Muitos já devem ter visto esse vídeo de Ken Block a bordo de um Ford Fiesta de rali. Ken é americano, e piloto de rali, algo não muito comum.
Sua habilidade já foi demonstrada centenas de vezes, basta buscar pelos videos no YouTube.com, quase sempre a bordo de Subaru Impreza.
Em 2006, ele e Travis Pastrana, outro abençoado, inauguraram a competição de automóveis no X-Games, um popular campeonato de esportes radicais. Block já havia competido com skate, snowboard e depois, motocross, antes de entrar no mundo dos carros.
Competiu em campeonatos nos Estados Unidos e Canadá, antes de assinar contrato para o WRC (Campeonato Mundial de Rali) para 2010, correndo com um Focus. Está tendo uma participação discreta por enquanto.
Para 2011, a montaria será o Fiesta, em um belo trabalho mercadológico da Ford americana, que introduziu o carro na versão sedã naquele país, como o que temos agora a venda no Brasil.
Como já foi solicitado por alguns jornalistas no Brasil, uma parte da imprensa automobilística americana também torce pela chegada do modelo hatchback no mercado de lá. Ken Block poderá ajudar que isso ocorra, caso ande bem em 2011, fazendo o modelo aparecer na mídia.
Para entender melhor onde chega a habilidade de piloto e as capacidades de um carro preparado especialmente para manobras rápidas, é preciso ver o filme com atenção.
E não deixem de reparar no tempo de aceleração de 0 a 60 milhas por hora no começo do vídeo.
Arrepiante.
JJ
Muito bacana mesmo JJ!
ResponderExcluircara bacana e competente no indoor , mas no pau puro do ralye , sem chance pra ele, boa peça de marketing .
ResponderExcluirJuvenal Jorge, as habilidades do piloto são demais! Existe mais informações sobre o Fiesta utilizado? Pelo vídeo dá pra ver que é AllWheelDrive (como os Subaru), existe versão de rua AWD nos EUA ? Caso só tenha 2WD, é aquela clássica estratégia de fortalecer a marca para quem não conhece carro, pois do que vemos somente algumas linhas da carroceria são as mesmas dos carros de rua; mesma estratégia que a StockCar utiliza por aqui, carros GM, VW, Peugeot, etc... todos correndo com o mesmo motor Chevy 350cid e mesmo chassi tubular, mas com bolhas de fibra de vidro simulando o carro da marca.
ResponderExcluirDevo ser o único cara de 26 anos que não gosta do Ken Block. Acho esse cara muito repetitivo e na hora da queda de braço com o pessoal do WRC ele faz muito feio.
ResponderExcluirKenny era um skatista que fundou a DC Shoes Co. nos anos 90. Ficou milionário e envelheceu. Visando expandir seus negócios inventou as "Ken Block Gymkhana", uma série de vídeos onde ele faz manobras com seu antigo Subaru Impreza com preparação de rali. A galera que curtia um skate nos anos 90 (meu caso) adorou, pois agora somos motorizados. Os vídeos são feitos no mesmo formato em que os vídeos de skate da década passada: manobras radicais, fisheyes, trilha sonora hardcore e muitas, mas muitas tomadas em camera lenta.
Como nos EUA tudo é capitalizável, ele levou isso adiante. Não tiro o mérito dele nesse sentido, mas é preciso sempre esclarecer que esse "piloto de rali" é apenas um Evel Knievel comportado do século 21. Um showman e só.
Acho que é nesse vídeo que ele erra um hairpin.
ResponderExcluirApesar de como observou o colega Leo, aí em cima, fora também que as tomadas podem ser editadas, o que tenho a dizer é:
ResponderExcluirControle da máquina é isso aí! Parece que está quebrando até as leis da física!!!
Muito legal!
Talles Wang
PS.: Acho que aquele cara que está andando naquele patinete doido, saiu cagado...
ResponderExcluirTalles
Eu concordo com o que o Leo comentou.
ResponderExcluirEu moro nos EUa e tem o fiesta hatch a venda aqui, pra dizer a verdade eu acho só vi na rua o hatch...
Abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSensacional !
ResponderExcluirRalou os pneus até o fim !
Show de Bola !
Vou correndo pro meu jogo "WRC 2010" tentar fazer isso !
o ken block nao é frances?
ResponderExcluirJuvenal,
ResponderExcluirO Fiesta do WRC também tem 650 hp?
Esse pedal de embreagem também não existe no do WRC? Seria ele para ajudar nas manobrar de exibição?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAnda forte, mas deu duas raladas boas no carro
ResponderExcluirSilva,
ResponderExcluirnão existe Fiesta com as 4 rodas tracionantes em mercado, ao menos por enquanto.
Vale lembrar que o Fiesta Mk6 foi lançado nos EUA nas versões hatch de cinco portas e sedã. E pelo que vi de matérias recentes, 80% das vendas têm sido de hatches, algo surpreendente se pensarmos que nos EUA, a exemplo daqui, o pessoal prefere sedãs.
ResponderExcluirAo Silva, lembremos que atualmente um carro do WRC não precisa ter versão de rua para homologação. Porém, seguem usando toda a plataforma do carro original, com suas devidas adaptações. A Citroën nunca fez um Xsara ou C4 de rua com tração integral (o mesmo valendo para a Peugeot).
ResponderExcluirAinda que os carros do WRC sejam muito alterados em relação aos originais de rua, ainda assim eles são bem mais próximos do que o que ocorre hoje na Nascar, na nossa Stock e na DTM alemã.
No caso do Fiesta Mk6, é de se esperar que a plataforma tenha predisposição para tração integral, uma vez que também será feito o novo EcoSport sobre ela. Portanto, o Fiesta do Ken Block apenas está usando uma capacidade para a qual a plataforma já foi prevista desde o começo.
A história do projeto e construção desse autódromo de Linas-Montlhery merecia um post, se vale deixar a sugestão.
ResponderExcluirDeve ter sido um baque sair do Impreza WRX e cair num Fiestinha com barulho de enceradeira, mesmo que seja super preparado e que nada tenha a ver com o Fiesta de rua, é uma decepção. Os subarus do Ken Block sempre foram magníficos, preparados pela Crawford Racing... nossa, incríveis.
ResponderExcluirPra sentirem o drama, assistam um vídeo com o Subaru gritando bonito e depois um a bordo do Fiestinha.
O Ken Block é uma fraude. Merece -1 ponto para cada tomada de câmera.
ResponderExcluir