Apesar de morar bem perto, depois que você vai ao deserto de Salt Flats em Bonneville algumas vezes começa a pensar 3 vezes antes de ir novamente. Um amigo mandou umas fotos desse ano que teve mais uan vez a participação do velho dragão, Ye Olde Dragon.
O dragão na verdade é um velho caminhão Paymaster 1980 equipado com um motor Detroit Diesel 16V92 modificado para quebrar o recorde de velocidade nessa categoria. O piloto era George Nielsen que em 2009 quebrou o recorde mundial de velocidade para caminhões rodoviários de dois eixos com a marca de 191,762 mph (308,545 km/h). O recorde anterior era de 181 mph (291,2 km/h).
Em 2010 o caminhão trocou de mãos e o dono atual, Gary Rees, é conhecido de um amigo. No último mês de agosto ele bateu o recorde novamente com respeitáveis 228 mph (367 km/h). Em comparação a marca obtida por Cacá Bueno com o Stock Car nos mesmos dias foi de 214 mph (345,9 km/h).
O vídeo a seguir é de 2009. Infelizmente não consegui ainda o vídeo desse ano, porém as fotos são de agosto último.
Carlos, por que você pensa antes de voltar lá?
ResponderExcluirCarlos, por que você pensa antes de voltar lá?
ResponderExcluirMarcus,
ResponderExcluirMoro nas montanhas, nao no deserto. A distancia e de 150 milhas o que da para fazer em 1h30min.
O problema e que e tao sol, tao quente em Agosto que voce precisa ter cuidados especiais. O calor refleto no asfalto. Protetor solar precisa colocar toda a hora, roupas leves, chapeu, chap stick nos labios toda a hora e tomar muita agua o que requer levar o proprio cooler. Nao e como estar numa praia, e e pior que um deserto porque o sal faz muita diferenca. E interessante mas depois de algumas vezes e muito sacrificio para ver o speed week. Para quem nunca foi, no entanto, e uma experiencia inesquecivel.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito curioso! Caminhão legal... Mas se a "preparação" mecânica e aerodinâmica for livre, e o bolso do proprietário recheado... Rs... pode melhorar muito cobrindo todas as rodas... Um belo spoiler, talvez uma carenagem para o motor, nem que seja parcial só para reduzir a turbulência em torno dos componentes... E 4 turbos... Esse motorzão gigante merece mais 2 "turbininhas"! Mesmo sabendo que os Diesel ainda mais gigantes como esse giram mais devagar, achei as turbinas pequenas em relação ao porte do motor....
ResponderExcluirSerá que alguém se habilita a fabricar uns coletores de escapamento menos restritivos? Tem q ser bom heim! Rs.. Só olhando seriam as minhas sugestões.
Show de bola!
Segue link de vídeo do caminhão em moviemnto, link também acessível na telinha da postagem, bastando clicar nas miniaturas no rodapé:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=J0bD2pZdTWQ
Obs: haja fuligem, hein? Aqui, novamente sigo pensando que daria para haver alguma espécie de exemplo antipoluição nas competições automotivas. Quem sabe a Fórmula Truck daqui possa pensar em acabar com a fumaça preta de seus bólidos.
Anônimo 22:40, não sei exatamente como é... Mas existe punição para os F-Truck daqui que emitem fumaça preta demais de acordo com o regulamento...
ResponderExcluirTem como aferir, aparelho para isso; só não controlam se não quiserem.
Vídeo legal heim! Mas não é desse ano, deve ser do ano passado; note a admissão de ar no topo enquanto neste ano é lateral... Como o record foi quebrado por ampla margem... A fumaça desse ano deve ter sido mais densa...
Esse motor deve ter mais de 5mil cavalos se não tiver uns 6mil... Aí não tem mágica, sendo diesel e ajustado para potência total... Dá nisso.
Lawrence
ResponderExcluirTurbinas para ciclo Diesel são fisicamente bem menores que as usadas em ciclo Otto adaptados. Haja vista que costuma-se colocar turbina das antigas F1000 Turbo Diesel (4.0 l) em motores 1.0 do ciclo Otto.
E outra: Não se escolhe turbina por tamanho, dimensiona-se a turbina para o propósito. Afinal, os "prepara a dor" de motores muitas vezes não sabem nem o que falam.
Uma turbina de A3 180 ou S3 de 225cv tem o rotor do compressor menor que o rotor de uma turbina "APL240" que os "prepara a dor" usam nos 1.0.
Turbina é escolhida pelo propósito, e não pelo tamanho ou razão A/R.
EMC.
Incrível. Um detroit de 16 cilindros! Vou comprar uma Silverado e jogar isso em cima da caçamba.
ResponderExcluirCarlos,
ResponderExcluirMuito bacana esse caminhão, imagino que meia dúzia de ecologistas devam ter cortado os pulsos ao verem toda essa fantástica fuligem...
Esses carros têm alguma peparação especial, em termos de estrutura/carroceria e motor, para lidarem com tamanha salinidade?
Vem vindo algum post sobre o Rei do Rock por aí?
Abraço!