No Salão, duas cenas que me chamaram a atenção. No estande da BMW (acima) todos - rigorosamente todos - os carros e até a decoração são brancos. Um mundo branco que ficou mesmo muito bonito e agradável aos olhos.
Falei inicialmente em Mercedes-Benz-Smart por ser uma marca de preço elevado, histórica, mas poderia começar por qualquer outra.
Me incomoda porque a visitação é paga, não é uma festa beneficente, uma quermesse, uma festa para convidados. É um Salão. Quem adentra ao pavilhão de exposições do Anhembi espera chegar perto de qualquer carro, ficar ao lado, tirar uma foto de recordação, sentar ao volante, sentir o agradável cheiro do seu interior, faz parte da mágica de todo salão de automóveis, faz parte do sonho de cada um.
Um fabricante ou, no caso, importador, não tem o direito de barrar esse sonho só porque o carro é caro. Que arme um esquema forte de vigilância ou não participe da festa. Exponha nos seus salões de vendas hipercontrolados.
Parabenizo as fabricantes e importadores que literalmente abrem suas portas às centenas de milhares de apreciadores dessa máquina fantástica, a maior expressão de liberdade individual e de conquista social chamada automóvel.
BS
Concordo.
ResponderExcluirNo ano passado, no estande na Clarion, fabricante de produtos de áudio, não era permitido entrar no carro de demonstração (acho que um Gol). Achei um absurdo, pois a qualidade da instalação do áudio só poderia ser verificada de dentro do veículo.
Ferrari, Jaguar, Porsche, Pagani Zonda etc. também todos fechados, com funcionários passando panos e espanadores a todo momento. Não sei pra que fazer um estande desses.
Bob,
ResponderExcluirConcordo. Acho que restrição ao acesso deveria se ater somente aos carros conceito/show cars, pois são caríssimos e geralmente peças únicas.
Lembro uma vez que li a respeito de que alguns tipos de couro usados nos Bentleys mancham quando se senta de calça jeans... aí até entendo alguma restrição.
Nos últimos salões de Frankfurt e Paris as restrições são essas que citei. As pessoas em geral tinham certo cuidado com cintos, bolsas e jaquetas em relação à pintura. Também ninguém se debruçava sobre qualquer carro com aglomeração ao redor... o maior impedimento era a quantidade de pessoas.
A exceção era a Ferrari também.
Bob,
ResponderExcluirlembro-me que o Best Cars, em resenha sobre a nova geração da série 5, disse que a BMW brasileira fizera pesquisas de mercado que apontavam uma maior receptividade a cores variadas, até mesmo no interior, fugindo do preto-e-prata com interior preto.
estive na concessionária BMW de Brasília na semana passada e vi um 535i Gran Turismo em branco, com o interior cinza-claro - confirmando, pelo menos de saída, o que fora dito.
resta torcer para que continue assim, e para que outras marcas também ofereçam mais variedade sem que seja necessário esperar meses por um carro de cor diferente.
Eduardo Palandi
ResponderExcluirQue grande notícia! Foi justamente aí em Brasília que vi pela primeira vez um Honda Civic branco, que ficou perfeito.
Isso é fato, concordo que para expor os carros, devem pelo menos chegar perto para tirar foto.
ResponderExcluirEsse ano nao consegui ir ao salão, mas ano que vem, pretendo ir, e quero tirar fotos com todos os carros dos sonhos, ao menos uma foto tenho que ter, rs.
Ah, e a proposito, o carro branco é lindo d+
ResponderExcluirPonto pro salão das motocicletas... show de bola.
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirNão vou mais ao salão, ou a quermesse, ou a feira como vc diz !!!! Não tenho mais paciência p/ chegar lá, estacionar e até com convites VIP, há uma fila para entrar !!! Programa de índio total ! As revistas cujas fotos são boas, reportagens até melhores e, ao vivo não muda nada. O café do Anhembi é péssimo !!! Gosto das peças e acessórios, mas em algum sábado vou na Duque de Caxias e imediações e me divirto em loco. Abração
Bob,
ResponderExcluirTenho notado que os carros brancos estão voltando. Tive um Fiesta Street todo branquinho, eu achava muito bonito. Quando fui comprar meu carro atual a concessionária me garantiu de pé junto que não tinha como pedir o carro branco. Terminei com um prata pelo fato de que sempre justificam que o preto e prata chegam mais rápido.
Mas tenho visto muitos fox, punto, civic, fusion (este com o branco pérola).
Ah gostei muito do seu post sobre o Santana, principalmente a parte que fala sobre encomendar um Santana branco. Parabéns pelo blog.
Caro Bob Sharp, assim que ví o estande da BMW lembrei-me imediatamente de ti. E, justiça seja feita, era o estande mais bonito e o estande onde melhor se podia observar o trabalho de design dos projetistas - o que, no caso dos BMW que herdam traços do Bangle, sempre é complicado, mas mesmo assim eles ousaram. Infelizmente, como Murphy existe, acabei perdendo a melhor foto do Salão quando estava trocando as pilhas da máquina fotográfica: três policiais militares "babando" ao redor do Dodge Charger caracterizado como Highway Patrol...
ResponderExcluirNo caso dos stands fechados de um determinado importador de carros esportivos italianos, há também uma recorrente obsessão pelo exibicionismo e glamurização desnecessária. A arrogância e o pedantismo são inacreditáveis! Certa vez, passei-me por potencial comprador e tive o acesso franqueado. As mentiras que os caras contam são absurdas, como tentar vender a caixa automatizada de um Maserati como "automática legítima". Sequer ficam vermelhos com o descaramento! Sei lá, parece-me que tem muito rico trouxa por aí, que nem sabe o que está comprando!
ResponderExcluirO Branco pérola do Fusion é mesmo muito bonito!
ResponderExcluirBob.
ResponderExcluirImpressionante como certas coisas marcam fundo na gente. Desde que li que vc só gosta de carros brancos passei a prestar mais atenção nesses carros. Alguns ficam mesmo maravilhosos, como as BMWs, Porsche Cayenne, qualquer Mercedes. Por coincidência dirigi ontem uma 325i conversível 95. De que cor? Branca e muito inteira e bonita. Bem que algum prefeito poderia mudar a cor dos táxis, para laranja, amarelo correio, verde limão, etc.
Bob,
ResponderExcluirFalando em branco existem, mais no interior mesmo fora das grandes cidades, carros desse nivel brancos, que eu ja vi: C4 hatch, 307, Civic e todos brancos!!!
E realmente, são bonitos!!
E em relação a restrição no salão, isso é uma sacanagem mesmo, chega a ser frustrante...
Parabens pela postura!
abraço!!
O série 3 coupe em branco ficou perfeito. A BMW sabendo disto (provavelmente deve ser a cor mas vendida nesta versão) usou a inteligencia.
ResponderExcluirSobre cercas e afins, acredito que o maior culpado sao os proprios visitantes, em especial no Brasil, aonde o espirito de porco impera. Alguém já viu algum carro exposto com o acendedor de cigarros no lugar? Já tiram antes pq sabem que nao irá durar 1hora..
Sem mencionar que há sempre um vândalo de plantão, para passar gilete nos estofamentos. Acontece sempre!
ResponderExcluirJá foi o tempo que eu pagava para ficar de longe olhando carros, em que não se pode se quer encostar. prefiro olhar nas revendas, é grátis
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLembro quando antes da Internet os salões para mim eram lugares míticos, onde eu podia acompanhar na cobertura jornalística todos os potenciais lançamentos e protótipos. Lembro em especial do de Detroit '94, com o Concept 1 (eu era moleque e sempre adorei o Fusca). Tenho esse recorte até hoje.
ResponderExcluirMas agora, 16 anos depois, a Internet é o principal mostruário do que está por vir, e eu juro que achava que a razão de ser dos salões era permitir o contato direto com os carros. Tinha até pensado em levar minha namorada em SP para ver de perto um "mísero" BMW. Qual não foi minha surpresa ao ler esse post hoje...
Vejo tanta gente falando mal de tanta coisa nos salões que acho que nem vou me dar ao trabalho de sair do RJ. E a cobertura da imprensa também me faz ver que até de novidade os caras estão fracos (e olhe que a imprensa especializada está torrando o saco sobre esse salão mesmo assim).
Sei lá, acho muito legal e muito importante o Brasil estar no circuito dos grandes salões. Mas já que o mundo mudou tanto, acho que já era hora de reformularem a idéia do evento, senão é mais fácil tirar um fim de semana para visitar concessionárias!
Ver de longe assim é em museu, e que Volkswagen atual merece essa distinção? Se é pra ver de longe, tragam modelos históricos de verdade, tipo uma 250GTO, um 550 autêntico, um Jaguar E-Type... isso sim não se vê em lugar nenhum do Brasil!
Bob,
ResponderExcluirmais uma dos brancos em Brasília: parei meu carro num estacionamento pago, e quase ao mesmo tempo surgiu uma senhora num Omega australiano, do modelo importado a partir de 2007... adivinhe a cor?
como sabia que a Chevrolet só o havia trazido em preto, cinza e prata, não resisti e fui falar com a mulher. elogiei o carro, disse que nunca havia visto um Omega desse modelo em branco... e ela disse "pois é, é o único no Brasil".
supus que ela o tivesse comprado em alguma outra cor e mandado pintar em seguida, mas não cheguei a perguntar esse detalhe. e curiosamente a placa do carro era a capacidade cúbica do motor, arredondada...
No último salão pude adentar às Mercedes com modelos lindíssimas mas não tão simpáticas. Já na BMW não podia entrar, as modelos ficavam dentro dos carros e ao pedir para um tirar uma foto do painel e encostar na parte superior do revestimento da mesma, brotou um segurança ao meu lado.
ResponderExcluirEsse ano ta podendo entrar nas BMW? Que pode chegar perto eu sei, mas entrar pode?
A cor branca está ganhando espaço principalmente porque os fabricantes de tinta conseguiram um avanço tremendo nessa cor nos últimos anos!
ResponderExcluirO branco gelo é coisa do passado, a sensação agora é um novo branco do Ipod que é mais limpo e muito brilhante.
Um coisa que me irrita nesses salões são funcionários disfarçados de visitantes que ficam glorificando o carro.
ResponderExcluirO grande problema de se permitir a entrada nos carros eh simplesmente o espirito de porco de algumas pessoas em sair roubando td q for removível facilmente do interior do veículo. As vezes nem o q eh fácil, mas conheço histórias de carros-show aonde foram roubados monitores de lcd de dentro dos mesmos. DUVIDO q muitos não gostariam de levar um pequeno "souvenir" de uma Ferrari. Com a criatividade de nós brasileiros, ia ter nego roubando até o cavallino da frente e da traseira do carro.....
ResponderExcluirLiberar os carros é'muito bom, bom não só para a industria mas principalmente para o alvo dela, que somo nos os consumidores dos produtos expostos, grande avanço, coisa que poucas marcas deixavam isso acontecer em outros salões.Quanto aos AOS CARROS TOP, nem no Salão de Paris (aonde tive a sorte de estar lá) é permitido o contato direto com os carros dos sonhos, só de longe, e bota longe, pois todo mundo sem exceçào quer ver as maravilhas ali expostas. Quanto ao vandalismo, levar uma lembrancinha do carro, isso infelismente não é exclusividade nossa, no Salão de Paris vi varios carros sem um botãozinho sem uma plaquinha, numa Bentley alguem levou o botão do rádio, para que? depois proibem a entrada nos carros e as pessoas reclamam.
ResponderExcluirPessoa na Peugeot (não do estande, mas da empresa) comentou que no último Salão a depredação, o vandalismo, o roubo de peças (muito mais que acendedor de cigarros) foi tal que, em certo momento, decidiram impedir o acesso aos carros. Isso certamente explica o receio das marcas de prestígio.
ResponderExcluirAgora, nada justifica a palhaçada de marcas como Ferrari de esconder os carros dos jornalistas, deixando as principais atrações cobertas durante os dias de imprensa. A coletiva da marca era às 19h, horário em que a maioria já deixou o pavilhão. Ridículo.
Dentre os importados de luxo, o estande da BMW estava o melhor na minha opiniao. Alguem aqui perguntou, e a resposta é sim: podia entrar nos BMWs, com seguranca ou modelo do lado, mas entrada permitida sem problemas (exceto pela longa fila de espera). Detalhe da banda de jazz tocando ao vivo, muita classe!!! E tem que ter peito pra colocar carro branco em exposicao, é a cor que mais mostra a forma e linhas do carro, coisa que a BMW pode se gabar...
ResponderExcluirDos estandes nacionais, todos no mesmo nivel, nenhum foi surpreenente nem decepcionante, mas em geral bons, bem abertos, e visitacao livre no Camaro (baita carro por sinal).
Dos estandes chineses, meu deus... parecem brinquedos da 25 de marco, um pior que o outro. Isso vai dar m* nas ruas...
E os estandes de tuning, caras, era o fim do mundo. Tinha "bonde do salão" com funk tosco, e umas mulatas bizarras low-cost sapateando.... o sujeito apresentando "eu tambem tenho uma ferrari.... sobe aqui Adriana Ferrari, no palco!!! olha o molejo, olha a velocidade!!!!"
BRRRRRRASSSSSSSSSSSIL-SIL-SIL-SIL!!!