Esta é para os engenheiros que já trabalharam com peças estampadas. Esquema de produção das portas e lateral do Fiat nuova 500 original, o de Dante Giacosa. Este esquema foi publicado em sua fantástica biografia profissional, "Meus 40 anos de desenho com a Fiat", publicado em Milão pela editora Automobilia, em 1979. Desenhado à mão livre por Giacosa, reparem no talento nato.
A folha externa da porta é estampada com a lateral interna do carro. A lateral externa é estampada com a folha interna da porta. Depois separam-se as peças e monta-se o carro. Nos desenhos o que é externo é vermelho, interno preto.
Genial, como praticamente tudo que Giacosa fez.
MAO
MAO, sou totalmente leigo nesse assunto de estamparia. Minha pergunta é: qual a vantagem desse processo?
ResponderExcluirAbraços
César Dias
São várias vantagens:
ResponderExcluir1) tempo de produção (produtividade) - Ao invés de produzir uma peça, e depois a outra, as peças são produzidas simultaneamente (lateral e porta).
2) aproveitamento de material - Com este processo ele consegue um aproveitamento fenomenal de material com um desperdício bem reduzido!
3) Qualidade na montagem - por nascerem de uma mesma chapa e ciclo de produção, estas tendem a ter um "casamento" mais harmonioso!
Além de outras...
Simplesmente um gênio!
Realmente prático e genial, como toda idéia simples que funciona.
ResponderExcluirBelo registro aqui no blog.
Mas e se o painel externo da porta fizesse parte da lateral, haveria vantagens?
ResponderExcluirExtremamente interessante o tal processo. Imagino até que favoreça a rigidez da carroceria, fora o tal lance de diminuir o tamanho dos vãos da carroceria.
ResponderExcluirImagino também que barateie um tanto o preço do veículo sem que seja economia porca. Aliás, que os fabricantes olhem esse exemplo e vejam que dá sim para economizar sem depenar. Basta fazer um projeto racional. E, claro, economizar sem enfeiar, como mostra o 500 original.
Outro exemplo de estamparia interessante está nas portas do Honda Crossroad. Pelo que vi, elas não têm folha externa e interna, mas sim são estampadas em uma única peça. Isso, entre outras coisas, permitiu que um vidro traseiro tenha largura integral e ainda assim desça por inteiro.
Lembrei de meu pai fazendo baus de madeira , ele fazia um caixote fachado , marcava a posição da dobradiça e depois serrava a tampa.
ResponderExcluirA tampa casava perfeitamente no bau.
Isso sim é posto autoENTUSIASTA!!!
ResponderExcluirVIVA AUTOENTUSIASTAS
XÔ AUTO-RECLAMÕES