Nos anos 70, todo mundo só queria realmente saber de uma coisa: sexo. Saindo livres de freios sociais a respeito desta atividade depois da revolução da contracultura dos anos 60, o amor livre finalmente floresceu, para só perder força com o aparecimento da aids nos anos 80. Nos anos 70, o cinema pornô apareceu como indústria, as discotecas viraram uma mania e no mundo do automóvel as vans americanas foram o carro mais representativo da década.
Com espaço de sobra para você-sabe-o-quê, vans de entrega começaram a ser personalizadas como quartos de motel ambulantes. Em 1978, a mania já era institucionalizada com ofertas de fábrica como a Dodge acima. Ao ver a cara do feliz casal no furgão de entrega acima, imagino que estejam prestes a fazer várias entregas durante um longo dia de trabalho...
Pode um veículo comercial ser sexy? Esta da Dodge certamente é, mas o que dizer das abaixo, exemplos extremos dessa época de delicioso excesso?
MAO
Relexos culturais!
ResponderExcluirO que se dirá no futuro sobre nossa frota atual?
Que primitivos. Usavam combustível fóssil!
E vejam essas SUVs blindadas do começo do século XXI, parecem cruzamentos de carros de passeio com os de guerra!
Imagine você mesmo o que pensarão.
...E mesmo a maioria dea vans das fotos é Chrysler...
ResponderExcluirMAO, sou louco por uma dessas, e lá é raro, muito raro achar alguma ainda original, elas foram muito "detonadas com o uso", hehhehe !!!
Nos seriados dos anos 70 elas aparecem aos montes, especialmente nos "CHiP's", rsrsrsrs !!!
Tenho um amigo americano que anda procurando uma dessas, quem sabe a gente acaba encontrando uma e traz pro Brasil, né ??
Só depois de "dedetizar" a arapuca, hahahahahha !!!!
Meu sonho de consumo sempre foi uma van , pena que no Brasil elas nunca chegaram, somente nos anos 90 é que vieram, tirando a Futura, copia da Renault Space francesa e uma ou outra de fibra ..nada, que pena, são veiculos muito interessantes!
ResponderExcluirDeixando de lado meu costumeiro azedume e mal humor
ResponderExcluirEssas vans me remetem a minha infancia como o carro do famoso Scooby Doo ...
Barrabas!
Putz! Esses carros são, literalmente, um tesão... hehehehe... sempre quis um desses.
ResponderExcluirlogo logo vem um xarope dizer que abomina o uso dessas vans na cidade e que esses trambolhos só atrapalham
ResponderExcluirEu sempre quis a GMC do BA...
ResponderExcluirE, quem diria, a van foi castrada e hoje é vista como veículo em que homem algum gostaria de ser visto dirigindo (por isso que puseram um nariz proeminente e criaram os crossovers). Quando há uma propaganda da Kombi com o molequinho mostrando uma das vantagens do veterano veículo, lá vem o chato do Conar encher o saco.
ResponderExcluirHahaha tá certo que gosto não se discute, mas nos anos 70 o pessoal realmente se excedia, putz!
ResponderExcluirVendo essas vans eu lembro de cara das Pickups Ford F-1000 "transformadas" pela SR aqui mesmo nos anos 80.
Podem até ser úteis e confortáveis, mas não deixam de ser aberrações ambulantes!
E alguns bons anos depois, vans assim, mas sem decoração, eram sinônimo de carro de sequestro.
ResponderExcluirE alguns bons anos depois, vans assim, mas sem decoração, eram sinônimo de carro de sequestro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirEu sempre gostei dessas vans,quero ter uma.
ResponderExcluirAh e como sempre a Titia Chrysler saindo na frente da concorencia bons tempos.
E hoje podemos sair da Nascar (PQP) infelizmente caímos na mão da Fiat e isso é meio caminho andado pra falencia =/
"o mais novo brinquedo de adultos".
ResponderExcluirhehehehe
Se alguém faz uma propaganda dessa no lizarB é capaz de ser processado.
Delicioso post !
ResponderExcluirFisgava direitinho...duas das paixões do Homem nas propagandas : mulher e carro (nem sempre nessa ordem).
Lembrei-me da Van dos terroristas no começo do filme "De volta do futuro"... era uma Kombi ou uma dessas Dodge ? Dãããã....
Os terroristas em "De Volta para o Futuro" andavam em uma Kombi de segunda geração (T2) de teto baixo. A atual Kombi brasileira é de especificação conhecida por T2c, em que o "c" corresponde a teto alto.
ResponderExcluirProvavelmente aquela Kombi do filme fosse uma daquelas com motor 1.8 do Type 4, pois parecia bem espertinha para o que conhecemos do pão de fôrma.
E viva a Dodge!
ResponderExcluirE pensar que aqui em Brasília alguém comprou uma Dodge Ram Van 1990 da Embaixada dos EUA, branca, com um maravilhoso motor 318 séria LA, pré-Magnum, high swirl heads, com tuchos roletados de fábrica, EFI 2 bicos e câmbio automático hidráulico 998/999.
ResponderExcluirEnvelopou a Dodge Van com um tenebroso preto fosco, tirou o motor e câmbio e colocou uma meleca Perkins diesel e câmbio de sei lá o quê!
É o jeitinho brasileiro.
Tudo em nome da economia, mesmo que pra isso você mate uma maravilha da indústria automobilística mundial, que é uma Dodge Van, trocando um motor que gera 220 cavalos líquidos e 40 m.kgf de torque, capaz de fazer 7 km/l, ou mais, por uma meleca qualquer a diesel que vá fazer seu carro se arrastar pelas estradas.