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Sergio Pininfarina (1926-2012) |
Faleceu hoje em Milão, aos 85 anos, após longa
enfermidade, Sergio Pininfarina, que conduziu o estúdio de estilo que
leva seu nome durante quatro décadas. A longo de seus anos à testa do
negócio produziu os mais belos desenhos, entre eles o Ferrari 275 GT de
1961, o Lancia Beta Montecarlo de 1975 e o Maserati Quattroporte de
2003.
Sergio
entrou para o negócio da famíla em 1950 após se formar em engenharia
mecânica na Politécnica de Turim. Foram suas criações também o Fiat 124
Sport Spider, de 1966 e produzido durante 21 anos, o Alfa Romeo Spider,
fabricado de 1966 a 1993, e o Peugeot 406 Coupé, que ficou em produção
de 1966 a 2004.
Ele
tinha admiração especial por sua criação, o Dino Berlinetta Speciale,
um conceito que viria a influenciar o estilo dos Ferrari de motor
central-traseiro durante 40 anos.
Em 1961 assumiu o cargo de executivo-chefe
da Pininfarina, acumulando a função de presidente em 1965 depois da
morte de seu pai e fundador da empresa, Battista "Pinin" Farina.
Sergio
tinha convicção de que o desenho tinha de ser simples e desde garoto
ouvia seu pai falar em tom alto para seus colaboradores, "Mais
simples!".
Renunciou ao cargo em 2001, passando-o ao filho Andrea,
mas permaneceu na presidência do conselho e reduziu cada vez naus seu
ritmo de trabalho. Mas veio a tragédia quando Andrea morreu num acidente
de moto em 2008, passando a presidência executiva ao irmão mais moço de
Andrea, Paolo. Mas a empresa estava muito endividada e foi assumida
pelos bancos credores, restando à família Pininfarina uma participação
simbólica.
Sua
criação mais famosa foi o Alfa Romeo Spider, lançado mundialmente pelo o
filme "A primeira noite de um homem" ("The graduate") , de 1967, com
Dustin Hoffman e Anne Bancroft.
Uma
de suas últimas aparições em público foi em março de 2008, ao entrar
para a Galeria da Fama Automobiística Européia, juntando-se ao pai
Battista, lá desde 2002.
Sergio era membro da diretoria da Ferrari após mais de 40 anos. Saiu em novembro de 2011 alegando razões pessoais.
Com sua morte, perde o mundo automobilístico uma de suas personalidades mais importantes
Sergio Pininfarina deixa a esposa Giorgia, sua filha Lorenza e seu filho Paolo, a quem o AUTOentusiastas expressa as maiores
condilências.
R.I.P., Sergio Pininfarina
AE
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgrande perda !!!
ResponderExcluirtive uma alfa 164 assinada pelo studio e digo que era um puro sangue italiano...
o triste é saber que tantos caras estão indo (inclusive o Shelby) e não há qualquer chance de aparecerem substitutos à altura, nessa industria pasteurizada onde todos carros são parecidos independente da marca ...
Pois é ... Foram 3 grandes nesse ano :
ExcluirShelby
Porsche
PininFarina
Vao fazer muita falta , mas deixaram um enorme legado!
A elegância no universo automotivo acaba de ficar mais pobre.
ResponderExcluirGrande perda mesmo.
ResponderExcluirVai-se um artista e tanto e fica-se com gente do naipe de Carlos Barba. Sem mais o que comentar.
Melhor comentário de todos neste post. Realmente triste o futuro do design automotivo, principalmente no Brasil.
ExcluirPensei a mesma coisa quando vi a Spin hoje no jornal O Globo!!!
ExcluirE o mais engraçado: o Barba se acha um novo Scaglietti, tamanho o orgulho que tem dessas monstruosidades que desenha...
ExcluirMuita classe nos abandona. Do outro lado o recebem em festa.
ResponderExcluirgrande perca!
ResponderExcluirresti em pisse.
lá é o cara , aqui temos que aguentar agile monstrana... adeus amigo Sergio Pininfarina que de onde estiver baixe por um santo na gm daqui que só desenha carros feios.
ResponderExcluirSempre haverá quem não consegue reconhecer a qualidade de um genio do design auto entusiasta, que influenciou desde seu primeiro projeto, e até os que ainda nem saíram da prancheta.
ResponderExcluirMesmo doente, seu "dedo" estava presente um tudo que o studio está produzindo.
Dizer que estava aposentado a séculos é desprezar o muito com que contribuiu para a industria de forma universal.
Todo mundo envelhece, mas "quem é" fica.
Tive uma Fiat 124 Spider, e uma Alfa 164 , ambas assinada pelo Estudio Pininfarina, Ele desenhou bellissimos carros.
ResponderExcluirMenos um, é uma pena. Este ano tá osso.
ResponderExcluirMFF, manda aquela poesia.
Que coisa... A plaqueta Pininfarina, presente na lateral de diversos carros entusiastas, ganhou agora um significado ainda mais especial. Infelizmente, os grandes mestres estão nos deixando, sem que haja discípulos à altura. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
ResponderExcluirEste ano estão levando todos os mestres, Shelby, agora Pininfarina.
ResponderExcluirEu só quero saber, quando vai aparecer alguém para revolucionar o mundo sob 4 rodas.
Pêsames a família
Renan
ExcluirFerdinand Alexander "Butzi" Porsche...
Chris Bangle, Patrick L'Quemént, Bruno Sacco entre outros ainda terão vida longa!
ExcluirPara mim, o grande mérito de Sergio Pininfarina foi ter sabido administrar a transição do negócio de sua família de uma carrozzeria semi-artesanal para uma grande empresa de consultoria, com domínio de todos os processos envolvidos na criação de um novo automóvel. Fora isso, devia ser um empresário muito habilidoso para gerenciar relações com todo tipo de cliente, de gênios temperamentais como Enzo Ferrari a grandes coeporações como a Fiat. Nuccio Bertone, que também foi uma das grandes figuras do design automotivo, não tinha toda essa paciência.
ResponderExcluirMas o estúdio não deixa de existir, né?
ResponderExcluirQuem é o responsável hoje pelos desenhos?
um grupo de 400 pessoas.
Excluirpininfarina desenha todo tipo de produto hoje em dia - há algumas décadas na verdade.
ele foi o fundador e até então apenas o "chefe", que bate o martelo.
duvido que o giugiaro encoste no lápis hoje em dia também...
Bem...uma triste notícia para iniciar um dia! De qualquer forma fica o legado. Em tempo : Mesmo que um gênio "apenas" coordene suas criações, fica muito, mas muito mesmo, melhor que o resultado das perpectivas de mercado tomadas em laboratório onde se expressa o desejo da cultura medíocre da massa, normalmente mais diluída a cada nova geração e somada a ansiedade de lucros por parte dos acionistas. Falando em arte e elegância então...
ExcluirAnônimo das 09:26,
ExcluirApenas um esclarecimento: quem fundou a empresa foi o avô de Sergio, isso ainda no tempo dos veículos a tração animal. O pai dele, Giuseppe Battista "Pinin" Farina, foi quem construiu a sua fama a partir de criações como o Cisitalia de 1946. Foi durante a sua gestão que a empresa mudou o seu nome, de Carrozzeria Farina para Pininfarina. ("Pinin", em dialeto piemontês, é uma espécie de diminutivo do diminutivo do diminutivo: Giuseppe > Giuseppino > Pino > Pinin). Sergio Pininfarina, portanto, representava a terceira geração da família na empresa.
Em adendo:
Excluir-o 406 Coupé foi produzido de´96 a´04.Vale lembrar q.a carroceria era construida pela própria Pininfarna na Itália,e embarcada para montagem final na França.A Peugeot e mais tarde a PSA muito freqüentemente valeram-se da consultoria de estilo da Casa
-a Alfa 164,da mesma forma q.a Lancia Thema,o Saab 9000 e o Fiat Croma,derivam de um mesmo projeto básico muito abrangente da Italdesign,ao qual as fábricas das marcas agregaram as características de identidade técnica e estilística.Tanto a 164 como a Thema receberam os 'ajustes estilísticos' da Pininfarina-de forma,para variar,magistral!
abs.
Gênio!! (sem perdão algum do termo, hoje usado de forma tão vulgar)...
ResponderExcluirTraduzir o espírito e as mãos calosas que idealizaram uma idéia de carro, em forma pura e definitiva não é para muitos.
Voto entre todas as suas criações no excesso, na confiança exarcebada - como um grande deus vermelho do mal - nas linhas atemporais e quase ofensivas da Testarossa.
MFF
Exatamente. E veja lá, na foto do criador, qual a criatura que está logo atrás dele. Minha Ferrari preferida.
ExcluirMInha nossa... agora minha paixão pela Testarossa aumentou!
ExcluirMais uma grande perda nesse ano!
ResponderExcluirFoi-se o homem , mas sua obra é perpétua.
Genialidade traduzida em esculturas sobre rodas que vão continuar emocionando geraçoes.
Coisa linda essa Alfa Romeo Spider!
ResponderExcluirAcho que realmente representa uma escultura sobre rodas.
Vale assistir o filme só para ver o carro.
Já que o Plutônia não falou, falo eu:
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ! PAU NA MORTE QUE LEVA HEROIS COMO PININFARINA E ESQUECE-SE DO SARNEY!
Não esqueça do Dirceu
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