Comendo o Bob, o Arnaldo e o resto da equipe pela iniciativa de colocar a liberdade de expressão acima de tudo, ao não exigir login para postar comentários aqui, embora isso para mim não seria problema nenhum.
Com certeza eles não desejam transformar isso aqui numa Folha.com, onde existe censura sistemática aos comentários, com filtros de palavras, "denuncie" e suspensões para quem é denunciado.
Nem seria preciso dizer que algumas pessoas confundem direito de expressão com direito de cometer ofensas pessoais, uma coisa que só depõe contra quem as comete.
Tal qual é equivocado querer exportar noções de democracia representativa no padrão ocidental a países do Oriente Médio que não têm a menor noção do que seja isso, pois não faz parte de sua cultura nem de sua história, talvez esteja na hora de limitar o acesso a estes debates. Isso com certeza não limitaria a liberdade de expressão de quem está logado e é maduro o suficiente para portar-se com a mínima cortesia que se espera para com aqueles que não conhecemos pessoalmente.
Ô, pessoal... Vocês ainda ficam se dando ao trabalho a comentar nós cegos que só escrevem bobagens? Deixe o cara escrever quanta meleca quiser (apagando somente conteúdo ofensivo, claro), que a maior arma de quem tem cérebro é ignorar bobagens. Um dia o cara cansa. Ou então fica igual Nitrogênio, tá no ar, mas ninguém vê.
ExcluirBOX666
ExcluirSua passagem aqui no AE terminou. Aqui que manda sou eu, não a CF 88. Você ou seu estilo de escrever e temas abordados serão sistematicamente eliminados, e sem vestígio (sem indicação de que foi removido. Adeus.
Lorenzo
ExcluirO problema é q dessa vez foi justamente um mané logado q começou toda essa encrenca... Lamentável.
Lorenzo Frigerio
ExcluirManteremos abertos os comentários. Justos não devem pagar por um pecador jamais. O BOX666 não entra mais aqui, identificado ou não.
AFMM
ExcluirÉ óbvio que não diz respeito ao Fabrício Samahá, profissional competente cujo site completa agora em outubro 15 anos na rede iniinterruptamente.
Bob
ExcluirBoa educação, respeito, cordialidade é bom e todos gostam. É muito fácil demonstrar contrariedade a uma ideia e manter-se polido. Eu apoio essa sua postura, contrária a essas baixarias, para manter o bom nível deste local. Parabéns!
Bob Sharp, vc está senil. Ninguém tem direito de violar a Constituição. Pode até ser processado por isso.
ExcluirAnônimo 06/07/12 21:53
ExcluirQue a AGU me processe então...Que medo!!!! Depois eu é que sou o senil. Tem cada uma...
As pessoas confundem liberdade de expressão com o "direito de falar o que quiser".
ExcluirPela ignorância e falta de educação as pessoas confundem um direito fundamental com o abuso.
Não metam a pobre da constituição nisso. Ela já esta sendo lesada demais!
Parabéns pela atitude Bob.
Já tem tempo que esse 666 (capeta?) pisa fora da bacia. Tem o perfil de alguém com 20 e poucos e acha que será jovem eternamente (só se morrer abraçado num poste) Não tem nem idéia do que é respeito e, sistematicamente dá seus pitacos desancando os mais velhos, se achando.. Eita. Eu completo 6.5 em setembro e muito moleque não tem meu pique. Perco, certamente, na força bruta, mas no mais, duvide-o-dó. Faz bem em lima-lo Bob. Já chega o que temos que aguentar no dia a dia.
Excluirregi nat rock
ExcluirDesrespeito aos que têm cabelos grisalhos ou brancos e a qualquer marca de automóvel, ofensas de toda ordem e palavras de baixo calão, não são tolerados no AE. Não havia alternativa senão bani-lo deste blog. Ainda tentei, em vão, avisá-lo de que não seria possível continuar com esse comportamento.
Posso sim, jovem idiota. É você entrar e sair pela mesma porta.
ExcluirContinuaremos aqui, vc não pode impedir.....aceite isso.
ExcluirAnônimo 07/07/12 12:39
ExcluirEntra mas não fica, fica fazendo papel de babaca.
Sempre me surpreende quem entra em um site com frequência para ler o que é postado e fica criticando os autores. Mais fácil seria não ler e pronto.
ExcluirBelo post amigo AK!
ResponderExcluirÉ complicado manter uma redação de alto nível, entusiasta e informativa sendo obrigado a dirigir tão pouco né? O pessoal da Ford deveria ser menos timorato ao mostratem suas "jóias" aos formadores de opinião: mais carros, mais trajeto...o que seja, mas mesmo assim, você conseguiu nos passar firme impressão. Valeu!
Creio eu que estamos diante da nova referência em pickups médias atuais; sendo a última a chegar, ele veio absorvendo todo o processo de melhoria do segmento, que a Hilux inaugurou em 2005... Motor de cinco cilindros, cifra de potência inédita, um belo visual bem parrudo e um preço mais em conta que várias concorretes.
É a segunda vez que leio dessa caixa manual meio vacilona, de fato, a nível de Amarok, ainda não existe. Pena para quem gosta de operar a palanca, mas nem tudo é perfeito (Até mesmo o Ford Focus enrola um pouco em passagens mais quentes...ai ai Ford!). A Amarok aliás, é um verdadeiro esportivo não só na caixa, mas na suspesão que segura as pontas na estrada.
Se eu fosse escolher hoje - enquanto a Frontier não vir com o 3.0 seis, europeu - a Ranger seria a minha opção, bela cartada da Ford.
MFF
A Ford precisa tomar umas aulas da Honda e VW em matéria de câmbio manual..
ExcluirConcordo anônimo, estou com um Ford Focus temporariamente, e é desanimador como a passagem da segunda para a terceira é lenta e desajeitada em ritmos mais quentes....andando na boa, tudo bem, mas você sente que não existe uma sintonia perfeita como em outros carros..como Hondas (excelentes) e Volks (também muito bons).
ExcluirMFF
Anônimo06/07/12 14:36 Não sei o do Focus ,mais o cambio do Fiesta 2002 e muito bom ,preciso e suave nunca tive um mas me agradou.Abracs ,Fabio.
ExcluirNão sabia dessa característica do câmbio do Focus... isso esfria um pouco minha vontade de trocar meu Astra (cujo câmbio tbm não é nada Honda ou VW) por um Focus...
ExcluirDe fato anônimo, a caixa do Fiesta "antigo" é perfeita, as marcha ímpares bem justinhas e próximas, um deleite!
ExcluirMFF
errata: marchas...
Excluiranônimo 2; nada de muito grave...eu que sou preciosista demais, creio que achará adequada a caixa do Focus, mas não é uma Volks ou Honda, como já foi destacado.
De resto, um baita carro (mas não na versão 1.6)
MFF
MFF
ExcluirAmarok é mesma coisa na estrada. Nenhuma picape é show. Ela perde de um lado para ganhar em outro.
Agora, imagine-se na neve com uma dessas? Ou numa lama danada? Show! Cada um com sua função.
MFF, entendi. Obrigado pela info!
ExcluirAchei mais alguém que não considera "um espetáculo" o engate da terceira marca do câmbio do Focus manual. Mesmo a mais de 2 anos com o carro, ainda apanho algumas vezes em mudanças rápidas...
ExcluirAK,li na imprensa inglesa que o novo Mondeo e o novo Fusion, apresentado no Salão de Detroit deste ano, na verdade são o mesmo carro, apenas muda o nome conforme o país. É isso mesmo?
ResponderExcluirMcQueen
Mc Queen,
Excluirme desculpe, mas não sei lhe responder. Só sei que esse Mondeo dá de -- 2x0 com gols do Emerson -- em beleza em cima do Fusion.
McQueen
ExcluirSim são o mesmo carro, para a Europa continua chamando Mondeo para os EUA Fusion, como Kuga / Escape...
Dizem que em termos geral o comportamento dinâmico vem mais próximo de e Mondeo que Fusion (ou seja, mais europeu que americano). Ainda bem.
AK, Salta é um lugar belíssimo. Tem uma catedral encantadora, além das paisagens naturais. Vale a pena. Recomendo.
ResponderExcluirJá a Ranger... não sei não.
Abraços.
Post legal ! mas o Renault Duster é muito feio,tem que ter muita vantagem em relação a Ranger para ser melhor compra ,no meu caso já tentei mas não consigo comprar carro feio ,talvez por isso as vezes sofro com alguns carros rsrsrs...
ResponderExcluirAbracs ,Fabio.
Essa é a Pick up definitiva atual. por tudo que ví, é a melhor, embora as outras Amarok,s-10,triton,frontier e Hilux tbm são ótimas tbm.
ResponderExcluirAlém de linda. parabéns a ford.
CSS, quanto à Ranger, não sabe porque não leu o post. Leia e saiba. Stuntman Mike.
ResponderExcluirEsse motor 5 cilindros é da Ford mesmo? Finalmente ela deixou de usar motor de terceiros?
ResponderExcluirÉ sim... abandonou os 3.0 International para usar o próprio.
ExcluirArnaldo,
ResponderExcluirAcho injusto comparar picapes com Jipes quando se fala do eixo rígido. Os 2 tem em comum a aptidão para andar fora de estrada mas jipes apenas carregam os ocupantes enquanto as picapes carregam na ordem de tonelada de carga, assim como os caminhões. Suspensões independentes + peso e terrenos irregulares não devem funcionar bem por muito tempo, acredito ser esse o motivo para que as picapes continuem usando eixo rígido por muito tempo ainda. Vai que alguém resolve usa-las para o seu real propósito.
Arnaldo, esse motor a gasolina é basicamente o mesmo do Fusion?
ResponderExcluirSerá que a Ford pretende lançar uma versão do Fusion flexível?
Não sou fã desse tipo de coisa, mas fico pensando, se ela fizesse daria um golpe de mestre na concorrência.
Sim, é essencialmente o mesmo motor do Fusion.
ExcluirSim, infelizmente vão lançar o Fusion/Mondeo flex.
Deveriam lançar a Ranger 2,5 gasolina AT e 4x4...
É verdade, seria interessante uma gasolina 4x4
ExcluirAK, a primeira vez que vi a Ranger (ou é o Ranger?!) em fotos achei feia. Sem harmonia entre a dianteira e a traseira, com as enormes lanternas. Mas vi esse carro em exposicao em MG, a Ford no UFC.. Achei bem melhor ao vivo que nas fotos. So tiraria o enorme R A N G E R da tampa. Tinham que estragar alguma coisa ne!
ResponderExcluirFalando em Libras, sem trocadilhos, tambem dou bastante atencao a isso. Ando com um calibrador na mala do carro; Quando ando na cidade deixo 6 lbs de pressao a menos. Compensa o asfalto ruim, o sobe e desce de quebra molas etc.
Thiago,
Excluiré bonita, sim. Ao menos causou boa impressão a todos com quem comentei, além de mim.
Também esvazio pra andar em SP. Dá dó do carro. Consumo e pneus que se lasquem um pouco com isso. Na estrada, torno a encher.
Thiago,
Excluiré "a" picape Ranger, "a" perua Belina, e não "o" carro.
Pegou?
Com pneu de perfil mais baixo não convém diminuir (o que não é o caso do seu Escort), senão é uma bolha por buraco.
ExcluirAnônimo das 20:00
ExcluirVocê tem razão. Falei só do meu caso, o do Escortão véio. Em pneus de perfil baixo é bom manter sempre a recomendada, senão é bolha ou roda amassada.
O brasileiro é tão atrasado nesse assunto calibragem de pneus, que a GM nem perdeu tempo em colocar a calibragem ECO nos manuais de Cruze e Sonic vendidos aqui.
ResponderExcluirUm excelente texto , Arnaldo Keller, e o melhor que já li sobre a Ranger.
ResponderExcluirNão gostou não entra mais aqui, simples assim! Ignorante!
ExcluirSe beber, não poste...
ExcluirAlexei; alguns posts foram apagados, escrevi isso não foi pra você.
ExcluirOk, Jorlécya, sem problemas...
ExcluirAK, a mistureba de avaliação com os "causos" e exemplficações fica fantástica. Tira aquela coisa maçante de avaliação técnica pura e dá um toque de humor bem agradável. Não perca essa linha! Muito bom o post!
ResponderExcluirAdlei,
Excluirbesteirol é comigo mesmo. Legal que tenha gostado.
Qualquer dia te mostro o "causo" da vez que a roda desse fusquinha aí da foto cismou de desertar. Besteirol puro mesmo. Abraço!
ExcluirEssa é a marca registrada do AK, mistura no ponto certo de humor e informações precisas sobre o veículo.
Excluirde fato, ficou bonita, bem melhor...mas continua Ford...S10 dormindo sossegada...
ResponderExcluirAntigamente a graça da Ranger era ser a "pequenina" dentre as pickups, seria legal abandonar o nome Ranger e colocar "Nova F1000", acho que combina mais.
ResponderExcluirSe algum dia for para eu comprar veículo para andar na terra, com certeza será uma picape. Esses tais de SUV não me descem.
ResponderExcluirA Ranger diesel deve ser muito boa para dirigir, principalmente no fora-de-estrada, já que os 47,9 mkgf já "dão as caras" nos 1750 rpm...
Picape de eixo rígido com diferencial e chassis é muito pior de comportamento que um utilitário esportivo de eixo de torção (alguns são independentes atrás) e monobloco. É que o nome SUV ficou associado a veículo de quem quer apenas se impor no trânsito, por isso veio o preconceito.
ExcluirNo meu caso, não é preconceito. Não gosto da proposta do SUV. Como me autodefino como sendo um Neanderthal sobre rodas, na hora da "briga" do fora-de-estrada, o conforto pouco me importa. Mas eu JAMAIS comprarei veículo com capacidade fora-de-estrada se não houver necessidade para tal uso.
ExcluirUm Ecosport por exemplo não passa de um Fiesta elevado, dá pra dar lenha mesma coisa.
Excluirgostaria de compartilhar
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=GRvUUQnfYNI&feature=related
Anônimo 06/07/12 22:37
ExcluirQe filme fanástico sobre o Grupo B! Agradecemos e certamente os leitores também! 1 hora e pouco de história, perfeito!
Bob meu nome é leister postei como anonimo pois estav dificil de logar se achar mais alguma coisa posto denovo
Excluirsegunda parte
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_86674&src_vid=GRvUUQnfYNI&v=pfsRtRlxOws&feature=iv
Leister
ExcluirObrigado mais uma vez, é mesmo um documentário precioso sobre o Grupo B e os ralis. Esse agora é de 1 hora e 16 minutos de belas imagens e depoimentos. Que bela produção!
Esses dois vídeos são uma delícia para quem gosta de ralis!!! E mostra que não era nada fácil a vida de um piloto do Grupo B de rali (além de saber tocar forte, tinha que ser macho, muito macho...)
ExcluirUma pergunta meio boba...
ResponderExcluirE a Hyundai?! Não vai fazer pick ups?!
João Gabriel,
ExcluirNão sei de planos da Hyundai em fazê-las. Mas, na verdade, não precisa. Já temos bastante oferta de boas picapes.
E, na verdade, morei em fazenda e vivi da roça por 28 anos e o Fusca com pneu lameiro e sem o banco do passageiro dianteiro dava conta do recado, nunca me deixando encravado e levando um monte de tralhas.
Acho esse papo de picape luxenta um sonho do sujeito da cidade que quer ir para o campo e ter "contato com a natureza" na base do ar-condicionado e perfume francês. Na roça mesmo a gente se vira como dá, sua, se enche de pó, de graxa, suor de cavalo e bosta de vaca, malha em ferro frio até que fique quente e boa. O fazendeiro com 130 mil na mão prefere comprar uma vacada ou uma bezerrada, ou um trator novo, ou a escola dos filhos, ou a facú dos filhos, etc, etc, uma casa sede melhor, casas melhores para os empregados, mais adubo, uma capelinha, mais calcáreo, melhores implementos, mais modernos, um bom cavalo para cada filho, um bom carrinho "mil" pra cada filho, etc, uma viagenzinha com a patroa e os filhos, etc, uma casinha ou apê na praia pra poder sair da fazenda e dar um descanso no couro lanhado, porque na fazenda não tem descanso nunca, nem nos fins-de-semana, e por último, ultimíssimo, uma picape de luxo. Se antes de comprar uma picape dessas ele não garantir tudo isso que citei e mais outro monte de coisa, ele está sendo um trouxa que vai na onda dos outros.
João Gabriel, obrigado pela pergunta, pois ela me permitiu dar minha sincera opinião sobre o que acho disso tudo.
na mosca AK.
Excluireu sei. também passei por isso.
Os não muito chegados ao suor dia sim noutro também, arrendam a terra pros usineiros e viram vagabundos juramentados, fazendo proezas nas cidades enchendo o rabo de cerveja. Fazendeiro de verdade está virando raça em extinção.
Acho que não demora a Hyundai lança a sua, já que está em fase de expansão do seu leque de produtos. Mas antes de Hyundai, acho bem possível que a chinesa Foton, que já vende caminhoes leves aqui, traga a sua picape também. Tem também as chinesas ZXAuto e Great Wall que também fabricam picapes desse segmento, se não me engano todas elas começaram produzindo clones de HiLux...
ExcluirEm tempo, já fui "da roça" por alguns anos (não de nascença, nem por herança), o "cantar" da transmissão do Valmet velho ainda zumbe nos meus ouvidos, mas hoje estou mais pra "vagabundo juramentado".
Realmente, não tem o que tirar nem pôr. Pra quem vai trabalhar na própria fazenda, qualquer carro que não seja muito caro é suficiente, até por que hoje em dia o próprio comprador aparece lá com o caminhãozinho para levar o produto embora.
ExcluirQuanto a caminhonete em si, parece que todas as concorrentes estão no mesmo bom nível. Quem quiser uma picape média acabará escolhendo pela marca e um ou outro detalhe que mais lhe agrade. Claro que quando a Hyundai lançar sua caminhonete dirá que é a melhor do mundo, e também do Brasil, mostrando que o Brasil não faz parte do mundo, que os programas dela na TV mostrarão como ela tem um desenho que supera atoleiros e outras besteiras do ramo, mas é o que se espera da CAOA.
Disponha Arnaldo Keller,concordo com a sua resposta,complementando,picape deve ser um veículo simples e robusto...Essas de hoje parecem que perderam um pouco o foco para o qual esse tipo de veículo foi desenvolvido...No mais um fazendeiro que preze por uma boa picape,tem inumeras opções de usadas no mercado,como D-20s,F-1000s,Silverados...Bem mais acessíveis...
ExcluirPessoal aqui do AE poderia testar um chinês que não aparece na mídia?
ResponderExcluirGostaria de ver um teste ou impressões dos Chery QQ e Face.
Sei que muitos dirão que não é carro para autoentusiastas, mas como tem uma excelente relação custo x benefício, queria um post deste.
Um carrinho completo por 22k reais não é para se desprezar.
Um carriho completo por 22k não se despreza mesmo. Por isso recomendo um Focus ou Punto usados ao invés de um mil zero-km. Mas é de se perguntar: As xing-ling não fornecem carros para avaliação?
ExcluirAnônimo 07/07/12 10:43
ExcluirSerá atendido o pedido, também temos curiosidade de ver como é o QQ. Do Face já falamos, está na relação dos testes que fiz.
brauliostafora: a Chery fornece carros para avaliação. Discordo da sua recomendação de comprar carro usado, dentro do que eu tenho dito, que a melhor marca de carro é zero-quilômetro.
Quem só compra zero-quilômetro é porque não manja nada de mecânica e tem medo de oficina.
ExcluirAnônimo 07/07/12 13:01
ExcluirDedução errada. Conheço mecânica a fundo e aprecio carro zero-quilômetro. Como eu, muitos.
Obrigado Bob, aguardarei ansiosamente pelo teste do QQ.
ExcluirAbraço e obrigado
Anônimo07/07/12 13:01 ,troll topeira detected.
ExcluirQQ? Gostaria que vocês vissem um destes depois de um teste de Crash.... medonho...
ResponderExcluirSimples, melhor não bater. Antes da Volvo todo mundo pensava em avitar o acidente, hoje preferem bater com razão...
ExcluirGonzalez,
ExcluirAntes de descer a lenha só no QQ, dá uma olhadinha também nos Crash Tests dos carros nacionais...
E aí, gostou????
Com relação à nacionais, ainda não vi um que fique tão destruído como o QQ... ou melhor, vi um......
ExcluirCompletando: coloco minhas opiniões no intuito de ajudar e / ou alertar, mas têm gente que leva isso como ofensa.... sem comentários....
ResponderExcluirGonzalez,
ResponderExcluirContinue colaborando, por favor. Espero que com o tempo os comentários sejam só como os seus, interessantes e educados.
AK, obrigado pelo voto de confiança, Abs!!
ExcluirAk,sobre aquelas oscilacoes no pedal do acelerador, quando se esta passando por um terreno acidentado no fora de estrada; me parece que esta ranger ( a automatica)tem um sensor ou sei la que mecanismo, que "reconhce" a situacao e minimiza ao maximo as involuntarias aceleracoes que poderiam ocorrer quando o pe do motorista chacoalha junto com o carro.
ResponderExcluirLuiz, se tem eu não sei. Não falaram nada a respeito, nem li, mas de qualquer modo o câmbio automático deixa mais suave nessas condições. Vou dar uma checada nisso. Se for mesmo, legal que tenham pensado nisso.
ExcluirPessoal! Voltando a Ranger, a qual não nego a evolução para melhor! Fica a minha velha crítica quanto ao design e identidade de cada marca: Experimentem colocar as tres marcas ( ou modelos! ) mais recentes juntas, com a mesma cor, numa visão de frente e lateral, (toyota, S-10 e Ranger...) caso ponhamos o dedo sobre o simbolo ou desenho da grade dianteira, são poucos que conseguirão identificar quem é quem. Depois dizem que os chineses são os mestres em copiar e falta de criatividade...
ResponderExcluirTodas se inspiraram na hilux, a primeira a aparecer com esse estilo, em 2005.
ExcluirEu gostaria de ter uma dessas na família, pena q meu pai é chevrolet até morrer e provavelmente irá p/ 3ª S-10 em breve...rss
ResponderExcluirMuito bonita realmente a nova Ranger, assim como a nova S10 e a Amarok, todas com boas qualidades e suas particularidades. Pessoalmente, sou fã da Chevrolet, desde muito tempo.Atualmente, meu veiculo de trabalho é uma velha S10 a gasolina, devidamente bem conservada e muito bem tratada, pau pra toda obra, com suas limitações, é claro, mas que me serve muito bem. Se pudesse e o dinheiro desse, compraria outra S10, nova, pois como já disse, gosto de Chevrolet, e pensando bem, mesmo contrariando aos fãs da Hilux, alguma razão há, não só de preço, para que a S10 continue liderando o mercado há tanto tempo; se não prestasse, poderia ser de graça que ninguem queria. Há um porém, entretanto, em todas elas, de qualquer marca; estão se tornando extremamente sofisticadas na eletrônica embarcada, o que é inevitável, faz parte da evolução dos carros, mas isso cobra um preço alto demais quando ocorre uma pane, exigindo conhecimentos técnicos quase inacessiveis à maioria dos mecânicos da interlândia do nosso país; daí, serem mais adequados tais veiculos para uso dos chamados "caubois do asfalto"; na hora de trabalhar prá ganhar o pão, acho que veiculos mais simples seriam muito mais adequados, além de mais baratos e de manutenção mais fácil e prática; e, convenhamos, quem tem 130 pacotes para pagar um carro desses, com o mesmo valor ou um pouquinho mais, compra um automóvel mais confortável e seguro.
ResponderExcluirBob essa Ranger nova tem sistema CBC,aquele do Focus?
ResponderExcluirAK, há anos que me divirto e aprendo com seus textos! Sou seu fã e fã também deste blog, que dá prazer de ler.
ResponderExcluirUma observação sobre os Hummer: a meu conhecimento, os Hummer H3 (os últimos a serem produzidos) saíram com eixo rígido na traseira. A suspensão do H3 deve ser inclusive bem parecida com a da Ranger atual, pois ambos usam barras de torção na frente e eixo rígido atrás.
O Hummer H1 (mais próximo da versão militar original) aparentemente tinha semi-eixos e eixo portal (o nonplusultra do off-road) mas provavelmente era custo e tecnologia demais para se passear de Hummer na cidade. Aí trocaram por algo mais barato.
Abs, Carlos
Arnaldo,
ResponderExcluirEste é uma excelente reportagem. Pena que exitem desvios para baixarias
e assuntos não inerentes a postagem.
Sou fanatico por mecanica e o que observo no Brasil é que nossa gente adota uma marca ou modelo assim como um time de futebol ou plitica e ficam fanaticos.
Muitos são fanaticos pelas Hilux, S-10, l-200 e outras, mas em tecnologia, o fanatismo não exiate, se assim fosse não havariam evolução nos fabricantes.
Não sou fanatico, ja tive Hilux, L-200 e atualmente tenho uma Ranger, todas com particularidades distintas, tanto para qualidade quanto para defeitos.
Pelo que tenho acompanhado a nova Ranger, por ser o ultimo lançamento, a Ford esta de parabens. Esperamos que, este modelo sendo aprovado, sirva de exemplo para as outras fabricas e que as mesmas possam nos encher de novidades, qualidades e preços acessiveis.
Quanto a voce, continue postando, seus atigos são ótimos.
Profeta