Praticamente todos os carros ingleses, enquanto a indústria daquele país existiu, usavam sistemas elétricos das indústrias Lucas. Faróis, botões, alternadores, baterias, e todo tipo de material elétrico era fabricado na Lucas. Não somente carros como os magníficos Jaguar XK-E na foto de abertura, mas motocicletas também.
Como todos sabemos, MG, Jaguar, Norton e todas as marcas inglesas amealharam para si uma terrível fama de confiabilidade quase nula. A indústria inglesa só não desapareceu antes porque os carros e motos eram sensacionais, mesmo se muito malfeitos. Como uma grande parcela dos problemas eram elétricos, e os donos de veículos ingleses tinham o costume de encarar seus problemas com bom humor (o que era melhor que o suicídio), apareceram um sem-fim de piadas sobre Joseph Lucas, logo foi apelidado de "Príncipe da Escuridão", por causa de faróis que paravam de funcionar no pior dos momentos. A maioria dessas piadas funciona melhor no idioma inglês, mas mesmo assim juntei algumas para vocês hoje:
O lema de Lucas: "Chegue em casa antes de escurecer"
Lucas: inventores dos limpadores de para-brisa intermitentes.
A melhor proteção contra roubos de automóveis já criada: produtos elétricos Lucas!
Eu tenho um marcapasso Lucas e nunca tive nenhum probl....
Se a Lucas fizesse armas, guerras também parariam de repente. (If Lucas made guns, wars would not start either)
Um amigo meteu a cabeça dentro do meu Land Rover e perguntou: "Como você sabe qual botão apertar de noite? São todos iguais!" Resposta: "Não importa qual botão você aperte, nada acontece mesmo..."
Por que os ingleses bebem cerveja quente? Porque a geladeira é Lucas!
Alexander Graham Bell inventou o telefone. Thomas Edison inventou a lâmpada incandescente. Joseph Lucas inventou o curto-circuito.
Procedimento de reparo de equipamento Lucas: cheque a posição das estrelas, mate uma galinha preta, ande em volta de seu carro três vezes cantando: "Oh, poderoso príncipe da escuridão, perdoe seu humilde servo!"
Por que alemães não jogaram bombas nas fábricas da Lucas na segunda guerra? Porque eles consideraram Lucas um aliado!
Por que não existem arranha-céus em Londres? Porque os elevadores são Lucas!
Por que não há pena de morte na Inglaterra? Porque a cadeira elétrica é Lucas!
Como se faz a Aids desaparecer? Põe ela no catálogo da Lucas.
MAO
Haha, boas piadas, MAO. Somente como curiosidade, coincidencia ou não, é que um dos significados do nome Lucas está ligado a luz. Pena que meu xará só a fazia quando era conveniente...
ResponderExcluirAbraço
Lucas crf
Se eu não me engano, saiu uma pesquisa esse ano apontando a Land Rover como uma das marcas menos confiáveis do mercado. Acho que seguem os ensinamentos do Joseph Lucas até hoje.
ResponderExcluirHahahahahaah, o típico humor britânico.
ResponderExcluirProcurando achei essa também, tem que ser em inglês:
Lucas is an acronym for Loose Unsoldered Connections and Splices.
Ao anônimo 05/10/10 09:57, gostaria de saber em qual pesquisa apareceu essa informação sobre a Land Rover? Ou quais critérios usados como medidores em tal avaliação? Achei muito estranho, são carros espetaculares, verdadeiras obras primas da engenharia automobilística.
ResponderExcluirAbraço!
Tiago Vieira, procurei aqui no Google e foram várias pesquisas que apontaram isso, inclusive algumas do grupo J.D. Power. Aqui tem umas listadas:
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/Land_Rover#Quality
Desse J.D. Power, saiu pesquisa esse ano também, indicando de novo a marca como das menos confiáveis. Na própria Inglaterra, o grupo Which? chegou aos mesmos resultados. O critério dessas análises é a quantidade de defeitos por veículo em um determinado período de tempo.
Se são obras-primas não sei, mas amigo meu que teve dois Land Rover jura até hoje que não quer mais carro dessa marca nem de graça e pintado de ouro.
Ouvi dizer que maioria dos modelos Defender fabricados estão rodando. Será?
ResponderExcluiraqui em SP a policia militar comprou um lote de land rovers que não aguentaram o trabalho pesado, nem a tampa traseira segurava o peso do estepe as portas abriam sozinhas , uma infinidade de pequenos problemas , alem do alto custo das peças, um verdadeiro britanico de aparencia, será que os aston martin também são assim?
ResponderExcluirProcedimento de reparo de equipamento Lucas: cheque a posição das estrelas, mate uma galinha preta, ande em volta de seu carro três vezes cantando: "Oh, poderoso príncipe da escuridão, perdoe seu humilde servo!"
ResponderExcluirMuito boa... :D
Henrique Sousa
Havia também na decada de 60 o "MAL DE LUCAS " e so pra confirmar,uma bobina de ignição do meu palio que pifou era da marca Lucas....claro !!!
ResponderExcluirÉ "de repente". Se escreve separado.
ResponderExcluirQuem inventou o limpa-vidro intemritente não foi americano RObert Kearns? Tem até filme sobre ele. "The Flash of Genius"
Já que o assunto aqui é esse tal de Lucas, me lembrei de uma:
ResponderExcluirTive um Corsa hatch ano 97 que veio de fábrica com faróis dessa marca. Até aí, nada, funcionavam perfeitamente, tampouco tive problemas com infiltrações e outras chatices, até que... três anos depois, em 2000, tive a oportunidade de andar em um modelo semelhante - no caso, um sedã - que possuía conjunto óptico idêntico, só que da marca Cibié. Como estávamos numa estrada, à noite, sem iluminação, pude comprovar perfeitamente como este último iluminava nitidamente melhor que o meu, a distribuição do facho era bem melhor e mais homogênea, e não têm desculpa de regulagem e/ou estado da parte elétrica, nesse quesito eu sou extremamente atento, tem de estar 100%, se estiver 99%, reprovo. Portanto, fica o relato, um fato que não deveria ocorrer, sobretudo quando se trata de equipamento original de fábrica.
Ao Anônimo das 14:27...
ResponderExcluirTu não entendeu a piada...
Limpa-vidro intermitente é pq hora funcionava, hora não...
captou?
Ô, Felipe, e tu não entendeu as aulas de português. É "ora funcionava, ora não". Pra corrigir alguém é preciso não abrir a guarda, velho.
ResponderExcluirE por falar em velho, no final da década de 1970 comprei um Land-Rover 1951 e levei ele pro alto da serra do Caparaó, onde eu tinha uma terrinha. Rodou muito e era uma delícia, principalmente de capota e parabrisa arriados. Tinha uma bomba de gasolina elétrica (Lucas, por supuesto)que precisei trocar no primeiro mês com o jipe. Confirmo, portanto, a opinião geral. Eram as mesmas do MG, não foi difícil achar.
Tu é "sensível" ein Roberto....close? O cara te falou numa bôa e vc entra esculachando. Se ofendeu por ser corrigida? Tadinha. Tão sabidinha e certinha. Bjs, santa....
ExcluirEntão tome uma dose do teu próprio veneno, Roberto: não é parabrisa, é pára-brisa!
ResponderExcluirParem com isso. 3/4 dos Land Rovers já fabricados ainda estão rodando. E o problema da avaliação não é com o Defender: é com a J.D. Power.
ResponderExcluirMuito divertido este post! A melhor piada, na minha opinião, é a que Lucas inventou o curto-circuito!
ResponderExcluirPara quem acredita na J.D. Power, eles elogiam Hyundais... Isso não quer dizer muita coisa a favor deles.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVerdade prof. ROBERTO Pasquali Xisburger!
ResponderExcluirRealmente, eu escorreguei no português, assim como o senhor ao me corrigir também! Sem problemas! Mas que o "quirido" ali acima se perdeu na interpretação da piada, ah se perdeu mesmo!
Ainda prefiro a leitura dessas piadinhas em inglês, pois se perde muito da graça na tradução...
No final de 1991, comprei um dos piores carros que tive na vida: um Escort argentino de 4 portas, oficialmente conhecido como Escort Guarujá. Foi um show de problemas de parte elétrica do começo ao fim, incluindo os tais "limpadores intermitentes" e comandos de vidro elétrico que queimavam a três por dois. A gota d'água foi quando uma pane no relê da ventoinha fez o motor ferver em plena Avenida Paulista.
ResponderExcluirE qual era a marca de tudo isso? Lucas, of course!
Concordo com o Bianchini...
ResponderExcluir"J.D. Power elogia os melhores do mundo!"
Que coisa!
*rs*
A J.D. (un)Power deve ser uma empresa Lucas, hahahaha.
ResponderExcluirCabe lembrar que a terra da Rainha é conhecida pelo céu encoberto, clima frio e chuvas constantes, sendo os sistemas elétricos - partida no frio, luzes internas, farois e lanternas, limpadores de para-brisa - constantemente necessários: daí a falha dos mesmos ser ainda mais digna de nota.
ResponderExcluirE alguns ainda achando que a invasão e peças made in china é que seria um problema... Eles JÁ estão entre nós!
E eu que pensei que so no Brasil tinha APAGAO !!
ResponderExcluirVai ver é pq há dedos do Sr Lucas, no sistema elétrico brasileiro...
ResponderExcluirCaras ! eu conheci um automovel marca SINGER que tinha uma bomba eletrica (de gasolina) pulsante = funcionamento tipo busina.
ResponderExcluirA tal bomba era lucas e era um verdadeiro coquetel molotov
toda semana pegava fogo.
Chama o Lucas Silva e Silva pra consertar!
ResponderExcluirMAO
ResponderExcluirQue show, uma delícia de post!
Abraço!
Muito bom! Morri de rir com as piadas! Lembrei do TopGear!
ResponderExcluirTopGear...O que não temos que aturar para ver um programa automobilístico...É muito ruim! Não sei porque nào existe programa de carro que seja sério. Muito babaca falando m.....
ExcluirOlha,eu acho que essa JD Powers está equivocada...
ResponderExcluirSe o Land Rover fosse ruim,o Real Exército Britânico não os utilizaria há mais de 60 anos,com certeza fabricariam o Hummer,como fizeram com o helicóptero Apache e Sea King,inclusive neste ultimo,implementando algumas melhorias no projeto. Outra coisa,se fossem ruins a carroceria não suportaria 50 anos como dizem...
Abraços!
Uma das coisas que denegriu a imagem do Dodginho foi o sistema elétrico Lucas....
ResponderExcluirAo Francisco V.G....
ResponderExcluirO farol do Corsa é muito melhor não porque é Lucas ou Cibié...é que em 2000 o Corsa começou a sair com a lente lisa e o foco do farol é definido pelo refletor.
Então, fica mais eficiente.
E para quem fala dos Land Rovers Defender, esquece. Não dura metade o que dura uma L200 por exemplo...
911 Turbo:
ResponderExcluirNegativo. Esse faról a que você se refere só saiu no modelo 2001, em 2000 ainda vinha com a lente prismada.
Paulo Levi, que legal encontrar alguém que teve Escort Guarujá. Meu pai teve um zero, com os mesmos defeitos, há há há!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEduardo Chiavaloni disse...
ResponderExcluirConcordo com o Bianchini...
"J.D. Power elogia os melhores do mundo!"
Que coisa!
O melhor do mundo também é o melhor do Brasil,a Hyundai perdeu o resto de respeito comigo depois dessa propaganda.
E consequentemente a J.D Power
A J.D. Power não botou essa moral toda na Hyundai que as propagandas da CAÔA mostram! Muita gente já se ligou que esse marketing da CAÔA é mentiroso, vejam aí:
ResponderExcluirhttp://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/co340-hyundai-caoa.htm
Nenhum carro da Hyundai foi eleito "melhor do mundo" pela J.D. Power, isso não passa de uma das muitas propagandas mentirosas da CAÔA.
Ao APzeiro de carteirinha..., 06/10/10 11:02:
ResponderExcluirOu vai ver é porque há dedos do Sr. Lulas no sistema elétrico brasileiro. Ou seria a falta deles? De qualquer modo, toda essa cambada vermelha tem culpa no cartório sim.