Há pouco mais de cinco anos escrevi este artigo sobre o Chevrolet Camaro, um dos automóveis que durante muito tempo fez parte do meu cotidiano, graças a um colega de faculdade (entusiasta, é claro) que durante alguns anos me deu carona a bordo de um modelo SS preto, fabricado em 1971.
É um modelo praticamente igual ao da foto, mas já com o para-choque inteiriço e com as lanternas localizadas na parte inferior deste. Um desenho realmente muito bonito e que permaneceu imaculado até 1973, ano em que o Camaro quase morreu.
Não morreu, mas infelizmente foi molestado: ainda que a beleza seja um critério totalmente subjetivo, em 1974 o carro perdeu boa parte da harmonia do desenho original, graças a para-choques retráteis impostos por legisladores que nada entendiam sobre automóveis. A infelicidade estilística só foi contornada em 1978 com a adoção de para-choques integrados, mas o estrago já estava feito: o Camaro já não era novidade há muito.
Considerando a completa mediocridade (no sentido pejorativo) de quase todos os automóveis americanos da década de 1970, pode-se dizer que o Camaro 1981 encerrou um ciclo de 12 anos com uma certa dignidade. Por pior que tenha sido a crise de identidade da General Motors neste período, o puxa e repuxa de linhas terminou de uma maneira não tão trágica, ainda que longe da beleza do modelo original de 1970.
FB
Rapaz, esses são os dois que eu acho mais bonitos:
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/File:1969_red_Chevrolet_Camaro_SS_side.JPG
http://en.wikipedia.org/wiki/File:1972_blue_Chevrolet_Camaro_Turbo_350_front_side.JPG
Difícil dizer de qual deles eu gosto mais. Mas o 2010 também é muito legal:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:2010ChevroletCamaro-05.jpg
Em 2003 eu tive o privilégio de passar a tarde em SP em um camaro 68 Rally Sport todo original placa preta, nunca me esquecerei desse dia, não cheguei a dirigir mas o "piloto" extraiu tudo o que o carro podia dar tanto em estabilidade quanto de motor, foi um sonho que se realizou.
ResponderExcluirnão sei o torque dessa versão que andamos mas ele comentou que tinham 330 cvs originais
Já levei muitas vezes o Lombardi até o Jassa com meus Camaros...
ResponderExcluirHa, ha, ha...
Felipe, seu artigo para o UOL BC é histórico, já perdi a conta de quantas vezes o li. Por que gosto muito dos Camaros e mais ainda da história dos carros que fizeram história, como é o caso deste.
ResponderExcluirEntretanto, ouso discordar do amigo sobre o design do Camaro em 1974. Na verdade, acho até que o Camaro ficou muito bonito, coisa rara como o amigo disse, a partir deste ano.
Já deve ter sacado que sou dono de um, certo? Pois bem, sou sim e te digo: ao volante eles também são automóveis extraordinários. Andei uns 190Km com o meu neste final de semana e te digo, os gringos têm razão: o Camaro Type 74 "is the best ride at 60 mph" - com tudo que isso implica de bom e ruim.
Me lembro sempre ao volante dele do MAO aqui falando da suavidade com que desenvolve um motor Chevrolet. Sei que um 350 não é o 6L do MAO, mas a alma é a mesma. O Camaro não anda, escorrega. Torque sempre disponível, aceleração sob medida. Um colosso de carro.
Veja algumas fotos minhas:
http://carrosantigos.wordpress.com/2010/10/26/ponta-dareia/
E mais estas duas:
http://carrosantigos.wordpress.com/2010/10/08/icauto/
Veja, não são as fotos do Arnaldo, claro! Mas falam um pouco das linhas deste carro lindíssimo, fino e muito bem projetado. Os Chevy Camaros 74/81 são o colírio dos anos 80, um sopro de alegria e diversão numa década chata e previsível. Enfim, o Camaro 74 definitivamente não me parece fruto de um simples puxa e repuxa. Foi mais do que isso!
Vamos discutir o assunto que eu gosto é muito destes Camaros. Fiz até um blog, mas tá meio esquecido por causa de outro amor: http://74camaro.wordpress.com/
Abraço fraterno,
Nik - BLog dos Carros Antigos
Oi Sílllllllllllllviô.
ResponderExcluirLembro sim destes momentos emocionantes.
Ha-háe
Nikollas
ResponderExcluirObrigado pela parte que me toca, mas eu realmente não consigo gostar do modelo 1974.
Conheço todas as qualidades do carro: um amigo do RJ veio morar em SP e trouxe o dele, amarelo com faixas pretas, motor 350 (sem smog pump e com pequenos acertos), transmissão TH 350 e "sapatos" adequados.
Maravilha de carro. Posso até achar feio, mas ficaria muito feliz com um deles na garagem.
FB
Sou dono de um Type 74 e acho o desenho dele muito bom. Os para-choques estragaram bastante o desenho do F-body, mas a GM fez um bom trabalho diante da exigencia da regulamentação federal dos EUA. Diferente da Ford e da dodge que mataram seus modelos musculosos, a GM manteve o Camaro vivo. Tem muitos Types no Brasil. Ele era muito bem aceito pelos ricaços brasileiros na decada de 70. E como o Nikolas falou ai em cima, é uma delicia andar devagar com o carro só ouvindo o V8 borbulhando em baixa...
ResponderExcluirBelo carro
ResponderExcluirMas a verdade seja dita, o Camaro que é uma unanimidade é o modelo SS 69, que o anônimo postou acima... Não quero desmerecer os outros, mas é real.
ResponderExcluir