O que se vê na foto são os carros finalistas do 12° Prêmio Imprensa Automotiva, alinhados e prontos para serem avaliados pelos 67 jornalistas especializados que desejassem fazê-lo, neste domingo (24/10). Os carros são da próprias fabricantes e a pista é a do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, às margens da SP-304, que sai da SP-348 Rodovia dos Banderantes, distante 135 quilômetros da capital do Estado de São Paulo, recém-inagurada. Tudo obra do piloto e autoentusiasta Benedito "Dito" Gianetti Jr , um amiigo. Vale a pena conhecer
A votação é secreta e auditada pela PriceWaterhouseCoopers. Esse ano os vencedores foram (finalistas entre parênteses):
Categoria Carro Popiular: Fiat Uno (Chevrolet Classic, Ford Fiesta, Renault Logan, VW Gol)
Categoria Utilitário Esporte: Audi Q5 (Chevrolet Captiva, Ford Ecoesport, Hyundai ix35, VW Tiguan)
Categoria Veículo Minivan: Citroën Aircross (Fiat Idea, Kia Soul, Honda Fit, Nissan Livina)
Categoria Veículo Importado: Ford New Fiesta (Audi A5, Chevrolet Malibu, Fiat 500, VW Passat CC)
Categoria Picapes: Chevrolet Montana (Fiat Strada, Peugeot Hoggar, VW Amarok, VW Saveiro
Categoria Carro Nacional: Fiat Uno (Chevrolet Agile, Ford Focus, Toyota Corolla, VW Spacefox
Prêmio Imprensa Automotiva: Fiat Uno
Esclareço que fui convidado a ser sócio da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) este ano e, desse modo, o AUTOentusiastas passa a er um representante na prestigiosa eleição.
BS
(Nesta data desliguei-me da Abiauto por motivos particulares - atualizado em 28/10/2010 às 13h40)
(Nesta data desliguei-me da Abiauto por motivos particulares - atualizado em 28/10/2010 às 13h40)
Olhem lá meus meninos, sou Português radicado no Brasil mas não posso deixar de vos saudar! É muita treta, como dizem!
ResponderExcluirTenho cá meus conselhos para fugir à miséria:
- Publicar matérias do carro do ano sem testar (mentir)
- Pedir financiamento a todos os bancos e não pagar.
- Rodar com o Agile depois de publicar o resultado do teste (burla)
- Viver as custas da ASSOBRAV e das vendedoras
E se não forem presos ou pagarmos multa, é porque algum gajo bacano da Chevrolet deu lá seu jeitinho!
Que tal? São só boas dicas.
Seria esta a mesma Abiauto que "vende" eleições como a do ano passado? Me lembro bem que esta elegeu um carro recém lançado (Agile) como o carro do ano. Que coisa não?
ResponderExcluirNão devo ter entendido bem.
ResponderExcluirAircross melhor que Livina?
New Fiesta melhor que A5 e Passat?
Montana ganhando de... Amarok?? (dá pra comparar?)
Fiat Uno??
Bob,
Desculpe pelo tom ironico. Mas creio que não tenho conhecimentos para entender essa lista.
Se não for pedir muito, como eles conseguem comparar carros como Montana e Amarok, Uno e Corolla entre outros?
A picape que ganhou fo a Old Montana ou a New Monstrana?
ResponderExcluirTambem não entendi :(
ResponderExcluirMonstrana melhor pick up.. só assim pra GM ceder carro mesmo. Porque para o BCWS ela não cede mais de birra, pois o Fabricio bateu de frente.
ResponderExcluirMonstrana melhor pickup? ah tá bom....
ResponderExcluirbob nao manche seu curriculo.fuja disso o quanto antes...
ResponderExcluirComo muitas eleições e comparativos por ai, feitos pela "imprensa especializada", o resultado é absolutamente lamentável se não for fruto do mais puro jabá...
ResponderExcluirComparam carros incomparáveis, de categorias e características absolutamente diferentes e depois juntam tudo no mesmo balaio.
Como carro popular o Uno pode até merecer por ser lançamento, embora não tenha visto um de perto o suficiente para analisar suas características.
Utilitário esporte: Misturar carros de 50k a 300k tem como ser imparcial? Pelo preço de um Q5 ele tem que ser infinitamente superior ao Ecosport. Podia tem colocado o Chery Tiggo também...
Alguém já avisou a estes "jornalistas especializados" que o Honda Fit não é Minivan e sim um hatch.
Realmente, um Cinquecento é concorrente direto do A5.
Agilanta? Monstrana? Tudo bem que o desenho da Amarok não é um primor de modernidade, mas são absolutamente incomparáveis.
Não é por nada não, mas o Fragile, Focus e a Spacefox são argentinos... para desespero de alguns.
Não é por nada, mas participar de uma associação destas depõe contra a credibilidade ou os reporteres entendem tanto de carro quanto o cidadão médio que compra com base no marketing e não nas qualidades do produto.
Abraços
Bob,
ResponderExcluirpor favor, informe o que estava sendo votado:
o mais bonito, o mais vendido, o mais o que?
grato
Em tempo, como analfabyte que sou, só sei postar como anônimo.
Seria bom o pessoal procurar saber as regras dessas eleições antes de sair disparando criticas.
ResponderExcluirAlguns aí argumentaram que carros de preços muito diferentes estão na disputa, mas isso não tem nada de incomum. Dêem uma olhada nas eleições em outros países e verão que o que isso é a norma, não a exceção.
Quando vejo listas desse tipo de eleição na Europa, por exemplo, modelos como o Mercedes Classe E e o humilde Peugeot 206 ou Ford Focus disputam o título de Carro do Ano.
Observar apenas a questão preço e faixa de mercado é um erro muito simplista.
ResponderExcluirExiste toda a questão de relativizar as coisas, tentando comprimir diferentes níveis de carros em uma equação que chegue a um denominador que busca a melhor relação de custo, benefício, inovação, impacto no mercado e outras diversas variáveis.
Exemplos:
A nova montana pode ter ganho exatamente por apresentar um nível inédito de capacidade de carga em sua categoria, a Amarok, em termos de inovação...não difere muito das suas concorrentes.
Um pequeno fiat 500, é a alegria vestida em quatro rodas em contraponto com a seriedade focada e afilada do Passat CC...mas ambos na rua chamam a atenção, propostas diferentes que causam um determinado impacto no segmento dos importados. Quem ganhou? o new Fiesta pois é realmente um carrinho adorável e preenche ótimos requisitos em relação ao preço...um Audi A5 é o Camaro alemão, vejam um de perto e irão concordar.
Mas, novamente, existe todo um enorme elenco de aspectos que os jornalistas precisam avaliar, senão seria fácil escolher apenas o mais caro, pois seria o que teria mais chances de ser o mais bonito e potente...
Se o fizessem unicamente pela faixa de preço, quantos carros teriam que ser escolhidos afinal? só no segmento de utilitários esportivos, teríamos uns dez vencedores...a idéia, é colher um único representante que obtenha médias relativas altas finais em relação a sua filosofia de projeto e ao mercado que pretende atender.
E a Ruinday e a Jaguar, ficaram em que posição?...rs
ResponderExcluirA Geriatric Motors pagou bem pra ver a Monstrana no topo do ranking hein...
ResponderExcluirDesconsiderando a Amarok, Montana melhor que Saveiro, Hoggar e Strada? da onde?
ResponderExcluirNão tem o melhor design
Não tem a maior capacidade de carga em litros
Não tem o melhor motor
Não tem a melhor suspensão visando uso esportivo
Não tem a melhor suspensão visando uso de carga
Não tem o melhor acabamento
A Capacidade de carga é um pouco maior que a da Hoggar X-Line, mas nada que faça diferença em um comparativo
E Tem o melhor preço.
É isso, o preço pesa mais que o resto tudo junto?
Dener, em parte é.
ResponderExcluirExiste o fator novidade em relação a nova Montana, pois seu porte lembra o da S10, e para muita gente, isso é importante.
A sua suspensão é a mais preparada para cargas, até por que leva mais peso - e isso para o segmento de picapes e sua real utilização - é importante.
AbiJABAuto....
ResponderExcluirpra que tanto espanto, é o 12° Prêmio Imprensa Automotiva, "Imprensa Automotiva", nenhuma novidade nos resultados. E precisou de 67 advogados, digo, jornalistas.
ResponderExcluirEsses prêmios não me dizem nada e, portanto, não balizam minhas preferências e/ou aquisições.
ResponderExcluirEm relação à "nova Montana" acho que seria mais honesto chamá-la de "nova pick-up Corsa" ou "Agile pick-up". Deixem o nome "Montana" descansar em paz.
Não deu para entender esses critérios.
ResponderExcluirEu não questiono negócio de comparação por causa de preços. Acho que um carro mais barato pode ser julgado o carro do ano. É como o amigo disse, inovação, impacto, custo benefício. Tudo conta. ~Meu negócio é particular com a Monstrana.
ResponderExcluirMonstrana com porte de S-10?
ResponderExcluirEu vou tunar meu Fusca, talvez colocar uns faróis enormes, uma grade desproporcional, mudar a tampa traseira com uns apliques reciclados de outro carro, colocar uns paralamas com espaço suficiente para rodas aro 24, mas deixar as aro 14 mesmo. Quem sabe alguém compra ele de mim achando que ele ficou com porte de Cadilac Escalade...
É incrível como tem sempre uns 5 mil trouxas, ops, desculpe consumidores que compram o CagÁgile todos os meses... e surgirão outros que comprarão esta nova aberração da GeMe.
Bob, fuja disso o quanto antes. Teu passado, tua competência e tua história não permitem estar nessa "curriola" da pior espécie. A ABIAUTO é uma empulhação notória e me surpreende ainda existir.
ResponderExcluirEssa me superou!
ResponderExcluirPiadista
E o Quico?
ResponderExcluirChaves
Anônimo: porte é uma coisa, visual é outra!
ResponderExcluirColoque as picapes em perspectiva que verá que em termos de volume geral, elas são parecidas nas medidas.
Não são todos que gostam de Saveiros quadradas, pequenas, rebaixadas indecentemente, com adesivos mulambentos tipo "dando cascudo em formiga" ....
Não sou nenhum apreciador da nova Montana, mas tento entender também o perfil e as necessidades do seu comprador.
Prezado Bob
ResponderExcluirPor favor mencione os critérios!
Abs
André
Honda Fit como minivan é o fim da picada. Daqui a pouco vão chamar Twingo e Classe A assim também...
ResponderExcluirEngraçado isso, dono de Fit não consegue admitir que comprou uma minivan...
ResponderExcluirÉ o Idea ou Meriva, da Honda, só que beeeem mais caro!!!!
Adivinha...
ResponderExcluirBob,Bob,como o amigo ali de cima disse fuja desses supostos "premios".
ResponderExcluirOnde já se viu avaliação secreta,Montanaa ganhando de Amarok,não é possivel nem compara-las ainda mais dar vitória a "Monstrana".
Uno ganhando de Corola ???
Isso é silada Bob
Isso é simplesmente as montadoras pagando aos jornalistas e associações para ter a vitória em mais uma eleição forjada. Com isso, se consegue mais um selo para usar nas publicidades. GM e Hyundai que o digam...
ResponderExcluirNão sei quais são adotados nessa eleição em questão, mas há de se analisar quais critérios são tomados na eleição.
ResponderExcluirHá como comparar Uno x Corolla? Sim, há um aspecto em que eles competem que é qual a relevância determinado modelo tem no mercado em determinado ano. Nesse ponto eu concordo que em 2010 o Uno tem mais destaque do que o Corolla. Ou não?
Seguindo esse modelo de comparação, o que se avalia é:
a) a intenção do projeto X resultado final obtido;
b) em quê determinado modelo contribui para a evolução do automóvel e sua relevância no mercado em geral?
Essa é a mecânica da eleição do Best Car of the Year na Europa por exemplo, em todas as categorias: design, carro do ano, carro verde e de performance.
Abiauto, ou Jabaauto, historicamente é um prêmio mal visto no mercado.
ResponderExcluirFoi inventado por um grupo que participava da eleição de Carro do Ano da Autoesporte e que, por volta de 1999, viu-se sem direito a regalias (viagens espetaculares, carros emprestados por meses, etc.) porque a revista passou a convidar outros profissionais, como engenheiros e designers, para sua votação.
Uma pena que o Bob, de reputação elevadíssima, tenha aceito esse convite. Faria bem em recusá-lo. Nunca é tarde para tomar a decisão certa.
Rodrigo,
ResponderExcluirExatamente isso, acharia legal o Bob mostrar os critérios! Tem gente falando muita besteira aqui sem saber os critérios.
André
Bob cade vc ???
ResponderExcluir