Não é exagero: é mesmo um senhor e grande cupê 2+2, espaçoso (no sentido de ocupar espaço) com seus 4.894 mm de comprimento por 1.894 mm de largura, sem contar espelhos, com o enorme entreeixos de 2.855 mm. É baixo, 1.369 mm, com bancos mais baixos ainda.
Foi apresenado no Salão de Xangai de 2011 e as vendas começaram na
Europa em outubro. É a terceira geração do modelo surgido em
2003 e que passou por leve reestilização em 2007. Em relação a esta,.ficou 75 mm mais comprido, 39 mm mais largo e 5 mm mais baixo, com mais 75 mm também no entreeixos.
O cupê bávaro esbanja elegância |
São duas motorizações turbo de dupla voluta, seis cilindros em linha 3-litros de 320 cv e V-8 de 4,4 litros de 407 cv, esta a da versão a que está chegando ao Brasil por preço "ao redor de R$ 600 mil", segundo a BMW do Brasil, que diz ainda não terem chegado ao número final.
Nas duas versões o câmbio é o ZF BHP70 epicíclico de oito marchas de trocas automáticas ou manuais pela alavanca ou pelas borboletas, chamado de Steptronic pela BMW. Dirigi-lo, seria redundância dizer que é puro prazer, com seus 1.770 kg levados sem esforço aparente – mesmo! – em razão da relação peso-potência de apenas 4,34 kg/cv, aliada ao torque de 61,2 m·kgf de 1.750 a 4.500 rpm. A impressão que se tem é que salta lépido tanto a partir de 40 quanto de 160 km/h. O Cx é 0,31 com 2,23 m² de área frontal.
O coração é também seu ponto alto, com respostas incrivelmente rápidas |
O motor vai com fôlego até 7.000 rpm, 600 rpm acima da rotação de potência máxima, que começa a 5.500 rpm. Só precisa de 4,9 segundos da imobilidade a 100 km/h. Dá mesmo gosto tal desempenho em meio a um ambiente interno que não dá vontade de sair dele, de tão agradável. E como é bonito esse vermelho Hot com forração de couro Nappa marfim, bem claro, mais atraente "em pessoa" do que em fotos!
Rodas de 19 pol. |
O pacote de versão Brasil inclui rodas traseiras mais largas que as dianteiras, com pneus 275/35R19Y, e na frente, 245/40R19Y,, talas de 9J x 19 e 8,5J x 19, respectivamente. Na Alemanha as quatro rodas e pneus são iguais, com pneus 245/45R18Y, na versão básica Em qualquer caso, os pneus são de baixo atrito de rolamento.
O comportamento em curva só pode ser excelente, mesmo com a suspensão ajustada para Comfort plus – há também a Comfort, Sport e Sport plus a escolher, este desligando controle de estabilidade e tração e deixando os amortecedores com carga bem elevada,. além de alterar a programação do caâmbio e assistência da direção. Como os pneus são tipo de rodar vazio, e de perfil bem baixo, para rodar no nosso "tapete" é bom deixar em Comfort plus mesmo.
Interior bem-cuidado nos detalhes |
A direção tem assistência elétrica, uma tendência mundial irreversível, com calibração perfeita de velocidades de manobra a altas velocidades. Os potentes freios detém toda essa massa em alta velocidade com competência. É notável a agilidade do Coupé no trânsito levando em conta suas dimensões.
Dentro, tudo o que se espera, do GPS aos espelhos rebatíveis ao toque de um botão. A iluminação branca do quadro de instrumentos passa a vermelha ao ligar lanternas ou faróis. Eles sabem o que fazem...O teto panorâmico – só inclina-se, não tem como correr por dentro do curto teto do cupê – dá um toque especial e a cortina do teto é de acionamento elétrico.
Modo Sport plus inibe controle de estabilidade e de tração |
Posição de dirigir perfeita, bancos dianteiros elétricos com duas memórias, ajuste elétrico do volante em altura e distância, um volante exato (370 mm) que sobe ao desligar a ignição para facilitar o sair e entrar, tudo é convidativo e de bom gosto.
Viajei a Limeira, inteiror de São Paulo, 330 quilômetros ida e volta, e computador de bordo acusou vários trechos a 1 litro por 9 km trafegando no limite mais tolerância do Inmetro. O tanque é generoso, 70 litros, para uma boa autonomia.
O sistema de regeneração de energia ao frear, levando o gerador a produzir corrente elétrica para a bateria, ficando inoperante grande parte do tempo, conribui para o baixo consumo – que a filial brasileira, para variar, omite. Na Europa é 1 L/6,4 km na cidade e 1 L/13 km na estrada, gasolina sem álcool. Nas acelerações o alternador é desligado para evitar o pequeno roubo de potência.
A lista de equipamentos (não há opcionais na versão para o Brasil) é ampla, veja no quadro específico ao final.
Para quem busca sofisticação, desempenho, presença e, sobretudo, um enorme prazer ao dirigir, uma das boas receitas atualmente é esse senhor cupê. Só exige uma recheada conta bancária.
BS
FICHA
TÉCNICA BMW COUPÉ 650i
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MOTOR
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Tipo
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V-8 a 90°, duplo comando por
corrente, 4 válvulas por cilindro, controle total de válvulas
Valvetronic, dois turbocompressores de
dupla voluta com interresfriadores ar-água; dianteiro, longitudinal, gasolina
de 91 a
98 octanas RON
|
Diâmetro
x curso
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88,3 x 89 mm
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Cilindrada
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4.360 cm³
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Material
do bloco e dos cabeçotes
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Alumínio
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Taxa de
compressão
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10:1
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Potência
máxima
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407 cv de 5.500 a 6.400 rpm
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Torque
máximo
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61,2 m·kgf de 1.750 a 4.500 rpm
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Formação
de mistura
|
Injeção direta
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TRANSMISSÃO
|
|
Tipo
|
Câmbio
automático ZF de 8 marchas à frente e uma à ré, tração traseira
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Relações
das marchas
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1ª 4,714:1; 2ª 3,143:1; 3ª
2,106:1; 4ª 1,667:1; 5ª 1,285:1; 6ª 1,00:1 (direta); 7ª 0,839:1; 8ª 0,667:1
ré 3,317:1
|
Relação
do diferencial
|
3,077:1
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SUSPENSÃO
|
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Dianteira
|
Independente,
braços tranversais inferior e superior,
mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos e barra
estabilizadora
|
Traseira
|
Independente,
multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
DIREÇÃO
|
|
Caixa de
direção
|
Pinhão e
cremalheira com assistência elétrica variável Servotronic
|
Relação
de direção
|
17,2:1
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
11,7
m
|
FREIOS
|
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Dianteiros
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A disco
ventilado, pinça flutuante de alumínio de um pistão, disco de 374 mm Ø
|
Traseiros
|
A disco,
pinça flutuante de alumínio de um pistão, disco de 345 mm Ø
|
Controle
|
ABS,
distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem; função
de secagem automática do freio
|
RODAS E
PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio, 8,5Jx19 dianteiras e 9J
x 19 traseiras
|
Pneus
|
245/40R19Y dianteiros e 275/35R19Y traseiros
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Arquitetura
|
Monobloco
em aço, portas,capô e torres de suspensão dianteira de alumínio, painéis dianteiros
de plástico e tampa do porta-malas em compósito de fibra de carbono; cupê de
duas portas, 2+2 lugares
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Aerodinâmica
|
Cx 0,31
|
Área
frontal
|
2,23
m²
|
Área
fronal corrigida
|
0,691 m²
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento
|
4.894 mm
|
Largura
|
1.894 mm
|
Altura
|
1.369 mm
|
Entreeixos
|
2.855 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.600/1.657 mm
|
CAPACIDADES
E PESOS
|
|
Porta-malas
|
460 litros
|
Tanque de
combustível
|
70 litros
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.770 kg
|
DESEMPENHO
E CONSUMO
|
|
Velocidade
máxima
|
250 km/h (limitada)
|
Aceleração
0-100 km/h
|
4,9 s
|
Consumo
urbano (NEDC Europa)
|
6,4 km/l
|
Consumo
rodoviário (NEDC Europa)
|
13 km/l
|
EQUIPMENTOS
BMW COUPÉ 650i
|
CONFORTO
|
Acionamento
elétrico dos vidros das portas
|
Ajuste
elétrico dos bancos dianteiros com memória
|
Ajuste
lombar
|
Apoio de
braço central dianteiro que tambem tampa de dois porta-obejtos com fechadura
a chave
|
Apoio de
braço central traseira
|
Apoios de
cabeça traseiros com ajuste manual
|
Aquecimento
dos bancos dianteiros
|
Ar-condicionado
automático de duas zonas
|
Assistente
de estacionamento
|
Assistente
de farol alto
|
Comandos
de bordo com informações em português
|
Controle
de velocidade de cruzeiro
|
Controles
com detalhes em cerâmica
|
Dados projetados
no pára-brisa (head-up display)
|
Extensão
de conectividade para celular com toca-música
|
Interface
de áudio USB
|
Navegador
com monitor de TV mais iDrive
|
Pacote
interno de luzes
|
Pacote
para fumantes
|
Preparação
para instalação de conexão Bluetooth
|
Rádio BMW
Professional com toca-CD frontal
|
Revestimento
interno em couro Nappa
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
Sistema
de aberura remota sem chave
|
Sistema
de alto-falantes Professional DSP
|
Tapetes
em veludo
|
Visão
noturna BMW com reconhecimento
|
SEGURANÇA
|
Bolsa
infláveis frontais
|
Bolsas
infláveis laterais dianteiras
|
Bolsas
infláveis tipo cortina dianteiras
|
Cintos
dianteiros com pré-tensionador
|
Cintos
traseiros embutidos
|
Controle
de estabilidade com ABS integrado
|
Controle
de frenagem em curvas
|
Controle
dinâmico d estabilidade de terceira geração
|
Faróis de
neblina em LED
|
Função
siga-me até à porta
|
Jogo de
primeiros socorros
|
Lavador
de farol
|
Luz de
freio dinâmica (piscante em desacelerações fortes)
|
Luz
traseira de neblina
|
Segredo
de roda
|
TECNOLOGIA
|
Ajuste de
condução dinâmica
|
Alerta de
desvio de faixa de rolamento
|
Câmera
para visão geral
|
Câmera
traseira
|
Computador
de bordo com mostrador multifuncional
|
Controle
eletrônico dos amortecedores
|
Dreção
adaptativa
|
Espelho
interno eletrocrômico e externos rebatíveis eletricamente
|
Fechamento
de porta assistido
|
Freio
automático para aclives e declives
|
Freio de
estacionamento elétrico
|
Iluminação
ambiente interior
|
Informação
BMW online estendida
|
Internet
|
Renegeração
de energia nas frenagens
|
Sensor de
chuva com acionamento automático do farol baixo
|
Sistema
antifurto com controle remoto por ondas de rádio e alarme com tecnologia EWS
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Tecnlogia
LED para faróis principais e de neblina
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Tecnologia
iDrive
|
Tecnologia
RFT
|
Vidros
climatizados com pára-brisa esverdeado
|
ESTILO
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Acabamento
em madeira nobre de grãos cinza polar
|
Consturas
em contraste
|
Espelhos
externaos na cor do veículo, com aquecimento
|
Frisos
externos pretos
|
Lanternas
integradas aos blocos dos faróis
|
Painel de
instrumentos com acabamento em couro
|
Rodas de alumínio
com raios em V, de 19
polegadas
|
Teto
solar inclinante com cortina de acionamento elétrico
|
Parece um sucessor legitimo da serie 6 dos anos 80. Alguém mais aí lembra do 635 prata do seriado "A gata e o rato"?
ResponderExcluirboa memória! e nem lembrava mais...realmente era um carro muito bacana.
ExcluirBons Tempos!
Um dos mais belos bimmers o CSI. Adoro grandes coupês duas portas, classudos da estirpe de Audi A5, Mercs E, o antigo CLK (este difícil de se ver maltratados, estão sempre limpos e impecáveis com dez anos ou mais de uso...) Mas este 650 é demais! Viva os Gran Turismo.
ExcluirMauro
Considero os BMW 635CSi um dos mais belos da marca de todos os tempos.
ExcluirGostei mais da estradinha do que do carro.
ResponderExcluirFica em Limeira?
Não chego a esse ponto, mas que a estrada é bacana, é...
ExcluirCCN
ExcluirNão é em Limeira, mas no litoral. Só não sei onde exatamente, o Paulo Keller foi a Guarujá domingo passado e achou essa estrada.
nada mal o consumo para esse v8,
ResponderExcluirAqui vai meu comentário padrão para este tipo de carro: muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuito mais bacana meeeeeeeeeeeeeeeeeesmo que qualquer daqueles badalados super-hiper-mega-ultra-extra-baita esportivos.
ResponderExcluirConcordo plenamente. As avaliações de carros como esse, por José Luiz Vieira, na saudosa revista Motor 3, incutiram em mim esse mesmo gosto.
ExcluirBob, parabéns pela matéria e pelas fotos do Paulo Keller. Dá impressão que vocês testaram na Floresta Negra! Faltou foto do teto solar. Tem jeito de incluir?
ResponderExcluirNunca dirigi um BMW mas sempre babei... Só não gosto do design do Série 1.
Como os gostos são diferentes. Eu, por exemplo, sou fã número 1 do design do Série 1.
Excluir... e todos os BMW têm aquele defeito: contagiros à direita. Também prefiro à esquerda, como o Bob.
ExcluirMineirim13/07/12 14:07 Então somos três na preferencia .Fabio.
ExcluirMineirim
ExcluirNão coloquei porque é uma mera placa de vidro. Mas vou colocar.
Mineirim
ExcluirÉ incrível, mas não foi feita foto realçando o teto. Há outra, mas praticamente igual à da foto de abertura. Note que nesta se pode ver o começo do teto. Procureu até no Google, há foto de todo jeito, inclusive a maioria é de carro vermelho Hot, mas em vão. Sinto não poder atendê-lo.
Esquenta não, Bob. É só por curiosidade. A matéria está incrível assim mesmo. Também procurei no Google e não achei.
ExcluirE mais uma senhora avaliação do Bob...
ResponderExcluir"Tákaro"...único defeito em um carro quase que me serviria (e mais a 99% dos entusiastas) a perfeição!
ResponderExcluirRealmente não deve ser fácil imaginar as sucessivas gerações do modelo que precisarão superar um produto tão elaborado; mas o gênero humano - principalmente os bávaros - sempre consegue....
Como será um BMW série 6 em 2025? ´
Um dos prazeres de viver, é poder acompanhar essas evoluções.
MFF
MFF, o problema do Takaro não é a carteira C ou D pra dirigir essa máquina. Falta a $. Mas a gente tem que sonhar também, né?
ExcluirÓtimo texto e descrição do carro ,aliado a fotos maravilhosas ,a ultima frase foi a melhor rsrsrs.
ResponderExcluir"A iluminação branca do quadro de instrumentos passa a vermelha ao ligar lanternas ou faróis. " "Nas acelerações o alternador é desligado para evitar o pequeno roubo de potência."
A criatividade e a inteligencia da BMW parece não ter limites .Abracs,Fabio
Que espetáculo de carro, mas que espetáculo de preço... Acho que, com a mesma grana, dá para comprar um pequeno apartamento numa cidadezinha europeia ou americana e o mesmo carro, mantendo-o lá numa garagem, rsrsrs...
ResponderExcluirPor que razão os pneus especificados para o Brasil tem perfil mais baixo que para a Alemanha?
É que a borracha é nossa! rsrs
ExcluirDeve ser porque o asfalto da Alemanha não tem a qualidade do asfalto daqui...
ExcluirRafael Ribeiro
ExcluirNosso mercado aprecia rodas largas e de diâmetro grande, de modo que os importadores procuram atender a esse nosso gosto.
Justo aqui na terra dos buracos e algumas estradas sem boa drenagem o perfil é mais baixo e seção mais larga. E lá vão rodar a 250 km/h, aqui vamos de 130 com um olho no velocímetro outro no radar. Acho que apaixonados por carros são os alemães não nós, a propaganda da Ipiranga está enganada.
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=JtxZOv7KwQo&feature=plcp
E o conta-giros na direita?
ResponderExcluirNum carro desse, o tio Bob entra em êxtase e esquece até desse detalhe...
ExcluirÉ impossível se chegar a perfeição, amigo...
ExcluirMas chegou perto.Fabio.
ExcluirAnônimo 13/)7/12 15:57
ExcluirDeveria ser na esquerda, todos que lêem o AE conhecem minha opinião, e eu não iria falar nisso de novo.
Bob excelente avaliação, mas um carro desse merece mais fotos!!!
ResponderExcluirTem pouca foto... rsrss....
Grandes fotos PK! Também com esse carro e essa estradinha prá lá de sinistra dando um clima... daria um ótimo road thriller!
ResponderExcluirExcelente materia, foto texto e o carro nem se fala fantastico BMW. Agora eu pessoalmente se tivesse 600 mil pra gastar num carro desses eu encomendaria um M6.
ResponderExcluirParabéns por mais essa Bob !
ResponderExcluirQue maravilha ! Fico imaginando a M6, ai fecha o pacote de vez.
"Compraria" lá fora mais uma boa casa pelo mesmo valor que a vendida aqui...
Bob,
ResponderExcluirComo assim "interior bem cuidado nos detalhes"?
Interior não é importante.
Anônimo 13/07/12 18:24
ExcluirNão é importante ao ponto de alguém reclamar de plàsticos duros, mas que mal há em comentar algo bem-feito?
PARABÉNS BOB SHARP! TEXTO COM CHARME!
ResponderExcluirSr. Bob Sharp, preciso dizer: sua publicação na folha de São Paulo foi sofrível. Seus argumentos foram fracos e desprovidos de bom senso. "Como fica num dia de chuva?" Certíssimo, pode usar o carro, afinal ele também é uma alternativa! "Como fazer para levar um bebê junto ao sair?" Sem problemas, use seu carro, mas a verdade é que o bebê não vai estar sempre com você! Agora... "Deixemos que a razão prevaleça sobre a emoção." Faz-me rir!! Carro, bicicleta, ônibus: usados com a devida ponderação ajudam e muito a melhorar nossa qualidade de vida.
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2309201132.htm
Guilherme,
ExcluirAchou mesmo sofrível? Então vá se preparando o post de amanhã.
Esse blá-blá-blá dos "eco-chatos" desses pseudos mauricinhos é um inferno...
Excluirmoro aqui no rio de janeiro, só que eu moro no suburbio e trabalho no centro, 30 km da minha casa ao trabalho, eu quero ver esse brincalhão pedalar 60 km por dia sem suar, sem se cansar, e acordar as 2 da matina pra ir para o trabalho...
com a língua e com o teclado é mole ser politicamente e ecologicamente correto...
Guilherme
ExcluirO post de que falei ficou para domingo.
Já que é para ser ecologicamente chato e correto, proponho o dia mundial sem ar condicionado aqui no Brasil, no verão brabo, e o dia mundial sem aquecimento central, nos países frios, claro que no inverno rigoroso. A quantidade de energia elétrica (e emissão de CO2) que iria se economizar faria o dia mundial sem carro parecer piada de mau gosto. Ah, sim... desculpem pelo lapso, dia mundial sem carro já é piada de mau gosto...
Excluir600 paus num carro... A BMW Brasil é humorística. Vale, se valer, metade do preço. Mas sempre tem um tonto que compra, né?
ResponderExcluirA dica: importe como pessoa física de Miami. Dá quase pra trazer um desses e mais um 335i para o dia do rodízio...
Perfeito, Anonimo. Numa rápida pesquisa, encontrei o 640i (um pouco inferior, é verdade, mas ainda fantástico)por 80 mil dólares. Utilizando o fator 4,5, que a grosso modo é quanto se dá já com todos os impostos e a conversão de moeda a 2 por 1, temos 360 mil reais. Ainda muito dinheiro, mas já bem melhor que os 600 mil...
ExcluirLucas CRF
Acho que a solução seria importação direta mesmo. O problema é que se perde a garantia e tem que reprogramar a injeção para aceitar nossa alcoolina...
ExcluirAnônimo13/07/12 19:44 Será que é tonto quem tem 600 mil?
ExcluirBob,
ResponderExcluirComo de costume, excelente texto e precisas impressões.
Só acho que esta politica de preços usada pelas tres alemãs de usar como critério apenas os que podem pagar - e cobrar bem por isto - tira o brilho destes carros. Assim como nos nacionais, os usados despontam como excelente opção. A ver os M6 v10 anunciados por menos da metade deste valor. Sao os famosos RR (restos de ricos) que ainda tem condições de fazer qualquer AE com um pouquinho de grana sobrando, muito feliz.
Fernando RD
Essas reportagens aprecio mais as fotos que o texto... mas não por culpa do Bob Sharp! É que por 600 mil até perco o tesão de ler.
ResponderExcluirÉ verdade, existe um abismo tão grande entre a realidade e os carros nesse valor que acabamos ficando insensíveis à esses lançamentos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSensacional, Bob e PK. Um bom post para sonhar. Faz bem.
ResponderExcluirAbraço
Lucas CRF
Ah, quase caí para trás, um teste aqui com meu atual carro dos sonhos! Obrigado AK e BS!
ResponderExcluirO único defeito desse carro é o preço... Gostei de ver o PK fotografando novamente um carro para o AE, faz diferença.
ResponderExcluirNão saindo muito do tema, mas será que algum dia voltara a belíssima série 8 ?!
ResponderExcluir850CSi ainda é um dos meus sonhos de consumo.
13 km/l na estrada? Como é possível que esse monte de músculos rivalize em consumo com um Peugeot 207 magricelo? Ele é híbrido?
ResponderExcluirBob Sharp, você sabe, então nos conte: por 600 mil compra-se também um Piper Seneca com 20 anos de uso (contínuo e rendoso). 20 anos depois de fabricado, sua utilidade ainda o faz valer 600 mil. Ora, daqui a 20 anos esse belo bávaro aí de cima terá se desmanchado ou, caso sobreviva, estará na garagem de um colecionador. É difícil não se concluir que o automóvel tornou-se, apesar do crescente refinamento, uma máquina, com o seu perdão... vagabunda. Então o que você diz, a engenharia não é capaz de levar a vida dos automóveis ao patamar da dos avióes?
Por falar na vida das máquinas - no outro dia um velho caminhão perdeu uma roda logo à minha frente, a 80 km/h - e eu de moto! É difícil não concluir que o Estado, cruel ao taxar, não sabe ser cruel na hora de condenar veículos à morte, para defender nossas vidas.
Parabéns pelo post (que inveja!)
O carro é fantástico, pena ter uma capa plástica idiota cobrindo o motor e o preço ter sido determinado por pessoas de bom senso nulo.
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